Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Adenilson Jesus

Utilizar SCR TIC106 com 110V

Recommended Posts

Tô cansado de utilizar aquele esqueminha com tic 106 associando ao um relê + uma resistência de 10k com tensão 12v,só que preciso utilizar esse mesmo esquema com uma tensão 110v ( tô utilizando um tic 106D a resitência aumentei pra 120k dou um pulso no sitema mas ele não funciona como deveria) o que tô fazendo errado?

Editado por soschip
título

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes tu tinhas CC e agora tens CA, não é isso dai??? O Tiristor conduz até que o mesmo entre em corte ao cessar a corrente por ele, Você estaria alimentando o mesmo com CC pulsante (que desliga o tiristor ao passar por um zero da rede) Seria isso??

Compartilhar este post

Link para o post

** num tô nem conseguindo postar uma imagem tá ****....

http://cid-1de3fa71984891ba.skydrive.live.com/self.aspx/PROJETO/TIC%20106.jpg?wa=wsignin1.0&sa=842213758&lc=1046

acho que agora vai... rsrsrs

-------------------

Agora será q vou ter que utilizar um retificado pra transformar a corrente alternada em CC ???? como??

-------------------

Faller você tem razão porisso o relê fica estalando Tô na dúvida qual diodo devo usar ? embora a imagem tem um diodo no protobord não usei não ... vou fazer uns testes aqui e posto novamente... Cê é o cara fi valeu mesmo... jamais ia imaginar isso ....rsrsrs

Nota da moderação:

Não poste seguidamente em menos de 24h. É contra as regras do forum. Se esquecer de mencionar algo numa mensagem, use edit.gif

http://forum.clubedohardware.com.br/announcement.php?f=39

Editado por Adenilson Jesus
3 mensagens seguidas

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei que tipo de relé está a usar mas se a corrente, da bobina, for baixa pode tentar colocar condensador nos terminais da bobine do relé (com atenção ás polaridades).

Assim , embora a o tiristor só conduza durante meio ciclo , o condensador armazena energia suficiente para manter o relé atracado .

Compartilhar este post

Link para o post
Não sei que tipo de relé está a usar mas se a corrente, da bobina, for baixa pode tentar colocar condensador nos terminais da bobine do relé (com atenção ás polaridades).

Assim , embora a o tiristor só conduza durante meio ciclo , o condensador armazena energia suficiente para manter o relé atracado .

O relé q eu tô usando é de 110v, mas que tipo de condensador você sugere o de Polyester, cerâmica, Tantalum, polipropileno, electrolítico ou ajustável

observe aí http://cid-1de3fa71984891ba.skydrive.live.com/self.aspx/PROJETO/TIC%20106.jpg?wa=wsignin1.0&lc=1046&sa=649654949

você tá dizendo pra colocar o capacitor no lugar do diodo zenner? Qual seria o valor adequado nesse caso? valeu Zurca .

Testei aqui colocando um capacitor eletrolítico 330 uf / 200v no lugar do zenner e não armou o tic106 não é como se eu tivesse colocado somente o capacitor no relé e desse um pusso pra carregar o capacitor e ele funcionou somente até que descarregasse enquanto o certo seria se ele desliga-se somente quando eu apertar o botão NF (normalmente fechado) entende?

Editado por Adenilson Jesus

Compartilhar este post

Link para o post

Se você necessita operar um relé, via tiristor, e manter como se fosse memória esse relé em estado de condução, vais ter que obter essa tensão de 110 volts retificada e filtrada de tal modo que a tensão residual não decresça, não zere, pois se isso acontecer faz o corte do tiristor

Compartilhar este post

Link para o post

se quer usar o rele e ligar e desligar o mesmo com 2 botões ate pode fazer sem tic

basta usar um dos contactos do proprio rele e fazer o travar do mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Se você necessita operar um relé, via tiristor, e manter como se fosse memória esse relé em estado de condução, vais ter que obter essa tensão de 110 volts retificada e filtrada de tal modo que a tensão residual não decresça, não zere, pois se isso acontecer faz o corte do tiristor

Entendi, só que eu não sei como filtrar e nem retificar a corrente, tenho uma noção se não me engano é com um trafo e diodo e ou capacitor mas não faça a nenor ideia de como liga-los, por um acaso você tem esse esquema?

valeu FALLER

se quer usar o rele e ligar e desligar o mesmo com 2 botões ate pode fazer sem tic

basta usar um dos contactos do proprio rele e fazer o travar do mesmo.

Na verdade eu preciso de utiliza com o tic porq eu vou utilizar vários botões NA em paralelo q com um simples pulso ou click em qualquer um deles aciona o relé travando e outros botões NF em série q quando nescessário corta a energia do tic destravando-o , esse esquema é utilizado várias vezes com relés em cascata... se o tic funcionar vai diminuir meu projeto pela metade em custo e aumentando a eficiência... valeu

Editado por soschip
unir mensagens seguidas do mesmo autor em menos de 24h

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais