Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
astuto

[Resolvido] Sony DVD RW AW-Q170A X WinXP SP3

Recommended Posts

Faala Galera!

Sou mais um na lista de pessoas com problemas com Drive de DVD AW-Q170A.

Andei pesquisando muito sobre o assunto, aqui, em outros locais e até mesmo no Windows, mas ainda não encontrei a solução.

Em meu PC, utilizo dois HD's. O primeiro, um SATA de 240Gb, rodo com o Vista. O segundo, um IDE de 40 Gb, rodo o XP.

O drive de DVD está na máquina há algum tempo e sempre funcionou normalmente, tanto em um, como no outro SO, abrindo CDs e DVDs de filmes e programas.

Tive alguns problemas com o XP e precisei reinstalar. Instalei tudo que necessitava, sempre usando o mesmo drive para a leitura das mídias e atualizei para o SP3.

Utilizo o Vista com frequência bem maior que o XP. Ocorre que precisei utilizar o XP para rodar programas que não rodam no Vista, mas para minha surpresa, o XP não estava reconhecendo DVDs, nem de programas, nem de filmes.

Obtive, no próprio XP, a informação de que para que o SO reconheça este tipo de mídia, é necessário instalar programas de terceiros, como o PowerDVD ou o WinDVD, pois eles possuem drivers nativos que fazem com que o SO reconheça o equipamento como um Driver de DVD.

Instalei os dois programas e consegui fazer o XP enxergar os DVDs que contém filmes, mas ainda não consigo abrir DVDs que contenham programas.

Quando dou boot pelo Vista, o equipamento funciona perfeitamente.

Alguém já passou por isso? Como resolveu?

Todas as dicas serão bem-vindas.

[]s,

ASTUTO

_____________________________________________________________________

Galera, meus problemas acabaram de aumentar, pois não sei porque, o Vista está acusando problemas de drivers com o DVD e o equipamento simplesmente sumiu do explorer, ou seja, não consigo ler nem gravar nada em DVDs ou CDs.

Alguém pode me ajudar?

[]´s

Editado por astuto
Problema se agravou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve!

Problema parcialmente resolvido. No Windows Vista, eu removi o Nero 8 e adicionei o Nero 9. Com isso, houveram modificações no registro que impediam o funcionamento de qualquer drive de CD ou DVD, inclusive drivers virtuais, como o do Alcohol 120%.

Maiores detalhes, veja neste link.

Agora necessito de SOCORRO apenas no WinXP, onde consigo ler perfeitamente CDs de dados/vídeo e DVDs de vídeo, MAS NÃO CONSIGO EXECUTAR OU GRAVAR DVDS DE DADOS.

Como a instalação é nova, deixo a ideia de formatar para último caso. Alguém tem alguma ideia ou sugestão?

[]s,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, fucei muito na Internet nos últimos dias em busca de soluções/informaç/ões para o meu problema e acabei descobrindo que este "problema" é mais comum do que se imagina.

Originariamente, o XP não oferece suporte para DVDs. Para que um drive de DVD funcione no computador, é necessário instalar plugins e programas de terceiros. Ocorre que os plugins que são oferecidos, funcionam apenas para arquivos de mídias, como filmes, músicas, entre outros. Para DVDs de dados, não encontrei nenhum suporte.

Acabei formatando o PC novamente, instalei o XP e realizei todas as atualizações, inclusive com o SP3. Adicionei o Nero 9, o Alcohol 120% e até o CDBurnerXP, mas não consigo ler ou gravar quaisquer DVDs que contenham dados.

Por tudo isso e pelo mais que conta do tópico, é possível constatar que realmente o problema não está no gravador e sim no Sistema Operacional.

Desta forma, peço SOCORRO aos administradores do fórum para que auxiliem, não só a mim, como aos demais usuários do fórum que passam por este problema e sugiro a criação de um tutorial onde todos saibam o que fazer para poder desfrutar de todos os recursos que um drive de DVD pode nos oferecer.

Uma coisa muito interessante a observar é que, com toda a evolução ocorrida na informática desde o lançamento do XP, por que a MS ainda não disponibilizou uma atualização para o SO que fizesse com que seus usuários se utilizassem de programas de terceiros?

Tá aí o recado!

Conto a sua colaboração!

[]s,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ufa! Depois de muita pesquisa, de dicas certeiras de alguns colegas e de muito trabalho, consegui resolver o meu problema com o meu DVD Sony AW-Q170A. Ao bem da verdade, descobri que este Drive, na verdade é fabricado por um pool de empresas (Sony/Optiarc/NEC) e o que muda de um para o outro é simplesmente a firmware.

O mais estranho de tudo é que possuo este equipamento há um bom tempo, sempre rodei com ele no XP e nunca tive problemas. Vou deixar a solução relatada para que demais pessoas na mesma situação saibam como resolver. Vamos lá:

Equipamento: DVD RW Sony AW-Q170A.

Problemas: Equipamento não lê DVDs de dados no Windows XP.

Solução: Atualização de firmware. Como disse anteriormente, este equipamento é fabricado por um pool de empresas. Ele é exatamente igual ao Optiarc AD-5170A.

Procedimento:

1. Baixar o Binflash versão Win32 GUI (programa para gravar o novo firmware no leitor de DVD) da página http://binflash.cdfreaks.com/#download.

2. Baixar o firmware original do DVD Optiarc AD5170A, versão 1.14, da página http://liggydee.cdfreaks.com/page/en/Optiarc-AD-5170A/.

3. Descompactar os arquivos na raiz do computador (C:\) e reiniciar o sistema em Modo Seguro.

4. Para abrir o Binflash, clique sobre o executável. Fazer backup do firmware original do drive de DVD com a opção “Dump” do Binflash.

5. Para gravar o novo firmware, clique na opção “Flash” do Binflash. Uma janela para selecionar o arquivo .bin será aberta. Selecione o arquivo e clique em Abrir. Agora é só esperar o Binflash fazer o serviço dele e quando acabar irá aparecer uma mensagem dizendo que o processo foi concluído.

6. Reiniciar o sistema e verificar o funcionamento. Bingo!

Notas:

- Seu driver de DVD Sony passará a ser um Optiarc AD-5170A, mas tudo bem, tá valendo.

- Para quem não acredita que o XP não oferece suporte nativo à DVDs, veja parte do texto localizado na ajuda do próprio Windows:

“Além da unidade de DVD-ROM e do software de DVD player, você precisa ter decodificador de hardware ou software para passar DVDs. Um decodificador de hardware também requer um driver de decodificador. Os decodificadores e seus drivers estão disponíveis a partir de terceiros.

Se você tiver um decodificador mais antigo instalado, contate o fabricante do decodificador para obter uma versão atualizada que seja compatível com o Windows XP.”

Fontes:

1.http://opentecnologia.com/gabriel/?p=3

2.http://liggydee.cdfreaks.com/page/en/Optiarc-AD-5170A/

Obrigado pela ajuda de todos.

Editado por Libra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×