Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
JohnDavis

Armazenamento em fita LTO2 com ntbackup

Recommended Posts

Prezados,

Eu precisava implementar um backup diário na empresa onde trabalho, o servidor é um Dell e o backup seria feito em fita LTO2 de 200\400GB. O backup tem que ser automático e completo(c:\, d:\, system state) do servidor mencionado. Entretanto o agendador do windows simplesmente não funcionava corretamente.

Procurei em muitos lugares e não achei uma solução pronta que funcionasse direito, então resolvi fazer minha própria solução. Compartilho com vocês a solução:

Criei um arquivo de scripts backup.vbs que executa o backup, também criei um arquivo backup.bks que aponta o que será backupeado. Deixei ambos no C:\ do servidor.

conteúdo de backup.bks:

C:\
D:\
SystemState

As linhas acima servem apenas para dizer que o backup será de todo o c: e d: do servidor e o SystemState diz que será feito um backup das configurações do sistema também.

Abaixo o arquivo que executará o backup, backup.vbs:

Set objShell = Wscript.CreateObject("Wscript.Shell")

DateInfo = """" & Now & """"

Filecfg = "@C:\backup.bks"
Opts = " /v:no /r:no /rs:no /hc:on /m normal /l:s"
Name = " backup"
Midia = """LTO Ultrium"""

Command = "C:\WINNT\system32\ntbackup.exe backup " & Filecfg & " /n " & DateInfo & " /d " & DateInfo & Opts & " /j " & Name & " /p " & Midia

objShell.Run "cmd /c " & Command

o código acima faz o seguinte, linha a linha:

Set objShell = Wscript.CreateObject("Wscript.Shell") -- declara um objeto do tipo shell, para que possamos executar um comando do DOS.

DateInfo = """" & Now & """" -- declara uma variavel que irá armazenar a data atual, no backup servirá para dar nome ao backup, assim sendo, o backup sempre terá o nome do pool com a data em que foi feito

Filecfg = "@C:\backup.bks" -- declara filecfg que é uma string que armazenará o caminho em que fica o arquivo .bks, que dirá o que será feito o backup

Opts = " /v:no /r:no /rs:no /hc:on /m normal /l:s" -- opts - armazena as opções que serão utilizadas no comando ntbackup do windows

Name = " backup" -- nome da tarefa, pode ser qualquer coisa...

Midia = """LTO Ultrium""" -- midia, no meu caso LTO Ultrium, para saber qual mídia, agende um backup pelo ntbackup do windows e copie o código que existe lá, mostrará as informações citadas.

Command = "C:\WINNT\system32\ntbackup.exe backup " & Filecfg & " /n " & DateInfo & " /d " & DateInfo & Opts & " /j " & Name & " /p " & Midia -- o comando do ntbackup basicamente...

objShell.Run "cmd /c " & Command -- executa o comando

Após isso, basta ir no agendador de tarefas do windows e criar uma tarefa que executará o arquivo backup.vbs em determinado horário.

O único problema que tenho, é que toda troca de fita, tem que ser deletada a mídia antes de o backup funcionar, então toda manhã tenho que ir no ntbackup do windows e excluir o conteúdo da fita que será gravada pelo backup agendado.

Espero que estas informações sejam úteis para mais alguém...

;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola John Davis obrigado pela dica vamos compartilhar essa informação com outras pessoas caso necessite de algum equipamento ou fita de backup ou mesmo manutenção pode contar conosco.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais