Ir ao conteúdo

Fan 120mm Noctua.

†Mindú†

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, tudo bom?

Seguinte, eu estava pensando em mudar os fans que estão instalados no meu Cooler Master GeminII. No momento eu tenho 2 fans da Cooler Master de 120mm de 90CFM os famosos tão citados aqui no fórum.

A questão é, passeando por ai achei uns coolers da Noctua que me interessaram já pelo desenho deles.

Ai eu fui olhar as especificações dele em fluxo de ar e ruído e estava escrito assim:

Fluxo de ar:

o Normal: 92,3m³/h

o Com L.N.A: 78,5m³/h

o Com U.L.N.A: 63,4m³/h

Ruído:

o Normal: 19.8dB(A)

o Com L.N.A: 16.9dB(A)

o Com U.L.N.A: 12.6dB(A)

Ou seja, mesmo que eu deixe ele na "potência máxima" ele vai rodar tão silencioso quanto os da Cooler Master. A minha dúvida é sobre a medida de fluxo dele, o da Cooler Master é medido em CFM, e esse é em m³/h. (metros cúbicos por hora).

Qual é o melhor então? Os 90 CFM do Cooler Master ou os 92,3m³/h do Noctua.

Já explicando que eu sei que o custo benefício pode não ser tão grande devido ao alto custo do fan da Noctua, mais se tratando de cooler de processador estou até disposto a ter esse gasto.

Grato pela atenção de todos.

Abrasssssssss.

Postado

Uma ventoinha ligada pode ter qualquer desenho nas sua hélices que serão iguais em funcionamento, "uma bandeja redonda" hehehe

@topic

Qual o modelo do fan da noctua?

• Membro VIP
Postado

Discordo totalmente Rafaa.

O desenhos das pás são extremamente importantes, tanto pelo fluxo de ar quanto pelo ruído produzido, daí que temos que fans de 120mm a mesma rotação podem ter fluxos diferentes e ruídos diferentes.

• Membro VIP
Postado

Rafaa1 isso não se aplica ao caso da Noctua (se é a que estou pensando). Ela tem pequenas fissuras nas helices que atenuam o ruido produzido por elas. O esquema é bem parecido com o utilizado pelas corujas ;). Quando eu tiver um tempo eu completo o tópico destacado sobre os Coolers com essas informações sobre desenhos de helices e etc.

Postado

Opa, sobre o modelo do fan é o esse:

Cooler 120mm Noctua NF-P12-1300

Então o CFM dele é BEM menor que os da Cooler Master, e olha que ele é quase 3 vezes mais caro hein hehehehe.

Valeu pela ajuda galera, só não vou pedir que fechem o tópico ainda porque eu quero saber como funciona esse esquema das pás do fan que o Pedro Borges citou ai em cima.

Bom grato pela ajuda de todos desde já e aguardando pra entender como funciona essa parte então.

• Membro VIP
Postado

Eu ainda iria de Noctua, a durabilidade e a qualidade do material não são nem questionaveis. E voltando a lembrar que levar em conta a capacidade de deslocamento é um erro grave e que esse Master Cooler não aparenta ter todo esse fluxo, tem um ótimo fluxo, mas 90 CFM é exagero.

• Membro VIP
Postado

†Mindú† no momento estou sem muito tempo para explicar, já que precisa de umas imagens e de umas explicações físicas ;). Mas assim que tiver algum tempo posto isso lá no tópico destacado (Guia sobre Coolers).

P.S: Também iria de Noctua, sem duvidas, mesmo sendo mais caro e, teoricamente, menos potente.

Postado

Então fechou, por favor Pedro Borges ja q é modera pode fechar o tópico huahuhaa. Eu ja tive as dúvidas esclarecidas. Sem dúvida nenhuma vou de Noctua, pode parecer mais caro e "menos potente". Porém ele deve ser bom sim. De qualquer jeito ja tenho os dois CoolerMaster de 90CFM aqui do cooler do processador huauhaha. Se for ruim eu volto os meninos antigos e rezo bastante pra alguem me ajudar a bancar o prejuízo comprando os Noctuas de mim hauhauhauhauhuahuha.

Abrassssssssss a toda a galera ai que ajudou e brigadão pelos esclarecimentos.

Postado

eu uso esses dois fan(cooler master e noctua, mesmo modelo) no meu gabinete, e a diferença de fluxo é pequena a favor do cooler master, mas o noctua é bem mais silencioso

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!