Ir ao conteúdo

Msi k7n2delta-l

CtF

Posts recomendados

Postado

Minha placa é um k7N2 Delta e uso duas memórias de 256 MB da marca Elixir que funcionam numa boa em dual.

É verdade que no começou a placa-mãe só apitava, mas depois consegui descobrir a configuração com a ajuda do pessoal daqui.

Ou é sorte ou existe algum ajuste no setup que você ainda não tentou CtF.

A MSI acabou de lançar mais atualização de BIOS para a k7N2 Delta series, a 7.6 p/ ILSR e 5.6 p/ Delta.

A propósito, Parabéns pelo bêbe Øbnitor !!!</font>

Postado

cara eu atualizei a bios e num adiantou nada ....

nun rodo o dual ....

a temp nun baixo muito

e instalei o xp para ver se o som rodava e nada ....

:chorao:  :chorao:  :chorao:  :chorao:

Eu éra fã da MSI.... Éra>>>>>

:dia:

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Øbnitor@12 Nov. 2003,14:04

Quanto aos problemas de som eu sei resolver.

você precisa instalar o driver da Realtek, o da nforce não permite mesmo configurar acima de 2 caixas de som.

Baixe em:

http://www.realtek.com.tw/downloa....re=True

e instale q vai aparecer um programinha batuta pra configurar e testar todo o som.

Obnitor, valeu por esse link cara, eu também estava achando demais essa placa relativamente atual ter som sem suporte a DirectSound, pois se vocês repararem bem, os drivers da nVidia não dão esse suporte.

Áh, e parabéns pelo seu filho, bebê novinho dá trabalho mas traz felicidade (e preocupação) também.

Postado

CtF,

Desculpe, mas eu me esqueci de copiar a configuração do setup, vai ter de esperar eu voltar para casa.

Se não me engano, primeiro você tem de colocar um pente só de memórias ou os dois no mesmo banco, caso contrário a máquina nem inicializa.

Depois, entre no setup e configure as opções de memória, FSB, e etc em "HIGH PERFORMANCE" (onde for possível) e "AUTO", o FSB deve ficar em 133 ou 166.

Depois que você salvar esta configuração pode colocar os dois pentes para dual e logo no início do boot, vai aparecer no monitor a mensagem informando que as memórias estão em dual.

Não desanime pois a placa é muito boa, já tem mais de 3 meses de uso intensivo e está 100%.

Ainda não afinei a configuração de latencias de memória, multiplicador, etc., mas, com a ajuda do pessoal aqui, já consegui um OC de 3200 com total estabilidade e nem cheguei a perceber diferença na temperatura do processador.

Tem um assunto aqui no fórum onde postei esta configuração. Vou procurar e repasso para você.

Caso contrário, logo que chegar em casa eu verifico e lhe informo.

Take it easy!!

Postado

Ok CsmMinelli estou esperando... assim que puder poste a configuração aqui ou me mande uma mensagem...

Obrigado

Henry Luiz

Postado

Senhores.....

Resolvi os problemas do som ( obrigado sombra/orbitron ) estava baixando o driver errado hehehehe :(

Resolvi também o problema do dual channel da memória ( obrigado cmsminelli ) nesta placa para rodar o dual channel você deve configurar todas as opções possíveis para HIgh Performance e depois trocar a posição dos módulos para slots  1x3 ou 2x3...

Obrigado a todos que postaram neste tópico ajudaram bastante com toda certeza...

CTF

Postado

Acabei de chegar e descobri que você resolveu o problema.

Excelente, agora é só usufruir!!!

Isto prova que esta memória não é "tão" ruim assim e, mais uma vez, que a placa é exigente com relação a configuração dual channel.

A minha configuração atual (sem OC) do ADVANCED CHIPSET FEATURES é a seguinte:

System performance           manual

CPU FSB CLOCK                  166

CPU INTERFACE                 high performance

FSB/DRAM RATIO               auto

CURRENT DRAM CLOCK        auto

MEMORY TIMINGS              high performance

T-RAS                              7  

T-RCD                              3

T-RP                                3  

CAS LATENCY                    3.0

Atente apenas para uma outra mensagem que postei como alerta para possiveis problemas com tentativas de OC com a k7N2:

"A K7N2 Delta ILSR possui dois jumpers para "ressetar" o FSB para 100 MHz.

A placa possui um desempenho muito bom e, como já foi reportado, algumas limitações também.

Existe uma RECOMENDAÇÃO IMPORTANTE que deve ser bem esclarecida.

1 - Caso algum usuário esteja tentando um OC alterando FSB e outros parâmetros podem ocorrer três situações:

A - A MAQUINA FUNCIONA COM ESTABILIDADE. ÓTIMO E BOA SORTE NAS PRÓXIMAS TENTATIVAS!!

B - A MAQUINA NÃO REINICIALIZA E NEM DÁ SINAL DE VIDA (dá um gelo legal!!).

1 - Neste caso é preciso desligar e fazer o reset pelos tais jumpers (10 e 11) entrar no Setup e passar para 133 ou 100 MHz o FSB e reinicializar.

2 - Existe a alternativa do CLEAR CMOS, mas neste caso não é necessário, só altere os jumpers 10 e 11.

3 - Se tudo voltar a funcionar sem instabilidade, desligue e volte os jumpers 10 e 11 para o default.

4 - Pode-se voltar aos testes e tentativas de OC.

C - A MAQUINA REINICIALIZA MAS APRESENTA SINAIS DE INSTABILIDADE. ATENÇÃO!!!!

1 - CASO A MAQUINA REINICILIZE APÓS A TENTATIVA DE OC E APARENTAR SINAIS DE INSTABILIDADE, TIPO MENSAGENS DE ERRO, TRAVAMENTO OU IMAGENS ESTRANHAS DE VÍDEO, NÃO TENTE ENTRAR NO SETUP DE JEITO NENHUM!!!!!

2 - DESLIGUE PELO BOTÃO ON/OFF OU PUXE O CABO DE FORÇA.

3 - COLOQUE OS JUMPERS 10 E 11 PARA FSB 100 E SIGA OS MESMOS PASSOS, NO CASO ACIMA MENCIONADO, QUANDO NÃO REINICIALIZA.

4 - A TENTATIVA DE VOLTAR O FSB PARA 100 MHz PELO SETUP COM A MAQUINA INSTÁVEL PODE DAR CERTO, MAS O MAIS PROVÁVEL É CORROMPER A BIOS.

5 - NESTE CASO A MAQUINA NÃO REINICILIZA MAIS, NÃO DÁ SINAL DE VIDA E SÓ REGRAVANDO A BIOS (NÃO PRECISA TROCAR O CHIP DA BIOS).

6 - É BOM TER UM DISQUETE COM A ULTIMA VERSÃO DA BIOS. QUEM FOR GRAVAR TALVEZ NÃO TENHA E PRECISE DESTES ARQUIVOS."

Abraço e boa sorte Henry!!

Postado
Postado Originalmente por CmsMinelli@14 Nov. 2003,18:29

Qual a função de "System Performance", "CPU Interface"?

Eles aumentam o desempenho mesmo ou só liberam mais opções, como FSB de 1 em 1 MHz em vez de somente 133 MHz, 166 MHz e 200 MHz?

Deixar tudo em "optimal" ou "auto" é o correto?

:hmmm:

Postado
Postado Originalmente por Eduardo Junior+14 Nov. 2003,19:47-->
CmsMinelli@14 Nov. 2003,18:29

Qual a função de "System Performance", "CPU Interface"?

Eles aumentam o desempenho mesmo ou só liberam mais opções, como FSB de 1 em 1 MHz em vez de somente 133 MHz, 166 MHz e 200 MHz?

Deixar tudo em "optimal" ou "auto" é o correto?

:hmmm:

Eduardo a opção high performance apenas deixa uma pré configuração de fábrica habilitada para que o pc rode de maneira vamos dizer um pouco mais "agressiva" ....

Para abrir outros comando como o fsb de um em um deixe apenas em manual ( MSI k7n2)....

A opção Optimal deixa o seu sistema "otimizado" sem correr riscos e a opção auto detecta automaticamente as características dos seus componentes ok....

Abraço

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por CtF@14 Nov. 2003,22:56

A opção Optimal deixa o seu sistema "otimizado" sem correr riscos e a opção auto detecta automaticamente as características dos seus componentes ok....

É... Mas é uma opção considerada de "risco" caso você tenha deixado também o sistema agressivo manualmente...

O Marcelo Souza ferrou o CMOS dele quando otimizou manualmente as memórias em baixas latências e o sistema em "high performance"...

Resultado: Teve que mandar gravar uma bios nova pra K7N2 Delta-L dele...  :(

Postado

Rosted, se não me engano o problema não foi devido a configuração do HIGH PERFORMANCE.

No caso do Marcelo, ele estava tentando OC e teve instabilidade, o erro foi tentar "ressetar" o FSB pelo setup (deveria faze-lo pelos jumpers da placa-mãe).

Neste caso se a instabilidade acontece no momento em que você está configurando o setup a bios fica corrompida e só mesmo a regravação.

Estou com a maquina direto rodando com esta configuração e nenhum sinal de problemas.

Abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!