Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Armazenamento em fita LTO2 com ntbackup


JohnDavis

Posts recomendados

Prezados,

Eu precisava implementar um backup diário na empresa onde trabalho, o servidor é um Dell e o backup seria feito em fita LTO2 de 200\400GB. O backup tem que ser automático e completo(c:\, d:\, system state) do servidor mencionado. Entretanto o agendador do windows simplesmente não funcionava corretamente.

Procurei em muitos lugares e não achei uma solução pronta que funcionasse direito, então resolvi fazer minha própria solução. Compartilho com vocês a solução:

Criei um arquivo de scripts backup.vbs que executa o backup, também criei um arquivo backup.bks que aponta o que será backupeado. Deixei ambos no C:\ do servidor.

conteúdo de backup.bks:

C:\
D:\
SystemState

As linhas acima servem apenas para dizer que o backup será de todo o c: e d: do servidor e o SystemState diz que será feito um backup das configurações do sistema também.

Abaixo o arquivo que executará o backup, backup.vbs:

Set objShell = Wscript.CreateObject("Wscript.Shell")

DateInfo = """" & Now & """"

Filecfg = "@C:\backup.bks"
Opts = " /v:no /r:no /rs:no /hc:on /m normal /l:s"
Name = " backup"
Midia = """LTO Ultrium"""

Command = "C:\WINNT\system32\ntbackup.exe backup " & Filecfg & " /n " & DateInfo & " /d " & DateInfo & Opts & " /j " & Name & " /p " & Midia

objShell.Run "cmd /c " & Command

o código acima faz o seguinte, linha a linha:

Set objShell = Wscript.CreateObject("Wscript.Shell") -- declara um objeto do tipo shell, para que possamos executar um comando do DOS.

DateInfo = """" & Now & """" -- declara uma variavel que irá armazenar a data atual, no backup servirá para dar nome ao backup, assim sendo, o backup sempre terá o nome do pool com a data em que foi feito

Filecfg = "@C:\backup.bks" -- declara filecfg que é uma string que armazenará o caminho em que fica o arquivo .bks, que dirá o que será feito o backup

Opts = " /v:no /r:no /rs:no /hc:on /m normal /l:s" -- opts - armazena as opções que serão utilizadas no comando ntbackup do windows

Name = " backup" -- nome da tarefa, pode ser qualquer coisa...

Midia = """LTO Ultrium""" -- midia, no meu caso LTO Ultrium, para saber qual mídia, agende um backup pelo ntbackup do windows e copie o código que existe lá, mostrará as informações citadas.

Command = "C:\WINNT\system32\ntbackup.exe backup " & Filecfg & " /n " & DateInfo & " /d " & DateInfo & Opts & " /j " & Name & " /p " & Midia -- o comando do ntbackup basicamente...

objShell.Run "cmd /c " & Command -- executa o comando

Após isso, basta ir no agendador de tarefas do windows e criar uma tarefa que executará o arquivo backup.vbs em determinado horário.

O único problema que tenho, é que toda troca de fita, tem que ser deletada a mídia antes de o backup funcionar, então toda manhã tenho que ir no ntbackup do windows e excluir o conteúdo da fita que será gravada pelo backup agendado.

Espero que estas informações sejam úteis para mais alguém...

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!