Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pinos de +5V queimados


DoGo_15

Posts recomendados

Há um tempo atrás eu levei meu PC em uma festa. Aí na distração, acabou que liguei tudo em um estabilizador de 300 VA: o PC, caixa de som (que deve ser de uns 100-150 Watts) e monitor CRT de 17". E um detalhe: tudo isso sem aterramento.

A configuração do meu PC:

Athlon XP 2400+

ASUS A7V8X-X

GeForce 4 MX440 SE 64 MB

Sound Blaster Audigy2

HD PATA Seagate 80 GB

Fonte Seventeam 420-BKV

O estabilizador que eu uso aqui em casa é de 1000 VA. E aqui tem aterramento.

Mas aí foi logo depois disso que começou o problema. O PC começou a reiniciar e apresentar telas azuis. Desmontei ele e percebi que 1 pino de +5V do conector de energia da fonte e o seu correspondente na placa-mãe estavam chamuscados. Resolvi ignorar isso e simplesmente troquei a memo de slot (pensei que fosse algum mau contato), e aí o problema parou de acontecer. Mas aí hj começou de novo, daí olhei as voltagens na BIOS... A +5V tava em 4.46!

Aí resolvi desmontar de novo, e tive a surpresa: todos os conectores de +5V estavam chamuscados!!! :o

Entretanto, testando com multímetro, as linhas de +5V estão normais... Até mesmo ligando a fonte à placa-mãe e medindo pelos conectores de HD/CD, ou o oposto, ligando ela ao HD e CD e medindo pelos conectores da placa-mãe.

E outra coisa que notei é que o conector da placa-mãe tá esquentando muito onde tá chamuscado...

O que vocês acham?

Será que dá pra recuperar alguma coisa? :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teu problema é esse daqui, correto??

Conectornaplacame.jpg

Conectordefontegenrica_01.jpg

Talvez não em tão avançado estado de destruição... Isso dai não tem absolutamente nada a ver com a tua festa e muito menos ao fato de ter ligado o PC num estabilizador de 300 VA, nem tampouco tem nada a ver com o aterramento. Isso dai é um processo longo de deterioração que acontece em função de algumas variáveis quando se encontram, a saber..

1) Uma fonte com conectores mais simples, sem banho de ouro;

2) Uma placa mãe do mesmo modo;

3) Uma desses conectores diferente do outro, um muito bom e outro com deficiência basta para começar um processo de avalanche térmica.

4) Corrente, muita corrente nas linhas desses conectores;

Acontece que a linha de CPU's da série Athlon XP, bem como as placas de vídeo abaixo da linha 6000 da nVídia tinham suas alimentações basicamente retiradas das linhas de 5 Volts. Isso fazia com que as correntes nesses pinos de 5 Volts fossem bastante grandes.

Atualmente as placas de vídeo bem como as CPU's retiram sua energia principal das linhas de 12 Volts.

Basta um desses pinos de 5 Volts do conector, começar a dar mau contato que sua resistência interna, do contato, se eleva, causando aquecimento, que por sua vez enfraquece o poder de mola do conector que por sua vez eleva a resistência de contato, elevando a temperatura do mesmo. Isso é avalanche térmica.. Se um dos contatos de 5 Volts fica ruim, 25% da capacidade de suprimento de corrente da fonte para a mobo fica prejudicada, e consequentemente os outros pinos ficam sobrecarregados. Adivinha agora o destino deles, Também sofrerão o mesmo processo..

Esse processo dai se estabelece ao longo de meses ou anos até. Não foi definitivamente a festa que estragou teu PC..

Claro que a movimentação do teu PC, o deslocamento dele para festa, o transporte, podem ter piorado o contato no conector, mas isso poderia ter acontecido se você levasse seu PC de uma sala para outra ai de sua casa..

Solução disso dai passa por algumas etapas:

1) trocar o conector da fonte, da ponta do chicote. Essa é a mais fácil..

2) Trocar o conectopr da mobo para não ter quie trocar a mobo.. Esa é a mais difícil, mas que você poderá evitar com uma limpeza a capricho, quase que artezanal nos pinos afetados..

Limpar de um lado só, ou trocar a fonte, só vai desencadear início de um mesmo processo, agora com um conector novo.

Isso dai não pode ser resolvido soimente de um dos lados. Tem que tratar ambos..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Chicote de fonte se encontra em fontes sucateadas.. Escolha um chicote de uma boa fonte (pressupondo que a mesma terá bom conector). O mesmo se diz para conector da placa-mãe, que é bem mais difícil de se sacar de uma placa sucateada e colocar na sua placa. Talvez dseja melhor tentar limpar. Usaria lixa dágua fina (número 220 por exemplo) enrolaria um pedaço dessa lixa (fazendo um canudinho) em torno do pino a limpar e faria fricção. Trabalhinho extremamente sacal... Só limpe os pinos realmente afetados, pois se eles tiverem banho a ouro, esse procedimento vai removê-lo, o que não é conveniente..

Muito saco e muita paciência fará com que você possa encompridar o uso dessa sua placa-mãe ai..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!