Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em placa Gigabyte 945gzm-s2 com E2140


jdsv

Posts recomendados

Olá pessoal tenho uma PLaca mãe Gigabyte 945 gzm-s2 com um processador intel E2140 com 2 x 1gb ddr2 667 em dual core, e andei pesquisando por ai que esse processador tem um bom poder de overclock mas porém a placa não é muito boa para over, mas gostaria de saber se há como fazer melhorar alguma coisa aqui no meu pc.

se alguém puder me ajudar ficarei grato, e caso precisem de informações adicionais , é só perguntar.

desde de já obrigado a todos.:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nós precisamos de mais informações sim jdsv. Precisamos de mais dados e da configuração de sua bios.

Para saber exatamente o que postar, leia ESSE MATERIAL AQUI que você vai se inteirar dos detalhes.

Adiantando para você. Essa placa vai overclocar no máximo de 20 a 30% com estabilidade, não passa disso.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nós precisamos de mais informações sim jdsv. Precisamos de mais dados e da configuração de sua bios.

Para saber exatamente o que postar, leia ESSE MATERIAL AQUI que você vai se inteirar dos detalhes.

Adiantando para você. Essa placa vai overclocar no máximo de 20 a 30% com estabilidade, não passa disso.

Boa sorte.

ok vou providenciar as informações, e sobre a porcentagem, qualquer cois já ajuda , rsrsr até 1% já é lucro :)

desde já obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já passei por uma configuração igual a sua.

Pela bios é mais complicado. é melhor fazer overclock com o programinha que vem no CD de instalação(não me recordo o nome agora).

você vai conseguir 19%, a placa parece até programada para isso. Só aproveitando: essa placa tem um som maravilhoso, melhor que a 945gc e asus de 2ºlinha, Os chips esquentam pra caramba mas é normal pra ela, tem PCI-EX 4x(dá pra usar até uma 9500gt com um monitor de 19").

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza então, estamos no aguardo.
Camarada! será que se eu fizer um relatório geral no everest eu vou conseguir responder a essas perguntas? ou pelo menos boa parte delas?

Olá pessoal , tirei algumas fotos e vou por aqui pra ver se ajuda. a foto que tem a fonte não ficou bem nitida , mas é generia , uma K-MEX PX 350, e o meu video é on board, caso eu coloque uma placa off de video eu conseguiriaa em rendimento melhor caso haja?e qual quer duvida é só perguntar que ponho aqui as informações solicitadas.

foto 1

Pq28nR4r.jpg

foto2

aV1VesUJ.jpg

foto3

gxYAYLA.jpg

caso nesecitem de mais informações basta falar que vou providenciar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom amigo jdsv você leu todo o material que eu passei certo?

Está ciente dos riscos e principalmente do risco extra de overclocar com fonte genérica certo? Então, bola pra frente.

Tente da seguinte forma.

-CPU Host Freq.= tenta em 210, funcionou 220, funcionou225.

-PCIE Freq.= Aqui existe um porém então, convém deixar em modo ASYC (assíncrono). Eu não sei em que frequência o PCIE vai ficar nas mudanças, mas em 220 de fsb segura tranquilo. Essa é a melhor opção entre.

System Memory Mult.= 2,5 deixe assim depois muda.

Faça esses testes e posta o resultado, use o CPU-Z com as abas abertas CPU e MEMORY.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa mobo tem uma opção em que é possivel configurar em que frequência quer que o PCI-ex opere(de 90Mhz a 150Mhz) pode fuçar na bios que vai encontrar.

No CPU host frequency coloca 235

PCI express frequency deixa em 100 ou em auto(se com um não der certo tenta novamente o over com a outra opção)

Sistem memory multiplier deixa em 266

clica F10 e confirma. tenta aí e se der certo suba o CPU host frequency para 238(na que eu tinha só ia até 238)

A fonte teoricamente pelo que diz aí no "rótulo" pode até aguentar, mas é um risco enorme que eu não assumiria.

Simplesmente porque considero fontes genéricas como sendo uma espécie de brinde que se ganha ao comprar um gabinete. Pelo que sei e ví ao abrir fontes genérias os fabricantes usam o menos possível de componentes eletrônicos que uma fonte de potência real; daí vai pro espaço péças usadas como mecanismo de segurança, componentes usados para trazer eficiência no consumo de energia, e componentes que tem como fim trazer qualidade e estabilidade nas saídas de energia.

Atualmente uso meu e2140 a 3.0Ghz com cooler C.M. hyper TX2 (a temperatura com teste de estabilidade do everest não passa de 60 graus)em uma fonte real. sabe porque? porque usava uma fonte genérica Vcom de 450w e os capacitores dela estouraram.

Seu processador é de 65w e com 20% de over vai teoricamente para 78w; tem gente usando 8600gt com phenom de 95w em fonte genérica e segurando legal o tranco. não recomendo mas se disser que não funciona e você ligar e funcionar por 2anos vai comprometer a minha credibilidade. existe a possibilidade de funcionar mas não dou garantia de durabilidade da fonte e muito menos de seu PC. se o overclock der certo e/ou for colocar uma VGA tipo 9500gt recomendo comprar uma C3tec de R$80,00 ou uma akasa de 350w de R$100,00 que não são lá essas coisas mas com certeza são melhores e mais confiáveis que uma fonte dita genérica.

fica aí minhas considerações.

Boa sorte, e posta pra gente o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Essa mobo tem uma opção em que é possivel configurar em que frequência quer que o PCI-ex opere(de 90Mhz a 150Mhz) pode fuçar na bios que vai encontrar.

No CPU host frequency coloca 235

PCI express frequency deixa em 100 ou em auto(se com um não der certo tenta novamente o over com a outra opção)

Sistem memory multiplier deixa em 266

clica F10 e confirma. tenta aí e se der certo suba o CPU host frequency para 238(na que eu tinha só ia até 238)

A fonte quenta sim. O processador é de 65w e com 20% de over vai teoricamente para 78w; tem gente usando 8600gt com phenom de 95w em fonte genérica e segurando legal o tranco. não recomendo mas se disser que não funciona e você ligar e funcionar por 2anos vai comprometer a minha credibilidade. Funciona beleza mas não dou garantia de durabilidade da fonte. se o overclock der certo e for colocar uma VGA tipo 9500gt recomendo comprar uma C3tec de R$80,00 ou uma akasa de 350w de R$100,00.

Aí eu agarantio.

Boa sorte, e posta pra gente o resultado.

Amigo você deve ser cauteloso no que diz.

Primeiro: que fonte genérica não é confiável, ainda mais para dizer para o usuário que aguenta o tranco mesmo sem testar.

Segundo: que essa placa é limitada para over e não se deve testar frequência da forma que você pediu, é perigoso, isso tem que ser feito aos poucos. Pode até passar de 235, mas tem que ser de pouco a pouco.

Terceiro: Não se pode passar outra configuração sem mesmo o usuário ter testado a anterior e ter dito se funcionou ou não. Isso acaba confundindo o usuário.

Quarta: consumo de computador relacionado com fonte genérica não tem cálculo, tem especulação.

Eu agradeço por dizer que a placa tem as opções de frequência de PCIE com incrementos, (caso tenha) a opção disponível que não vi na screen postada pelo usuario...

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte quenta sim. O processador é de 65w e com 20% de over vai teoricamente para 78w; tem gente usando 8600gt com phenom de 95w em fonte genérica e segurando legal o tranco. não recomendo mas se disser que não funciona e você ligar e funcionar por 2anos vai comprometer a minha credibilidade. Funciona beleza mas não dou garantia de durabilidade da fonte. se o overclock der certo e for colocar uma VGA tipo 9500gt recomendo comprar uma C3tec de R$80,00 ou uma akasa de 350w de R$100,00.

Aí eu agarantio.

Boa sorte, e posta pra gente o resultado.

Só complementando, essa fonte Kmex que o usuário utiliza não é uma fonte boa, não quero dizer que não vai funcionar em nenhum computador, pode ter gente que usa e ela está funcionando, mais esta contando com a sorte e correndo o riscos de perder a maquina. Eu já trabalhei com gabinetes que veio com essas fontes, tive um retrabalho bonito, pois o cliente me chamava que a maquina não ligava, eu ia ver, e o problema era a fonte, foi assim em vários clientes.

Agora, com questão de energia não se brinca, se for usar uma fonte genérica em uma maquina em overclock tenha plena certeza de que você está correndo o risco de perder a maquina, veja abaixo o que eu já presenciei e pode acontecer com alguem que faz overclock com fontes assim como a do autor do tópico.

Conectornaplacame.jpg

Conectordefontegenrica_01.jpg

Por isso sempre reforço que as pessoas tem que ter cuidado ao ajudar algum usuário aqui na área de overclock, pois overclock é coisa séria, tem que ter equipamento e técnica pra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal estou de volta ,

Primeiramente gostaria de agradecer a todos que se esforçaram em ajudar, e vamos ao qu einteresa, eu fiz uma imagens aqui com o cpu-z do valor de processamento e da memoriae segue abaixo para poder comparar com os resultados que eu consiga após o over. pessoal sobre a fonte eu tenho pleno conhecimento de que energia de qualidade é fundamental para o funcionamento de qualquer aparelho seja ele industrial ou doméstico,pois tenho formação na area de eletrotecnica e conheço bem os riscos de se usar uma energia de má qualidade, mas nem por isso vou deixar de pedir indicação de boas fontes no mercado, pois mais pra frente vou por mais umas coisinhas no pc e vou precisar de uma boa fonte.

aV1YVwb0.jpg

processador

gx_jTFA.jpg

memória

Pq2c88f0.jpg

spd memória

obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a temperatura dele no dia a dia? essa questão de fonte boa que eu citei acima é para overclock também, overclock suga demais da fonte e isso acaba prejudicando mais que um hardware novo.

Se você esta disposto a correr o risco de fazer overclock, diga o quanto você quer chegar com esse processador que ajudamos você, lembrando que o risco é seu, quaquer coisa que aconteça com a sua maquina não nos responsabilizamos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá pessoal nesse momento estou fazendo os teste e agora está com 10% de over, vejam as informações que tirei do everest.

Propriedades da CPU: Tipo de processador DualCore Intel Pentium E2140, 1766 MHz (8 x 221) Alias da CPU Conroe-1M CPU Stepping M0 Conjunto de instruções x86, x86-64, MMX, SSE, SSE2, SSE3, SSSE3 Velocidade de clock original [ TRIAL VERSION ] Multiplicador Mín / Máx da CPU 6x / 8x Engineering Sample Não Código de cache L1 32 KB per core Dados de cache L1 [ TRIAL VERSION ] Cache L2 1 MB (On-Die, ASC, Full-Speed) Multi CPU: ID da Placa Mãe OEM00000 PROD00000000 CPU #1 Intel® Pentium® Dual CPU E2140 @ 1.60GHz, 1761 MHz CPU #2 Intel® Pentium® Dual CPU E2140 @ 1.60GHz, 1761 MHz Informação física sobre a CPU: Tipo do componente 775 Contact LGA Tamanho do componente 3.75 cm x 3.75 cm Transístores [ TRIAL VERSION ] milhão(ões) Tecnologia utilizada 8M, 65 nm, CMOS, *****, Low-K Inter-Layer, 2nd Gen Strained Si Tamanho interno [ TRIAL VERSION ] mm2 tensão do núcleo 1.325 V tensão de entrada/saída 1.325 V Potência típica 65 W Potência máxima 99.4 W

Eduardo sobre a temperatura se você se refere a temp ambiente onde ele trabalha fica em torno dos 28 a uns 30 e poucos graus , mas se for a do processador deve ficar na casa dos 39 , 40 graus antes do over.

pessoal acabei de fazer o over aqui, e fiz as seguintes mudanças como o Ribeirocross me indicou, para chegar aos 10% de over fiz o seguinte :

Cpu host frenq 220

pci ex: Asyn

system memory mult:2,6

e com isso eu consegui 1761,2hz como segue a foto abaixo. e eu quero que me falem onde posso conferir se mesmo com esse over pequeno não estou correndo risco, tipo temperatura da fonte , do processador, memoria etc..

caso esteja dentro do toleravel quero aumentar mais um pouco, mas primeiro quero verificar se não estou forçando demais mesmo comum over pequenos.

aV1Zcs6J.jpgProcessador e memória com 10% de over

vejam abaixo os valores que o evereste me informou sobre temperatura:

Propriedades do sensor: Tipo de sensor ITE IT8718F (ISA 290h) Nome da Placa Mãe Gigabyte 8I945GZME-RH / 945GZM-S2 Intrusão detectada no Chassis Sim

Temperaturas: Processador 40 °C (104 °F) CPU 1 / Núcleo 1 36 °C (97 °F) CPU 1 / Núcleo 2 36 °C (97 °F)

SAMSUNG HD161HJ [ TRIAL VERSION ]

Coolers: Processador 1205 RPM

Valores de voltagens: Núcleo CPU 1.38 V +3.3 V 3.34 V +12 V [ TRIAL VERSION ]

Bateria VBAT 3.12 V

DIMM 2.02 V

Debug Info F 0230 FFFF FFFF 0000 0000 Debug Info T 201 254 40 Debug Info V 56 7E D1 FF C2 00 05 (7F)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo com esses overs pequenos você estará forçando a fonte, Esse overclock que você alterou aí já faz o cooler intel trabalhar mais rápido, já puxa mais energia da fonte e pode dar problemas.

É arriscado aumentar qualquer valor pois essa fonte não é boa, sugestão de amigo, fique sem overclock e aguarde a fonte nova, depois você pensa em fazer overclock, pois o dinheiro que provavelmente você economizara na fonte e continuando no overclock, pode resultar em outros prejuízos, Mais você quem sabe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal, sobre o meu pc como eu disse antes estou querendo por umas coisainhas nele mais pra frente, eu queria saber se uma fonte FONTE ATX KMG 20+4P-CIL KMG resolveria o meu problema esse essa fonte é boa, estou querendo por um 9600gt no pc. e se houver outra fonte com a mesma qualidade ou melhor por um bom preço, me avisem, e locasi confiaveis onde posso achar esse material. obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Realmente essa fonte não é confiável...

Uma boa fonte de alimentação é algo que não se torna ultrapassado com o tempo, alias, fonte de alimentação é o único item de um computador que sobrevive a velocidade espantosa da informática.

Já que você vai adquirir uma nova fonte, seria interessante adquirir algo confiável e com bom grau de eficiência.

Procure comprar fonte Zulman, Corsair, OCZ, SevenTeam... existem modelos que não são tão caros e você vai ficar bem servido.

O pouco a mais que você gasta hoje, é um investimento que lhe trará segurança e será útil no amanhã, pense nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente essa fonte não é confiável...

Uma boa fonte de alimentação é algo que não se torna ultrapassado com o tempo, alias, fonte de alimentação é o único item de um computador que sobrevive a velocidade espantosa da informática.

Já que você vai adquirir uma nova fonte, seria interessante adquirir algo confiável e com bom grau de eficiência.

Procure comprar fonte Zulman, Corsair, OCZ, SevenTeam... existem modelos que não são tão caros e você vai ficar bem servido.

O pouco a mais que você gasta hoje, é um investimento que lhe trará segurança e será útil no amanhã, pense nisso.

ok

Realmente a fonte é a unica coisa que sobrevive a velocidade das modificações dos hadwares, dentre os fabricantes que você me recomendou a alguma faixa de potencia que possa me atender com sobra , já que estou a procura de um 9600gt pra por no pc,qual a faixa de potencia seria o ideal pra um pc com uma placa de video dessa mais , monitor de 19", e o gabinete , será que um modelo de 500w me atenderia com uma certa folga? ou tenho pue procurar algo mais , 600 ou 700? HELP-ME :wacko:

obrigado a todos pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

500 Watts reais é o suficiente e ainda sobra muito para a configuração que você disse, no entanto, como a gente não pode saber o dia de amanhã, se a diferença de preço entre as diferentes potencia forem pequenas, é melhor adquirir a melhor, dentro da possibilidade.

De todo modo, qualquer fonte de 500W, dessas marcas que citei você estará bem servido e com sobra, tanto para uso normal como para uso em overclock.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

custo/benefício te recomendo a cooler master extreme power plus 460w(143w reais), que de acordo com os testes aqui do CdH te ofereçe até 30A nas saídas de 12v ou seja 360w;podendo oferecer até 18A em uma ínica linha de 12v. o que no fritar dos ovos te permite usar com segurança uma VGA que consome por volta de 100w com um processador que consome por volta de 125w( a 9600gt consome 60w e o e2140 consome, sem over, 65w). taí uma fonte boa e barata(R$150,00) testada, aprovada, e recomendada pelo CdH. leia o teste, recomendo.

Mais uma coisa, o monitor não é ligado na fonte, motivo pelo qual não compete em consumo de energia com os conponentes do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

custo/benefício te recomendo a cooler master extreme power plus 460w(143w reais), que de acordo com os testes aqui do CdH te ofereçe até 30A nas saídas de 12v ou seja 360w;podendo oferecer até 18A em uma ínica linha de 12v. o que no fritar dos ovos te permite usar com segurança uma VGA que consome por volta de 100w com um processador que consome por volta de 125w( a 9600gt consome 60w e o e2140 consome, sem over, 65w). taí uma fonte boa e barata(R$150,00) testada, aprovada, e recomendada pelo CdH. leia o teste, recomendo.

Mais uma coisa, o monitor não é ligado na fonte, motivo pelo qual não compete em consumo de energia com os conponentes do gabinete.

ok amigo!

vou procurar me informar sobre essa fonte tb, eu andei olhando uns modelos da ocz , que me indicaram aqui no forum e por sinal tb são boas. mas com o mercado mundial de cabeça para baixo anda fazendo o dolar subir um pouco, e com isso vou ter que procurar algo mais em conta ou aguardar um oportunidade boa. mas se td der certo até janeiro quero estar com pelo menos uma boa fonte aqui.

Pessoal vocês conhecem lojas de confiança na net? que eu possa estar comprando a fonte e a minha futura 9600gt, isso se odolar deixar rsrsrs(será que existe alguma placa menor com um rendimento próximo dela) com o dolar um pouco alto vou ter que rever meus conceitos.

novamente estou muito grato a todos por me ajudarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!