Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizador com Filtro ou só Filtro?


erikux

Posts recomendados

Olá!

Comprei meu pc no mes de setembro, juntamente com um estabilizador SMS. (Este) sms_usp15s115vpreto_box.jpg

Segundo suas especificações, ele também é um filtro de linha, porém, após ler sobre estabilizadores na net fiquei meio cabreiro. Então desmontei um meu antigo (de 7 anos atrás), e percebi o quão inútil ele era. :o

A questão é: Esse novo, é diferente? segundo suas especificações ele Atende à norma NBR 14373:2006 (versão atualizada).

O que seria esse estabilizador com filtro de linha?

É útil ou dá na mesma ele para os antigos?

Caso não seja ideal, qual solução alternativa para mim, que usa o Estabilizador como único meio para conectar o PC, monitor, Impressora e Modem (devido a falta de tomadas em meu quarto)?

Me indicaram este aparelho. Segundo o vendedor que me indicou, ele seria melhor do que um estabilizador. O que vocês acham?

Me desculpem pelo tópico longo! Desde já, agradeço a todos que compartilharem seus conhecimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Comprei meu pc no mes de setembro, juntamente com um estabilizador SMS. (Este)

Segundo suas especificações, ele também é um filtro de linha, porém, após ler sobre estabilizadores na net fiquei meio cabreiro. Então desmontei um meu antigo (de 7 anos atrás), e percebi o quão inútil ele era. :o

A questão é: Esse novo, é diferente? segundo suas especificações ele Atende à norma NBR 14373:2006 (versão atualizada).

O que seria esse estabilizador com filtro de linha?

É útil ou dá na mesma ele para os antigos?

Caso não seja ideal, qual solução alternativa para mim, que usa o Estabilizador como único meio para conectar o PC, monitor, Impressora e Modem (devido a falta de tomadas em meu quarto)?

Me indicaram este aparelho. Segundo o vendedor que me indicou, ele seria melhor do que um estabilizador. O que vocês acham?

Me desculpem pelo tópico longo! Desde já, agradeço a todos que compartilharem seus conhecimentos.

A norma 14373:2006 só veio exigir o que já era pra vir nesses dispositivos há muito tempo, os fabricantes não fizeram mais do que a obrigação deles. O problema é que essa norma aí não especifica quase nada das características técnicas de funcionamento dos dispositivos de proteção, só basicamente fala que tem que ter isso ou aquilo, mas somente dizer isso é insuficiente porque o uso de componentes de qualquer especificação e nas configurações necessárias é muito barato é fácil de fazer. No caso do filtro de linha do estabilizador, é utilizado geralmente três capacitores e um varistor pequeno e no caso dos capacitores, muito nem são de classe de segurança exigida por normas internacionais mais sérias. Então a diferença desse estabilizador ai pros mais antigos é que ele vem com filtro de linha (fraco mas agora vem por obrigação), vem com proteção anti-surtos (fraca, mas vem agora por obrigação), vem com desligamento automatico em caso de sobre-tensões ou sub-tensões sustentadas - recurso questionável já que em pode ocorrer do estabilizador se desligar durante uma oscilação suportada por muitas fontes, mas pode ser um recurso desejável, depende do ponto de vista e dos tipos de fontes utilizados na saida desses estabilizadores. A faixa de estabilização de tensão foi alargada pra mesma faixa suportada pelas fontes chaveadas - o que é um tanto quanto ilógico já que desde antes os estabilizadores terem a faixa alargada de 20% de oscilação para 40% de oscilação na entrada, as fontes já suportavam tudo isso e hoje com a faixa de regulagem alargada pra 40% (20% + 20 -) continua ainda um pouco abaixo da faixa de suportabilidade de muitas fontes boas, ainda mais se a fonte for de PFC Ativo. Há a obrigação da analise de tensão em modo TRUE RMS ou seja, mesmo com distorção na onda eletrica o valor medido tem que ser preciso - isso ja era comum em muito estabilizadores e nos SMS há anos já e outras mudanças menores foram feitas. Em essência, continua o mesmo de sempre.

Esse vendedor q te indicou esse protetor aí ta certo, é uma proteção melhor que estabilizadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... continua ainda um pouco abaixo da faixa de suportabilidade de muitas fontes boas, ainda mais se a fonte for de PFC Ativo. Há a obrigação da analise de tensão em modo TRUE RMS ou seja, mesmo com distorção na onda eletrica o valor medido tem que ser preciso - isso ja era comum em muito estabilizadores e nos SMS há anos já e outras mudanças menores foram feitas. Em essência, continua o mesmo de sempre.

Esse vendedor q te indicou esse protetor aí ta certo, é uma proteção melhor que estabilizadores.

Nossa! fazem tudo por dinheiro mesmo hein! =/ Muito obrigado pelas informações!

Bom... aminha fonte é a famigerada Huntkey Green Star 450W =/ acho q ela n tem PFC ativo!

Comprando uma VX450 posso ligá-la direto na tomada? ou compro esse aparelho da APC + a Corsair VX450?

sempre quando coloco um DVD no PC, ele trava da 1ª vez! aliás, reinicia! será o estabilizador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! fazem tudo por dinheiro mesmo hein! =/ Muito obrigado pelas informações!

Bom... aminha fonte é a famigerada Huntkey Green Star 450W =/ acho q ela n tem PFC ativo!

Comprando uma VX450 posso ligá-la direto na tomada? ou compro esse aparelho da APC + a Corsair VX450?

sempre quando coloco um DVD no PC, ele trava da 1ª vez! aliás, reinicia! será o estabilizador?

Qualquer fonte pode ser ligada direto na tomada, por pior que seja, com ou sem PFC ativo, ela vai regular a tensão com muita facilidade e entregar para o seu equipamento a tensão certa para a operação dele (a não ser que ela esteja estragada...)

Pode ser sim o estabilizador o causador desse problema ai, ou a fonte (que não é das melhores).

O objetivo do filtro de linha é fornecer proteção aos equipamentos, então é recomendo, mas não necessário. O filtro de linha protege sem efeitos colaterais, ao contrário do estabilizador que possui vários efeitos colaterais e em alguns casos nem protege.

Complementando, esse protetor (filtro de linha) que indicaram para você é ótimo, MUITO melhor que a proteção que tem dentro desses seu estabilizador ai.

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!