Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
DoGo_15

[Resolvido] Pinos de +5V queimados

Recommended Posts

Há um tempo atrás eu levei meu PC em uma festa. Aí na distração, acabou que liguei tudo em um estabilizador de 300 VA: o PC, caixa de som (que deve ser de uns 100-150 Watts) e monitor CRT de 17". E um detalhe: tudo isso sem aterramento.

A configuração do meu PC:

Athlon XP 2400+

ASUS A7V8X-X

GeForce 4 MX440 SE 64 MB

Sound Blaster Audigy2

HD PATA Seagate 80 GB

Fonte Seventeam 420-BKV

O estabilizador que eu uso aqui em casa é de 1000 VA. E aqui tem aterramento.

Mas aí foi logo depois disso que começou o problema. O PC começou a reiniciar e apresentar telas azuis. Desmontei ele e percebi que 1 pino de +5V do conector de energia da fonte e o seu correspondente na placa-mãe estavam chamuscados. Resolvi ignorar isso e simplesmente troquei a memo de slot (pensei que fosse algum mau contato), e aí o problema parou de acontecer. Mas aí hj começou de novo, daí olhei as voltagens na BIOS... A +5V tava em 4.46!

Aí resolvi desmontar de novo, e tive a surpresa: todos os conectores de +5V estavam chamuscados!!! :o

Entretanto, testando com multímetro, as linhas de +5V estão normais... Até mesmo ligando a fonte à placa-mãe e medindo pelos conectores de HD/CD, ou o oposto, ligando ela ao HD e CD e medindo pelos conectores da placa-mãe.

E outra coisa que notei é que o conector da placa-mãe tá esquentando muito onde tá chamuscado...

O que vocês acham?

Será que dá pra recuperar alguma coisa? :(

Editado por DoGo_15

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teu problema é esse daqui, correto??

Conectornaplacame.jpg

Conectordefontegenrica_01.jpg

Talvez não em tão avançado estado de destruição... Isso dai não tem absolutamente nada a ver com a tua festa e muito menos ao fato de ter ligado o PC num estabilizador de 300 VA, nem tampouco tem nada a ver com o aterramento. Isso dai é um processo longo de deterioração que acontece em função de algumas variáveis quando se encontram, a saber..

1) Uma fonte com conectores mais simples, sem banho de ouro;

2) Uma placa mãe do mesmo modo;

3) Uma desses conectores diferente do outro, um muito bom e outro com deficiência basta para começar um processo de avalanche térmica.

4) Corrente, muita corrente nas linhas desses conectores;

Acontece que a linha de CPU's da série Athlon XP, bem como as placas de vídeo abaixo da linha 6000 da nVídia tinham suas alimentações basicamente retiradas das linhas de 5 Volts. Isso fazia com que as correntes nesses pinos de 5 Volts fossem bastante grandes.

Atualmente as placas de vídeo bem como as CPU's retiram sua energia principal das linhas de 12 Volts.

Basta um desses pinos de 5 Volts do conector, começar a dar mau contato que sua resistência interna, do contato, se eleva, causando aquecimento, que por sua vez enfraquece o poder de mola do conector que por sua vez eleva a resistência de contato, elevando a temperatura do mesmo. Isso é avalanche térmica.. Se um dos contatos de 5 Volts fica ruim, 25% da capacidade de suprimento de corrente da fonte para a mobo fica prejudicada, e consequentemente os outros pinos ficam sobrecarregados. Adivinha agora o destino deles, Também sofrerão o mesmo processo..

Esse processo dai se estabelece ao longo de meses ou anos até. Não foi definitivamente a festa que estragou teu PC..

Claro que a movimentação do teu PC, o deslocamento dele para festa, o transporte, podem ter piorado o contato no conector, mas isso poderia ter acontecido se você levasse seu PC de uma sala para outra ai de sua casa..

Solução disso dai passa por algumas etapas:

1) trocar o conector da fonte, da ponta do chicote. Essa é a mais fácil..

2) Trocar o conectopr da mobo para não ter quie trocar a mobo.. Esa é a mais difícil, mas que você poderá evitar com uma limpeza a capricho, quase que artezanal nos pinos afetados..

Limpar de um lado só, ou trocar a fonte, só vai desencadear início de um mesmo processo, agora com um conector novo.

Isso dai não pode ser resolvido soimente de um dos lados. Tem que tratar ambos..

Abraço...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

faller, é exatamente isso!!! :D

Só que, como você imaginou tb, os pinos não estão num estado tão avançado de destruição.

você saberia me dizer onde eu encontro o chicote da fonte pra comprar?

E tb como eu faço pra limpar os conectores?

Obrigado! :-BEER

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chicote de fonte se encontra em fontes sucateadas.. Escolha um chicote de uma boa fonte (pressupondo que a mesma terá bom conector). O mesmo se diz para conector da placa-mãe, que é bem mais difícil de se sacar de uma placa sucateada e colocar na sua placa. Talvez dseja melhor tentar limpar. Usaria lixa dágua fina (número 220 por exemplo) enrolaria um pedaço dessa lixa (fazendo um canudinho) em torno do pino a limpar e faria fricção. Trabalhinho extremamente sacal... Só limpe os pinos realmente afetados, pois se eles tiverem banho a ouro, esse procedimento vai removê-lo, o que não é conveniente..

Muito saco e muita paciência fará com que você possa encompridar o uso dessa sua placa-mãe ai..

Abraço...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda faller!

Consegui consertar! :D

Seguindo a sua orientação,lixei os conectores da placa-mãe (apesar de que não deu pra lixar direito), e troquei o conector da minha fonte pelo de outra. Aí emendei os fios, passei fita isolante, e o PC voltou a funcionar! :lol:

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×