Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Phenon 9850BE + Asus M3A + 4GB Ram


JazzMatazz

Posts recomendados

Vamo lá...

Como o seu 9850BE tem multiplicador destravado! Você precisará apenas aumentar o multiplicador dele e a tensão!

Como ele inicialmente opera a 2.5GHz, aumente de início para 2.7GHz seria um multiplicador 13.5 vezes o FSB de 200 que é = a 2700 MHz, já que o seu oringinal é 12.5 x 200 = 2500 MHz,

Antes de fazer o over, confira as temperaturas do processador, depois faça o over pra 2.7ghz e veja novamente as temperaturas dele!, se a diferença for pouca, aumente agora para 2900MHz que será 14.5 x 200 = 2900 MHz, tente iniciar e se iniciar verifique novamente as temperaturas!

Além disso tem outra coisa, ao aumentar o clock do processador, ele necessitará de mais energia, isso nós chamamos de overvoltage, e você terá que aumentar a tensão padrão para uma maior se sua placa-mãe oferecer essa opção!

Acho eu que por padrão ele é de 1.25 Volts, dai você terá que nos mostrar quais opções de overclock sua placa-mãe tem para podermos lhe indicar qual tensão colocar!

Sei que com a tensão padrão da pra fazer um over de no máximo 17% raramente chegando a 19%!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esfria a cabeça =)

Piadinhas a parte, sua placa-mãe no minimo tem que ter a opção de alterar o multiplicador. Algumas nao tem a parte de aumentar tensão, mas de alterar multiplicador tem que ter. Da uma procurada melhor ai.

PS: Tenho um desses tb, quando chegar em casa listo as opções disponiveis de tensão pra vocês me ajudarem tb.

PS2: Cheguei em casa.. Minha pl mãe aceita muitas opções de tensão, deve ter umas cem, atualmente está em 1,30V, vai aumentando de pouquinho em pouquinho até 1,45V, daí as opções ficam em vermelho :eek: e vão até 1,60V. O multiplicador vai até 24,5 e atualmente está 12,5. A freq externa está em 200MHz.

Minha config é:

Phenom 9850 BE

DFI Lanparty UT 790FX-M2R

ATI 4850

2GB G.Skill 1066

500GB Seagate 32MB

OCZ StealthXSteam 600W

Cooler box e gabinete com 3 ventoinhas, frontal, lateral e traseira.

Até quanto será que ele aguenta?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ae..então cara eu acho q to louco mas nao consigo achar nenhum multiplicador no bios...alguem pode me fala onde???

po impossivel ninguem ter uma placa-mãe dessas pra me ajudar...

se eu amndar uma foto de onde tenho q tira a foto?qual aba da bios?

valeu

http://asus.com/products.aspx?l1=3&l2=149&l3=592&l4=0&model=1934&modelmenu=1

essa é a crianca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dinhotj,

Como todo quad core, so mostra seu real desempenho em multi tarefa, ou programas especificos que sao otimizados para multi core. De um athlox x2 6000, você so vai ver aumento nesses casos. O winrar é um programa desses, meus 4 cores vão a 100% quando compacto ou descompacto algo, mesmo na maior compressao possivel, nada dura mais q pouquissimos segundos. Pra jogos mais antigos, é meio frustrante você ver um so core ser usado, mas tb jogos antigos nem chega a 100%, então nao limita. Pra jogos mais novos sao usados 2 cores. Espero que no futuro proximo sejam lançados jogos que aproveitem qq quantidade de cores q você tenha, ate porque tanto AMD qto Intel ja tem em sesus planos proc de 6 e 8 cores.

JazzMatazz,

Depende do tipo da sua BIOS, da Asus acho q é tudo igual, mas procure coisas do tipo "Advanced".. qq duvida tira de todas, a gente indica qual é a certa.

Dúvida: Não consegui fazer over no meu proc, mas deve ser culpa da pl. mae. Quando mudo o multiplicador e dou boot, aparece uma frase "CMOS backup successful". Ela tem uma opção de fazer um load da ultima configuração bootavel no caso de uma nao ter bootado corretamente. Mas eu nao tive problema nenhum com relação a isso. Vou dar uma estudada no manual online da pl. mãe, mas se alguem ja passou por isso e puder me ajudar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamo lá... na aba advanced tem a opção JumperFree Configuration, CPU Configuration e Chipset além das outras!

Quero que tire fotos de cada uma dessas opções, para eu ver o que sua placa mãe oferece! para um over bem sucedido!

no aguardo, por hora é só... mas pra aliviar seu sofrimento essa placa mãe faz overclock sim, e essa parte se encontra ali no JumperFree Configuration!

Quero ver o que ela deixa e não deixar fazer dentro do JumperFree Configuration ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então vamo la

fotos novas

aV1TiDPA.jpg

aV1TiLj0.jpg

aV1TiXMJ.jpg

gx1EH6tJ.jpg

aV1TjlJ9.jpg

ai vai se precisar de mais informacao é so da um toque

abraço e obrigado

---------------------------------------------------------------------

opa...então meu e acho q tenho outro problema...minha fonte....

tem como você me passar as specs q tem q ser?os watts de saida e tal

brigadoo

tenho uma c3tech 500w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro você vai ter que configurar a opção para de overclock para Manual e definir o Processor Frequency Multiplier de acordo com esses cálculos aqui...

12.5 x 200 = 2500 MHz, lá vai aparecer outras opções maiores do que 12.5 em ordem crescente de 0.5 ou seja, o próximo multiplicador será 13, 13.5, 14, 14.5, 15, 15.5 e assim por diante!

para calcular qual será o resultado do over, é só fazer a fórmula lá de cima!

vamos aumentar o clock do processador para 2800 a fórmula seria 14 x 200 = 2800 MHz!

Mas antes disso, monitore a temperatura dele na velocidade padrão e depois com o over a 2800MHz, e poste os resultados baseando-se em um teste intenso com 100% de uso do processador para vermos como a temperatura vai se comportar!

Em relação a tensão acho que o João Gorilão deve lhe dizer qual tensão você deverá adicionar nesse processador ou tb alguma outra pessoa que manje de overclock!

Só sei que quando eu fazia overclock no meu Phenom 9550 de 2.2 pra 2.640 no 3DMark06 no teste de CPU o processador reiniciava por falta de energia no CPU, dai aumentei a tensão e estabilizou!, porém fui na cara e na coragem aumentando um pouquinho de nada! Pois não tenho ideia de quanto realmente tem que colocar!

Para testar o ganho desempenho use programas como Everest, 3DMark06, além de testar a estabilidade do processador usando programas como SuperPI e Prime95!

Já nesses 2 últimos programas eu não entendo bem, usei uma vez o prime 95 mas fiquei = um iniciante quando não sabe nem digitar, é meio complicado o programa! então deixo essa explicação para algum membro que entenda mais do que eu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não há riscos de nada Pedro, você pode elevar o clock até aonde ele passar estável, a tensão você só vai subir com o parecer do João ou de alguém mais adentro da área... no entanto você pode ir com a tensão padrão até aonde der! e ir monitorando as temperaturas!

aqui no meu 9550 eu coloco ele a 2.6GHz com a tensão padrã0 e com estabilidade!

Caso o overclock falhe e a placa mãe não inicie você terá que resetar a bios como você perguntou... e ele volta para o clock oringinal ai você tenta um overclock mais baixo! até conseguir chegar no máximo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ae..então fiz la um overzinho ehehe..ta em 2.9 ele agora mas so mexi no multiplicador....quero saber a tensão....em qual tensão eu mexo??na NB???ou na outra?

aqui vai uma fotinho

Pq1WxJUr.jpg

----------------------------------------------------------------------

então....a maquina ta ok...deu mil pontos a mais no 3dmark06

mas depois q reiniciei dei overclock failed ai tive q reseta mas fiz de novo e ta ok...aqui vão as ultimas fotos....

eu queros saber o que é esse NB???NEWBEE?ehehehe overclock para newbees only?ahahah

e a temperatura ficou a mesma..nao mudou nada...mas estou ouvindo o zalman falando um pouco mais alto

Pq1WPgTJ.jpg

aV1WmR9J.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenta dessa forma JazzMatazz:

Coloque aquele FSB frequecy em 250.

Coloque PCIE em ---------------110.

Coloque o multiplicador em-----12.

Coloque o HT link em-----------4 ou 800 deve ser coisa assim.

Coloque em Processor tensão--1.35v

Nada mais nessa parte por enquanto.

Vá em CPU Configuration ou em chipset, procure a frequência da memória e baixe um nível, um inferior, tipo 667 se a memória for de 800, ou abra a aba da memória tire uma foto das opções e poste aqui pra gente ver.

Achando todas as opções e configurando da forma acima, salve e veja se vai normal. Indo bem, rode o mesmo programa de benck que você rodou anteriormente e veja a diferença no resultado e poste aqui.

Não esqueça de ficar de olho na temperatura.

PS: Maior frequência vinda de maior FSB é muito mais vantajosa que vinda de multiplicador.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ribeirocross o processador dele tem multiplicador destravado filho, ele tem mais chances de overclock somente alterando o multiplicador, alterando o FSB ele eleva o clock da memória do NB do Sb do HT e é mil vezes muito mais difícil de chegar em bons resultados!

se o processador dele não fosse Black Edition ai sim teria que fazer isso, mas não ele deve alterar somente o multiplicador para obter um overclock bem maior e bem sucedido!

Pedro

*NB = North Bridge ou seja, é o Chipset da placa mãe Ponte-Norte!

*SB = South Bridge ou seja, é o Chip Ponte-Sul da placa mãe!

*HT = HyperTransport ou seja, é o barramento de comunicação do processador com o Chipset!

A tensão só é necessária quando o processador aceita clocks elevados porém quando é posto em carga máxima ele arrega... exemplo!

Você tem um carro 1.0 com um carburador pequeno, imaginamos que você colocou um motor 2.0 porém não trocou o carburador, isso vai causar uma mal alimentação para o motor e ele não terá a força que deveria ter!

O mesmo deve acontecer com o processador! Porém é meu ponto de vista! Não sei se estou certo... como disse alguém mais experiente na parte de overvoltage deve te explicar melhor e lhe dizer o quanto será necessário alterar!

EDIT 1:

Outra coisa, as temperaturas devem ser monitoradas dentro do sitema com o processador em 100% de uso, que é quando ele vai esquentar, monitorar pela BIOS não ajuda em nada pois o processador sempre estará sem uso algum!

Achei na net os melhores overclocks para esse processador... Coloque multiplicador 15 x 200 = 3000 MHz a uma tensão de 1.35! e experimente!

Deve falhar! :D:D:D

EDIT 2:

Aonde alterar a tensão?

Vá em CPU voltage e tire uma foto do que sua placa mãe fornece para essa alteração! dai lhe indico, mas vou adiantar pra você, se lá tiver algo próximo de 1.35V... pode ser 1.36 ou 1.34

Muita das vezes aparece um terceiro dígito depois do ponto! Assim: 1.250, 1.255, 1.260, 1.265! Se for o caso

Coloque 1.350V, e não se esqueça de monitorar a temperatura via windows, você pode ver isso no everest ou no próprio programa da ASUS que vem em algum dos CDs!

Boa sorte... gogogo 3.0GHz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

auhauhauhauhauahauha

então esta em 2.9 super estavel mas esse negocio q você falou da temp é real.....vou monitorar pelo win....everest vou baixa essa coisa....

então o que eu preciso saber é qual tensão devo aumentar...vou almoca depois tiro umas fotos e mando

abraço e obrigado galera ta dando tudo certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, pois o processador dele tem o multiplicador destravado e o seu que é = ao meu não tem o multiplicador destravado, terá que fazer na marra como eu faço!

Me diga qual cooler você usar que eu lhe ajudo!

Opa!

Você pode postar no meu tópico então, para não usar este aqui que não é meu.

O meu tópico está logo abaixo deste!

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!