Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
FlyByNight

Q9300 50º em Idle, normal??

Recommended Posts

Boa noite a todos!

Recentemente adquiri duas placas-mãe gigabyte GA-EX38-DS4 e montei dois computadores basicamente com as seguintes configurações:

Gigabyte GA-EX38-DS4

Processador Intel Q9300 45nn

Memória G.SKILL 4GB (2 x 2GB)

Placa de vídeo XFX PVT84JUSD4 GeForce 8600GT 256MB

Fonte de Alimentação CORSAIR CMPSU-550VX 550W

2 HD Seagate Barracuda 7200.10 ST3250410AS 250GB

Gabinete Coolermaster CM-690

A diferença entre os computadores é que em um deles utilizei o cooler para CPU Zalman 9700 LED e no outro o cooler Xigmtek HDT-S1283.

Percebi que em um dos computadores a temperatura do processador está faixa de 48º a 51º, sem nenhum programa em execução(Idle). Enquanto no outro micro, a temperatura do processador está na faixa de 30º a 35º. Na tentativa de identificar o que estava ocasionando a elevada temperatura do processador, procedi com as substituições:

1- No computador com alta temperatura utilizava o cooler Zalman 9700 LED, o substitui pelo cooler Xigmtek HDT-S1283, pois imaginei que o problema fosse o cooler, porém a temperatura continuou a mesma;

2-Mantive a placa mãe, cooler e troquei o processador, entretanto a temperatura persistiu, descartando a possibilidade do processador está com problema;

3-Por fim, troquei a placa mãe, e usei o processador e cooler inicial Zalman 9700 LED. Neste caso a temperatura ficou dentro da faixa esperada, 30º até 35º.

Baseado nestes testes, deduzi que a placa mãe de alguma forma está elevando a temperatura do processador. Existe alguma maneira de corrigir este problema? Ou a placa está realmente com problema?:confused:

Agradeço

Fly

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma boa seria procurar uma BIOS mais recente pra substituir a que está na mobo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue também alguns trechos do programa Everest:

-- Com a placa mãe problemática

Tipo de sensor ITE IT8718F + DES (ISA 290h)

Nome da Placa Mãe Gigabyte EX38 / EX48 / X38 / X48 Series

Temperaturas:

Placa mãe 44 °C (111 °F)

Processador 46 °C (115 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 62 °C (144 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 62 °C (144 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 60 °C (140 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 55 °C (131 °F)

Coolers:

Processador 2206 RPM

Alimentação 1208 RPM

-- Após a troca da placa mãe

* Análise com o programa CPUID-HardwareMonitor

cpuidapossubstituiodaplco8.png

Atenciosamente,

Fly

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá khariel,

A placa mãe estava com a versão F3 da BIOS e a temperatura estava também na faixa de 46º a 50º(idle). Fiz a atualização para a versão F5(mais recente) da BIOS , porém a temperatura continuou a mesma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara n sou perito em processador, mas da uma olhada no site da intel, tenho o mesmo processador a 53º C (idle + cooler box) e no site diz q ate 71º é normal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa temperatura no site se refere a temperatura máxima aceitável.. ou seja, nao é nada bom você estar com ele no limite. Quanto menor, melhor.

Nao citei, mas tenho um problema semelhante aqui no meu PC. Minhas temps em idle ficam por volta de 50ºC e esse E7200 não era pra esquentar tanto.. Sem contar que tive sérios problemas de temps acima de 70ºC na montagem do PC, e depois de várias tentativas recolocando o cooler que consegui diminuir a temp pra esses 49~50ºC.

A semelhança entre o meu e seu processador é que ambos são 45nm.. não sei se pode estar relacionado com o problema. Minha placa-mãe tem suporte pra processadores com essa característica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Virus_T

Também pesquisei no site da intel e realmente a temperatura máxima é de 71º, porém 50º em idle é elevado demais. Imagino quando o processador estiver full, a temperatura deverá ficar em torno dos 71º, fazendo com que a vida útil do equipamento diminua.

O outro computador com uma igual placa mãe e processador está operando com a temperatura na faixa de 30º a 35º.

khariel

No início pensei que fosse o cooler, desmontei e remontei duas vezes. Mas vi que o problema não era esse. A placa mãe também suporta processadores 45nm.

http://www.gigabyte.com.tw/Products/Motherboard/Products_Overview.aspx?ProductID=2754

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Penso num possível defeito no sensor de temperatura do processador.. Se isso for verdade a coisa complica bastante.

Apenas um chute.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×