Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Prova de informática


Fabsoldier

Posts recomendados

Olá amigos, hoje eu tive uma prova de informática e muitas questões apresentavam dupla resposta ou respostas duvidosas, mas apenas uma resposta foi considerada certa e acabei errando as mesmas. Porém existe a possibilidade de entrar com recurso para que as questões sejam anuladas, mas para isso eu preciso saber se em publicações, como a bíblia do hardware do autor Gabriel Torres, existe trechos que comprovem e dêem embasamento ao meu recurso.

Preciso de publicações que definam os seguintes assuntos:

- O comando DIR do MS-DOS;

- Classificação das Impressoras;

- Memórias.

Essas são as questões da qual preciso apresentar recurso:

1) O COMANDO DIR DO MS-DOS SERVE PARA:

a) (  ) DIRECIONAR A MÁQUINA

B) (  ) MOSTRAR OS ARQUIVOS GRAVADOS NUM DETERMINADO DIRETÓRIO OU PASTA

c) (  ) DELETAR OS ARQUIVOS DO WINCHESTER

d) (  ) MOSTRAR OS ARQUIVOS GRAVADOS NUM DETERMINADO ARQUIVO

e) (  ) NDA.

Na questão acima eu marquei a letra B, mas a resposta considerada correta foi a letra D (NDA), pois segundo o avaliador, o comando DIR LISTA OS ARQUIVOS GRAVADOS NUM DETERMINADO DIRETÓRIO OU PASTA. Mas listar não é a mesma coisa de mostrar? O comando DIR não mostra na tela do monitor os arquivos?

2) O QUE É SOFTWARE?

a) (  ) PARTE LÓGICA DO COMPUTADOR (PROGRAMAS E ARQUIVOS)

B) (  ) PARTE FÍSICA DO COMPUTADOR

c) (  ) PARTE GRÁFICA DO COMPUTADOR

d) (  ) PARTE LÓGICA DO COMPUTADOR ( PROGRAMAS, SISTEMAS)

e) (  ) NDA

Na questão acima eu marquei a letra A mas o avaliador disse que a correta e a letra D, eu pessoalmente acho que as duas estão corretas, mas não sei o que faz a resposta A ser errada. Alguém sabe?

3) COMO SE CLASSIFICAM AS IMPRESSORAS?

a) (  ) SERIAL E PARALELA

B) (  ) MATRICIAL, JATO DE TINTA E LASER

c) (  ) IMPACTO, LASER E MATRICIAL

d) (  ) SERIAL E PARALELA LPT

e) (  ) NDA

Na questão acima eu marquei a letra B, mas o avaliador disse que a resposta correta é a letra A. Eu achei que a questão foi "mau" formulada pois ele não citou se são classificadas quanto ao processo de impressão ou ao tipo de conexão, logo ambas as letras A e B, juntamente com a letra C estariam corretas. Preciso de publicações que comprovem isto!

4) AS MEMÓRIAS SE DIVIDEM EM:

a) (  ) PRINCIPAL E RAM

B) (  ) DISQUETE E CD

c) (  ) PRINCIPAL, ACESSÓRIA E AUXILIAR

d) (  ) PRINCIPAL E AUXILIAR, FIXA

e) (  ) NDA

Na questão acima eu marquei a letra D mas o avaliador disse que a resposta correta é a letra E. Sei que elas "se dividem em RAM e ROM", mas analisando tecnicamente, um pc possui a memória principal e a auxiliar (cache) que é fixa. Alguém pode me ajudar a comprovar isto?

É isso aí pessoal, acho que acaba me confundindo em questões simples como estas, mas creio que minhas respostas estavam certas.

O que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Colega, acho que nem se trata do fato das suas respostas estarem certas ou erradas, mas seu raciocínio está correto.

Acho que o problema aqui são as perguntas pra lá de mal formuladas, como você mesmo afirmou... Tanto as perguntas como também as opções dadas para resposta.

Na primeira pergunta acho que tanto faz "MOSTRAR" ou "LISTAR". Não sei se isso depende do avaliador ou se tem um gabarito que o avaliador tem que seguir, mas se depender do avaliador acho que ele poderia ter sido mais razoável e considerado a resposta como certa.

Na segunda, uma definição simples e "genérica" de software seria "conjunto de instruções interpretadas pelo microprocessador e que executam tarefas específicas", já que a pergunta não explica que tipo de software é. Existe software para tudo quanto é tipo de coisa no computador, desde aquele joguinho de Campo Minado até o programa de setup do BIOS. Acho que o correto ali seria "NDA".

A terceira é mais sem pé nem cabeça ainda. Se a pergunta fosse "Quais são os tipos de impressora existentes", acho que até dava pra responder a letra B.

A quarta é igualmente esdrúxula. Não vou nem comentar.

...

Típica provinha de 20 anos atrás, quando se enganava todo mundo nessas escolas "Data NãoSeiOQuê" da vida com palavrinhas complicadas tiradas de filme de ficção científica e aqueles instrutores com ar de superioridade mental mas que sabiam menos que os alunos.

Eu já cheguei à ir no Procom uma vez por causa desse tipo de picaretagem de escolinha de informática. Eu queria meu dinheiro de volta, mas só consegui reposição de aulas. Pelo menos não levei desaforo pra casa.

Nesse caso eu tornaria à fazer a mesma coisa outra vez...

(Só falta isso ser prova de faculdade, aí tem é que fechar o estabelecimento. Pagar uma nota pra estudar e os caras chegarem com um lixo desses...).

Desculpe minha indignação, claro que não é com você, mas sim com essa escola...

:hmmm:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você tem toda razão em reclamar.

As perguntas estão muito capiciosas.

Mostrar pode até não ser o mesmo que listar, tecnicamente falando, pois o DIR realmente não "mostra" (visualiza) um arquivo, ele "lista" os arquivos (exibe a relação). Mas usualmente, todo mundo usa listar como sinônimo de mostrar.

Acho que não fui muito claro, mas o assunto é tão capicioso que é até difícil de explicar.

Quanto a segunda questão, acho que o avaliador entendeu que arquivo não é um software, que ele não existe por si só, antes precisa ser gerado por um software (sistema).

Mas ainda assim, não deixa de ser uma pegadinha. A alternativa A não deveria constar como opção, pois confunde quem está respondendo. Isso é maldade!

:chicote:

Na questão das impressoras, outra #####, pois a pergunta, ao meu ver, está incompleta, porque a classificação de qualquer coisa depende do ângulo de enfoque. Além disso, como se classificariam as impressoras USB?

Sobre as memórias, concordo com você sobre  RAM e ROM.

Sobre a sua resposta, acho que tecnicamente está incorreta, porque a memória cache não necessariamente precisa ser fixa (nas placas-mãe mais antigas, os chips de cache podiam ser totalmente removidos, diminuidos ou aumentados). O inverso também é verdadeiro, pois a memória principal, a priori, poderia ser considerada como sendo fixa. Mas afinal, o avaliador disse qual a resposta seria correta? Isso é, na questão, é NDA, mas afinal qual a divisão que, segundo ele, seria a correta?

Poxa! Ainda bem que não fiz essa prova!!! #########!!!!!

:chicote:

Mensagem editada originalmente conter palavras de baixo calão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ai vai uma duvida... Para que é esta prova?

Se for de algum curos de informática você pode ver que a prova está de acordo com o material utilizado na aula. Se for para algum concuros (prova para qualificação) a prova tem que ser deste jeito mesmo, para só responder todas as perguntas quem tem certeza das respostas...

A primeira pergunta é uma pegadinha, a resposta realmente seria a E. O comando utlizado para mostrar arquivo seria o type.

A dois para mim poderia ser a letra E. Ai vão algumas duvidas nela:

A BIOS é um sistema? Sei que a BIOS é um software...

Arquivo de lote (.bat) é um software? Se for faltou o arquivo lá, ele não é programa nem sistema mas pode conter programação avançada (como nos scripts do Linux).

A terceira seria a letra E. Na opção A faltou a USB (apesar da comunicação dela ser serial) e as impressoras desenvolvidas para serem utilizadas em redes, algumas comunica-se diretamente a partir de cabo de rede sem ter que usar cabo serial, paralelo, usb,... Tem também as sem fio (infravermelho, wireless,...). Na segunda opção faltou a impressora termica (sistema de impressão de muitos fax). As outras alternativas não precisa nem comentar. Leva o manual de uma impressora USB para ver o que eles falam, ou então de uma que se comunica via placa de rede (HP laserjet 5 é um exemplo, algum dos modelos dela)...

A quarta realmente é a letra E. Os tipos de memória são dividos em Volátil e não volátil. Ai você pode ter memórias RAM, ROM,...

Em um PC você pode ter: HD, memória RAM, memória cache, disquete, CD, flash,...  Não são só duas divisões e ainda mais como principal e auxiliar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disseram os colegas, e complementando, quem elaborou essa prova é um ######...

Aquela pergunta do DIR é ridícula, mas ainda vai...

A do software também é infame, mas ainda aceitável...

Agora, essa da impressoras o infeliz esqueceu da USB...

4) AS MEMÓRIAS SE DIVIDEM EM:

realmente tinha que ser a última, com opções tão bisonhas como essas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem companheiro, concordo que essa prova foi elaborada por um "burraldo" :muro: , por isso você tem toda razão de questionar:

1- O comando DIR exibe(lista, mostra, é tudo a mesma coisa) todod os arquivos de um determinado diretório ou drive de dispositivo (caso não tenha diretórios). colocaria letra B

2- A resposta A é ambígua porque todo programa é arquivo (ou conjunto de vários, um dependendo do outro) mas nem todo arquivo é programa assim como a D pois um sistema envolve vários programas. Software é a parte de programas e arquivos que faz o hardware (parte física no caso os circuitos eletrônicos) funcionar.

3-Classificação pela conexão: serial, paralela e USB

Classificação pelo tipo de impressão: jato de tinta, matricial, laser e papel térmico (usa em caixa eletrônico de banco).

4- Eu poderia dizer que o CD é uma memória ROM, o HD uma memória ROM e RAM o mesmo com o disquete, a BIOS é uma ROM... então eu colocaria E também pois o examinador não determina em que aspecto as memórias se dividem, essa questão é vaga Eu classificaria elas em memória de armazenamento (HD, CD, disquete) e memória de acesso e armazenamento temporário (pentes de RAM e cache) essa questão é vaga.

Em resumo, é pra mandar o cara que elaborou essa prova para !@#$@##¨%#@%!@"$

:muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fabsoldier@14 Nov. 2003,21:02

1) O COMANDO DIR DO MS-DOS SERVE PARA

B) (  ) MOSTRAR OS ARQUIVOS GRAVADOS NUM DETERMINADO DIRETÓRIO OU PASTA

2) O QUE É SOFTWARE?

d) (  ) PARTE LÓGICA DO COMPUTADOR ( PROGRAMAS, SISTEMAS)

3) COMO SE CLASSIFICAM AS IMPRESSORAS?

a) (  ) SERIAL E PARALELA(cade a USB?)

B) (  ) MATRICIAL, JATO DE TINTA E LASER

4) AS MEMÓRIAS SE DIVIDEM EM:

e) (  ) NDA

Eu teria marcado assim,NA 3 FICARIA INDECISO.Acho que ele segue o tipo de prova de certificação onde até os termos usados são feitos pra fazer o cara errar.Mas acho que o problema é de gramática mesmo,pois qualquer professor de Português iria dizer que mostrar é sinônimo de listar,tá meio mal sim essa prova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A prova foi de caráter classificatório e foi constituída de quarenta questões, as que eu citei aqui no forum foram as que me deixaram em dúvida.

Ainda tenho uma dúvida na questão 2, por exemplo o arquivo ATI.exe (um programa de digitação), ele é um arquivo executável e um programa ao mesmo tempo certo?

Alguém que possua livros de informática poderia scanear páginas ou indicar sites que tratem de classificação das impressoras?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o arquivo ATI.exe (um programa de digitação), ele é um arquivo executável e um programa ao mesmo tempo certo?

Acho que sim...

Alguém que possua livros de informática poderia scanear páginas ou indicar sites que tratem de classificação das impressoras?

Para impressora o mais fácil e pegar alguns manuais na internet e levar. Leva um de impressora USB, um de impressora via REDE, um de paralela, serial, sem fio (se achar),...

Se quiser quanto a tipo de impressão ai tem impressora jato de tinta, laser, matricial, termica, cera termica, para braile (não sei o nome dela), led (um tipo de impressora laser, mas não é laser),...

pois qualquer professor de Português iria dizer que mostrar é sinônimo de listar

Este duas palavras podem ser sinonimos dependendo da frase em que está empregada. Mas não são necessariamente sinonimos... Se for olhar algum especialista em português ele te fala a diferença exata entre estas palavras...

Neste caso o comando dir não vai mostrar os arquivos ele vai listar o conteudo do diretório. Se estivesse mostrar o conteudo do diretório ai sim a resposta estaria correta.

todo programa é arquivo (ou conjunto de vários, um dependendo do outro) mas nem todo arquivo é programa

Nem todo programa é um arquivo. O programa da BIOS é um exmplo claro disso, ele existe, esta lá rodando mas o que está rodando não é um arquivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...
<font color='#000000'>Olá amigos, hoje eu tive uma prova de informática e muitas questões apresentavam dupla resposta ou respostas duvidosas, mas apenas uma resposta foi considerada certa e acabei errando as mesmas. Porém existe a possibilidade de entrar com recurso para que as questões sejam anuladas, mas para isso eu preciso saber se em publicações, como a bíblia do hardware do autor Gabriel Torres, existe trechos que comprovem e dêem embasamento ao meu recurso.

Preciso de publicações que definam os seguintes assuntos:

- O comando DIR do MS-DOS;

- Classificação das Impressoras;

- Memórias.

Essas são as questões da qual preciso apresentar recurso:

1) O COMANDO DIR DO MS-DOS SERVE PARA:

a) ( *) DIRECIONAR A MÁQUINA

B) (X *) MOSTRAR OS ARQUIVOS GRAVADOS NUM DETERMINADO DIRETÓRIO OU PASTA

c) ( *) DELETAR OS ARQUIVOS DO WINCHESTER

d) ( *) MOSTRAR OS ARQUIVOS GRAVADOS NUM DETERMINADO ARQUIVO

e) ( *) NDA.

Na questão acima eu marquei a letra B, mas a resposta considerada correta foi a letra D (NDA), pois segundo o avaliador, o comando DIR LISTA OS ARQUIVOS GRAVADOS NUM DETERMINADO DIRETÓRIO OU PASTA. Mas listar não é a mesma coisa de mostrar? O comando DIR não mostra na tela do monitor os arquivos?

2) O QUE É SOFTWARE?

a) ( *) PARTE LÓGICA DO COMPUTADOR (PROGRAMAS E ARQUIVOS)

B) ( *) PARTE FÍSICA DO COMPUTADOR

c) ( *) PARTE GRÁFICA DO COMPUTADOR

d) ( x*) PARTE LÓGICA DO COMPUTADOR ( PROGRAMAS, SISTEMAS)

e) ( *) NDA

Na questão acima eu marquei a letra A mas o avaliador disse que a correta e a letra D, eu pessoalmente acho que as duas estão corretas, mas não sei o que faz a resposta A ser errada. Alguém sabe?

3) COMO SE CLASSIFICAM AS IMPRESSORAS?

a) ( *) SERIAL E PARALELA

B) ( *x) MATRICIAL, JATO DE TINTA E LASER

c) ( *) IMPACTO, LASER E MATRICIAL

d) ( *) SERIAL E PARALELA LPT

e) ( *) NDA

Na questão acima eu marquei a letra B, mas o avaliador disse que a resposta correta é a letra A. Eu achei que a questão foi "mau" formulada pois ele não citou se são classificadas quanto ao processo de impressão ou ao tipo de conexão, logo ambas as letras A e B, juntamente com a letra C estariam corretas. Preciso de publicações que comprovem isto!

4) AS MEMÓRIAS SE DIVIDEM EM:

a) ( x*) PRINCIPAL E RAM

B) ( *) DISQUETE E CD

c) ( *) PRINCIPAL, ACESSÓRIA E AUXILIAR

d) ( *) PRINCIPAL E AUXILIAR, FIXA

e) ( *) NDA

Na questão acima eu marquei a letra D mas o avaliador disse que a resposta correta é a letra E. Sei que elas "se dividem em RAM e ROM", mas analisando tecnicamente, um pc possui a memória principal e a auxiliar (cache) que é fixa. Alguém pode me ajudar a comprovar isto?

É isso aí pessoal, acho que acaba me confundindo em questões simples como estas, mas creio que minhas respostas estavam certas.

O que vocês acham?</font>

\sdfgadgadfgbadgadfgadfgsdfgsdfg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!