Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aprendendo Pascal


Caiçara

Posts recomendados

Amigos, sou novo neste forum e gostaria da ajuda de vocês.

Estou interessado em aprender a programar em Pascal. Baixei o Borland Pascal V7.0; Baixei, também, algumas apostilhas de Pascal(Turbo Pascal, Pascal, etc.), mas estou com algumas dúvidas sobre como aplicar os assuntos das lições no desenvolvimento de aplicativos no Borland Pascal.

As dúvidas são as seguintes:

1ª. Qualquer apostilha de Pascal pode ser usada com o Borland Pascal?

2ª. Caso só seja possível usar o Borland Pascal com apostilhas feitas em uma linguagem Pascal específica para ele, onde posso baixar esse tipo de apostilha?

3ª. Onde posso achar apostilhas que tenham exercícios mostrando como fazer arquivos tipo "EXE" em Pascal para Windows?

4ª. Não há apostilhas para Pascal que mostrem, por exemplo, como fazer pequenos programas, como uma simples calcuradora? No Visual Basic isso existe, mas em Pascal...até agora, só ví pequenos programas que fazem pequenos cálculos, e acho que a forma como eles estão escritos, nas apostilhas que lí recentemente, eles só devem fundionar em Dos.

5ª. Se for possível fazer programas como o que citei no ítem 4, Quando ele estiver pronto, pode-se associar a ele algum ícone e, quando ele for chamado através do ícone, aparecer para os usuários com uma interface típica de aplicativos para Windows, com o usuário interagindo com o programa através de um ambiente gráfico?

Agradeço antecipadamente a ajuda de todos.

Sem mais: Caiçara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiramente seja muito bem vindo ao forum e ao "mundo da programação" (eca, que nerd :x)

Desejo-lhe desde já muita boa sorte em seus estudos..

Respondendo da melhor forma que pude:

As dúvidas são as seguintes:

1ª. Qualquer apostilha de Pascal pode ser usada com o Borland Pascal?

O Borland Pascal é um compilador de pascal, logo, ele só funciona a base da linguagem Pascal, assim como o Turbo pascal, só aceitam a linguagem pascal. Ou seja, ele só "le e trabalha" com a linguagem, que no caso é a pascal, e que você aprende em apostilas.. (resumindo: sim)

2ª. Caso só seja possível usar o Borland Pascal com apostilhas feitas em uma linguagem Pascal específica para ele, onde posso baixar esse tipo de apostilha?

Como ja disse no item um, para usar o Borland Pascal você precisa saber a linguagem Pascal (e consequentemente baixar qualquer apostila que ensine-a

3ª. Onde posso achar apostilhas que tenham exercícios mostrando como fazer arquivos tipo "EXE" em Pascal para Windows?

Após compilar todo o código o programa compilador que você utiliza com certeza tem uma opção de criar/gerar esse arquivo executavel (.exe), e dependendo do compilador vai ser só pra windows ou só pra linux ou etc

4ª. Não há apostilhas para Pascal que mostrem, por exemplo, como fazer pequenos programas, como uma simples calcuradora? No Visual Basic isso existe, mas em Pascal...até agora, só ví pequenos programas que fazem pequenos cálculos, e acho que a forma como eles estão escritos, nas apostilhas que lí recentemente, eles só devem fundionar em Dos.

Com certeza, uma boa apostila deve mostrar exemplos de programas.. mas você deve levar em consideração que chega uma hora que você mesmo precisa tentar fazer o programa.. A apostila te ensina como usar cada ferramenta, e você as usa!

5ª. Se for possível fazer programas como o que citei no ítem 4, Quando ele estiver pronto, pode-se associar a ele algum ícone e, quando ele for chamado através do ícone, aparecer para os usuários com uma interface típica de aplicativos para Windows, com o usuário interagindo com o programa através de um ambiente gráfico?

Sim, é possivel alterar o icone. Essa interface grafica (GUI) que você fala pode sim ser criada através de programação pela linguagem pascal, é só saber fazer.. (provavelmente o compilador ja vem com uma opção de se criar isso, nao sei bem como funciona pois nunca usei um compilador pascal puro)

Em ultimo caso, se eu puder te indicar (por diversos motivos):

Procure aprender delphi (Borland Delphi), pois utiliza a "linguagem" Object pascal (o pascal com orientação a objetos).. você aprenderá o pascal do mesmo jeito (com algumas poucas diferenças mas de funções/procedimentos) e a GUI já vem "pronta", bem mais fácil pra se aprender!

Mas fica a seu critério!

Abraços qualquer coisa volte a postar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Mog.lucas,

Muito obrigado mesmo pelos esclarecimentos a respeito de minhas dúvidas.

Em primeiro lugar: quero lhe dizer que, de início, vou tentar aprender o Pascal utilizando o Borland Pascal. Não porque eu seja teimoso, ou porque estou desconsiderando sua sugestão de aprender através do "Borlandd Delph", mas porque sei que a maneira mais segura de aprender algo é insistindo em compreendeer como a coisa que queremos aprender funciona desde o aspecto mais simples até as formas mais avançadas. Por isso vou empreender esse esforço em aprendê-lo no Borland Pascal. Mesmo sendo a forma mais difìcil. Contudo, quando eu estiver entendendo melhor a linguagem Pascal, Irei acatar sua sugestão e migrarei para o "Borland Delph".

Mais uma vez agradeço seus esclarecimentos.

Sem mais: Caiçara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, boa sorte então!

Mas que fique claro que você não precisa migrar pro delphi, foi só uma sugestão.. afinal o delphi ja vem com a GUI pronta "de fabrica" :P

Quanto seus estudos, procure (se tiver orkut la as vezes também é legal!) todas as apostilas que conseguir, quando terminar passe a fazer seus proprios programas (Quanto mais programas você fizer, mais saberá, independentemente de que programa seja)

Foi um prazer ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei cara, um compilador de pascal pra você começar do básico é o pascalzim, mas ele é bom mesmo só pra você aprender, a partir de um certo ponto, como ponteiros e pilhas ele deixa a desejar, aí voce tem que usar outro compilador como o próprio turbo pascal ou então o free pascal...

boa sorte!

outra coisa também... além de apostilas de pascal, procure também por apostilas de lógica de programação... isso vai ajudar muito mesmo!

§=)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...