Ir ao conteúdo

Criar CD de Boot para MS-DOS no Windows Vista

Porpetaman

Posts recomendados

Postado

Olá, Galera!

Pesquisei no forum e não achei a resposta, então estou perguntando. Se já houver pergunta igual, peço a qualquer moderador que una os tópicos ou delete o mais recente, ok?

É o seguinte: tenho que "flashar" (seja lá o que isso signifique) a bios da minha HD4870 da Sapphire através do "modo DOS puro". O problema é que o Vista parece não ter acesso (pelo menos, não é fácil de saber) a esta porcaria.

O vagabundíssimo suporte técnico da Sapphire só retorna (perguntas em inglês) com respostas evasivas ou te mandando olhar as "instruções" que vêm junto com a nova Bios. Se alguém tiver curiosidade, estou anexando as figuras das "benditas" no post. Acreditem. Essas são TODAS as "instruções" para flashar a bios da placa. O que eles não dizem é que, se alguma coisa sair errado...BUM! F****. Você acaba de "ganhar" um sensacional e caríssimo peso para papel! Tua placa se estropia e só outra.

Meu pedido é que alguma alma caridosa, com paciência e que saiba como fazer um CD de boot para entrar no DOS puro do Windows Vista-32 (Home Premium, se fizer diferença) possa me ensinar.

Erguerei uma estátua em homenagem a essa criatura, pois nem o técnico que montou meu pc (que tem 1 mês e já me faz uma presepada dessas) disse que existia essa possibilidade. O único site que achei dava instruções para fazer um pendrive Bootavel, mas minha Mobo não tem suporte pra isso, eu acho (não vi a opção no setup da bios). No meu caso, só serve se for CD mesmo, já que não tenho floppy drive. Fica aí o "desafio". Valeu pessoal!

post-404027-1388494877143_thumb.jpg

post-404027-13884948772099_thumb.jpg

post-404027-13884948772694_thumb.jpg

post-404027-1388494877333_thumb.jpg

post-404027-13884948773929_thumb.jpg

Postado

Na verdade, quando você tenta entrar no modo segudo, modo seguro via rede, etc, já pode ser um caminho. Mas vamos à outro. Modo de recuperação do Windows. Inserir o DVD do Windows Vista no driver, inicializar a máquina pelo DVD, iniciar a instalação e ir p/ o modo reparar. O modo DOS puro, seria uma opção somente p/ reparo no sistema, quando o sistema está "down", ou seja, não funciona. É uma caracteristica do Linux. O Linux, pode dar problema no KDE, Gnome, interfaces gráficas, mas o modo texto, que é o DOS da MS, continua ativo. E isso, na inicialização do sistema, você pode escolher, o sistema comum, modo seguro e por ae vai. Mais informações, entre em contato com o suporte da MS 08008884081

Este telefone é da central de atendimento ao cliente, suporte, p/ pessoas físicas e jurídicas. Suporte à todos os produtos Microsoft. ;) Mais dica que isso, não tem!

Espero que suas dúvidas tenham sido resolvidas, senão foram, o telefone da Microsoft está no post! Boa sorte!

Off: O que é "Flashear"? E você não poderia utilizar o prompt de comando do Windows? Só curiosidades! :)

Postado

Olá, Shang Tsung!

Valeu pela força. Vou tentar o telefone que você passou para ver se consigo resolver.

Agora, respondendo às tuas perguntas, vejamos:

1 - Flashar ou flashear - que beleza de neologismo, hein? ;) - sei que é uma operação para atualizar a danada da bios da VGA. Tecnicamente, não faço ideia. Talvez alguém entendido de PC aqui do forum possa te esclarecer.

2 - Infelizmente o prompt de comando do vista não resolve. E é "recomendado" pelo suporte da Sapphire (que não "suporta" coisa nenhuma) que se faça a operação pelo DOS puro.

3 - Quanto ao CD do Vista, danou-se. Eu não tenho. O meu é OEM. Foi o técnico que montou o PC que instalou (e estou desconfiado que nem original é...:/)

Agora, não sei se fui muito claro no pedido ou se não entendi tua resposta. O que eu preciso é entrar no "DOS puro". O Vista está funcionando 100%, entende? Então reparar a instalação do Vista seria um caminho mesmo assim? O que eu preciso alterar é só a bios da Vga.

De qualquer jeito, agradeço a ajuda.

Falou!

Postado

Uma opção é instalar o Free DOS, junto com o Windows Vista. Muitas máquinas podem vir com o sistema Free DOS, que significa que não tem um sistema operacional. Mas possui um DOS básico p/ fazer instalação de qualquer sistema, seja Windows, Linux, Unix ou até o Mac OS X. Mas como a instalação é feita, boot pelo CD, esse Free DOS, é uma tática de venda, p/ baratear a máquina em si.

Onde você conseguiria o Free DOS, não faço ideia, mas está aí a solução secundária! Eu mandei a minha solução, pois conheço isso de instalar driver de vídeo, no Linux, no caso, você tirar o driver vesa, que é um driver comum, somente p/ ter imagem no monitor e você operar o sistema. E flashear, desconfiei que fosse um possível overclock, ou alterar o firmware da placa de vídeo! Mas não existe programa gráfico? Somente em modo texto?

Poste resultados! ;)

Postado

eu acredito que o problema que o porpetamen esteja passando seja o mesmo que o meu.

minha shappire hd 4870 512mb gddr5 que esta travando no meio de alguns jogos, como lineage 2 e crysis warhead, a tela fica cinza/marrom ou quadricula de cinza e marrom e trava.

para resolver o problema, segundo a sapphire temos que ligar o windows no modo "pure DOS" e abrir o diretorio que fez o download do arquivo, não parece ser complicado. o problema é ligar o pc no modo "pure DOS".

eu tenho preferência em fazer a atualização da bios da vga, mas existe uma possibilidade de resolver pelo rivatuner, o que acredito que seja mais uma solução provisoria, e ate mesmo, forçada.

aqui fica o site do download da bios e o tutorial do que se deve fazer: http://www.sapphiretech.com/us/support/drivers.php

Postado

Exato, Igor!

é aí que eu digo, Shang, que o suporte da Sapphire é uma *****! Eu não faço ideia se tem um programa com interface gráfica para fazer esse "flash". Aquelas figuras que eu anexei ao post são TODAS as "intruções" que o Feladumabiscateira preguiçoso do programador da bios da Sapphire disponibilizou. A dificuldade é achar uma forma de entrar em modo DOS puro pelo Vista, como o Igor falou. Seguir os passos das intruções parece até fácil.

O que eu acho mais absurdo é você gastar quase R$1000,00 para ter um produto top de linha e depois ter de quebrar a cabeça para para o negócio funcionar direito. :muro: Quanta gente hoje em dia usa DOS? Ou está familiarizada com esse SO? Se a empresa vai "rememdar" um produto desse nível, que disponibilizasse todas as informações necessárias. E olha que não é só aqui não. No mundo todo tem gente perguntando como fazer isso. Basta usar o google. Como não existe informação suficiente, tem cara que está tentando flashear a vga de qualquer jeito e acaba perdendo a miserável. E o detalhe mais ******* é que, como a placa teve a bios "alterada", você, na teoria, perde a garantia da fábrica. Esperto, né?

Desculpa eu estar só desabafando e valeu mesmo pela tentativa de solucionar o caso. Por falar nisso, usei o telefone que você sugeriu. Eles queriam que eu fizesse um cadastro. Segundo o atendente era "coisa rápida"...negócio de uns 15 minutos!!! Daí, eu deixei para outro dia. Estava meio sem tempo na hora. Mas a dica foi boa!

E quanto a você, Igor87, sinto muito pela compra e bem-vindo ao pós compra da Sapphire :rolleyes:. Se você achar um jeito de dar o flash na vga, avisa, ok? Não sei se você já testou, mas tive problemas com Oblivion (dá uns crashes aleatórios. Às vezes leva uns 30 mins; outras 5. E dái só sai dando reset) e Crysis (só na fase do porta-aviões, e esse dá para usar ctrl+alt+del que volta ao desktop). Em compensação, Lost, Stalker, PES 2009, Fifa 2009, tudo ok. Mas eu também não passo muito tempo direto no game. Então não posso garantir.

Bom, é isso. Se alguém tiver uma ideia, por favor divulgue, pessoal! Até mais!

Postado
Exato, Igor!

é aí que eu digo, Shang, que o suporte da Sapphire é uma *****! Eu não faço ideia se tem um programa com interface gráfica para fazer esse "flash". Aquelas figuras que eu anexei ao post são TODAS as "intruções" que o Feladumabiscateira preguiçoso do programador da bios da Sapphire disponibilizou. A dificuldade é achar uma forma de entrar em modo DOS puro pelo Vista, como o Igor falou. Seguir os passos das intruções parece até fácil.

O que eu acho mais absurdo é você gastar quase R$1000,00 para ter um produto top de linha e depois ter de quebrar a cabeça para para o negócio funcionar direito. :muro: Quanta gente hoje em dia usa DOS? Ou está familiarizada com esse SO? Se a empresa vai "rememdar" um produto desse nível, que disponibilizasse todas as informações necessárias. E olha que não é só aqui não. No mundo todo tem gente perguntando como fazer isso. Basta usar o google. Como não existe informação suficiente, tem cara que está tentando flashear a vga de qualquer jeito e acaba perdendo a miserável. E o detalhe mais ******* é que, como a placa teve a bios "alterada", você, na teoria, perde a garantia da fábrica. Esperto, né?

Desculpa eu estar só desabafando e valeu mesmo pela tentativa de solucionar o caso. Por falar nisso, usei o telefone que você sugeriu. Eles queriam que eu fizesse um cadastro. Segundo o atendente era "coisa rápida"...negócio de uns 15 minutos!!! Daí, eu deixei para outro dia. Estava meio sem tempo na hora. Mas a dica foi boa!

E quanto a você, Igor87, sinto muito pela compra e bem-vindo ao pós compra da Sapphire :rolleyes:. Se você achar um jeito de dar o flash na vga, avisa, ok? Não sei se você já testou, mas tive problemas com Oblivion (dá uns crashes aleatórios. Às vezes leva uns 30 mins; outras 5. E dái só sai dando reset) e Crysis (só na fase do porta-aviões, e esse dá para usar ctrl+alt+del que volta ao desktop). Em compensação, Lost, Stalker, PES 2009, Fifa 2009, tudo ok. Mas eu também não passo muito tempo direto no game. Então não posso garantir.

Bom, é isso. Se alguém tiver uma ideia, por favor divulgue, pessoal! Até mais!

Amigo, você me assustou! Minha placa é da Sapphire, mas será que somente a linha de vocês que deu problema, ou eu tb terei? Eu agora, poderia sugerir, que você fosse na loja, se estiver na garantia, trocar a placa. É um direito seu. E me diz, onde você comprou a placa, p/ ver se é confiável... Nem todas as lojas de info são confiáveis... ;) Se você quiser, eu indico onde eu comprei a minha, não foi caro... E não são 1000 reais, mesmo, só esta linha 4000, que é top...

Ao dinowix, existem sites torrent p/ baixar qualquer tipo de programa, só fazer uma busca e pronto!

Postado

:)

Foi mal, Shang! Não era minha intenção assustá-lo. Acho que o problema é isolado. Seria mentiroso e improdutivo eu te dizer que tua placa VAI dar problema SOMENTE porque é da Sapphire. Acho que é um caso específico com essas placas mais frescurentas.

O que eu reclamo mesmo da empresa é um atendimento coerente com o investimento feito na compra. Isso eles não dão...mas aí é outra estória.

Quanto à vga, eu comprei a minha online. Com nota fiscal e tudo. Porém, para devolver seria trabalhoso e ia custar uma grana, né? E nem sei se o vendedor aceitaria, pois, tecnicamente, a placa está funcionando normal. Esse "defeito" é culpa do fabricante. Ou seja, teria que brigar com a ATI e, mais especificamente, com a Sapphire. Outras marcas, como a HIS ou a PowerColor também distribuem a HD4870 e, que eu saiba, essas não apresentaram problemas, a não ser o detalhe da rotação original do fan.

Mas fica sossegado. E se você quiser uma HD4870, eu só te recomendo evitar a da Sapphire. Agora o desempenho dela nos jogos é espetacular. Por enquanto, você pode botar tudo no máximo (antialiasing, texture, shadows etc) que a danada sustenta legal. Não fosse a última fase do Crysis, o jogo tinha sido perfeito! Gráficos no máximo, resolução wide, nota 10.

É isso. Falou, galera!

PS: A busca pelo DOS puro continua...

Postado

Rapaz, já buscou o Free DOS? Eu sei que existe, mas não sei se é da Dell... Eu vi nuns micros Positivos, na minha ex faculdade, o dual boot, Windows XP e esse Free DOS!

http://www.freedos.org/

Acabei achando! ^^ Como deve ser pequeno, um CD basta. Daí, é com você! Se for Live CD, melhor ainda, que não mexe na estrutura do disco rígido!

Off: Eu preciso de um driver decente p/ minha placa... O CCC não funciona, mas está instalado. É do próprio CD que veio. O que eu baixei e o do CD, tem um arquivo corrompido, que impede a conclusão da instalação e execução do mesmo. O driver de vídeo está ótimo, mas sem poder ativar os recursos da placa, fica chato... E eu só pretendo trocar de placa, mais p/ frente, até porque minha fonte é 300 Watts. E p/ trocar a fonte, tem que mexer na estrutura do gabinete, o que dificulta bastante. ;)

Postado

Olá, pessoal!

Valeu pelas dicas, Flávio, mas os sites que você indicou não têm os arquivos necessários para o boot do Vista propriamente. O http://www.bootdisk.com/bootdisk.htm mostra como fazer boot do Windows 95 até o Windows XP. Já o http://www.allbootdisks.com não está abrindo. Creio que o site foi para o espaço.

De qualquer forma, agradeço a ajuda. Esperava postar de novo somente com uma solução, mas não quis "abandonar" o post, hehehehe. A busca prossegue...e a minha Mobo feladamãe não suporta boot por usb então, acho que no lançamento do próximo Windows eu descubro a resposta.

Falou, galera!

Postado

você já tentou fazer uma coisa? você tem o CD do Windows 98? Finja que vai instalar e utiliza o DOS dele. Boota, sem suporte ao CD-Rom. Ele carrega o DOS 6.22. ;)

Poste resultados!

• Membro VIP
Postado
Olá, pessoal!

Valeu pelas dicas, Flávio, mas os sites que você indicou não têm os arquivos necessários para o boot do Vista propriamente. O http://www.bootdisk.com/bootdisk.htm mostra como fazer boot do Windows 95 até o Windows XP. Já o http://www.allbootdisks.com não está abrindo. Creio que o site foi para o espaço.

De qualquer forma, agradeço a ajuda. Esperava postar de novo somente com uma solução, mas não quis "abandonar" o post, hehehehe. A busca prossegue...e a minha Mobo feladamãe não suporta boot por usb então, acho que no lançamento do próximo Windows eu descubro a resposta.

Falou, galera!

Mas é justamente isso! O Vista não tem DOS em modo real! você inicia com um DOS do Windows 98 ou ME, atualiza o que você quer atualizar e depois roda o Vista normal...

Postado
você já tentou fazer uma coisa? você tem o CD do Windows 98? Finja que vai instalar e utiliza o DOS dele. Boota, sem suporte ao CD-Rom. Ele carrega o DOS 6.22. ;)

Poste resultados!

Não creio que vá dar... Que eu saiba tem que ser por exemplo, um dos compatível com o sistema de formatação de arquivos do SO.

No caso do Vista, é NTFS, e você poderia bootar com o do NT (http://www.allbootdisks.com/download/nt.html)

Postado

Esquece a criação de cd de boot para "flashear" bios.Compre um drive de diskette ,não passa de R$20,00.

1-baixe o RaBit 2.2.1 para modificar a bios da placa,não esqueça de back up da original,

2-baixe o ATIflash 3.59 para flashear,

Tudo tem que estar no diskette bootavel, para fazer um diskette bootavel vá em "computador" ,clique direita do mouse no drive a: ,escolha "formatar" e "criar diskette dos" ,ai grave todos os programas acima, e reinicie o micro pelo diskette.

Os comandos para placas Nvidia eu sei mas ATI fico devendo.Procure nos sites:

www.mvktech.org

abraços

Postado

Fala, galera!

Gadget, realmente o floppy drive é barato, mas o incoveniente é monstro. Sem contar que meu gabinete não tem espaço aparente para o drive de disquete, então vou tentar fazer o esquema com o que eu tenho à mão por enquanto. Se não der certo, eu tento sua dica.

Bom, pessoal, eu sei que o pedido vai parecer bem básico, mas eu nunca fiz nem o disco de boot, nem operações com o DOS. As instruções que eu tenho dão conta do necessário para "flashear" a m**** da VGA. Agora eu gostaria de saber como fazer o disco de boot. Se alguém puder explicar passo-a-passo seria ótimo.

Segui o link do Hmpy, mas ele mostra como fazer um disquete 3¹/²de boot, o que não serve para mim.

Outra pergunta (que talvez seja boba, mas em todo caso...) dá certo bootar o PC com outro disco de boot que não seja do mesmo sistema operacional? Talvez esteja falando besteira, mas pensei que o disco de boot precisasse de alguns arquivos específicos determinados pelo SO instalado na máquina. Li algo sobre o XP e um arquivo chamado boot.ini (eu acho) necessário para fazer a máquina entrar no DOS. E também li que o Vista não tem esse tipo de arquivo.

A verdade é que estou com medo de fazer uma m**** gigante somente por causa de 2 jogos e terminar detonando o sistema todo...

E Shang, :/ ainda não. O problema persiste. Mas a insistência é grande; Estava lendo o site do FreeDos e parece que ele não é compatível com o windows, né? Pelo menos na seção FAQ, a primeira resposta diz que não recomenda o uso do programa para instalar o Windows. Sei que não é meu caso, mas como já disse, tô receoso de piorar a situação. Inexperiência minha mesmo, então vou tentar chegar ao DOS pelo boot, se possível.

Bom, é isso. Qualquer ajuda é bem-vinda. Valeu, galera!

Postado

Amigo! O Free DOS é compatível com o MS DOS. à partir dele, você pode instalar o Windows, por exemplo...

Rapaz, mas você já tentou, tipo, instalar o Windows 98, aí? você não tem que acionar o FDISK? Então, é lá que você fará a festa! Se você tiver acesso à partição do Windows Vista, só botar p/ quebrar!

Windows NT em diante, não tem esse tipo de instalação, entra na instalação texto, comum até o Windows XP e 2003, depois na instalação gráfica.

No CD do Windows XP/2003... tem uma opção de Reparar a instalação, não? Usa o prompt que será aberto, p/ tentar flashear a VGA!

Desculpe se nenhuma das soluções agora, forem corretas! Só estou tentando ajudar!

Postado

O problema, Shang, é que para instalar o Windows 98 seria melhor desinstalar o Vista e instalar primeiro o SO mais velho, ne? E outra, tem como particionar o HD depois da instalação do SO? Pergunto porque na sua dica você sugeriu instalar 2 SOs e para isso acho que teria de formatar o HD de novo...ou me enganei nisso?

De qualquer forma, não tenho o CD do Vista, então tirá-lo não estaria exatamente nos planos, entende? O único cd que tenho é o do XP Pro. Vi rapidamente na net que é necessário ter o CD do Vista para instalar os 2 no mesmo hd, pois, após a instalação, o XP não reconhece a existência do Vista e daí o boot tem de ser dado pelo cd.

Tentei fazer o boot pelo CD do Windows NT, como o Flavio sugeriu, mas talvez tenha feito algo errado pois o pc simplesmente não dá sinal de vida. Fica numa tela preta e não sai disso. Vou pesquisar mais sobre o cd de boot e volto a postar resultados. Estou meio sem tempo de experimentar esses dias e assim que fizer outra tentativa posto uma novidade.

Valeu pela ajuda, galera. E qualquer outra ideia é bem-vinda.

PS: Não tem que se desculpar, Shang. O que vale é a intenção. Quanto mais idéias, melhor. É para isso que serve o fórum, né? :)

Postado
O problema, Shang, é que para instalar o Windows 98 seria melhor desinstalar o Vista e instalar primeiro o SO mais velho, ne? E outra, tem como particionar o HD depois da instalação do SO? Pergunto porque na sua dica você sugeriu instalar 2 SOs e para isso acho que teria de formatar o HD de novo...ou me enganei nisso?

De qualquer forma, não tenho o CD do Vista, então tirá-lo não estaria exatamente nos planos, entende? O único cd que tenho é o do XP Pro. Vi rapidamente na net que é necessário ter o CD do Vista para instalar os 2 no mesmo hd, pois, após a instalação, o XP não reconhece a existência do Vista e daí o boot tem de ser dado pelo cd.

Tentei fazer o boot pelo CD do Windows NT, como o Flavio sugeriu, mas talvez tenha feito algo errado pois o pc simplesmente não dá sinal de vida. Fica numa tela preta e não sai disso. Vou pesquisar mais sobre o cd de boot e volto a postar resultados. Estou meio sem tempo de experimentar esses dias e assim que fizer outra tentativa posto uma novidade.

Valeu pela ajuda, galera. E qualquer outra ideia é bem-vinda.

PS: Não tem que se desculpar, Shang. O que vale é a intenção. Quanto mais idéias, melhor. É para isso que serve o fórum, né? :)

Faz todos os testes possíveis e posta os resultados! Já levou a sua placa p/ trocar por outra?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!