Ir ao conteúdo

[Review] Acer 6920G (6920-6864) T5550/3GB/16"/9500GS/Tuba booster

W0LVER1NE_MG

Posts recomendados

Postado

tá, voltei

o meu pequeno bebezão está dando trabalho e depois de todo o problema com o clock agora tenho um novo... superaquecimento... pois é... GPU peguei fazendo graça em 81°C (TCHARAM!).

O q percebi foi o seguinte: por uns dois dias o note desligou sozinho algumas vezes e eu sem entender porque, já tava viajando aqui, "vírus?", nah. Depois passei a cuidar aquela temperatura la no righmark mesmo e percebi q andava bem alta, na duvida abri o HWM e o Everest, qual minha surpresa quando vi a GPU em 75°C e subindo?

O que diminuiu?

Puxar o note pra ponta da mesa deixando ele metade pra fora (quase caindo mesmo) liberando a entrada de ar totalmente.

Desligar o jogo.

Desligar o rightmark ou religar o controle termal, fazendo o clock cair.

Limpei a poeira com um pincel de cerdas duras q tenho aqui.

O que aumenta?

Deixar o note totalmente na mesa, fazendo com que fique mais estreira a passagem de ar.

Jogar.

Ligar o rightmark pra fixar o clock.

O que não é viável?

Adquirir uma daquelas mesas que ajudam na refrigeração, usar jato de ar comprimido pra limpar as saidas de ar.

O que tenho pensado: abrir ele e tentar uma limpeza mais minuciosa, atualizar o driver de video de novo, atualizar a bios (?), chorar, me matar.

No momento estou com o jogo aberto em segundo plano, sem o rightmark e esta marcando 68°C pelo everest. Não há poeira aparente nas ventilações.

E aqui acaba mais um capítulo da minha, não querida, novela.:mad:

• Membro VIP
Postado

O que tenho pensado: abrir ele e tentar uma limpeza mais minuciosa,

Você já havia comentado que já tinha aberto ele né? Tente ver se o dissipador esta bem encaixado e parafusado. Tente passar nova pasta térmica no GPU também ajuda.

Já procurou monitorar se não é nenhum processo consumindo esse processamento ou driver de vídeo bugado?

atualizar o driver de vídeo de novo, atualizar a bios (?)

Melhor, tente remover e instalar um outro driver de vídeo. Atualização de bios é recomendável fazer, mais não acredito que seja por isso e nem que terá uma grande melhora na parte de refrigeração.

chorar, me matar.

Chorar talvez ele tenha pena de você, se matar não adiantará muita coisa pois o problema continuará. :P

Postado

Pelo amor de Deus Bluezinhaa, jato de ar-comprimido nem pensar, use um aspirador de pó, senão todo o ar que estão nas entradas de ar podem ir para a GPU, memórias, chipset, etc. A minha GPU também chega fácil aos 81º, porém nunca aconteceu dele desligar por isto. Se constatado que o seu problema seja realmente este, acretido que o suporte com vetilação para notebooks ja o resolverá.

Tenho uma pergunta a você como sendo a única mulher que tem o 6920 aqui, você deve ser mais cuidadosa, então como você mantém a tampa do notebook limpa? Digo isso porque é um inferno mante-la limpa, a pergunta esta em aberto, peço a opinião de todos também.

OBS: Mensagem 666......:eek:!!!

Postado
Você já havia comentado que já tinha aberto ele né? Tente ver se o dissipador esta bem encaixado e parafusado. Tente passar nova pasta térmica no GPU também ajuda.

nunca abri nao, ainda preciso da chave menor pra poder abrir... mas tentarei quando conseguir uma...

Já procurou monitorar se não é nenhum processo consumindo esse processamento ou driver de vídeo bugado?

olha, nao olhei... mas eu fico com o jogo aberto direto, vou dormir com ele ligado e tudo... e é com o jogo q dá o problema

Melhor, tente remover e instalar um outro driver de vídeo. Atualização de bios é recomendável fazer, mais não acredito que seja por isso e nem que terá uma grande melhora na parte de refrigeração.

é... e a preguiça? hasuihiuoas

Chorar talvez ele tenha pena de você, se matar não adiantará muita coisa pois o problema continuará. :P

imaginei tb =\

Pelo amor de Deus Bluezinhaa, jato de ar-comprimido nem pensar, use um aspirador de pó, senão todo o ar que estão nas entradas de ar podem ir para a GPU, memórias, chipset, etc. A minha GPU também chega fácil aos 81º, porém nunca aconteceu dele desligar por isto. Se constatado que o seu problema seja realmente este, acretido que o suporte com vetilação para notebooks ja o resolverá.

pra não dizer lisa, direi falida... sim, a situação aqui está MUITO ruim.. nao vai dar pra comprar nada agora =.=

tanto que ontem só de citar q o note tava dando problema eu ouvi um sermão enorme e q obviamente 90% nao tinha nada a ver com o próprio

Tenho uma pergunta a você como sendo a única mulher que tem o 6920 aqui, você deve ser mais cuidadosa, então como você mantém a tampa do notebook limpa? Digo isso porque é um inferno mante-la limpa, a pergunta esta em aberto, peço a opinião de todos também.

ixi, nem se deixe levar por isso nao... nao sou um exemplo de mulher... pra vocês terem noção eu consegui arranhar a tampa por carreguei ele colado ao corpo enquanto usava calça jeans... e esses tempos minha tela tava estão, mas estão suja q eu nao enxergava nada na economia de energia, fora q perdi uma das borrachinhas dos pézinhos... mas eu limpei ele uma vez com isso aqui oh e recomendo, bom pra %##@#$%: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-95388409-spray-limpar-tela-notebook-lcd-plasma-philips-200ml-kit-_JM (sry nao achei o link no submarino)

OBS: Mensagem 666......:eek:!!!

Postado
tá, voltei

o meu pequeno bebezão está dando trabalho e depois de todo o problema com o clock agora tenho um novo... superaquecimento... pois é... GPU peguei fazendo graça em 81°C (TCHARAM!).

O q percebi foi o seguinte: por uns dois dias o note desligou sozinho algumas vezes e eu sem entender porque, já tava viajando aqui, "vírus?", nah. Depois passei a cuidar aquela temperatura la no righmark mesmo e percebi q andava bem alta, na duvida abri o HWM e o Everest, qual minha surpresa quando vi a GPU em 75°C e subindo?

O que diminuiu?

Puxar o note pra ponta da mesa deixando ele metade pra fora (quase caindo mesmo) liberando a entrada de ar totalmente.

Desligar o jogo.

Desligar o rightmark ou religar o controle termal, fazendo o clock cair.

Limpei a poeira com um pincel de cerdas duras q tenho aqui.

O que aumenta?

Deixar o note totalmente na mesa, fazendo com que fique mais estreira a passagem de ar.

Jogar.

Ligar o rightmark pra fixar o clock.

O que não é viável?

Adquirir uma daquelas mesas que ajudam na refrigeração, usar jato de ar comprimido pra limpar as saidas de ar.

O que tenho pensado: abrir ele e tentar uma limpeza mais minuciosa, atualizar o driver de video de novo, atualizar a bios (?), chorar, me matar.

No momento estou com o jogo aberto em segundo plano, sem o rightmark e esta marcando 68°C pelo everest. Não há poeira aparente nas ventilações.

E aqui acaba mais um capítulo da minha, não querida, novela.:mad:

Bluezinha, tu ta fazendo errado, ligar o rightmark não significa exatamente fixar o clock e sim o vcore, que é o maior responsável pela alta temperatura do processador, o vcore é o valor padrão de alimentação do mesmo, se você baixar muito, corre o risco do pc/note desligar sozinho por falta de "alimentação", se você sobe demais terá a possibilidade de poder aumentar o core (isso só é recomendado em pc e chama-se overclock, no caso você faz o pc trabalhar além do que ele oferece de fábrica). Ex: tenho um Quad Q6600 de 2.4Ghz mas jogo ele em 3.4Ghz, claro que uso um cooler gigantesco q faz a temperatura se a mesma a 2.4. Bom, voltando ao seu caso, recomendo você usar sempre o rightmark:

Vantagens (usando corretamente):

- diminui a temperatura do processador, jogando ou não (uns 20º caiu aqui)

- você ganha mais tempo de uso de bateria, uma vez que o note consumirá menos

- aumento da vida útil do processador

- fixa o vcore para que o processador não atinja temp altas e ative o sistema de segurança diminuindo automaticamente os cores (em jogos)

Desvantagem (tudo acima, só que no oposto :lol::lol:)

Resumindo, só te faço uma pergunta: A quantos graus anda sua cidade? pergunto porque aqui quando estava em torno dos 33° eu tb não podia jogar porque travava muito, mas agora que esfriou para uns 22° teve dia de jogar 6hrs seguidas, zerei o 007 Quantum Solace numa tarde e não miou em nehum momento, a chave de tudo é a temperatura ambiente, quem mora perto do inferno é quem sofre mais ^_^

Outra coisa, você pode jogar sim numa mesa (superfície mais fria), porque a saída de ar é pra cima por isso não obstrui o resfriamento, o que você não pode (já fiz isso) é deixar o jogo aberto com o note em cima da cama e ir tomar banho, você correrá o risco de incendiar sua casa

abraço para galera

Postado

Algumas correções, André (ou Andrew):

Bluezinha, tu ta fazendo errado, ligar o rightmark não significa exatamente fixar o clock e sim o vcore, que é o maior responsável pela alta temperatura do processador

Apenas ligar o RightMark a princípio não significa nada... mas através de alterações nas opções do RightMark ele serve para ambos, tanto para colocar um VCore específico (que pode ser acima ou abaixo do padrão - overvolting e undervolting, respectivamente) como também para fixar um clock específico, através das opções que desabilitam a desaceleração termal e o gerenciamento dos multiplicadores.

E as temperaturas são influenciadas também por ambos, pelo clock e pelo VCore.

Portanto, ela não está fazendo errado... ela está querendo manter a temperatura baixa diminuindo o VCore para evitar que seja acionada a desaceleração termal; como isso ainda não foi suficiente, ela recorreu também a tentativas de fixar o clock no máximo (deixando habilitado apenas o maior multiplicador) e também desabilitar o controle termal, para manter o desempenho do note estável evitando de todas as formas que aconteça lag agressivo em jogos onde isso não deveria ocorrer.

A questão é encontrar o ponto de equilíbrio entre esses dois (VCore x clock), para isso é necessário testar de forma sistemática a fim de encontrar os limites mínimo e máximo em que o note se torna instável e então determinar uma melhor configuração dentro desses parâmetros.

...o vcore é o valor padrão de alimentação do mesmo

VCore = tensão de alimentação do núcleo do processador

Essa tensão pode ou não ser a tensão padrão, uma vez que é configurável (inclusive nesse modelo de note ela vem acima do valor padrão que consta no site da Intel)

...se você sobe demais terá a possibilidade de poder aumentar o core

Aumentar o core não, aumentar o CLOCK. E isso caso a refrigeração seja suficientemente boa - o que não é o caso.

- fixa o vcore para que o processador não atinja temp altas e ative o sistema de segurança diminuindo automaticamente os cores (em jogos)

Não diria que fixa o VCore, e sim que LIMITA ele... exceto para os casos onde se fixa o clock (desabilitando os demais multiplicadores).

Outra coisa, você pode jogar sim numa mesa (superfície mais fria), porque a saída de ar é pra cima por isso não obstrui o resfriamento

A saída de ar é pra cima e para trás, mas a ENTRADA de ar é na parte inferior.

Quanto mais limitar (ou obstruír) essa entrada de ar, certamente vai deixar mais deficiente a refrigeração.

Em condições normais de refrigeração, deveria ser o suficientemanter o note em cima de uma superfície rígida e plana (tal e qual uma mesa), mas como a situação dela está crítica, mesmo nessas condições ela vem enfrentando problemas - a prova disso é que ela deixou a entrada de ar (onde inclusive fica posicionada a ventoinha) pro lado de fora da mesa com isso o ar pôde entrar diretamente por ali em grande volume, melhorando o suficiente para que deixasse de ocorrer o thermal throttling (desaceleração automática devido a superaquecimento).

-----------------------------

Enfim... devido ao agravamento do problema no note dela, é praticamente certo que houve algo que reduziu a capacidade de refrigeração do processador.

Podem ser diversas coisas, por exemplo: dissipadores levemente soltos e desencaixados no interior, ou ressecamento da pasta térmica ou do elastopolímero que faz a interface de contato entre o core e o dissipador, ou algum tipo de obstrução na entrada ou saída de ar (geralmente ocasionada por sujeira), ou então vazamento do gás de arrefecimento que fica dentro dos dutos de cobre do dissipador, entre outros...

Para ter uma resposta definitiva, seria necessário desmontar e verificar cada um desses ítens, o que não é uma tarefa simples, vai requerer que a pessoa no mínimo saiba a localizar e identificar esses componentes citados para que possa então fazer um exame minucioso em busca de problemas.

O que ela tem feito até o momento é tentar remediar esse problema através de alterações feitas via RightMark (undervolting, multiplicador fixo/único, desativando controles termais), mas o ideal mesmo seria tentar diagnosticar qual é a real causa do superaquecimento e então saná-lo de vez - o que para ela é complicado porque ela não pode ficar sem o note por muito tempo.

Valeu

Postado

adquiri o meu hoje, anoite brinco e dou meu parecer aqui...

NB ACER 6920-6071 C2D-1.83/3/320/BR/16/CAM/NOVO

ACER-6920-6071 LXAPQU 090

PROCESSADOR INTEL CORE 2DUO- T5550 (1.83GHZ 667 2MB L2 CACHE)

MEMORIA DDR2 3GB (1X2GB + 1X1GB) 800MHZ

HD 320 SATA 5400RPM

VGA NVIDIA GEFORCE 9500M 512 DEDICADA 1279MB

DVDRW -LEITOR BLU RAY

TELA: 16.9 CINE CRYSTAL LCD

CAMERA: 1.3 MEGA PIXEL FONE/MICROFONE

WIRELESS: 802.11A/B/G DRAFT-N

BLUETHOOTH 2,0+EDR

SAIDAS:

1-HDMI

4-USB

1-FONE/MICROFONE

1-MONITOR EXTERNO

1-FAX 56K

1-REDE 10/100/1000 MBPS

1-EXPRES CARD

1-LEITOR DE MEMORIA

CINEDASH MEDIA CONSOLE (PAINEL DE COMANDOS PARA MEDIA)

CARCACA PRETA COM TAMPA AZUL,MESA CINZA TECLADO PRETO EM inglês

BATERIA:AS07B32- 14.8V-4800MAH

FONTE:HP-OLO93B13P-100-240V-1.5A-50-60HZ--19V-4.7A 90W

WINDOWS VISTA HOME PREMIUN SP1

VALOR. R$2.980,00

-------------------------------

primeira impressão com o bichinho na mão ( no colo ) ANIMALLLLLL!!! comparo ele ao Punto Jtec ( proximo sonho de consumo hauahuah).

vou brincar e volto mais tarde...

Postado
adquiri o meu hoje, anoite brinco e dou meu parecer aqui...

NB ACER 6920-6071 C2D-1.83/3/320/BR/16/CAM/NOVO

-------------------------------

primeira impressão com o bichinho na mão ( no colo ) ANIMALLLLLL!!! comparo ele ao Punto Jtec ( proximo sonho de consumo hauahuah).

vou brincar e volto mais tarde...

Bela aquisição!

Comprou em que loja?

Ja o meu eu comparo com um Mustang GT500 69' Eleanor.....não há igual!

Postado
Algumas correções, André (ou Andrew):

Apenas ligar o RightMark a princípio não significa nada... mas através de alterações nas opções do RightMark ele serve para ambos, tanto para colocar um VCore específico (que pode ser acima ou abaixo do padrão - overvolting e undervolting, respectivamente) como também para fixar um clock específico, através das opções que desabilitam a desaceleração termal e o gerenciamento dos multiplicadores.

E as temperaturas são influenciadas também por ambos, pelo clock e pelo VCore.

Portanto, ela não está fazendo errado... ela está querendo manter a temperatura baixa diminuindo o VCore para evitar que seja acionada a desaceleração termal; como isso ainda não foi suficiente, ela recorreu também a tentativas de fixar o clock no máximo (deixando habilitado apenas o maior multiplicador) e também desabilitar o controle termal, para manter o desempenho do note estável evitando de todas as formas que aconteça lag agressivo em jogos onde isso não deveria ocorrer.

A questão é encontrar o ponto de equilíbrio entre esses dois (VCore x clock), para isso é necessário testar de forma sistemática a fim de encontrar os limites mínimo e máximo em que o note se torna instável e então determinar uma melhor configuração dentro desses parâmetros.

VCore = tensão de alimentação do núcleo do processador

Essa tensão pode ou não ser a tensão padrão, uma vez que é configurável (inclusive nesse modelo de note ela vem acima do valor padrão que consta no site da Intel)

Aumentar o core não, aumentar o CLOCK. E isso caso a refrigeração seja suficientemente boa - o que não é o caso.

Não diria que fixa o VCore, e sim que LIMITA ele... exceto para os casos onde se fixa o clock (desabilitando os demais multiplicadores).

A saída de ar é pra cima e para trás, mas a ENTRADA de ar é na parte inferior.

Quanto mais limitar (ou obstruír) essa entrada de ar, certamente vai deixar mais deficiente a refrigeração.

Em condições normais de refrigeração, deveria ser o suficientemanter o note em cima de uma superfície rígida e plana (tal e qual uma mesa), mas como a situação dela está crítica, mesmo nessas condições ela vem enfrentando problemas - a prova disso é que ela deixou a entrada de ar (onde inclusive fica posicionada a ventoinha) pro lado de fora da mesa com isso o ar pôde entrar diretamente por ali em grande volume, melhorando o suficiente para que deixasse de ocorrer o thermal throttling (desaceleração automática devido a superaquecimento).

-----------------------------

Enfim... devido ao agravamento do problema no note dela, é praticamente certo que houve algo que reduziu a capacidade de refrigeração do processador.

Podem ser diversas coisas, por exemplo: dissipadores levemente soltos e desencaixados no interior, ou ressecamento da pasta térmica ou do elastopolímero que faz a interface de contato entre o core e o dissipador, ou algum tipo de obstrução na entrada ou saída de ar (geralmente ocasionada por sujeira), ou então vazamento do gás de arrefecimento que fica dentro dos dutos de cobre do dissipador, entre outros...

Para ter uma resposta definitiva, seria necessário desmontar e verificar cada um desses ítens, o que não é uma tarefa simples, vai requerer que a pessoa no mínimo saiba a localizar e identificar esses componentes citados para que possa então fazer um exame minucioso em busca de problemas.

O que ela tem feito até o momento é tentar remediar esse problema através de alterações feitas via RightMark (undervolting, multiplicador fixo/único, desativando controles termais), mas o ideal mesmo seria tentar diagnosticar qual é a real causa do superaquecimento e então saná-lo de vez - o que para ela é complicado porque ela não pode ficar sem o note por muito tempo.

Valeu

opa Wolv, meu nome é Andrew mesmo, valeu pelas correções, a maioria delas foram palavras que troquei devido a correria, com exceção da parte em que falei do aquecimento do note na mesa, certamente esqueci completamente da entrada de ar e me preocupei somente com a saída dele :lol:

Postado

comprei o adaptador bluetooth do mercado livre, só 6,90 funciona direitinho, é plug in play, após instalado ele "some" no usb, de tão pequeno, recomendo mesmo pra todos que transferem arquivos do celular para o note.

Postado
comprei o adaptador bluetooth do mercado livre, só 6,90 funciona direitinho, é plug in play, após instalado ele "some" no usb, de tão pequeno, recomendo mesmo pra todos que transferem arquivos do celular para o note.

Você não testou configurar o seu celular como controle remoto? Qual a taxa de transferência que ele esta atingindo?

Postado
Você não testou configurar o seu celular como controle remoto? Qual a taxa de transferência que ele esta atingindo?

com o software BlueSoleil ele já funciona automaticamente como controle remoto, posso controlar seta do mouse e algumas teclas básicas tipo Enter, Alt Tab e todas funcionalidades de um player (Windows Media Player)

a taxa de transferência é de 60kbps por seg.

Postado
R$ 2.550,00!!!

oloco fiii,config top heim.

essa loja é confiavel mesmo?

http://www.calafateinformatica.com.br

foi a unica loja brasileira que eu Achei,alguém tem mais alguma indicação?

Eu comprei o meu lá e tenho um bom relacionamento com o pessoal da loja.

Pessoal, aproveitado, alguém sabe como faço a calibração da bateria dele???

Obrigado!

Postado
Eu comprei o meu lá e tenho um bom relacionamento com o pessoal da loja.

Pessoal, aproveitado, alguém sabe como faço a calibração da bateria dele???

Obrigado!

Eu ja usei o Battery Doubler, mais depois eu percebi que se você utilizar ele na bateria até ela chegar no ponto crítico, cerca de 5% e depois você recarrega-la ela calibra automaticamente.

Postado

gente, to desesperada... 78 graus só com msn, firefox e skype ligados... e SUBINDO... mesmo com a entrada de ar totalmente liberada....

hora de começar a chorar

ah e to em ambiente externo, fazendo 24 graus pra menos aqui...

processador em 80

Postado
gente, to desesperada... 78 graus só com msn, firefox e skype ligados... e SUBINDO... mesmo com a entrada de ar totalmente liberada....

hora de começar a chorar

ah e to em ambiente externo, fazendo 24 graus pra menos aqui...

processador em 80

Qual a carga de processamento neste momento? No meu notebook esta acontecendo agora o famoso problema do Windows indicando que esta chegando a hora de formata-lo, pois esta exigindo muito do processador mantendo-o entre 60 e 100% de processamento quase que o tempo todo.

Postado
Qual a carga de processamento neste momento? No meu notebook esta acontecendo agora o famoso problema do Windows indicando que esta chegando a hora de formata-lo, pois esta exigindo muito do processador mantendo-o entre 60 e 100% de processamento quase que o tempo todo.

E ae pessoal beleza, referente ao problema de 60 a 100% de uso da CPU, dão uma procurada por "svchost" aqui mesmo no fórum que tem algumas opções pra solucionar o problema, pode ser desde vírus com esse nome até mesmo algum detalhe no próprio windows a solucionar.

No meu caso era vírus que executava sobrecarregando o windows, não fazia nada mais só sobrecarregava em 100%.

vllwwww

Postado
E ae pessoal beleza, referente ao problema de 60 a 100% de uso da CPU, dão uma procurada por "svchost" aqui mesmo no fórum que tem algumas opções pra solucionar o problema, pode ser desde vírus com esse nome até mesmo algum detalhe no próprio windows a solucionar.

No meu caso era vírus que executava sobrecarregando o windows, não fazia nada mais só sobrecarregava em 100%.

vllwwww

Pelo que eu sei, o svchost é um serviço essencial para o funcionamento do Windows, ja que ele agrega outros serviços dentro de si, assim como pode agregar algum "vírus", porém o svchost em si não é um vírus.

• Membro VIP
Postado

O svchost são arquivos essenciais do windows, o que acontece é que uma infeção infiltra e se hospeda dentro deste serviços, pois ele tem uma grande permissão durante o processamento e geralmente por ser um arquivo do sistema não verificado antes de entrar no processador.

Postado

alguem me pode ajudar? tenho um notebook acer aspire 6920G q comprei na holanda e como estava td em holandes eu resolvi formatar pra meter o vista premium conforme ele veio mas em pt ! eu como tinha reparado no site da acer com os drivers e bios todos do notebook eu formatei sem medo!!! agora os jogos param muito ! ja tentei varios drivers da NVIDIA e nao faz efeito! sera q foi da actualizacao da bios? sabia nem mexia na bios!! tenho um pressentimento q sera da mudanca da bios!!! precisava do cd recuperacao tb !!! alguem me pode ajudar? agradecia meu mail e este [email protected]

Postado

alguém me ajuda:

coloquei o dvd do the sims 3 para instalar no meu acer 6920g (antes meu irmão instalou ele no pc de boa) e o dvd não abria. eu tentei escutar o dvd girando e me pareceu que o driver tava dando vários retries. então eu tirei o dvd e testei outro para ver se o problema era no meu driver. dessa vez testei um dvd-r e abriu tranquilamente. testei um cd-r e também abriu. aí imaginei que pudesse ser alguém problema com dvd9 e peguei um filme, que não abriu. ficou dando vários retries, igual a the sims 3. tentei achar um driver no site da acer, mas não achei nada. alguém sabe como posso resolver isso? valeu ;D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...