Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over: 4 pentes em Dual


GustavoBocuto

Posts recomendados

Li vários tópicos aqui no Forum sobre OverClock e percebi q todos q normalmente participam (e entendem do estão falando) mesmo tendo placas q fazem Dual Channel com 4 slots (1-3 e 2-4), nunca colocam 4 memorias... sempre deixam duas... há alguma explicação pra isso ou eu q to viajando?

Pergunto pois estou finalizando a montagem da maquina da minha assinatura (eu sei q não é nada de novo em equipos, mas estou desempregado e é o q consegui comprar no ML, maioria das peças usadas, menos a fonte q tem q ser nova né...) e estou pensado em fazer um OC nela e eu já comprei também um outro par de memorias DDR400 512Mb, ficando assim com 4x512Mb = 2Gb DDR400...

Mas as memorias não as mesmas, ficando assim:

2x512Mbps DDR400 OCZ modelo OCZ400512V25 2.5-4-4-8

2x512Mbps DDR400 Kingston modelo KHX3200A/512 2-3-2-6

No caso, terei algum problema em fazer OC nelas? Posso mexer na BIOS de modo a deixá-las com configurações mais próximas?

Poderia só fazer OC somente no Processador e na VGA, deixando as memorias funcionando normais pra não ter problemas?

Um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ola!

Olha essa questão de quantidade de módulos é só por motivo de incompatibilidade ou do próprio gerenciamento da placa mãe, seja um over extremo ou moderado.

Dois módulos é mais fácil da placa gerenciar e também é mais difícil de haver incompatibilidade. (mesmo sendo módulos "iguais").

Os kits vêm em pares e não em quartetos, portanto, entre dois kits (mesmo que "iguais") pode acontecer de os quatro módulos não serem idênticos entre si e isso acaba atrapalhando o over, por isso geralmente se usa dois módulos.

No seu caso há possibilidade de haver incompatibilidade, mas para saber, só testando.

Do mesmo modo a sua dúvida quanto ao OC, para saber, também só testando.

Fazer overclock “só no processador” e deixar as memórias em padrão é possível sim, desde que o quociente entre o divisor da memória e o clock do processador de o resultado igual ou parecido a frequência de sua memória.

Over na placa de vídeo não interferi no restante dos over’s. Over em vídeo é um over solitário e independente.

Se quiser ajuda para overclocar seu sistema, leia ESTE material com atenção e poste o que é pedido ou o necessário para podermos ajudá-lo em cada passo ok.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo amigo, entendi... certeza q lerei esse tópico... tenho lido muito aqui sobre overclock e estou buscando adequar a minha maquina q , mesmo sendo peças q não sejam novas, possam estar em condições de dar um over interessante... comprei o cooler da Coolermaster Hyper TX2 (já lapidei ele aqui, ta como um espelho...) com pasta Arctic Silver 5, comprei uma fonte recomedada aqui pelos usuários (da assinatura) e acabei comprando esse par de memorias da Kingston HYper X q comentei lá em cima...

Tava pensando em talvez vender as OCZ e ficar só essas Kingston e ai fazer um OC mais estável pelo q li na sua resposta e no outro tópico q você indicou... mas será q 1G não vai ficar muito pouco pra jogar? No caso, usarei a placa de video da Assinatura overclocada também...

Outro usuário disse q pra jogo se usa muito mais CPU e VGA, e pouca RAM... isso é verdade? O q você faria no meu lugar? Deixaria os 4 pentes pra ter 2Gb pro sistema mas sem OC nelas ou deixaria só 2 fazendo 1Gb com um OC legal junto com a CPU?

Não sei no todo qual seria a melhor opção... ainda mais desempregado! HEHEHE

Bom, agradeço muito a atenção.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa.

Bom a informação, resumidamente, sobre memória RAM é que é necessário, no mínimo, 2GB, então, também resumidamente, jogo usa bastante memória RAM...

Eu faria o seguinte, deixava os quatro módulos e tentava o over, se acaso os módulos limitassem ai sim tiraria dois deles, só depois de testar.

Você também pode tentar trocar os 4x512MB por 2x1GB, seus dois módulos OCZ são um atrativo extra hehe.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas informações amigo... muito grato mesmo... No caso você achou interessante as minha memorias OCZ, mas olhando os timings me parece q as Kingston seriam melhores... o q você acha? Qual desses pares é melhor? Pergunto pois se o Over ficar instável, enquanto não rolar essas memorias, qual dos pares você deixaria ligado na máquina?

2x512Mbps DDR400 OCZ --------OCZ400512V25 ---2.5-4-4-8

2x512Mbps DDR400 Kingston-----KHX3200A/512 -----2-3-2-6

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa questão dos timings é relativo...

É muito provável que a OCZ trabalhe nas mesmas configurações da Kingston e até seja mais agressiva. Teoricamente a OCZ deve ser bem mais agressiva e atingir over's melhores que a Kingston.

De todo modo tem que testar para saber.

Assim que você deixar tudo acertado, nós testamos e tiramos as dúvidas.

Outro abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa beleza, estamos na espera.

Outro abraço.

Então amigo, já ta tudo ligado aqui... to só esperando chegar uns dissipadores pra colocar nas memorias da OCZ (as Kingston já vem de fábrica) e trocarei o cooler do chipset da MOBO q o da Abit ta muito barulhento...

Mas a máquina já ta rodando aqui.... já até dei uma testada jogando o Half Life Ep2 e funcionou redondo... a temperatura da MOBO e do CPU aumentaram 2 ou 3 graus só depois de 4 horas jogando o jogo (vi isso qd sai do jogo entrei direto no everest...)

Como eu não sei colocar as fotos das telas da BIOS, do CPU-Z e do Everest 2007 Portable direto aqui no anuncio, colocarei elas todos nesse link e ai você dá uma olhada... e aproveita e me ensina como colocar as fotos direto aqui! HEHE

http://rapidshare.com/files/165334698/Fotos.rar.html

O q eu precebi é q em relação as memorias, aparentemente tão rodando pela lantencia da OCZ q tem maior valor de fábrica... Lembrando q eu tenho 4 pentes, dois da kingston e dois da OCZ (latencias corretas nos posts acima)...

BOm, o q faltar de dados, me dá a dica de como pegá-los... uma outra dúvida: qual o melhor programa pra ver a temperatura da GPU (VGA)? Porque a q esta dando no Everest 2007 Portable tá muito fora... to usando um cooler da Zalman (Fatal1ty) na velocidade máxima e ta dando q em Idle tá em 61ºC e em full (logo após eu sair do jogo) 85ºC!! Acho q tá fora essa temperatura... tem um programa melhor pra ver isso?

Pelo q olhei no site dos correios, já sairam pra entregar o pacote com o cooler do Chipset e os dissipadores, então tudo q você recomendar testar, creio q mais a noite já estarei testando...

Grato pela atenção e paciência.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então para você postar como pede no link que passei é fácil.

Assim que as fotos estiverem no PC é só abrir o site PostImage.org que vai aparecer procurar, é só clicar em procurar, achar a pasta das fotos que estão salvas no seu PC, escolher uma e enviar que vai hospedar, depois é só copiar o primeiro link (coloque o cursor do mouse sobre o primeiro link (Fórum BBCode)) aperta CTRL+C que copia depois CTRL+V que cola o endereço da imagem onde queira e pronto.

Não esqueça de abrir a imagem no paint e salvar em JPEG, mesmo que esteja em JPEG, fazendo assim a foto fica com menor tamanho.

Essa foto abaixo, no qual servirá também para as explicações abaixo, estava com 1.24MB depois de passar pelo paint ficou com 306KB bem menor.

Se quiser tentar já um "overzinho" faz assim.

Em CPU FSB Clock= Coloque 230

Multiplicador= deixe 11

CPU tensão=1.45v

DDR Core tensão= 2.7v se não for, coloque 2.8v não tem problema.

DDR REf tensão= deixe o valor positivo se não tiver deixe em padrão.

Nforce tensão= Deixe 1.5v.

Procure na bios DRAM Frequency e mude para 333(DDR) ou 166MHz.

Também na bios procure pelo multiplicador do Hyper Transport e coloque em 4.

Se não conseguir achar vai ter que por as fotos da bios pra gente ver.

gxDZpH9.jpg

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo, eu configurei conforme você falou, mas dei uma apimentada no processador! HEHEHE

"CPU FSB Clock= Coloque 230" pra 250MHz

"Multiplicador= deixe 11" baixei pra 10x

"CPU tensão=1.45v" mantive esse seu valor...

"DDR Core tensão= 2.7v se não for, coloque 2.8v não tem problema." tinha 2,7v, mas coloquei no 2,8v q você disse q não teria problemas...

"DDR REf tensão= deixe o valor positivo se não tiver deixe em padrão." Esse eu fiquei na dúvida... pois o valor q tava era -60mV... ai só tinha [ -60, -30, Default, +30], ai eu deixei no +30 seguindo a sua recomendação de positivar, mas não tem +60mV pra positivar o valor q tava...

"Nforce tensão= Deixe 1.5v." mantive esse seu valor...

"Procure na bios DRAM Frequency e mude para 333(DDR) ou 166MHz." mantive esse seu valor... deixei em DDR333

"Também na bios procure pelo multiplicador do Hyper Transport e coloque em 4." mantive esse seu valor... o máximo era 5x...

O resultado foi uma clock de 2500 GHZ! :)

Veja as fotos:

aV1fhsQi.jpg

Aqui tem as temperaturas e as tensões:

Pq1rorTJ.jpg

Olahndo as temperaturas da BIOS e do Everest 2007 Portable, deu q na BIOS a CPIU tava a 38ºC com esse Over, mas no Everest ele tava acusando a mesma temperatura de antes, na casa dos 30ºC... Em quem devo confiar??

Qual o melhor programa em Windows para avaliar essa questão de temperatura?

Outra coisa: qual a melhor forma de testar em Idle e em Full? Algum programa q teste exaustivamente o processador?

Gostei dos resultados, mas pra ser sincero, EU QUERO É MAIS!!! Como dá pra ver pela minha assinatura, coloquei pasta Arctic Silver 5 no processador... coloquei também no cooler da minha VGA e no cooler do Chipset da minha MOBO, q troquei hj e adaptei um cooler da Evercool de VGA nela... então, da pra gente brincar com segurança q não vai aquecer, fora q seguindo o tutorial do PISTOLÂOBR, montei o meu casemode como o dele (salvo as devidas proporções, é claro...) então não precisamos nos preocupar com temperatura e alimentação, mas sim como configurar corretamente e sem exageros, é claro... gostaria de chegar (com calma se for o caso) no OC ideal pra minha configuração, com um ganho real mas estável, com as 4 memorias (todas estão bem ventiladas e com dissipador individual) sem correr o risco de danificar nada...

AMIGO, MUITO OBRIGADO MESMO PELA PACIENCIA E ATENÇÃO!!!

Um abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certo aprendeu né? hehe.

Você achou o multiplicador do hyper transport?

Achou o divisor da memória que comentei? Setou algum valor? Qual?

Não funcionou em 230x11?

Funcionou certinho em 250x10?

Não vai mais que 250x10?

Veja isso ai e posta o resultado.

Posta algumas Screen do CPU-Z mostrando o novo clock e a parte da memory pra gente ver a frequência como está.

Com o Everest, na opção placa mãe e depois em chipset verifique como está a frequência do hyper transport.

São necessárias essas informações para poder analisar seu over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CAra, voltemos a estaca zero! HEHEHE

Eu tinha achado sim (pelo menos eu achei q era o q você falou) e tinha colocado nos valores q tavam acima...

Ontem, depois q fiz esse Over (2500MHz), entrei no windows e postei o comentário acima.. tava tudo bem, tudo bom... olhei as coisas no Everest, nenhuma temperatura bombando nem nada...

Ai entrei pra jogar o Half Life2 EP2... joguei quase 4 horas direto, sem problema algum... nenhum LEG, nada de travamento, tudo certissimo... qd terminei de jogar, desliguei a maquina e fui dormir...

Hj, qd acordei, fui ligar a máquina, e a danada não dava sinal de video, o teclado não respondia, nada de "bip" de inicialização... tive q resetar a BIOS da MOBO pra voltar a funcionar...

O q pode ser isso? Não entendi porque rodou lindo por horas em Fulll no jogo, mas no dia seguinte, com a maquina fria ela não pegou...

Será q a minha máquina é a alcool e eu tenho q usar o afogador pra pegar de manhã???? HEHEHE

BOm, me dê um suporte amigo...

Vou ver de colocar aqui todos as janelas da minha BIOS significantes... ai você avalia... creio q deve ser alguma miudeza, pois a MOBO tem regulagens muito mais extremas de tensão e multiplicadores... e a CPU não passou dos 38ºC pela BIOS...

Será aquele lance das memorias? Mas não creio q fomos muito longe no que diz respeito a elas...

BOm, sei lá... agradeço de qq forma todas as dicas, e vamos tentar de novo!!

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos lá... colocarei aqui as telas da minha BIOS com os itens q eu acho q você tinha comentado anteriormente...

Tela inicial da BIOS, do jeito q vem de fábrica. Notar q o tal do Cool'n'Quiet é desabilitado quem mudo de de Default pra Manual a configuração dessa tela...

aV1gNue9.jpg

Agora tem onde parece ser o multiplicador do hyper transport:

aV1gOQ20.jpg

Abaixo onde se faz mudanças nos valores das memorias (tirando as tensões q são feitas na primeira tela...)

Pq1sSkAS.jpg

E por último, onde você comentou sobre "divisor da memória", q eu acho q é essa proxima tela:

gxFfIbS.jpg

Cara, eu acabei testando direto em 250x10, porque você tinha comentado de um outro tópico, só de over em Athlon 939, e lá eu vi q caras com maquinas inferiores q a minha conseguiam fazer isso dboa... fora q uma pessoa lá disse q para 939 precisava deixar o multiplicador par pra poder ter um over mlheor e mais estável em relação a comunicação da memoria com a CPU...

E realmente, em relação a ser estável, o q eu fiz ontem estava totalmente estável. Temperaturas abaixas, sem variações, principalem,nte em Full jogando Half Life Ep2 por 4 horas...

Mas o B.O. foi q a máquina não ligou hj e eu tive q resetar a BIOS... to desconfiado q tem a ver com alguma coisa da parte da memoria, e não da CPU... mas sou ignorante, melhor deixar pra opinião de quem tem bem mais experiencia...

Bom, eu não sou expert nem nada, então se possivel, qd você citar uma configuração, me fala como fazer em relação as telas da BIOS acima...

Mais uma vez, muito obrigado pela atenção.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certo.

Aquele HT Frequency você deixou em automático ou fixou algum valor? De todo modo, em 250 De HTT é bom fixar o valor 4. Se deixou em automático o valor padrão que é 1000 foi para 1250 e isso a placa pode negar o post.

Em DRAM Clock marque DDR333. Se sua memória estava como DDR400 com esse HTT de 250 elas foram para DDR500 e se não configurar timings e tensão, ela também pode evitar o post.

Faça essas mudanças.

Se seu processador for bom de over vai bem mais que 2500MHz.

Lembrando que quanto mais alto for o HTT (antigo FSB) melhor e mais rápida será sua máquina, independente do multiplicador.

Faça o teste e caso necessite de mais over a gente aumenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo, eu configurei conforme você tinha falado, só mudando o valor de HT pra um pouco mais e abaixando o multiplicador. Tinha ficado assim:

CPU FSB Clock = 250MHz

Multiplicador = 10x

CPU tensão=1.45v

DDR Core tensão = 2.8v

DDR REf tensão = +30mv. Esse eu fiquei na dúvida... pois o valor q tava era -60mV... ai só tinha [ -60, -30, Default, +30], ai eu deixei no +30 seguindo a sua recomendação de positivar, mas não tem +60mV pra positivar o valor q tava...

Nforce tensão = 1,5v

DRAM Frequency = DDR 333

Multiplicador do Hyper Transport = 4x

Esses valores eram os q estavam fixados por mim baseado no OC q você tinha sugerido, menos o HT e o multiplicador, q mexi por conta própria... mas foram, com eles q deu aquele rolo de funcionar perfeito de cara, e depois hj cedo qd fui ligar a maquina, ela não quis ligar...

Bom, vou tentar denvo com so valores q você passou, mantedo os 11x e o HT em 230Mhz mesmo...

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha só, se sua memória, no over que você fez anterior, estava fixada como DDR400 e a tensão estava -60mv, sua memória estava trabalhando abaixo do VDIMM padrão e em overclock de 25%.

Sendo assim, não é necessário que esteja com 2.8v fixada em DDR333, deixe em default com 2.5v.

Caso aconteça algo, ai você sobe o vdimm, mas, acho que não vai ser necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha amigo, acho q me expressei mau... a configuração exata do over q fiz e deu pau foi a q havia comentado anteriormente...

CPU FSB Clock = 250MHz

Multiplicador = 10x

CPU tensão=1.45v

DDR Core tensão = 2.8v

DDR REf tensão = +30mv

Nforce tensão = 1,5v

DRAM Frequency = DDR 333

Multiplicador do Hyper Transport = 4x

Esse valores eu fixei baseado nas informções q você tinha me dado... a única mudança q eu fiz por mim mesmo foi o valor de 250MHz e o multiplicador 10x... o resto, fixei do jeito q ta acima baseado no q entendi do over q você sugeriu...

Nos dados acima, você mudaria alguma coisa pra não travar de novo?

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

CPU FSB Clock = 250MHz

Multiplicador = 10x

CPU tensão=1.45v

DDR Core tensão = 2.8v

DDR REf tensão = +30mv

Nforce tensão = 1,5v

DRAM Frequency = DDR 333

Multiplicador do Hyper Transport = 4x

Essa configuração acima trava? Se não, baixe o DDR Core tensão de 2.8v para 2.5v e teste tudo novamente.

Quando der algum problema com o over, procure fazer o PC funcionar sem alterar as configurações e poste os detalhes da configuração problemática.

Use o CPU-Z para passar os detalhes; o CPU-Z tem várias abas de informações, abra 2x o programa e tira a screen da aba CPU e da aba Memory e poste pra gente analisar ok.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo, a cituação ficou da seguinte forma:

Tentei de todas as formas q eu entendia em relação a mexer de pouquinho em pouquinho nas memorias mas não deu jeito...

O q acontecia era q, nãom importando a forma como eu configurava o OC, a máquina salvava as configurações e quando reiniciava e entrava no Windows, ficava disparando um sinal de alerta pelo speaker da MOBO... ai reiniciei e mudei a configuração uns 5 vezes, sempre tirando aqui um coisa, aumentando ali, mas nunca dava certo... só o q mudava era se o sinal de alerta ficava mais longo ou se tocava e parava... tocava e parava...

No fim, consegui sim fazer um over, mas foi o mais básico q consegui: só mudano valores de CPU e deixando tudo referente a memoria em Default...

Estou rodando desde ontem com um over descrito abaixo:

Pq1HL4Pr.jpg

Mudei o HT para 230MHz, deixei em 11x, a tensão deixei em 1,39v (tentei em 1,45 como você tinha segerido mas não deu certo...), e fixei o multiplicador HT em 4x.

O resto das configuraçãos, q eram relativas a memorias eu deixei em default...

Abaixo, está como estão o conjunto das minhas memorias trabalhando agora (foto esquerda) e como estavam numa das tentativas de OC q estava disparando o sinal de alerta (foto direita):

Pq1HM9ai.jpg

Bom, se puder dar uma dica ai agradeço... eu tentei tm fazer só com 2 pentes (usei os da Kingston no caso) e dava os mesmos sinais de alerta...

Abaixo, vai a leitura do CPU-Z das minhas memorias, as Kingston a esquerda e as OCZ a direita:

Pq1HMKAr.jpg

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certo, compreendi.

Refaça os testes novamente, mas dessa vez, use só dois módulos (os que queira) e também coloque na bios como DDR266.

O problema que você está tendo é problema de memória com toda certeza.

Aquele problema quando a memória estava em 208MHz (DDR416) foi feito com o HTT em 250X10, então colocando a memória em DDR266 na mesma configuração de 250X10 a memória fica em 178MHz (DDR356) isso vai dar uma margem de segurança para as memórias (duas delas) trabalhar sem problemas.

Testa e diga o resultado ok.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK. Testarei dessa forma... só uma dúvida: como eu já estou fazendo o over a 2530MHz com 2G de RAm, se eu fizer novamente do jeito q você falou acima eu estarei com um clock um pouco menor (2500GHZ redondo...) e com metade da RAM (de 2GHz estarei apenas com 1GHz)... Compensa no final? No caso, se eu fizer isso, mesmo com esse clock menor e com menos RAM, você acha q no geral o sistema estará mais rápido? Em q tipo de aplicativos terei maior ganho fazendo do jeito q você sugeriu acima? Em jogos fará diferença?

Mais uma vez obrigado pela atenção e paciencia.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você pode testar com o over que quiser.

A intenção de deixar só dois módulos e com frequência menor, é só para poder ter certeza se são ou não as memórias que estão limitando.

Você disse que em 250X10 dava problema, se lembra? Então, se o problema for de memória, nos mesmos 250x10 na configuração acima não vai dar mais problema entendeu? Tem que ir excluindo as dúvidas para chegar à fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!