Ir ao conteúdo

Preciso de ajuda com queda de tensão

Alenônimo

Posts recomendados

Postado

Estou com um dilema em pleno Natal.

Eu tenho um computador razoavelmente bom, um Intel Core 2 Quad Q6600 numa placa Gigabyte G31M-S2L, GeForce 8500 GT, HD e DVD-RW Sata… O monitor é o LG Flatron Wide 19” que funciona como TV. Tenho também um Scanner HP Scanjet G2410, um Modem SpeedTouch 510 v4 e o meu Playstation 2 Slim aqui no meu quarto.

O computador, mais o monitor e o modem ficam num estabilizador Force Line Eternity 300VA 115V Monovolt (prometo comprar algo melhor quando puder), conectado a uma tomada de 3 pinos aterrada. O scanner e o videogame são conectados a um benjamin em uma tomada normal dependendo da necessidade (o rádio-relógio da CCE — que tem histórico para um tópico próprio — usa a mesma tomada, daí o benjamin).

O problema começa agora:

Minha impressora HP Deskjet 3420 deu seu último suspiro e, aproveitando o meu 13º, resolvi que iria comprar outra impressora. Acabei optando por uma Samsung ML-1630, impressora a laser com um visual impressionante, combinando com o meu computador atual.

Só que, ao ligá-la no estabilizador junto com o PC, ela estoura o fusível da droga do estabilizador. Ao ligá-la sozinha na rede elétrica (tomada aterrada), ocorre uma queda de energia bem ao estilo "chuveiro ligado".

O que eu preciso fazer para poder usar esta impressora, com a paz de espírito de que ela não irá tocar fogo na minha casa? Já não chega eu ter que me preocupar com o rádio-relógio CCE, que queima de dentro pra fora? Se eu colocar a impressora na tomada comum provisoriamente, vai funcionar sem queimar o estabilizador de novo, junto com meu último fusível?

Eu não entendo muito de eletricidade (apesar de possuir um pouco de curiosidade sobre o assunto devido aos problemas recentes). Também não sei qual o fusível que eu devo comprar para usar no estabilizador. Alguma sugestão?

Postado
Estou com um dilema em pleno Natal.

Eu tenho um computador razoavelmente bom, um Intel Core 2 Quad Q6600 numa placa Gigabyte G31M-S2L, GeForce 8500 GT, HD e DVD-RW Sata… O monitor é o LG Flatron Wide 19” que funciona como TV. Tenho também um Scanner HP Scanjet G2410, um Modem SpeedTouch 510 v4 e o meu PlayStation 2 Slim aqui no meu quarto.

O computador, mais o monitor e o modem ficam num estabilizador Force Line Eternity 300VA 115V Monovolt (prometo comprar algo melhor quando puder), conectado a uma tomada de 3 pinos aterrada.

Uma coisa melhor? Ligar direto na tomada é muito melhor que um estabilizador de 300VA em um PC desses!!

O scanner e o videogame são conectados a um benjamin em uma tomada normal dependendo da necessidade (o rádio-relógio da CCE — que tem histórico para um tópico próprio — usa a mesma tomada, daí o benjamin).

O problema começa agora:

Minha impressora HP Deskjet 3420 deu seu último suspiro e, aproveitando o meu 13º, resolvi que iria comprar outra impressora. Acabei optando por uma Samsung ML-1630, impressora a laser com um visual impressionante, combinando com o meu computador atual.

Só que, ao ligá-la no estabilizador junto com o PC, ela estoura o fusível da droga do estabilizador. Ao ligá-la sozinha na rede elétrica (tomada aterrada), ocorre uma queda de energia bem ao estilo "chuveiro ligado".

Que bom que estourou o fusível, problema seria se o estabilizador tivesse pegado fogo!

Sua impressora deve exigir uns 600W de pico, seu estabilizador não pode fornecer nem 150W direito!

Sobre a queda na tensão, sua instalação deve estar ruim, tá certo que impressora laser consome bastante, uma queda de tensão quando ligada é normal, mas não deve ser tão grande quanto a queda que um chuveiro provoca.

Ligue a Impressora direto na tomada, assim como o seu PC todo. Se quer dar alguma proteção aos equipamentos (coisa que esse seu estabilizador não faz) use um filtro de linha bom, um da marca APC.

O que eu preciso fazer para poder usar esta impressora, com a paz de espírito de que ela não irá tocar fogo na minha casa? Já não chega eu ter que me preocupar com o rádio-relógio CCE, que queima de dentro pra fora? Se eu colocar a impressora na tomada comum provisoriamente, vai funcionar sem queimar o estabilizador de novo, junto com meu último fusível?

Eu não entendo muito de eletricidade (apesar de possuir um pouco de curiosidade sobre o assunto devido aos problemas recentes). Também não sei qual o fusível que eu devo comprar para usar no estabilizador. Alguma sugestão?

Resumindo, ligue tudo direto na tomada e seja feliz!! Se a queda de tensão persistir, chame um eletricista.

PS: Muito melhor direto na tomada do que com esse estabilizador ai!

Abraços e um Feliz Natal

Leonardo

Postado
Resumindo, ligue tudo direto na tomada e seja feliz!! Se a queda de tensão persistir, chame um eletricista.

PS: Muito melhor direto na tomada do que com esse estabilizador ai!

Abraços e um Feliz Natal

Leonardo

Não há tomadas o suficiente para ligar tudo direto. Se o estabilizador não serve, então eu uso o quê no lugar?

Mesmo que sugira criar mais tomadas, isso vai levar algum tempo. Alguma dica de como eu devo usar o equipamento até lá com o que eu tenho? Não quero ver minha impressora pegar mofo sem ter impresso uma única página.

PS: Feliz Natal!

Postado
use um filtro de linha de boa qualidade...e seja feliz...

Feliz natal....

abraços...

Interessante… Poderia sugerir algum modelo?

A propósito, eu estou lendo o tópico “Não Usem Estabilizadores” e estou ficando bem confuso. É ou não é pra usar estabilizadores? E como diferenciar um filtro de linha de uma extensão de tomadas disfarçada de filtro de linha no momento da compra?

• Membro VIP
Postado

É ou não é pra usar estabilizadores? E como diferenciar um filtro de linha de uma extensão de tomadas disfarçada de filtro de linha no momento da compra?

Para começo.. Abandone estabilizador, principalmente esse seu dai, de 300VA. Ele limita o fornecimento de energia ao seu PC em torno de 110 Watts mais ou menos.. Você acha que seu PC consome só isso?? Não é claro, desse modo seu estabilizador estará funcionando fora total da especificação, do limite do mesmo. Pronto para pegar fogo.. Tire-o dai urgentemente

Ai deve ser 110 Volts a alimentação. Desse modo compre uma boa régua de proteção da APC e seja feliz.. http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=1&f3=&f4= Pode procurar em outros lugares, talvez as encontre mais em conta..

Já vi também que a fiação da instalação elétrica dai não é a melhor do mundo, mas, na impossibilidade de trocá-la, siga o barco e troque pelo menos a tomada da parede. Coloque ai uma tomada nova boa, de 3 pinos, juntamente com a adoção da régua de proteção..

Veja que a tomada da parede fique assim polarizada se vista de frente:

NEMA5-15.jpg

Aquilo ali marcado é o neutro, a fase e o terra, que não sei se você tem ai. Se não tiver não liga esse fio.

Só isso, viste, simples. Seja Feliz..

Postado

A propósito, eu estou lendo o tópico “Não Usem Estabilizadores” e estou ficando bem confuso. É ou não é pra usar estabilizadores? E como diferenciar um filtro de linha de uma extensão de tomadas disfarçada de filtro de linha no momento da compra?

Resumo do tópico:

Estabilizador não serve para nada! Para proteção use filtros de linha, os bons normalmente são mais caros (de R$40 pra cima), mas os melhores que temos no Brasil são os da APC, qualquer um dessa marca é bom.

(Acho que há tópicos mais atualizados e melhores que esse que você esta lendo aqui nessa sala, mas o interessante é ler todos, leia esse eu li a pouco tempo e ainda lembro, esse eu acho que é melhor que o "não usem estabilizadores").

Bom, já indiquei o filtro de linha, qualquer um da APC (veja o que atende melhor as suas necessidades, número de tomadas, proteção para linha telefônica).

Mas se o objetivo é só mais tomadas, se você não quer proteção (o que você não tem hoje), qualquer filtro comum serve.

Leonardo

Postado

Se voce está pendurando todo esse equipamento em uma única tomada, cuidado porque fiações normais de tomada são para apenas 1.000 watts, é evidente que seu transformador ia "pipocar" logo de cara com sua laser, pois o consumo dela ( tá no manual ) é de 300w . Pelo sintoma que sua rede elétrica deu, ( tipo "chuveiro ligado", deduzo que as lampadas piscaram ), acho que não é só a parte da informática que vai deixar sua casa insegura. Chame um eletricista imediatamente que a fiação elétrica em geral deve estar com problema

Postado
Para começo.. Abandone estabilizador, principalmente esse seu dai, de 300VA. Ele limita o fornecimento de energia ao seu PC em torno de 110 Watts mais ou menos.. Você acha que seu PC consome só isso?? Não é claro, desse modo seu estabilizador estará funcionando fora total da especificação, do limite do mesmo. Pronto para pegar fogo.. Tire-o dai urgentemente

Tem certeza? Está funcionando direito, sem sobreaquecer. Nunca tive problemas com ele também.

Ai deve ser 110 Volts a alimentação. Desse modo compre uma boa régua de proteção da APC e seja feliz.. http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=1&f3=&f4= Pode procurar em outros lugares, talvez as encontre mais em conta..

Pretendo fazer isso ASAP.

Já vi também que a fiação da instalação elétrica dai não é a melhor do mundo, mas, na impossibilidade de trocá-la, siga o barco e troque pelo menos a tomada da parede. Coloque ai uma tomada nova boa, de 3 pinos, juntamente com a adoção da régua de proteção..

Qual? A tomada comum? Porque eu já tenho uma tomada de 3 pinos funcionando corretamente e a comum serve mais para manter o rádio-relógio funcionando e para usar o PS2 e o Scanner de vez em quando.

A propósito, qual o máximo de itens que eu posso colocar em cada tomada, com uma certa margem de segurança? Com esta impressora puxando 350W a 4A, vou precisar de uma tomada só pra ela? (_(

Resumo do tópico:

Estabilizador não serve para nada! Para proteção use filtros de linha, os bons normalmente são mais caros (de R$40 pra cima), mas os melhores que temos no Brasil são os da APC, qualquer um dessa marca é bom.

(…)

Mas se o objetivo é só mais tomadas, se você não quer proteção (o que você não tem hoje), qualquer filtro comum serve.

Meu objetivo é apenas fazer estas bugigangas funcionarem direito. Daí o fato de não entender bem sobre essa discussão “Tomadas × Filtros × Estabilizadores”.

Mas valeu pela dica. Vou ver se consigo um filtro de linha da APC mês que vem. Minha grana se esvaiu com esta impressora.

Se voce está pendurando todo esse equipamento em uma única tomada, cuidado porque fiações normais de tomada são para apenas 1.000 watts, é evidente que seu transformador ia "pipocar" logo de cara com sua laser, pois o consumo dela ( tá no manual ) é de 300w . Pelo sintoma que sua rede elétrica deu, ( tipo "chuveiro ligado", deduzo que as lampadas piscaram ), acho que não é só a parte da informática que vai deixar sua casa insegura. Chame um eletricista imediatamente que a fiação elétrica em geral deve estar com problema

Bom, a queda de energia não é tão acentuada quanto às que tinham antigamente aqui quando se ligava um chuveiro, mas acontece. Andamos dando um trato na rede elétrica daqui há alguns anos, tanto que o chuveiro é aterrado e possui fiação separado da casa, com disjuntor próprio.

Acho que entendi bem porque o estabilizador não agüenta a impressora, afinal 300VA / 115V dá 2,61A e a impressora diz que puxa 4A. Mas fiquei curioso para saber o quanto estas tomadas comuns conseguem oferecer.

Postado
Tem certeza? Está funcionando direito, sem sobreaquecer. Nunca tive problemas com ele também.

Funcionar e não dar problemas não faz de um estabilizador um equipamento necessário e útil ao seu PC. Aqui no fórum temos inúmeros tópicos sobre estabilizadores, essws todos só revelam pontos negativos, pontos positivos não há, principalmente quando comparados com um filtro de linha bom.

O estabilizador (principalmente esse seu ai) pode ir para o lixo sem problema algum.

A propósito, qual o máximo de itens que eu posso colocar em cada tomada, com uma certa margem de segurança? Com esta impressora puxando 350W a 4A, vou precisar de uma tomada só pra ela? (_(

Uma tomada fornece até 10A.

Não precisa de uma tomada só para a impressora, mas seria interessante ter uma.

A queda de tensão (variação no brilho da lâmpada) ocorre aqui também, sempre que ligo a fonte do PC na tomada ou quando ligo a impressora laser. Até certo ponto é normal, se essa queda for muito grande já é indício de que a instalação elétrica esta ruim.

..

Leonardo

• Membro VIP
Postado
Só para constar, aqui vão as especificações de alguns dos itens que eu tenho:

Estabilizador Force Line Eternity 300VA 115V

• 300VA
  • 115V
  • 2,61A
  • 4 Tomadas Tripolares

Impressora Samsung ML-1630

• 110–127V
  • 350W
  • 4A

Monitor LG 19” Widescreen M198WA

• 100–240V
  • 50W
  • 1A

Não lembro a fonte do PC, mas era algo como:

• 100–127V
  • 450—500W
  • ofecere 1 tomada tripolar

Meu amigo. Você tem que entrar um pouco mais fundo para entender que esse seu estabilizador está sub dimensionado. Vou tentar simplificar e ver conceito a conceito

Nem vou imaginar colocar a impressora nela pois isso dai você já percebeu que não é possível, ela sozinha demanda mais do que ele pode ofertar..

A capacidade de oferta de seu estabilizador = 300 VA

Inicialmente vamos transformar essa potência aparente (VA) em potência real (Watts). Como sua fonte é simples para fazer essa transformação se usa o Fator de Potência (FP) chamado de natural FP=0,65

Desse modo seu estabilizador poderá fornecer, dentro de seu limite, 300VA x 0,65 = 195 Watts.

Saquemos a demanda de seu monitor, 50 Watts, restará para que ele ofereça a fonte do PC 195 Watts - 50 Watts = 145 Watts.

A fonte do PC se for das comuns terá uma eficiência em torno de 70%, desse modo e com a capacidade de oferta limitada pelo estabilizador em 145 Watts ela só poderá entregar ao seu PC 145 Watts x 0,70 = 102 Watts..

Isso tudo dentro da normalidade, sem extrapolar nenhuma especificação do estabilizador. Se seu PC demandar mais do que isso, (não sei, pois não sei a sua config) então o estabilizador estará operando fora de seu nominal, "pronto para pegar fogo" como já te falei...

Se sua config não demanda nem 100 Watts então fique tranqüilo...

Abraço...

Postado

Eu tenho um computador razoavelmente bom, um Intel Core 2 Quad Q6600 numa placa Gigabyte G31M-S2L, GeForce 8500 GT, HD e DVD-RW Sata… O monitor é o LG Flatron Wide 19” que funciona como TV. Tenho também um Scanner HP Scanjet G2410, um Modem SpeedTouch 510 v4 e o meu Playstation 2 Slim aqui no meu quarto.

Faller, olha a configuração dele aqui...

Acho que passa um pouco dos 100W :lol:

Leonardo

Postado

Se ta dando queda só com isso chama um eletroman bom, pois a coisa ta preta e prepara o bolsinho porque se for ter que trocar a fiação o cobre aumentou bastante, hehe...

Postado

Ale, primeiramente, foi sorte o fusível ter queimado, caso a corrente do conjunto PC+Laser+monitor puxasse a corrente total e o fusível por azar ou por ser de corrente diferente da especificação (2,61 a) não queimasse,voce iria ter um sério problema nesse estabilizador, além do que uma impressora laser em processo de aquecimento puxa a máxima corrente nominal do equipamento. Alguma coisa poderia queimar. Felizmente o fusível queimou e ele tá lá para isso ( conter excesso de corrente ). Então voce tem que substituir esse fusível por outro exatamente igual se por acaso continuar usando esse estabilizador e ele suporta apenas a CPU ( sem o monitor ).

Quanto à sua tomada, se a bitola do cabo for pelo menos 2,5 mm2 ( como recomendado ) e se for de boa qualidade deve suportar uns 25 A em 110 V .

Em termos de dimensionamento de instalação ( devido à margem de segurança ), tomadas não podem passar dos 1.000 W nominais

Postado
(…)

A capacidade de oferta de seu estabilizador = 300 VA

Inicialmente vamos transformar essa potência aparente (VA) em potência real (Watts). Como sua fonte é simples para fazer essa transformação se usa o Fator de Potência (FP) chamado de natural FP=0,65

Desse modo seu estabilizador poderá fornecer, dentro de seu limite, 300VA x 0,65 = 195 Watts.

Tudo bem… Mas daonde você tirou esse “Fator de Potência”? Porque o número é 0,65? Fiquei curioso agora.

Saquemos a demanda de seu monitor, 50 Watts, restará para que ele ofereça a fonte do PC 195 Watts - 50 Watts = 145 Watts.

A fonte do PC se for das comuns terá uma eficiência em torno de 70%, desse modo e com a capacidade de oferta limitada pelo estabilizador em 145 Watts ela só poderá entregar ao seu PC 145 Watts x 0,70 = 102 Watts..

Isso tudo dentro da normalidade, sem extrapolar nenhuma especificação do estabilizador. Se seu PC demandar mais do que isso, (não sei, pois não sei a sua config) então o estabilizador estará operando fora de seu nominal, "pronto para pegar fogo" como já te falei...

Se sua config não demanda nem 100 Watts então fique tranqüilo...

Abraço...

Sei não. Se meu estabilizdor ofeceresse só isso, eu teria problemas há muito tempo. Não é um estabilizador velho, mas também não comprei ontem.

Antes, no meu PC antigo, eu usava um Estabilizador Ragtech Side Eletronic de 5 tomadas. Também não tive problemas com ele e já cheguei a usar todas as tomadas ao mesmo tempo.

Eu acho importante as informações que vocês me passam. Eu prezo muito pelo meu equipamento e quero sempre ter o melhor para protegê-lo. Mas fico com a sensação de que tá havendo uma certa paranóia em relação aos estabilizadores. Não acho nem que seria permitido para essas empresas venderem equipamentos tão ruins quanto vocês dizem que é.

Eu boto um filtro de linha APC quando puder, mas continuo cético quanto a esta história toda.

PS: Consigo usar a impressora se eu a conectar na tomada normal, usando um banjamin da Lorenzetti (suporta 250V e 10A). Vai ficar como medida paliativa até eu poder fazer algo definitivo, como tomadas novas.

• Membro VIP
Postado
Tudo bem… Mas daonde você tirou esse “Fator de Potência”? Porque o número é 0,65? Fiquei curioso agora.

O fator de potência é a razão da Potência real (em Watts) sobre a Potência aparente (Em VA), de uma carga, e é definido pelo comportamento que essa carga apresenta a aplicação de uma determinada tensão AC.

Fontes comuns, sem PFC ativo, tem um fator de potência chamado de natural que gira em torno dos 0,65%, em função de sua retificação, que é uma função não linear. Fontes com PFC ativo tem esse FP próximo a 1

Para saber mais sobre isso leia: Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara

Sei não. Se meu estabilizdor ofeceresse só isso, eu teria problemas há muito tempo. Não é um estabilizador velho, mas também não comprei ontem.

Antes, no meu PC antigo, eu usava um Estabilizador Ragtech Side Eletronic de 5 tomadas. Também não tive problemas com ele e já cheguei a usar todas as tomadas ao mesmo tempo.

Um amigo meu me deu um desses dai, queimado. Aproveitei-o muito bem..

Aliás, dentro dele não havia proteção alguma. Dá uma olhada ai: Como tornei útil um estabilizador!

Eu acho importante as informações que vocês me passam. Eu prezo muito pelo meu equipamento e quero sempre ter o melhor para protegê-lo. Mas fico com a sensação de que tá havendo uma certa paranóia em relação aos estabilizadores. Não acho nem que seria permitido para essas empresas venderem equipamentos tão ruins quanto vocês dizem que é.

Aonde foi que você viveu nos últimos dez anos??? Você nunca ouviu falar do teste da Proteste onde nenhum estabilizador conseguiu minimamente passar? Procure na internet.

Se quiser ler um pouco sobre o assunto veja:

Qual é a proteção elétrica ideal para um PC doméstico?

Uma boa fonte substitui um estabilizador?

Não Usem Estabilizadores

Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -

Aterrei a tomada do PC - Ele está seguro agora??? Não!!!

Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

Eu boto um filtro de linha APC quando puder, mas continuo cético quanto a esta história toda.

O uso de uma boa régua de proteção/filtro de linha vai auxiliá-lo na ligação de seus equipamentos e fornecer uma proteção elétrica extra a eles. Os equipamentos tem ao natural boas proteções, ou deveriam ter. A adoção de uma régua de proteção é necessária somente se você desejar essa proteção adicional, e também para facilitar a ligação dos diversos equipamentos ai no seu site. (evitando esse problema que você tem agora para ligar a impressora)

Para a TV LCD de 42 a maioria das pessoas não bota nem régua, nem filtro de linha e muito menos estabilizador. Assim como a TV são os demais equipamentos. Estão prontos, foram feitos para ser ligados direto na tomada.

A questão toda com o estabilizador é que ele, ao contrário de uma régua de proteção, tem uma ação danosa e totalmente desnecessária que é a arcaica tentativa dele de estabilizar a tensão, ação necessária há 20 anos atrás, quando as fontes eram lineares. Pois bem, para providenciar essa ação de tentar regular, ou estabilizar a tensão, essa praga passa desligando e religando seu equipamento, em cada Tlec emitido, e ai é que reside todo o problema.

Quanto a você continuar a usar, isso é uma decisão sua, afinal a config é sua...

PS: Consigo usar a impressora se eu a conectar na tomada normal, usando um banjamin da Lorenzetti (suporta 250V e 10A). Vai ficar como medida paliativa até eu poder fazer algo definitivo, como tomadas novas.

Tirando o fato de que os contatos desses benjamins, ou "T" como também são chamados, são muitas vezes muito ruins, pode sim. Aliás, dê uma boa olhada no manual de sua printer se o fabricante da mesma aconselha você a colocar estabilizador, ou mesmo o fabricante de seu monitor, ou do seu PC. Me mostre um, umzinho só, que minimamente recomende, ou faça menção de seu uso..

Abraço...

Postado
O fator de potência é a razão da Potência real (em Watts) sobre a Potência aparente (Em VA), de uma carga, e é definido pelo comportamento que essa carga apresenta a aplicação de uma determinada tensão AC.

Fontes comuns, sem PFC ativo, tem um fator de potência chamado de natural que gira em torno dos 0,65%, em função de sua retificação, que é uma função não linear. Fontes com PFC ativo tem esse FP próximo a 1

Para saber mais sobre isso leia: Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara

Interessante. Então isso não tem nada a ver com o Rendimento dos estabilizadores? Nos aparelhos, aparece essa característica marcada com algo sempre entre 93%–97%.

Um amigo meu me deu um desses dai, queimado. Aproveitei-o muito bem..

Aliás, dentro dele não havia proteção alguma. Dá uma olhada ai: Como tornei útil um estabilizador!

Esse modelo é o mesmo do meu velho estabilizador. Engraçado que, na embalagem dele, citam um modelo diferente que vem com varistor e filtro de linha… (_(

Aonde foi que você viveu nos últimos dez anos??? Você nunca ouviu falar do teste da Proteste onde nenhum estabilizador conseguiu minimamente passar? Procure na internet.

Dei uma caçada agora. Não é à toa que estão me sugerindo apenas equipamentos da APC.

O uso de uma boa régua de proteção/filtro de linha vai auxiliá-lo na ligação de seus equipamentos e fornecer uma proteção elétrica extra a eles. Os equipamentos tem ao natural boas proteções, ou deveriam ter. A adoção de uma régua de proteção é necessária somente se você desejar essa proteção adicional, e também para facilitar a ligação dos diversos equipamentos ai no seu site. (evitando esse problema que você tem agora para ligar a impressora)

Com o filtro de linha, eu vou poder colocar a impressora nele? Não vai queimar o fusível de novo?

Para a TV LCD de 42 a maioria das pessoas não bota nem régua, nem filtro de linha e muito menos estabilizador. Assim como a TV são os demais equipamentos. Estão prontos, foram feitos para ser ligados direto na tomada.

A questão toda com o estabilizador é que ele, ao contrário de uma régua de proteção, tem uma ação danosa e totalmente desnecessária que é a arcaica tentativa dele de estabilizar a tensão, ação necessária há 20 anos atrás, quando as fontes eram lineares. Pois bem, para providenciar essa ação de tentar regular, ou estabilizar a tensão, essa praga passa desligando e religando seu equipamento, em cada Tlec emitido, e ai é que reside todo o problema.

Participando e aprendendo… Provavelmente, quando eu tinha meu 386, o estabilizador era mesmo necessário.

Tirando o fato de que os contatos desses benjamins, ou "T" como também são chamados, são muitas vezes muito ruins, pode sim. Aliás, dê uma boa olhada no manual de sua printer se o fabricante da mesma aconselha você a colocar estabilizador, ou mesmo o fabricante de seu monitor, ou do seu PC. Me mostre um, umzinho só, que minimamente recomende, ou faça menção de seu uso..

Já disse que não tem tomada suficiente agora. É uma solução paliativa. A ideia era mesmo ligá-la no estabilizador.

Pelo menos eu me dei ao trabalho de comprar um benjamin que não é uma porcaria. ^_^

Postado
Interessante. Então isso não tem nada a ver com o Rendimento dos estabilizadores? Nos aparelhos, aparece essa característica marcada com algo sempre entre 93%–97%.

Existe o fator de potência, como já explicado e também existe a eficiência, a quantidade de potência que realmente é transformada em trabalho.

Um transformador possui eficiência na casa dos 90%, isso significa que 10% da potência que ele pega da tomada ele transforma em calor, isso vale também para estabilizadores e nobreaks.

Esse modelo é o mesmo do meu velho estabilizador. Engraçado que, na embalagem dele, citam um modelo diferente que vem com varistor e filtro de linha… (_(

Pode até vir com filtro de linha e proteção contra surtos, mas não chega nem aos pés de protetores como os APC recomendados antes.

Com o filtro de linha, eu vou poder colocar a impressora nele? Não vai queimar o fusível de novo?

Não pois filtros de linha normalmente possuem fusível de 10A.

Leonardo

Postado
Quando eu puder, vou enfiar o pé na jaca então…

APC P8T3V com 8 Tomadas, Telefone e Antena: R$ 132,00 na Atera Informática

É bom o suficiente?

Um dos melhores.

A corrente elétrica vai acumulando com os produtos? Minha impressora diz que precisa só de 4.0A.

Esse filtro ai suporta 15A, em 120V são 1800VA. Sua impressora consumirá 480VA, ainda restarão 1320VA para o resto do PC, com essa potência você consegue ligar até dois PCs.

Sim, a corrente e a potência se somam para ter o total necessário para o filtro de linha.

Leonardo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!