Ir ao conteúdo

Fonte de Tensao variavel

hOgao

Posts recomendados

Postado

Fala galera... To precisando de uma ajuda. Precisava monta uma fonte de tensão variavel 0-12v com 1A usando um OPAMP qualquer... Se alguem tiver um layout bem basicao e puder me passar agradeço...

Tenho um montando por um amigo, mas nao funcionou no proteus... se alguém qser da uma olhada nele entre em contato cmg q passo...

valeu, agradeço desde de ja!

Postado

To fazendo uma no CEFET só que com 5 amperes e até 40 V mas com 12 V e 1 A é moleza...se quiser um esquema, você quer para usar na bancada ? com proteções contra curto e etc ? também uso o proteus...

Postado

é necessariamente... projeto da aula de OPAMP.Sambaquy é isso mesmo usa na bancada e tal.... se você qse o layout q eu tenho ja montado no proteus pra você da uma olhada do porque nao funciona... todos q eu consultei disseram q funcionaria mas...

valeu

• Membro VIP
Postado
é necessariamente... projeto da aula de OPAMP.Sambaquy é isso mesmo usa na bancada e tal.... se você qse o layout q eu tenho ja montado no proteus pra você da uma olhada do porque nao funciona... todos q eu consultei disseram q funcionaria mas...

valeu

Vamos evitar abreviar quase todas as palavras... fica difícil de entender principalmente os iniciantes.

Postado

OPAMP = amplificador operacional....

estou usando o 741... se houver um outro q tenha melhor resultado, favor me digam

valeu!!

• 2 semanas depois...
Postado

Bom... demorei mas ta ae.... sem tempo ta difícil... valeu

Ta entrando 15V e era pra sair 0-12V e 1A, o zener é de 12V, os capacitores eletroliticos de 35V

a3jy0.th.jpg

• Coordenador
Postado

Este circuito esta montado apenas no simulador?...você já fez o teste prático?, funcionou?...Dê-nos mais detalhes de sua "pruesa"!!!... ,Grato!!!...

• Membro VIP
Postado
Bom... demorei mas ta ae.... sem tempo ta difícil... valeu

Ta entrando 15V e era pra sair 0-12V e 1A, o zener é de 12V, os capacitores eletroliticos de 35V

a3jy0.th.jpg

Coloque um zener de 3,3 Volts (1N 4728)

Coloque um potenciômetro de 2k

Ai vai ajustar de 4,8 Volts até 13,2 Volts

Não sei se essa sua fonte de entrada está correta. Estou vendo que após retificada a leitura é de 145 Volts... Mude a tensão de entrada para 11 volts..

Quanto o CI, prefiro o LM324 ao 741..

Ai deverá funcionar..

Abraço..

Postado

Eu apenas simulei o circuito, estava vendo se funciona pra comprar os componentes e monta-lo...

Coloquei o zaner de 3,3 V... O potenciometro de 2K e troquei o 741 pelo LM324, agora consigo de 4,9 a 12,8V e 1mA

Precisava zerar a tensão e chegar a 1A... valeu pela ajuda ae

• Membro VIP
Postado

Se necessitares de fonte com ajuste a partir de zero volts, você tem que criar uma tensão negativa, de 3,3 volts, para colocar ai o anodo do zener de referência. Desse modo vais conseguir variar desde zero volts.. Terás que alterar também o divisor resistivo de saída.. Para conseguir drenar corrente, vais ter que colocar ai uma carga de 12 ohms, com uma tensão de 12 volts, terás 1 Ampere..

Esquenta a cuca um pouco ai meu. Eu aqui sem simulador te dei a barbada, só no cálculo, errei as tensões de ajuste por pouco... e tu ai com o simulador não sai do chão.. Pensa um pouco ai... Nem no método a tentativa e erro não vai??

Abraço...

• 7 meses depois...
Postado

Eae Faller,beleza?

Cara...estou precisando de sua ajuda

hehehe

preciso de um layout de uma fonte variável 15W/1A...

mas tinha q ser no proteus,sabe alguém q possa me ajudar?

valeu ae fera!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!