Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre overclock P5b Dlx + E6600


meirelles

Posts recomendados

Olá pessoal,depois de muito pesquisar resolvi fazer overclock no meu E6600 pra ganhar desempenho,pois ta começando a fazer falta.

Meu equipamento:

E6600 (cooler box)

P5B Deluxe

G.Skill 2x2gb DDR2 800MHz

8800GTX

Bem,eu ja fiz o over,porém não sei se ta certo,vou deixar o Orthos rodando por uma hora e avaliar a temperatura,isso presumindo que não vai haver erro.

Meu processador é originalmente 2.4,como estou com cooler do box ainda,resolvi não apelar e fazer uma coisa pequena,2.8 tava bom pra começar,eu deixei assim:

FSB = 350

Multiplicador 8 (8x350 = 2800)

CPU Vcore 1.28x (não lembro o ultimo digito mas é 1.28)

PCI ex = 100

PCI 33.33

DRAM = 700mhz (nessa parte eu me perco,elas subiram pra 1050mhz quando mudei o FSB,mas um amigo disse pra não exagerar,então coloquei manualmente a 700mhz,podia ter colocado 875mhz,posso testar depois)

Memory Voltage = 1.9

O resto deixei em auto.

Quando o PC liga,eu vejo la os 2.80GHz,mas no Windows acusa 3.15GHz,o que há de errado?De onde saíu esse valor?E na Bios ainda consta 2.80,só que o Windows ta mostrando como 3.15GHz.

Tem algo errado?Devo me preocupar?O que posso mexer?Vou deixar rodando o Orthos agora pra ver a temperatura e se da erro.

overcx6.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta ribeirocross

Vou fazer a alteração nas memorias.

No CPU-Z consta exatamente os 2800, 8x 350.

Mas não é normal esse erro do windows certo?Eu pelo menos nunca vi ou li a respeito.

Eu agora tenho outro problema aqui,o Orthos ta rodando no XWP a 23 minutos,e a temperatura ao meu ver ta boa em full,fica oscilando entre 68º e 70º.Porém eu estou tendo problema no Vista,o Orthos so funciona por 6 segundos e ja da erro,tentei 5x e todas foram iguais,erro logo aos 6 segundos.

Isso é problema com o Orthos?Se o Orthos funcionar por uma hora no WXP sem erro e o processador manter uma boa temperatura estavel como é o que está acontecendo agora,está tudo certo ou ainda devo me preocupar com o fato do Orthos dar problema no Vista (ultimate x64).

Eu ja tinha feito um Over antes,e deu a mesma coisa,passei o Orthos no WXP por uma hora e 10 minutos sem problema,e no Vista deu o erro aos 6 segundos.Mas agora eu alterei o vcore,diminui de 1.300 pra 1.28,e alterei a frequencia da memoria e resolvi testar de novo,foi aí que notei que o Windows estava marcando errado.

Ah,e outras coisas,qual o tempo ideal pra avaliar com o Orthos?Eu ja vi em tutoriais mencionar de 5 a 7 horas,acho isso demais,não é exagero?

E eu esqueci de dizer,quando eu abro o CPU-Z,o clock está em 2100,350x6,e quando o Orthos começa vai pra 2800,ou seja deve ta ativado aquela opção que diminui o clock do processador e aumenta de acordo com a demanda,será que é isso que ta causando o erro de calculo do Windows?Qual a opção pra desativar isso?Acho que não é bom deixar isso ativado uma vez que foi feito overclock,mesmo que o processador não vai trabalhar em 100% o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse tipo de leitura errônea eu já presenciei sim, mas é só um simples erro, nada que preocupe.

Eu não tenho muita intimidade com o Windows Vista e por isso não sei e nem conheço seus bug's, mas, sua questão é de temperatura alta e estabilidade e isso pode ser averiguado em qualquer sistema operacional.

Tanto faz o sistema operacional, estando estável e com boa temperatura está tranquilo.

Passando pelo XP tem carta branca, mas nunca vacile com temperatura, fique sempre de olho.

Abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado de novo então.

Agora uma ultima duvida,no primeiro over que fiz o vcore estava a 1.30,o Orthos rodou por uma hora e 10 minutos,e eu parei por achar que éra o bastante,agora eu abaixei o vcore pra 1.28,o Orthos rodou por 25 minutos no WXP e deu erro,então presumo que seja melhor voltar a 1.30,eu estava diminuindo pois me falaram que o bom é começar com um vcore alto,depois ir diminuindo até achar o valor mais baixo e estavel possível,ja vi relatos que conseguiram overclock maiores que o meu com vcore em 1.27 ou 1.28.

Eu devo voltar ele pra 1.30 ou esse erro que deu a 25 minutos e alguns segundos com o Orthos rodando nem é tão preocupante?Pois acho que se a situação tivesse tão ruim poderia ter dado erro logo nos primeiros minutos.

E aproveitando a deixa,se houver algum outro programa onde eu possa fazer o teste no lugar do Orthos por favor recomende,posso usar mais de um para depois comparar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se sua placa tiver incrementos variados entre esse 1.28v que deu erro e 1.30v que ficou estável, vai testando do menor para maior.

Exemplo 1.2850, 1.2875 e 1.3v testa do menor para o maior, se a placa pular direto de 1.28 para 1.3 ai não tem jeito.

Fique a vontade para perguntar ok.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,ta feia a coisa aqui : (

Eu voltei para 1.30 (depois do 1.2875 vai pra 1.300),iniciei o windows,e antes de eu abrir os programas pra monitorar ja deu tela azul.Nem tentei de novo,ja entrei na bios e arrisquei 1.27 de vcore,no fim foi pior ainda,a maquina não subiu mais,não vinha sinal no video,tive que abrir o gabinete dar um clear cmos com o jumper,que pra dificultar fica bem em baixo da VGA.

Agora eu iniciei depois do resetar,e ta tudo em auto,talvez amanhã eu tente de novo,alguma sugestão?

Logo depois que eu tinha colocado vcore no 1.30 eu iniciei o Vista,joguei 30 minutos de GTA4,até consegui bons fps a mais,daí desliguei,e quando liguei e tentei usar o WXP pra fazer os testes nem deu pra começar.

E uma observação,não sei se é pura coincidência de estar tendo problema com o botão no gabinete,mas depois que eu comecei a mexer com isso ontem,o PC tem demorado mais pra ligar,parece que eu aperto o botão,ele liga e um segundo depois desliga,daí sem mexer em nada uns 2 segundos depois ele liga sozinho e vai normalmente.Vou observar isso agora que ta tudo em automatica de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu gosto de fazer overclock justamente porque sai do padrão e foge do mesmíssimo comum. Eu acho o comum e o mesmíssimo normal e sem graça.

Esse problema de tela azul que você está tendo é falta de vcore. Você vai ter que usar vcore suficiente para estabilizar, não tem jeito.

Existem vários processadores que conseguem o over que você está fazendo até com 1.25v mas, depende do processador.

O nível de over sempre varia de CPU para CPU. Mesmo sendo do mesmo modelo depende de vários fatores para serem parecidos, principalmente a semana de fabricação, então nem todos conseguem alcançar o mesmo clock com a mesma tensão, cada qual tem sua particularidade, por isso, não se espelhe no que vê pela net.

Processador é como impressão digital, cada um tem a sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você acha que é falta de vcore?Mas é estranho porque com 1.28 ele funcionou por mais tempo do que com 1.30.

Vou tentar 1.31 então,e acho que pode ser minha ultima chance,pois eu me lembro de ja ter tentado 1.3215 e o processador chegou a 79º com 10 minutos de Orthos,só com o 1.28 que não passou de 70º,mas dava erro no Orthos depois de 25 minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o ultimo teste aqui,se esse não der vou deixar tudo em auto e volta pra stock,porque ja perdi muito tempo com isso,desde sexta não mexo direito no PC porque fico pesquisando sob overclock e perco horas com Orthos,pra daí de repente vir uma tela azul no WXP ou no Vista e por tudo a perder.Eu não cheguei a escrever isso,mas ontem antes de postar aqui não sei que diabo aconteceu não iniciava mais o Vista porque dizia que alguma configuração de hardware estava impedindo,e o WXP dava tela azul durante o processo de inicialização,so voltaram a funcionar depois que eu voltei o processador pra stock,e o estranho foi que eles ja tinham funcionado com over,mas de uma hora pra outra quando liguei eles pararam.

Eu usei o FSB e multiplicador de sempre,mas com vcore a 1.320 agora,passei o Orthos por 1:25H,não deu erro e a temperatura máxima foi 73º mas em momentos raros de pico,a maior parte do tempo oscilava entre 70º e 72º,so umas 3x alcançou 73º,acho que ta seguro assim,concorda?

Se eu não tiver mais nenhuma tela azul,nenhum problema de inicialização posso deixar assim sem problema ou ainda tenho que me preocupar com temperatura e vcore?

E é normal a tensão cair quando o processador esta em full?porque quando ele esta em iddle segundo o cpu-z fica em exatos 1.320v,mas quando o Orthos tava fazendo ele ficar em full ficava em 1.296V,tem uma screen aqui que eu peguei quando chegou a 73º,de uma olhada

imagemkx3.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

não vou criar um novo topico, vou utilizar esse mesmo.

Estou querendo fazer um pequeno over no meu processador, mas nunca fiz isso, por isso peço varias infos.

Meu pc - E6600 - P5B Dlx - 4x1gb King 800

Qro jogar meu processador a 2.8 pelo menos.

Eu altero tudo pela Bios ?

Tenho que alterar a mutiplicação, a vcore. Tem + alguma coisa que tem que mexer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Opa meirelles beleza? a sua fonte e de quantos watts reais? No vista tem uma opção de gerenciamento de energia, configure ele para high performance que provavelmente ele não trave mais!!! agora quanto essa tela azul no win xp e as temps altas provavelmente seja falta de energia!!!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!