Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

1 sata2 500 GB ou 2 sata2 250 GB?


JohnnyBG

Posts recomendados

Opa! minha dúvida é essa: colocar 2 hds sata2 250 GB ou 1 sata2 de 500 GB? Só tomei os 500 GB como referência porque é um preço viável. Vi que os de 500 GB têm buffer maior (até 32), mas já li aqui no fórum que às vezes isso pode não ser tão relevante. No caso de serem 2 hds, como deveriam ser ligados?

Meu hdzinho de 40 já não tá mais dando conta hehe

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se voce pegar 2 HD's SATA, a menos que irá fazer um RAID, não existe outra opção para ligá-los, será um em cada porta SATA.

Por segurança eu preferiria 2 HD's de 250, mesmo não em RAID, do que um único de 500 Gb, mas isso é opinião minha, certamente vai ter quem ache o contrário....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá certo. Vou aproveitar pra estender um pouco a pergunta :P

Minha placa-mãe é uma ABIT NF-M2 nView, tem opção opção de RAID 0/1/0+1/5. Como nunca usei o RAID, tenho algumas dúvidas: em termos de desempenho, o 0+1 perde muito para o 0? Nesse caso, o raid 5 seria uma solução à altura? E a última... independentemente da opção raid que eu escolha, é possível particionar o HD?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mesmo que faça um RAID, os HD's poderão ser particionados, porque o hardware vê os HD's em RAID como um único HD (estamos falando de RAID 0 ou RAID 0+1, onde há divisão de dados).

Eu particularmente não gosto de RAID, acho os beneficios bem menores que as vantagens. Isso é opinião particular minha, tem gente que acha RAID uma das maravilhas modernas, só que para minhas necessidades não preciso de RAID.

Se pretende fazer RAID, aconselho a ler vários artigos a respeito, e veja várias opiniões. RAID 0 (2 ou mais HD's em que há divisão de dados) é indicado para quem usa programas que geram arquivos enormes e que o processo de gravação desses arquivos torna-se um gargalo.

Para jogos, não há um grande aumento do desempenho, tem-se vantagens apenas na carga do jogo (leitura). igualmente na carga do windows, tem-se uma velocidade maior.

Só que os riscos de perda de dados são maiores pois voce tem dados divididos entre vários HD's se um der pau como vai montar o quebra-cabeça? Por isso tem outras formas de RAID, com espelhamento (RAID 1), divisão com espelhamento (0+1) e assim vai.

Só que aí tem que se dispender mais dinheiro, pois se precisa de mais HD's.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!