Ir ao conteúdo

Migrando para o Linux... dúvidas

farache

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal,

Tenho um computador cuja configuração é a seguinte:

- Placa mãe Asus M2N-VM DVI

- Processador Athlon 64 X2 5000+

- 2GB DDR2 PC6400 (800MHz) - 1 pente

- HD Maxtor 250GB SATA 2

- Gravador de DVD LG (IDE)

- Gravador de DVD Samsung (SATA)

- Placa de vídeo ECS 8600 GT 512MB

- Mouse + Teclado sem fio Microsoft (USB)

Atualmente tenho instalado o Windows XP SP2, mas pretendo instalar o Linux, deixando os dois instalados a princípio mas com grandes possibilidades de migração total. Então, gostaria de uma opinião de vocês quanto ao meu Hardware, se vou ter muito problema, qual seria a melhor distribuição para o meu caso, essas coisas.

Também tenho internet banda larga: JetCom (http://www.mundojet.com.br)

Trabalho com manutenção de sites na Web, e também com Gráficos 3D - modelagem, animação, texturização (esse último, o 3D, não é um trabalho... ainda, é um projeto).

De qq forma, sei que programas existem, e quanto a isso não estou (muito) preocupado, mas quanto à compatibilidade de Hardware, sim! Existe algum site onde se faça algo como a MS faz, que é testar o hardware instalado e dizer se vai rodar legal, com essa ou aquela distro? Creio que não exista um site ou programa que faça isso (mas não custa tentar, né?:) ), então, se alguém puder me dar uma luz sobre o assunto, ou alguma sugestão de como fazer rodar legal esse hardware, eu agradeço!

É isso aí!

Valeu!

Postado

Bem, quando se roda WinXP tranqüilo em um pc, provavelmente roda Linux também. Tudo depende do número de programas abertos e efeitos gráficos. Com um computador igual ao seu, não terá nenhum problema quanto a hardware. Talvez o mouse e o teclado, por serem MS.

Uma página respeitada de comparação é www.tomshardware.com ("charts, processors(ou o q quiser), QX" - onde X é o número da pesquisa realizada no ano)

Nesta página procure por Linux e veja a comparação de CPU de acordo com o programa que está utilizando.

http://www.tomshardware.com/charts/desktop-cpu-charts-q3-2008/benchmarks,31.html

Existe também a possibilidade de "montar o pc" e "rodar o programa" para ver quantos fps ou o tempo de carregamento. No tomshardware tem. É só procurar. Ele não testa o seu hardware propriamente dito, mas é só informar corretamente os dados que ele simula o teste.

Abraços.

Postado
Bem, quando se roda WinXP tranqüilo em um pc, provavelmente roda Linux também. Tudo depende do número de programas abertos e efeitos gráficos. Com um computador igual ao seu, não terá nenhum problema quanto a hardware. Talvez o mouse e o teclado, por serem MS.

Uma página respeitada de comparação é www.tomshardware.com ("charts, processors(ou o q quiser), QX" - onde X é o número da pesquisa realizada no ano)

Nesta página procure por Linux e veja a comparação de CPU de acordo com o programa que está utilizando.

http://www.tomshardware.com/charts/desktop-cpu-charts-q3-2008/benchmarks,31.html

Existe também a possibilidade de "montar o pc" e "rodar o programa" para ver quantos fps ou o tempo de carregamento. No tomshardware tem. É só procurar. Ele não testa o seu hardware propriamente dito, mas é só informar corretamente os dados que ele simula o teste.

Abraços.

Só um detalhe a comparação entre (hardware linux e windows não tem nada a ver). Agora a minha pergunta é sobre o motivo dessa migração como você falou, possivelmente total. Em relação ao mouse e teclado por ser MS, também não impede, agora claro que você poderá ter problema por suporte a hardware. Outra coisa, qual distribuição você pretende usar? Pelo que percebi você trabalha com 3d, parte gráfica. Claro que isso vai levar um tempo, mas com dedicação consegue.

Responda as questões acima.

Postado

Deixe-me expressar melhor:

Sobre a comparação de hardware Win/Linux, digo isso porque o Win XP é pesado, e quando se roda facilmente ele (presume-se que o hardware é bom), pode-se rodar qualquer distribuição de Linux.

Sobre o mouse...

http://forum.clubedohardware.com.br/serios-problemas-mouse/587750

Podem surgir alguns problemas... mas é provável que funcione.

Abraços.

Postado

Usando distribuições mais atuais, possivelmente não terá nenhum tipo de problema. Minhas recomendações vai para o Mandriva, Ubuntu e Open Suse.

Postado
Deixe-me expressar melhor:

Sobre a comparação de hardware Win/Linux, digo isso porque o Win XP é pesado, e quando se roda facilmente ele (presume-se que o hardware é bom), pode-se rodar qualquer distribuição de Linux.

Sobre o mouse...

http://forum.clubedohardware.com.br/serios-problemas-mouse/587750

Podem surgir alguns problemas... mas é provável que funcione.

Abraços.

Opa, beleza?

Quanto ao mouse/tecvlado, vi que, muito provavelmente, não terei grandes problemas, apesar do alerta do colega nesse post citado: no Fórum GdH me passaram o link http://br-linux.org/pesquisa-hardware/ e lá eu entrei nesse: http://br-linux.org/linux/compatibilidade-linux-teclado-especial-ou-sem-fio onde tem dizendo que, exatamente o conjunto que eu tenho (microsoft wireless desktop 1000), é relatado diversas vezes como sem necessidade de instalação manual, tendo reconhecimento automático!

No mais, estou dando uma olhada nas dicas de vocês aqui! Qq nova dúvida, atualizo o post, novamente!

Valeu e obrigados a todos que postaram!

Postado
Usando distribuições mais atuais, possivelmente não terá nenhum tipo de problema. Minhas recomendações vai para o Mandriva, Ubuntu e Open Suse.

Eu aconselho o Ubuntu 8.10. Vai ser lançado dia 31 de outubro. O Ubuntu 8.04 está realmente muito bom. Acredito que o 8.10 vai melhor ainda. A versão beta está muito boa. As outras 2 distribuições também são excelentes, mas eu fico com o Ubuntu.

Postado
Eu aconselho o Ubuntu 8.10. Vai ser lançado dia 31 de outubro. O Ubuntu 8.04 está realmente muito bom. Acredito que o 8.10 vai melhor ainda. A versão beta está muito boa. As outras 2 distribuições também são excelentes, mas eu fico com o Ubuntu.

É, estive dando uma olhada no site do Ubuntu, no site do br-linux.org... e gostei do Ubuntu, me parece que é a mais versátil e robusta! Provavelmente vou ficar com ela mesmo! Mas isso, só vou fazer quando entrar de férias, lá pro dia 15/11, então já vai ter até saído a 8.10!

Valeu!

• mês depois...
Postado
Seu PC é muito bom, rodará qualquer distribuição.

Caso queira uma ótima com ambiente gráfico Gnome, e uma comunidade muito boa, peque o Ubuntu (http://ubuntu.com/getubuntu)

Caso queira uma ótima com KDE como ambiente gráfico, pegue o Mandriva 2009. ( http://www.mandriva.com (se não me engano))

Opa,

Já estou usando o Ubuntu 8.10, porém a migração não deu muito certo, mas o problema são programas necessários: preciso de programas para substituir o Fireworks, Dreamweaver e Flash. Pros dois primeiro, até que encontrei (Gimp, Inkscape, Quanta +, Bluefish), mas para o Flash, não! Até existem alguns que fazem animações simples e salvam no formato SWF, mas tenho alguns arquivos nativos do Flash que tenho que alterar toda semana (trabalho com manutenção de sites), ou seja, preciso de um programa que edite arquivos ".fla", e com Action Script.

Mas, estou rodando o Ubuntu 8.10 com Gnome (mas vou colocar o KDE também) e, daqui pra frente, é esperar pra ver. Vi o Adobe Flex, que tem uma versão alfa gratuita... não sei exatamente do que se trata, mas devo estar baixando ele pra ver o que é a próxima semana, ou na outra.

Valeu! :bandeira:

Postado
Eu não gosto muito do KDE...

E quanto a net, não teve nenhum problema???

Eu uso 8.04 e só mudarei no 9.04, já que o 8.04 é LTS.

Não tive problemas com a net... ela funcionou no LiveCD mesmo! Quanto ao KDE, vou instalar ele porque todos os programas que testei / usei para Web são pra ele. Sei que no Gnome dá pra instalar, mas tem que ficar baixando as bibliotecas do KDE e alguns programas não estão no repositório, tem que ser na mão, e eu não tenho esse conhecimento todo, nem muito tempo pra aprender, de imediato. :D

Valeu! :bandeira:

• 2 semanas depois...
Postado

Programas KDE funfam no Gnome, porém eles peswarão mais na memória pois carregarão bibliotecas KDE que ficam por padrão prontas no ambiente KDE.

Tente usar o KDE quando precisar de programas do ambiente gráfico KDE. Se não me engano para instalá-lo é só sudo aptitude install kubuntu-kde4-desktop

isso pesará +/- 700MB depois de instalado.

Postado

e ai pessoal eu também estou querendo migrar pro linux. Mas toda vez que instalo o linux e baixo as atualizações da pau no linux. alguém sabe qual seria o problema. e o que eu tenho que fazer pra baixar as atualizaçoes sem dar pau.

meu pc é um

placa mãe gigabyte

Dual core 1,6

hd 160

ddr2 667

se alguém puder me ajudar agradeço.

• mês depois...
Postado

Para quem quer testar o linux, as opções mais fáceis são os live CD do Ubuntu e do Kurumin. É só entrar no site baixar as ISO, conferir os arquivos com o MD5 (os sites explicam como fazer isto). No setup do micro ative o boot por CD e é só esperar o carregamento do Sistema Operacional. Nos sites do kurumin - www.guiadohardware.net -, no www.vivaolinux.com.br e nos do Ubuntu existem muitos tutoriais e dicas.

Uso o Ubuntu desde a versão 7.04 e acho excelente, tem programas para tudo e o principal, não existe vírus.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!