Ir ao conteúdo

Como lubrificar o cooler da fonte?

d7g7o

Posts recomendados

Postado

Toda vez que ligo meu computador, fica fazendo um barulhão e eu sei que esse barulho é do cooler da fonte e que o mesmo está mais devagar. Eu queria saber como faço pra lubrificar o cooler da fonte e com o que.

• 2 anos depois...
Postado

Galera, estou com um problema que é o seguinte:

O fan da minha fonte tá fazendo barulho demaz da conta, ai eu abri e desmontei tudo pra lubrificar ele, mas na hora que eu tirei o adesivo que tampa o buraco que ele tem pra colocar óleo, não tinha o tal buraco.

E agora, como lubrifico esse negócio.

Tá aí as imagens, do fan, visto pela frente e por traz.

Postado

Esse não da pra lubrificar. Compra um novo, ta baratinho. Dê preferência com algum que tenha 3 pinos pra ligar direto na placa mãe.

Postado

Eu não muito querenu comprar outro novo não, porque se for pra mim comprar, quero um bom, e eu estou afim de trocar a fonte inteira, ou seja, outro novo, seria dinheiro no lixo :eek: .

Eu vi em um outro fórum (não sei se posso citar o nome e link aqui), que um cara lá teve o mesmo problema, aí falaram pra ele jogar o óleo WD-40, por causa de um tubinho que ele tem, o que ajudaria a alcançar diretamente no eixo do fan.

Agora, esse WD-40, é o lubrificante conhecido vulgarmente como "desengripante"???? :confused:

Postado

Hoje eu joguei um pouco de desengripante no fan, usei o tubinho pra jogar diretamente no eixo dele, e ficou dez, mas de qualquer forma, eu já havia pedido um novo nos EUA, ou melhor, três (2 de 80mm e 1 de 120).

acho q vou deixar o da fonte quetinho no lugar, e o que sobrar vou colocar na frente da placa de video, porque to a fim de fazer um over "BÁSICO" nela. :D

Postado

Poxa como ninguém respondeu sobre o WD-40....

Um técnico veio aqui e fez isso, lubrificou com o WD usando o tubinho... mas gente na boa, antes meu cooler fazia um barulhão mas rodava, agora acho q com o óleo ele ficou foi pesado e não gira, a fonte esquenta pakas e esses dias como não tinha percebido q ele estava parado estava até com cheiro de queimado... acho que colocar o WD-40 não foi uma boa ideia, pois nos primeiros dias beleza... passado 2 semanas não deu muito certo, acho q ele teve um acúmulo de poeira sei lá... e ai o que acham?

Sinceramente acho que vou ter que trocar 5 coolers aqui da empresa, porque o técnico jogou wd-40 em todas!:angry:

Postado

Mas então, agora que dei uma olhada geral, peguei um pincel pra ver sobre o acúmulo de poeira, o que aconteceu foi isso mesmo e além de ter o acúmulo a poeira ficou gosmenta... acho q isso que está de fato provocando a lentidão e falha de refrigeração... o certo então vejo que é usar algum tipo de lubrificante seco, grafite talvez? Não sei...:confused:

Postado

Todo lubrificante que não for seco, provavelmente vai grudar poeira, por isso o óleo fica dentro dos rolamentos, wd40 não é um óleo em si pelo que sei, uso apenas em portas, portões e etc.

O grafite se for bem aplicado seria uma boa solução, mas tem que ver como funciona, será que ele não esquenta?

Postado

O meu tá funfando beleza até agora, mas só tem uma semana e um dia q eu joguei, mas agora num sei o quê q eu faço, acho q vou esperar pra ver se vai dar problema, se ele durar até os q eu comprei nos EUA chegar, já tá de bom tamanho, se não, ai eu vou jogando desengripante, ou arrumo um cooler usado com algum colega meu (tem um que tem um monte parado na casa dele)

• Membro VIP
Postado

Cooler para instalar em fonte comum tem um custo tão baixo que nem vale a

pena tentar recupera-los, pois quando perdem a lubrificação original tem um

motivo, provavelmente pelo desgaste da retenção do lubrificante, se colocar

óleo a tendência é ocorrer o que já ocorreu com o lubrificante original, vai se

escoar pelas vedações desgastadas,ou seja, em pouco tempo volta o mesmo

problema. Quanto ao uso de WD40 é só ler suas propriedades para entender

que não serve a essa finalidade, o que poderia durar um pouco mais seria

uma graxa leve aplicada nos mancais do eixo, pois ficaria por mais tempo sem

escoar pelas vedações.

adcarvalho

Postado
Poxa como ninguém respondeu sobre o WD-40....

Um técnico veio aqui e fez isso, lubrificou com o WD usando o tubinho... mas gente na boa, antes meu cooler fazia um barulhão mas rodava, agora acho q com o óleo ele ficou foi pesado e não gira, a fonte esquenta pakas e esses dias como não tinha percebido q ele estava parado estava até com cheiro de queimado... acho que colocar o WD-40 não foi uma boa ideia, pois nos primeiros dias beleza... passado 2 semanas não deu muito certo, acho q ele teve um acúmulo de poeira sei lá... e ai o que acham?

Sinceramente acho que vou ter que trocar 5 coolers aqui da empresa, porque o técnico jogou wd-40 em todas!:angry:

Dito e feito :o

Com exatamente 2 semanas o cooler começou a fazer um pouco de barulho.

muito pouco quando ligo o pc, dps de uns 30 seg. para.

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...