Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
The Crasher

Configurando rede com compartilhamento de internet

Recommended Posts

Olá a todos, sou novo aqui no fórum, e espero que em um futuro próximo eu posso ajudar os outros membros.

Eu faço curso técnico de informática, e agora estou no módulo de redes, e o professor passou estes exercícios para os alunos resolverem:

Questão 1

Faça uma rede de computadores com 4 máquinas ligadas ao switch com internet compartilhada para toda a LAN, onde:

Grupo COLÉGIO

Modem 10.1.1.1

IP estático

Serviço Brasil Telecom

Questão 2

Faça uma rede de computadores com 4 máquinas ligadas ao switch e "logando" a um servidor cujo IP é 192.168.0.1 e o mesmo compartilha a internet, onde:

Grupo: COLÉGIO

Modem 10.1.1.1

IP estático

Serviço Brasil Telecom

Bom, agora vão minhas dúvidas:

1) Na configuração, o número do modem eu coloco no gateway?

2) Com IP estático, eu não devo selecionar DHCP, certo? Eu mesmo devo criar os IP's em cada máquina?

3) O DNS eu devo configurar os primário e o secundário em todos os pcs ou somente no "servidor"?

4) Qual a diferença de configuração entre os dois exercícios? QUal a diferença para fazer os outros pcs logarem no exercício 2?

Bom, o pouco que eu sei é que configuração micro-switch as normas de cabeamento são iguais, mesmo grupo de trabalho, mesma classe de IP, pcs com nomes diferentes. O DNS da Brasil Telecom eu já pesquisei. Eu tenho +- uma noção de como resolver esses exercícios, só que eu não sei se eu estou certo:wacko:

Para o 1º tópico eu acho que escrevi demais. :mellow:

Espero que alguém possa me ajudar.

Agradeço desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Questão 1 com modem roteado configura os pcs com ip 10.1.1.2/255.0.0.0/10.1.1.1

e assim por diante, no segundo exerciocio quem compartilha internet é o servidor então ele é sua saida de internet ou seja gateway.

Questão 2 você está certo, sim para todas perguntas.

Questão 3 Configura no servidor, configurado dns no servidor você pode colocar nos pcs o dns indicando o ip do servidor ou seja caso as maquinas precisem de dns vai solicitar para o servidor.

Questão 4 Diferença é que nno exercício 1 seu gateway é o modem e no 2 o servidors.

Caso eu esteja errado por favor me falem.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais