Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Driver de vídeo


Nielp103

Posts recomendados

Fala galera

fez 24h que tenho instalado o mandrake 8.1 lá em casa...

aos poucos vou aprendendo algumas coisa

Bem, estou com várias dúvidas, mas as que estão mais icomodando são:

1ª - Driver de vídeo -> Tenho a vga da assinatura, fui no site da nvidia e baixei o driver dela pro linux, porém são dois arquivo...mandei "descompactar" mas mesmo assim não acertei instalar...acho que devo ter que instalar por linha de comando....será que alguém tem essa vga, ou meso sem ter, saiba como instalar ?

2ª - Driver de som -> Tenho a placa-mãe da assinatura com som onboard, mas acho que o cd de instalação não tem o driver de som pra linux..se alguém souber onde posso conseguir...

3ª - toda vez que vou abrir uma página, na maioria das vezes abre uma página da macromedia..acho que é o flash que está faltando, mas ela só fala que ta faltando.. não indica onde posso conseguir...

Bem, tem dúvida pra escrever um ivro, mas as mais críticas são essas....

quando consegui colocar o vídeo e o som, vou pertubar vocês pra configurar meu DVD :)))))))

Tae pessoal, quem puder me ajudar..

qualquer ajuda é bem vinda, principalmente se tratando de linux :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Qual o arquivo q você baixou? você terá q instalar pelo fonte mesmo, acho q essa placa é uma com chipset nvidia né?

2 - Provavelmente você resolverá isso subindo um modulo no kernel, qual o chipset dessa placa-mãe, acho q VIA, mas não sei o modelo dela. Na maioria das vezes o comando para placas VIA é:

modprobe via82xxx_audio

Ve se funciona, se não passa o chipset certinho q agente ajuda, se funcionar, fala q agente ensina como colocar na inicialização, pra sempre funcionar....

3 - Plugin do flash: http://www.macromedia.com/downloads/

Nessa pagina, vah até o link do flash player, baixe o arquivo, descompacte-o com o comando tar xzvf nome_do_arquivo.tar.gz , depois entre no diretorio q será criado e execute o arquivo de instalação, no site da macromedia tem um passo....

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda Douglas !

Bem, vamos lá

vou tentar ser o mais claro possível

1- Essa vga possui chipset da nvidia sim e os "programas"(drivers) que baixei foram: NVIDIA_GLX-1.0-4499.tar.gz (que pelo que entendí é um tipo de compactação do linux...me corrija se estiver errado) e o outro foi o NVIDIA_kernel-1.0-4499.tar.gz

2 - Essa placa-mãe possui o chipset VIA KT400, e o comando que você citou não funcionou..tentei 82xxx, 82100, 82110...e nada...

3 - O problema das páginas mal exibidas foi resolvido quando comecei a navegar com o "Mozilla"...ele disse que faltava o apple, mas ele mesmo fez o download....problema resolvido

Agora faltam o vídeo  e o som...não quero nem vídeo pro jogo não, quero pra poder assistir filmes e futuramente configurar meu dvd e assitir pelo linux, pois até o fim do ano pretendo colocar mais um modulo de 256MB PC 2700 e usar o winXP pra jogos e o linux pra navegar...

Bem, por enquanto é "SÓ" isso  :)))))))

E eu é que tenho que dizer obrigado !

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - O tar.gz é uma compactação-empacotação do linux, quando você usa o winzip, por exemplo, você não percebe, mas ele faz as duas coisas, compacta de depois empacota, mas assim ele perde na sua qualidade, já no linux você pode usar o gz para compactar e o tar para empacotar, com o comando tar czvf nome_do_arquivo.tar.gz [ arquivos q você vai compactar] você faz isso... Bom, para instalar esses pacotes q você baixou, você pode usar o comando tar xzvf nome_do_arquivo.tar.gz, entrar na pasta q foi criada e depois ler os arquivos README e INSTALL, lá estão todas as instruções necessarias...

2 - Sobre esse chipset, não conheço o modulo dele não...

Obrigado</font>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou meio sem tempo pra mexer no meu pc..ontem cheguei em casa já era quase 0h(acho que já era até mais de 0h...) e como tenho que acordar cedo no dia seguinte acabo não fazendo muita coisa. Aqui no trabalho a gente usa o win98se e não tem como experimentar os comandos, mas quando chegar em casa eu vou tentar.

Já por duas vezes aconteceu um "erro" no meu mandrake e acabei tendo que reinstalá-lo.

Seguinte, lembra da tela que antecede o KDE ? Uma em que tem o desenho do pinguim no canto superior esquerdo e em baixo vem escrito várias coisas, entre elas o "login" pra você escrever quem vai logar...lembrou ?

Pois é, chegava alí a tela ficava piscando direto e nada de carregar o KDE....reiniciava, e nada... nada...até que eu ficava ###### e reinstalava o linux...

aconteceu isso 2x e reinstalei 2x o KDE até que na terceira resolví usar o "gnomi"(acho que é assim que escreve)....Só que só tive tempo de isntalar e tive que vir pro trabalho....eu estou desconfiando que o problema é no KDE, mas pode ser que esteja enganado...

Se alguém souber o que que houve e tiver como consertar me da uma ajuda.

falou galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aquilo ali é um gerenciador q pode ser o KDM, o GDM ou o XDM, você pode escolher qual você quer na instalação normalmente... esse gerenciador sobe quando o servidor grafico sobe, então acho q o erro está na configuração da parte grafica, instala o driver da nvidia e ve se melhora isso...

Quando ao nome é Gnome...

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu imaginei que fosse erro da parte gráfica.. o estranho é que ele começa funcionando numa boa e depois que da esse erro... e o pior, não sai mais disso...bem, reinstalei o linux(3ª vez !) e agora to usando o gnome.....

vou baixar o driver de vídeo de novo e vou tentar instalar...

depois posto novamente

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, no read me tem isso aqui...

This will produce one of the following files depending on the system

   include directory used to do the build:

       NVdriver:      which is the installable kernel driver module for

                      single processor Linux systems

   If you want to build NVdriver for a system other than the compiling

   system, then you'll need to run the make as:

       $ make SYSINCLUDE=/src/kern/my-smp-kernel/include

   to generate an NVdriver that will work on the kernel whose include

   files are in /src/kern/my-smp-kernel/include.  This kernel must

   have been completely configured (make menuconfig dep).

Já segui os comandos, mas não funcionou...não sei em qual diretório eu executo o comando...

:muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por carvalhoso@15 Nov. 2003,04:24

Pega o arquivo com final .run

Este tipo de arquivo é só executar, não precisa descompactar nem compilar nada. Baixei ele do site na nvidia...

Fala Caravalhoso,

seguinte, como disse na PM, já baixei esse driver mais de uma vez, mas sempre veio corrompido o arquivo....

sei que tem um comando pra verificar a integridade dele (faz o comando e verifica os números no site da nvidia), mas não sei o comando....

se alguém souber...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de várias tentativas consegui baixar o driver sem estar corrompido, mas o erro continuou...dessa vez o erro foi o seguinte:

depois de baixar, abri o terminal, entri como root, desativei o servidor X ( #init 3) loguei como root, fui no diretório do arquivo e digitei

# sh nome_do_arquivo.run

ele começa a descompactar normalmente até que chega uma hora que da o erro de "id"..aguma coisa sobre "binutils"...será que minha versão do mandrake está muito antiga para esse driver ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!