Ir ao conteúdo

[REVIEW] Toshiba Satellite L305D-S5904

Evandro

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

O Toshiba Satellite L305D-S5904 é um notebook de tamanho médio com ótimo acabamento e visual muito bonito. É voltadao para o usuário comum que quer qualidade, mobilidade e integração.

O note não é meu e foi dado de presente então não sei quanto custou (mas na newegg está por 600 dólares), mas vendo o preço em alguns sites e vendo os detalhes dele com um certo tempo de uso achei um bom custo/benefício.

img_5114972.jpg.xs.jpg img_5115303.jpg.xs.jpg img_5116439.jpg.xs.jpg img_5118104.jpg.xs.jpg img_5119456.jpg.xs.jpg img_5120918.jpg.xs.jpg

Aqui ele foi batizado de Ruan (escrito errado mesmo) já que é o amante da patroa. O meu PC ela batizou com nome de mulher :D

COFIGURAÇÃO

Processador: AMD Turion 64 X2 TL-60 2.0GHz

Chipset: AMD M690G

Vídeo: Radeon X1250 onboard

Memória: 3 GB DDR2 667 MHz com suporte para até 4 GB. (1 pente de 1 GB e outro de 2 GB Samsung)

HD: Western Digital WD2500BEVS-26UST0 ATA

DVD-RW: HL-DT-ST DVDRAM GSA-T40F ATA

Tela: 15.4" WXGA com teconologia TrueBrite, resolução 1280 x 800 Widescreen.

Rede: Realtek RTL8102E

Rede sem fio: Atheros AR5007EG

Modem: Toshiba Software Modem

Teclado: padrão US Internacional

Câmera: 3 MP

Leitor de cartão: 5-in-1 Bridge Media Adapter Secure Digital, Secure Digital High Capacity, Memory Stick, Memory Stick PRO, MultiMedia Card, xD Picture Card [shared slots].

Portas: 3 USB, 1 VGA, 1 Line-Out (Fone de Ouvido), 1 Line-In (Microfone)

Alimentação: fonte de 75 W, bateria de 6 células Íon-Lítio, 4 Ah (4000 mAh)

Dimensões: 36.3 (L) x 27 © x 3,3 - 3,8 (A) cm

Peso: 2,6 Kg (com bateria), ~2 Kg (com bateria)

Sistema Operacional: Windows Vista Home Premium

Relatório do Everest no arquivo .txt em anexo.

Ele foi comprado pra ser usado no dia a dia pela minha patroa, a exigência era de um computador rápido já que ela antes tinha um Celerdon bem irritante. Ela gostou e eu também, achei que ele carrega o Vista bem rápido e que ele é ágil pra abrir programas, mesmo com outros abertos.

everest227.txt

• Membro VIP
Postado

Eu sempre ouvi falar bem dos notes da Toshiba mas nunca havia usado um por muito tempo.

De início achei este um pouco caro já que a VGA é fraca, mas os detalhes me convenceram do contrário.

O visual dele é extremamente bem trabalhado assim como o acabamento é impecável. Mas isso tem a desvantagem que sempre ficam as marcas de dedos na carcaça espelhada hehehe ossos do ofício.

A bateria tem uma travinha de segurança, novidade para mim. (foto)

img_5122456.jpg.xs.jpg

O painel de funções é integrado ao Vista, achei muito legal poder escolher entre os modos de energia, alterar o brilho da tela, desativar/ativar o touchpad e ativar a rede wi-fi.

img_5190456.jpg.xs.jpg

Um ponto que eu achei muito bom é que o cooler é eficiente e solencioso, pois quando o micro está em em carga máxima (folding@home) ele sussurra (entre 19 e 21 dBA eu acho) e o mais legal, a carcaça ou o teclado não esquentam como já vi em outros notes.

Em compensação a fonte esquenta mais do que eu gostaria, creio que ela fique entre 40 e 48 graus.

Alterando-se os perfis de energia o Cool and Quiet mostra-se ativo porém anestesiado.

Em alto desempenho temos:

cpu906.jpg.xs.jpg

E as tempreaturas:

Processador 64

CPU 1 e 2 54

Em economia de energia:

cpu2275.jpg.xs.jpg

E as temperaturas:

Processador 43

CPU 1 e 2 29, praticamente a temperatura ambiente, aqui estahhh uns 28 a 30, o cooler estahhhh quase parado.

E em equilibrado depende da garga.

As sapatas de borracha são boas, seguram bem o note mesmo quando não estão todas aderidas na mesa.

Ele veio com os programas pré instalados e com um CD de recuperação do Windows.

Bem, dos programas que vieram eu tirei a maioria:

Norton 360 (trial)

Office (trial)

Vongo (substituído pelo Nero)

Vários jogos Trial

Poxa, tudo trial ?

O norton encheu meu saco e eu coloquei o Avira sob recomendação do Renato Mejias. Bem mais leve.

O office virou open office 3.0

Os jogos eu gastei a cota mesmo hehehe eram legais.

O teclado é normal para um notebook, não possui o teclado numérico separado (é agregado a tecla FN) mas as outras todas estão lá. Neste caso ele é padrão internacional. Eu gostei da luz indicadora de caps lock ligado junto da tecla e não escondida em algum canto. Também gostei do mini teclado multimídia.

O touchpad não possui demarcações do scroll, mas ele está lá na lateral direita e na parte inferior.

Mesmo o touchpad sendo fosco e áspero, diferente do restante da carcaça, ambos são de cor preta e não há uma demarcação mais clara do touchpad, como um sulco fino prateado, o que ajudaria a não esbarrar o dedo no local errado. Mas ele é bom, os botões são bons e fáceis de usar. Só espero que não quebrem com o tempo hehehehe.

As caixas de som são de boa qualidade, bem melhores que muitas dessas que compramos por aí por preço de banana, mas não são poderosas e o curioso é que o som, sai “para cima” já que elas são paralelas ao teclado.

A tela é boa, boa definição, bom contraste e bom tamanho, identificada pelo everest como Samsung 154AT07-T01.

Só podia ser glossy (opaca) porque sempre tem algo refletindo nela. É a janela atrás, o teclado, a luz ou minha cara feia.

A plataforma eu achei boa, o windows é bem ágil com ela, vou ver como ele se comporta com alguns jogos, mas pra uso geral é uma excelente plataforma. Faz uma boa pontuação no folding hehehehe, mas eu queria uma HD3200 pra fazer melhor :D

O processador é praticamente a mesma coisa que o meu do desktop, mas agora com dois núcleos, gostei da agilidade que isso traz.

Gostei também do baixo consumo da plataforma toda, a bateria dura mais de duas horas se o uso for leve, salvo pelo Cool and Quiet da AMD e do baixo consumo que o RD690 apresenta.

Não testei a rede wireless ainda, mas ela detectou umas 6 aqui dos vizinhos hehehe

O leitor de cartões é bem posicionado e funciona bem, não tem nada de especial.

O HD é silencioso e de bom desempenho, assim como o DVD-RW que tem modo silencioso, também novidade pra mim.

A webcam não é uma primazia, mas creio que por ser uma webcam ela esteja de bom tamanho.

Em ambientes escuros ela não fica muito boa.. aí um exemplo:

img000005110.jpg.xs.jpg

Snapshot em resolução máxima, ali ao fundo a janela e o bichano tirando uma soneca sobre a mesa..

Vídeo do Vista carregando, são 46 segundos:

YouTube - Toshiba Satellite L305D-S5904 boot with Windows Vista Home Premium 32 bit

Mas eu não fiz uma faxina no SO ainda, espero que com isso melhore.

Pontos positivos:

Acabamento

Peso

Design

Desempenho

Duração da bateria

Esquenta pouco

Pontos negativos:

Não tem uma saída S-Vídeo

Poucas USBs pro meu gosto

O plugue de energia é muito grande. Ele poderia ser localizado na parte de trás, assim como o conector de rede e não um de cada lado.

Agradecimentos:

icefly, pelo apoio e pelo review que eu copiei uahuahuahuahahuauahha

Mynhow, por ajudar a organizar e dar ótimas dicas

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Belo notebook e review. Toshiba quase sempre faz bons notebooks e esse não é exceção à regra.

Pelo jeito D.Patroa não vai ficar muito tempo com ele ehehe

Dica: depois faz ai uma instalação limpa do Vista; um mal da Toshiba é instalar alguns programas inuteis, pesando no desempenho do note e na inicialização.

• Membro VIP
Postado
Belo notebook e review. Toshiba quase sempre faz bons celulares e esse não é exceção à regra.

Pelo jeito D.Patroa não vai ficar muito tempo com ele ehehe

Dica: depois faz ai uma instalação limpa do Vista; um mal da Toshiba é instalar alguns programas inuteis, pesando no desempenho do note e na inicialização.

E você acha que ela deixa eu brincar ? :D

Vou ter que limpar mesmo, tem mais uns programas inúteis e o Vista precisa ser afinado, mas ele é bem esperto, quebrou o preconceito que eu tinha do Vista.

Quem sabe se fosse dual channel melhorava..

Valeu pela dica ! :)

• Membro VIP
Postado
Olha, belo notebook.

Parabens pelo review.

Ele não tem dual-channel, tem certeza?

CPU-Z que disse, como são dois pentes diferentes de memória eu creio que ele esteja certo.

• Membro VIP
Postado

Verdade, são pentes diferentes. Mas ele suporta.

Tenta ver com o Everest, ele é mais preciso. (pelo menos eu acho)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...