Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water coolers


LUNGA

Posts recomendados

Colega Lunga, bomba você pode empregar bombas de aquario mesmo, a bomba a ser utilkizada depende do seu sistema, o que q como você pretende utiliza-lo..

O radiador, você pode pegar qualquer radiador de ar quente de carro.. de preferencias aos que sao feitos com tubos em formas de filetes, flats, e com colmeia não muito condensada, e de preferência feitos de latao vermelho ou aluminio..

Uns modelos que achei interessante é o radiador de ar quente da parati 2000, o do corsa feito pela delphy e um modelo do monza..

o bloco a ser utilizado depende muito do dimensionamento do projeto..

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Braun@15 Nov. 2003,02:21

Colega Lunga, bomba você pode empregar bombas de aquario mesmo, a bomba a ser utilkizada depende do seu sistema, o que q como você pretende utiliza-lo..

O radiador, você pode pegar qualquer radiador de ar quente de carro.. de preferencias aos que sao feitos com tubos em formas de filetes, flats, e com colmeia não muito condensada, e de preferência feitos de latao vermelho ou aluminio..

Uns modelos que achei interessante é o radiador de ar quente da parati 2000, o do corsa feito pela delphy e um modelo do monza..

o bloco a ser utilizado depende muito do dimensionamento do projeto..

Espero ter ajudado

claro q ajudou...

eu to pretendendo fazer redondo o miolo do meu bloco e quadrado externamente para prender nos 4 furos da placa...

acho q uma massa de uns 300 a 350gr é o suficiente....

algumas duvidas:

1-se fizer blocos extras, a mangueira carregará a agua do cpu diretamente para eles? (água quente?)

2-preciso fazer canais dentro do bloco principal, ou isso é uma melhoria ficando a cargo do fabricante?

3-o radiador pode ficar dentro do gabinete? (externamente é melhor porém acho muito feio);

4-porque alguns tem 3 nipeis no bloco principal, um é retorno ou o q é?

se me responderes ficarei muito agradecido!

obrigado mesmo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa colega

Bem colega, quanto ao bloco, procure fazer ele com a menor quantidade de massa possivel, quanto menor a massa, menor a quantidade de cobre para acumular calor e assim mais fácil de se extrair calor da area existente, alias, privilegia a quantidade de area do bloco, quanto mais perto puder deixar o processador da agua, ou seja, quanto mais fina a expessura do cobre, melhor a transferencia de calor..

Os blocos extras aos quais você se refere sao para a placa de video e chipset??

Bem de qualquer maneira, quanto mais calor a agua absorver de cada bloco, mais ela esquenta..

O desenho do bloco principal depende do desempenho que você quer tirar do computador.. o melhor para se extrair calor é conseguir causar mais turbulencia no bloco..

Quanto ao radiador, ficar dentro pode, embora ele trocara menos calor e sera difícil alojar um radiador de ar quente normal num gabinete de 4 baias...

Alguns blocos tem 3 nipeis, no meu caso o do centro joga agua e os dois perifericos serevm como escoadouro da agua.

Espero que tenha ajudado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai braun.. beleza?

aproveitando já q eu tentei me mete no mundo do water cooler.. mas o torneiro não tá nas pilha de faze o block pra mim.. vou te q chora mais pro cara faze de gratuito..ehehhe

vamo ao q interessa..

eu estava no colégio.. faço tecnico em Mecatrônica.. e me aparece um amigo com um Y de conexão de ar da FESTO de engate rápido.. daqueles q só mete a mangueira e já veda..

estava pensando.. aquilo é uma boa solução pros WC npe?

eu estava pensando em usa aqui mas não sei q tipo de conex q uso.. se de 1/4" ou 1/2"..

q qui cs acham?

escrevam.. ainda vou faze meu block. eheheh

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por prv-007@15 Nov. 2003,20:51

ai braun.. beleza?

aproveitando já q eu tentei me mete no mundo do water cooler.. mas o torneiro não tá nas pilha de faze o block pra mim.. vou te q chora mais pro cara faze de gratuito..ehehhe

vamo ao q interessa..

eu estava no colégio.. faço tecnico em Mecatrônica.. e me aparece um amigo com um Y de conexão de ar da FESTO de engate rápido.. daqueles q só mete a mangueira e já veda..

estava pensando.. aquilo é uma boa solução pros WC npe?

eu estava pensando em usa aqui mas não sei q tipo de conex q uso.. se de 1/4" ou 1/2"..

q qui cs acham?

escrevam.. ainda vou faze meu block. eheheh

falou :-BEER

1/2 e 1/4 não são muito grandes?

eu poderia fazer o block com o miolo redondo e externamente quadrado, para facilitar a tornearia?

estava pensando tambem em tornear o miolo deixando espaço para fazzer furos bem proximos um do outro formando canais de turbulencia para a agua, como disse o BRAUN. funcionaria?

usaria uma broca de 2mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

prv-007, as medidas mais usuais utilizadas em blocks são 1/2 e 3/8, portanto, 1/2 seria uma das medidas padrão. As conexões da Festo são interessantes, estou para ir até a loja deles para comprar umas peças e testar com água, talvez em conjunto com a linha de mangueiras produzidas por eles tambémém.

lunga, 1/2 polegada é a medida dos tubos que vou utilizar. Não é muito grande não, lembre-se que o fluxo de água é uma variável importante para o desempenho do sistema.

Quanto aos furos para criar turbulência, não sei se é muito válido, repare que o block do Braun possui furos sim, mas ficam bem na direção do injetor, há outras formas de se criar turbulência nos canais internos do block, como a espiral no TC-4 rev.2.

Block quadrado com interior redondo é muito utilizado, só acho que a eficiência fica prejudicada, porquanto há muita massa no block, com um menor contato entre a água e a interface térmica.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, essas conexoes da festo, se forem próprias para conexoes hidraulicas não vejo nenhum problemas de serem usadas, até peco que se puder me passe um link que mostre essas conexoes hehe.

eu acredito que o diametro do tubo ajude bastante na boa circulacao de agua.. minhas conexoes sao de 1/2 polega de mangueira, mas na verdade dá um pouco mais de 1cm de diametro.. eu no primeiro projeto urilizava uma de 3/8, mas ai era um sistema silencioso..

só um comentario.. meu bloco não está pronto ainda.. eu preciso fazer os bicos injetores e aumentar um pouco os diametros dos fuors, de 1mm para 2mm, para ai sim obter um com desempenho..

Quando acabar as aulas da faculdade farei isso..

A, inclusive, recebi algumas mensagens pedindo se eu não venderia alguns blocos desses.. Bem, dependendo da quantidade de pessoas que o quiserem, eu posso fazer um orcamento e ver o preco.., qalquer coisa é só entrar em contato comigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Braun,

Não consegui o retalho de policarbonato, vou tentar arrumar na Florêncio de Abreu. você. está com dificuldades de arrumar acrílico de 10mm em Curitiba? Posso cotar os preços em SP e te passar por MP, me dê um alô.

Site da FESTO:

http://www.festo.com.br/index.htm

Se falamos por MP depois.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa colega BobSP

Eu não moro em Curitiba, mas sim em Cascavel, mais pro interior hehe

Eu consigo até que fácil crilico de 10mm por aqui..policarbonato eu ainda não vi nessa expessura, o policarbonato sendo mais rigido, deverah ser melhor para ser trabalhado numa freazdeira, estou vendo se consigo um pedaco aqui para faezr testes..

Se por acaso quando você for ver para você o pedcao de acrílico ou policarbonato, se achar algum retalho de policarbonato de 10mm entre em contato comigo hehe

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!