Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over em C2D E7200 + P5N-E SLI


Cristian Gomes

Posts recomendados

Olá pessoal,

Recentemente adquiri o cunjunto da assinatura e estou às voltas com o overclock. Podem me ajudar?

Já fiz o seguinte:

1. Travei o Clock PCI_E em 100mhz

2. Travei as memórias em 800mhz

3. O multiplicador está em, x9,5

3. Fixei o Vcore em: v 1,7500

4. Aumentei o FSB de 1066mhz para 1333MHZ

Que acham tem alguma coisa errada ou que pode ser melhorado?

OBS: Vou tirar fotos das opções da Bios e postar.

Ainda enviando fotos da Bios:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Está bom seu over e não vi absolutamente nada de errado, tudo normal.

De onde você tirou esse 1.75V?

A questão de ser melhorado pode sim, mas, depende... Você necessita de mais processamento?

Over só se faz quando é necessário e se esse novo clock atende sua necessidade, não vejo motivo para aumentar mais o clock.

Se essa nova capacidade de processamento é suficiente deixe como está.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece muito bom. Uma pergunta, porque você mexeu nos timmigs?

O ganho de desempenho 5-5-5-18 CR2 para 4-4-4-12 CR2 é bem pequeno e o risco de instabilidade alterando os timmings de memórias KVR (Kingston Value Ram) é alto. A não ser q você tenha uma Kyngston HyperX ai, te sugiro deixar os timmings originais.

O ganho de desempenho (5-5-5-18 CR2 para 4-4-4-12 CR2) é praticamente imperceptível em se tratando de fps nos games.

Veja q o modo unlinked de overclock dos 650i preserva a frequencia e timmings das memo, então você não precisa se preocupar com isso. Deixa tudo em stock mesmo pras memo.

Parabens pelo over e com essa mobo, quando você precisar, dá pra ir bem longe com esse E7200. Ms você vai precisar de um bom cooler.

Outro detalhe, o ORTHOS precisa estar rodando por umas 8 horas pra ter certeza q tudo está estável, o meu PC já deu pau no ORTHOS depois de 7 horas de teste, foi de doer.... :(

Abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece muito bom. Uma pergunta, porque você mexeu nos timmigs?

O ganho de desempenho 5-5-5-18 CR2 para 4-4-4-12 CR2 é bem pequeno e o risco de instabilidade alterando os timmings de memórias KVR (Kingston Value Ram) é alto. A não ser q você tenha uma Kyngston HyperX ai, te sugiro deixar os timmings originais.

O ganho de desempenho (5-5-5-18 CR2 para 4-4-4-12 CR2) é praticamente imperceptível em se tratando de fps nos games.

Veja q o modo unlinked de overclock dos 650i preserva a frequencia e timmings das memo, então você não precisa se preocupar com isso. Deixa tudo em stock mesmo pras memo.

Outro detalhe, o ORTHOS precisa estar rodando por umas 8 horas pra ter certeza q tudo está estável, o meu PC já deu pau no ORTHOS depois de 7 horas de teste, foi de doer.... :(

Abraços !

Ola hermanos, bendiciones!!

Vou seguir seu conselho pois após mudar as temporizazões das memorias para 4-4-4-12 e rodar o WPRIME e o SUPER-PI diversas vezes não observei mudança alguma.

Quanto ao Orthos, redei ele por 2horas e não deu erro, em todo caso vou deixar ele rodando mais tempo para ver como fica.

Obrigado pela ajuda, te tiverem mais alguma dica será bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está bom seu over e não vi absolutamente nada de errado, tudo normal.

De onde você tirou esse 1.75V?

Boa sorte.

Desculpe a mancada, era v1,1750, mas após 2 horas e 40 de Orthos ele deu erro, então baixei o clock das memorias para 400MHZ e aumentei o Vcore para v1,200.

Que acham tem alguma coisa a acrescentar? Me ajudem por favor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continua testando, se der problema de novo seta o vCORE pra 1.25v ou até 1.3v, você tem um bom cooler?

O limite estipulado pela Intel para os 45nm é 1.35v !

Valeu !

Desculpe a mancada, era v1,1750, mas após 2 horas e 40 de Orthos ele deu erro, então baixei o clock das memorias para 400MHZ e aumentei o Vcore para v1,200.

Que acham tem alguma coisa a acrescentar? Me ajudem por favor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continua testando, se der problema de novo seta o vCORE pra 1.25v ou até 1.3v, você tem um bom cooler?

O limite estipulado pela Intel para os 45nm é 1.35v !

Valeu !

Ola jclafi, como vai?

Seguinte, como disse setei o VCORE em 1,1750v e depois de 02:40mim deu erro no Orthos. Entrei no setup novamente e aumentei a tensão para 1,185v e dessa vez rodei o Orthos por 06:38mim sem erro algum.

Quanto ao Cooler, estou usando o Evercool Buffalo HPFI-10025 (775-pin).

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_186&products_id=2518

Obrigado pelas dicas. Mas alguma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você tem um bom cooler seta logo vCORE pra 1.2v que não vai dar problema pra CPU e já compensa um pouco o vDroop que as P5N-E SLI costumam ter...

O intuito disso é manter a CPU estável em cenários aonde o uso de CPU é muito intenso, como por exemplo o teste de CPU ORTHOS, o "Small FTT´s" se não me engano.

O Blend Mode do ORTHOS costuma testar CPU e Memória, e carrega menos a CPU. O Smal FTT´s usa a CPU ao seu máximo, torrando ela literalmente. Fique de olho nas temperaturas ao rodar o Small FTT´s, elas sobem drasticamente.

Veja que 1.2v de vCORE pra um 45nm não é nada de absurdo, totalmente normal e dentro da especificação da Intel.

Abraços !

Ola jclafi, como vai?

Seguinte, como disse setei o VCORE em 1,1750v e depois de 02:40mim deu erro no Orthos. Entrei no setup novamente e aumentei a tensão para 1,185v e dessa vez rodei o Orthos por 06:38mim sem erro algum.

Quanto ao Cooler, estou usando o Evercool Buffalo HPFI-10025 (775-pin).

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_186&products_id=2518

Obrigado pelas dicas. Mas alguma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você tem um bom cooler seta logo vCORE pra 1.2v que não vai dar problema pra CPU e já compensa um pouco o vDroop que as P5N-E SLI costumam ter...

O intuito disso é manter a CPU estável em cenários aonde o uso de CPU é muito intenso, como por exemplo o teste de CPU ORTHOS, o "Small FTT´s" se não me engano.

O Blend Mode do ORTHOS costuma testar CPU e Memória, e carrega menos a CPU. O Smal FTT´s usa a CPU ao seu máximo, torrando ela literalmente. Fique de olho nas temperaturas ao rodar o Small FTT´s, elas sobem drasticamente.

Veja que 1.2v de vCORE pra um 45nm não é nada de absurdo, totalmente normal e dentro da especificação da Intel.

Abraços !

Ola mais uma vez

Fiz o que disse, setei o VCore em 1,200v. Esta rodando o Orthos à 01:25mim e nada de erro. Veja como estão as temperaturas, o que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal ainda continuo nos testes ....

Seguinte. Estou tentendo subir mais a frequencia mas quando rodo o Orthos, logo trava.

1. Travei o Clock PCI-E: ..................... 100mhz

2. Travei as memórias: ....................... 800mhz (5-5-5-15) Vcore: 1.920v

3. O multiplicador está: ...................... x9,5

4. Fixei o Vcore: ............................... 1,200v

5. Aumentei o FSB: ........................... 1333MHZ

6. LDT Frequancy: ............................ x5

7. NB Core Voltage: ........................... 1.208v

8. Vcore Offset Voltage: .................... AUTO

As temperaturas não estão tão altas, a tensão não está apresentando grandes ocilações, em fim, o que pode estar errado?

Tenho visto o pessoal nos foruns rodando este mesmo processador diariamente a 3,6GHZ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloca o N.B em 1.43v e o CPU_VTT em 1.35v. Dependendo do clock da CPU talvez você precisa de mais vCORE tb.

Fica de olho na temperatuda da CPU e é muito provável que você necessite de mais vCORE pra ele pra estabilizar.

Para tal alteração no N.B é bom instalar um cooler!

Boa Sorte !

Ola pessoal ainda continuo nos testes ....

Seguinte. Estou tentendo subir mais a frequencia mas quando rodo o Orthos, logo trava.

1. Travei o Clock PCI-E: ..................... 100mhz

2. Travei as memórias: ....................... 800mhz (5-5-5-15) Vcore: 1.920v

3. O multiplicador está: ...................... x9,5

4. Fixei o Vcore: ............................... 1,200v

5. Aumentei o FSB: ........................... 1333MHZ

6. LDT Frequancy: ............................ x5

7. NB Core Voltage: ........................... 1.208v

8. Vcore Offset Voltage: .................... AUTO

As temperaturas não estão tão altas, a tensão não está apresentando grandes ocilações, em fim, o que pode estar errado?

Tenho visto o pessoal nos foruns rodando este mesmo processador diariamente a 3,6GHZ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal.

Ouvi muito dizer sobre esse VdRop da P5N-E SLI, e tenho observado isso na minha propria placa.

Mas o que quero saber realmente é o seguinte; Na Bios setei o Vcore em 1,25625v, por causa do Over, mas no CPUZ aparece ora 1,344v ora 1,360v; no Hardware Monitor aparece 1,34v, no PC Probe II aparece 1,26v.

Na verdade o que vale é o que está setado na bios, ou seja, 1,25625v ou o que aparece nos programas. Devo me preocupar por exemplo com esse 1,344; 1,360v mostrado no CPUZ?

Já tentei fazer o tal Pencil mod, com um lapis n° 2, mas não deu resultado.

Me ajudem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!