Ir ao conteúdo

AMD PHENOM X4 - Qual o problema deles?

TeraMax - DarK`

Posts recomendados

Postado

Boa noite Pessoal,

Bom minha duvida é a seguinte, porque os processadores da AMD -> Phenom de Quatro núcleos X4 são ridiculamente inferiores aos Core 2 Quad? :unsure:

A culpa seria dos SO´s que ainda não gerenciam de forma otimizada os Quatro núcleos na tecnologia HyperTransport? http://www.amd.com/br-pt/Processors/DevelopWithAMD/0,,30_2252_869_2353,00.html

Se não é isso o que é? :confused:

• Membro VIP
Postado
Bom minha duvida é a seguinte, porque os processadores da AMD -> Phenom de Quatro núcleos X4 são ridiculamente inferiores aos Core 2 Quad? :unsure:

Defina ridiculamente, e contra que Quads?

A culpa seria dos SO´s que ainda não gerenciam de forma otimizada os Quatro núcleos na tecnologia HyperTransport?

Definitivamente não, o SO tem pouca influência na performace e todos os SOs comerciais hoje cumprem muito bem seu papel.

1) Aplicativos mais otimizados para processadores da Intel.

2) Mais cache nos Core 2 Quad.

3) Aplicativos que se beneficiam mais da hierarquia de caches dos Core 2 Quad.

4) Foco diferente no desenvolvimento de cada um, o Core 2 Quad tem a parte de inteiros SSE mais forte que o Phenom, essa parte ajuda praticamente só aplicativos de edição de imagens e videos, o Phenom por outro lado, favorece a comunicação entre núcleos, o que é mais importante para alguns aplicativos mais comuns no mercado empresarial.

Postado

Meu caro, não entendo certos comentários. O que é desempenho sofrível?? Testes e Benchs da vida provam o que? 10% , 7% de diferença em desempenho!!! Será que nós usuários comuns notamos "brutal" diferença nestes números no uso cotidiano??

Nos testes do CH o Gabriel leva em conta o preço dos mesmos nos EUA e não Brasil, onde um E8400 2 CORE custa 780,00!!

CUSTO

Adquiri recentemente um Phenom 9550 ( 440,00) e uma M3a78 (240,00). Total do conjunto (680,00). Por este preço não se compra nem o processador da Intel ( Q6600 - 660,00).(_(

OBS: está placa dará suporte ao Phenom II...

BENEFÍCIO

Quanto ao desempenho: aplicativos normais do dia-a-dia ( internet, editores de texto e alguns editores de imagens) e jogos: EXCELENTE!!!

Acompanhado de uma VGA 8600GT ddr3 rodo todos jogos atuais sem lags.

Windows VISTA ultimate com tudo ligado.:jump:

Só por curiosidade coloquei o conjunto para rodar à 2,6 Ghz e o aceitou normalmente ( temperaturas nunca acima de 48 C).

Gostaria de ler comentários de quem comprou e não gostou do Phenom, pelo baixo desempenho...

Postado

FOCAMAN

Concordo em parte com o que colocou. Mas o que me deixa um pouco decepcionado com os Phenoms é seu custo/benefício (que sempre havia sido o forte da AMD com os Athlons).

Vou colocar o mesmo processador que você colocou como o exemplo: o Q6600. Ele tem desempenho superior, na maioria dos reviews que vi, ao do Phenom X4 9950, menor TDP e maior desempenho por clock e custa bem menos. O Q6600 tem o preço de um Phenom X4 9850 e tem o desempenho superior ao dele em todos os testes.

Se o Phenom, com o desempenho que tem, custasse bem menos, eu com certeza já teria comprado um, pois estou precisando de um quad-core. Mas realmente estou preferindo atualmente comprar um Q6600. Vou esperar um pouco o lançamento do Phenom II para ver se seu preço vai valer a pena frente ao seu desempenho. Se não, vou pegar meu primeiro Intel desde o Pentium III.

Postado

Pesquisei muito antes de comprar meu processador e sempre tive processadores da AMD.

Mais a diferença para os aplicativo que utilizo é brutal ( meu amigo tem um Phenom e chora quando eu falo o uso de CPU aqui em casa e ele compara com o dele).

No mais se os Phenom II conseguirem bater de frente com os processadores da Intel eu no meu proximo upgrade analizarei novamente qual comprar.

Postado

Definitivamente alguns comentários infelizes, sem nenhuma quantificação e comprovação podiam ser guardados para si mesmo.

A Intel tem uma arquitetura diferente, o que obriga a AMD a ter uns 300~400mhz a mais pra poder se igualar. Não é a toa que processadores AMD e Intel de mesma frequencia tem preços tão diferentes.

Outro detalhe é que cada núcleo individual dos processadores Intel tem certa vantagem contra os da AMD. A Intel tem bastante vantagem em aplicativos não otimizados pra multicore. O inverso também se nota.

Exemplo: http://www.pcgameshardware.com/aid,669595/Reviews/GTA_4_PC_CPU_benchmark_review_with_13_processors/?page=2

Ele tem desempenho superior, na maioria dos reviews que vi, ao do Phenom X4 9950, menor TDP e maior desempenho por clock e custa bem menos.

É o efeito Brasil, pois nos EUA um 9950 custa menos que um Q6600.

Postado
Definitivamente alguns comentários infelizes, sem nenhuma quantificação e comprovação podiam ser guardados para si mesmo.

A Intel tem uma arquitetura diferente, o que obriga a AMD a ter uns 300~400mhz a mais pra poder se igualar. Não é a toa que processadores AMD e Intel de mesma frequencia tem preços tão diferentes.

Outro detalhe é que cada núcleo individual dos processadores Intel tem certa vantagem contra os da AMD. A Intel tem bastante vantagem em aplicativos não otimizados pra multicore. O inverso também se nota.

Exemplo: http://www.pcgameshardware.com/aid,669595/Reviews/GTA_4_PC_CPU_benchmark_review_with_13_processors/?page=2

É o efeito Brasil, pois nos EUA um 9950 custa menos que um Q6600.

O fórum é para discussão geral de usuários e não apenas para leitura de quem acha que entende e de quem entende , se fosse assim guardar o que tem a falar/dizer pra si mesmo não era necessário o forum e sim apenas o site para informações.

Uma coisa é um Phenom torrar 95% do processamento em 15 aplicativos rodando em perl puro e um Core 2 Quad com os mesmos aplicativos perl (só que 25 e não 15) utilizando apenas 20~25 % do processamento.

Não da pra discutir muito a AMD infelizmente não conseguiu equiparar com os Quad Core da Intel como ja fez outrora batendo de frente com os P4 na época dos Atlhon 64.

Postado

A começar por este acima.

Onde está a vantagem do Phenom que eu não entendi?

Postado
O fórum é para discussão geral de usuários

A primeira afirmação não foi uma discussão, foi uma afirmação que não foi baseada em em arguementos, portanto foi sim infeliz.

Não da pra discutir muito a AMD infelizmente não conseguiu equiparar com os Quad Core da Intel como ja fez outrora batendo de frente com os P4 na época dos Atlhon 64.

Benchmarks? Números? Fatos? Argumentos? De preferência entre processadores de mesmo preço, e de preferência preço dos EUA.

A começar por este acima.

Se você continuar lendo vai ver que uso argumentos.

Onde está a vantagem do Phenom que eu não entendi?

Bom, eu iria me oferecer para desenhar, mas, aquilo já é uma figura. Se você não compreende gráficos, infelizmente não posso dar uma aula por fórum.

quando fui pesquisar sobre se custo e desempenho tive varios motivos para continuar com Intel...

Espero que você vá jogar em 1280x800 e com detalhes no mínimo, senão a diferença cai dramaticamente até eles ficarem iguais. Isso se chama gargalo de VGA. Sem dizer que não faz muito sentido comparar um quad com um duo. Você podia no mínimo comparar com um Q6600 embora ele seja um pouco mais caro.

• Membro VIP
Postado

Espero que você vá jogar em 1280x800 e com detalhes no mínimo, senão a diferença cai dramaticamente até eles ficarem iguais. Isso se chama gargalo de VGA. Sem dizer que não faz muito sentido comparar um quad com um duo. Você podia no mínimo comparar com um Q6600 embora ele seja um pouco mais caro.

http://www.guru3d.com/article/cpu-scaling-in-games-with-quad-core-processors/

;)

De resto concordo com seu post, nos EUA os preços são bem diferentes e lá a AMD briga muito bem com a Intel.

O problema ou é a AMD daqui ou os comerciantes Brasileiros, já que o Brasil é (ou era) um dos únicos mercados onde a AMD vende mais ou quase tanto quanto a Intel.

• Membro VIP
Postado
http://www.guru3d.com/article/cpu-scaling-in-games-with-quad-core-processors/

;)

De resto concordo com seu post, nos EUA os preços são bem diferentes e lá a AMD briga muito bem com a Intel.

O problema ou é a AMD daqui ou os comerciantes Brasileiros, já que o Brasil é (ou era) um dos únicos mercados onde a AMD vende mais ou quase tanto quanto a Intel.

Acredito nas duas hipóteses, mas principalmente na leiguisse de a maioria dizer que "Intel é melhor" e acaba pegando um computador de 2.0Ghz desta com mesmo preço de um AMD de 2.7Ghz sem ao menos pesquisar se a compra que está fazendo é correta.

Postado

Gostaria de ler comentários de quem comprou e não gostou do Phenom, pelo baixo desempenho...

olha

quando tinha o phenom 9600 com aquele tal de bug

meu pc ficou uma ***** e dava gargalo

mas agora que troquei de processador passei para

phenom 9950 com over @ 3.0Ghz

mata a pau a tudo

jogo bem os jogos na maxima configuração

estou super feliz

e ainda a minha mobo suporta phenom II

então estou bem sussegado

a questao do autor do topico

se você for comprar processadores phenom com final 00 nao compre

compre com final 50

so isso posso te dizer

abraços

Postado

Olá Caro amigo.

Eis uma questão de gosto e $$$$$$

você esta num barco com um furo , uma pessoa tem 1copo(intel) outra pessoa tem 1balde(AMD) para retirar a agua, logico que a pessoa do copo é bem mais rapida(clock elevado) mas retira pouco agua por leva, ja o do balde é lenta(clock baixo) mas retira muito mais agua por leva...

Logico que essa explicação é bem nas coxas mas acho que com isso ja da pra perceber a prioridade de cada um dos fabricantes

Por isso não a o porque de inferiorizar os processador da AMD vs Intel.

Tenho um processador Phenom DE quatro núcleos e acho ele bem melhor do que quando tinha meu Core 2 QUAD da Intel !!

MAs isso realmente vai de cada pessoa

Postado

Se você continuar lendo vai ver que uso argumentos.

O problema é que nenhum de seus argumentos falava de alguma vantagem real do Phenom em relação ao C2Q. Apenas justificava suas diferenças.

Bom, eu iria me oferecer para desenhar, mas, aquilo já é uma figura. Se você não compreende gráficos, infelizmente não posso dar uma aula por fórum.

Senti uma pontinha de sarcasmo nesse frase. Quase que peço pra você desenhar mesmo :lol:. Você acha realmente que apenas um gráfico quer dizer alguma coisa?

http://www.tomshardware.com/charts/desktop-cpu-charts-q3-2008/Crysis-1680x1050,818.html

http://www.tomshardware.com/charts/desktop-cpu-charts-q3-2008/Unreal-Tournament-3-1680x1050,819.html

Vantagem do 9950

http://www.tomshardware.com/charts/desktop-cpu-charts-q3-2008/3DMark-Vantage-CPU,817.html

Leve vantagem para o 9950:

http://www.legitreviews.com/article/735/8/

http://www.legitreviews.com/article/735/11/

O Phenom “ganha” também no consumo:

http://www.legitreviews.com/article/735/13/

Gostaria de só um argumento que me levaria a optar pelo Phenom. Lembre que moro no Brasil e vou comprar em lojas daqui mesmo com Real e usar o processador em full load 24 h por dia.

No mas, sem estresse. Se você está satisfeito com o seu Phenom e com o preço que pagou, beleza.

Postado

Com certeza cada um tem seu ponto de vista sobre X4 e Q/QX, visto que pelas varias respostas dadas aqui fica mais claro que cada MARCA usa uma politica em seus produtos, principalmente nos valores...

Phenom X4 9950 BE = U$ 200,00

Core 2 Quad Q9450 = U$ 359,00

Core 2 Quad QX6700 = U$ 330,00

Com certeza hà uma diferença substâncial entre eles mas no que parece os SO`S e a maiorias das engines são baseadas na arquitetura Intel favorecendo ainda mais sua respectiva vantagem de performance.

È ISSO??

Até mais!!:)

Postado
olha

mata a pau a tudo

estou super feliz

compre com final 50

so isso posso te dizer

abraços

Nossa Cara..

NÃO DIGA ISSO!

Quando eu disse, viish.. veio um mar de gente me criticar e fazer-me abaixar a cabeça e pensar que praticamente não existe esse bug.

Afinal 10, vence 1 né.. Então eu não toco mais nisso não. -_-

Quanto a pergunta inicial, realmente eu não vejo porque está tão caro os Phenom X4 aqui no Brasil. E o X3 aumento muuuito também, a uns 2 meses a traz tava 100 pilas mais barato. Provavelmente deve ser o feito que o XITA falou.

• Membro VIP
Postado
olha

mata a pau a tudo

estou super feliz

compre com final 50

so isso posso te dizer

abraços

Que legal, você compara um processador de 2,3 Ghz (X4 9600) com a 3,0 Ghz (X4 9950) de mesma arquitetura e joga a culpa do desempenho inferior do de 2,3 Ghz, no BUG TLB?!

O comparativo mais certo a ser feito seria: X4 9600 vs X4 9650.

É praticamente impossível o BUG TLB afetar o desempenho em desktops.

Dê uma olhada neste teste:

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/phenom-x4-9850.html

Nossa Cara..

NÃO DIGA ISSO!

Quando eu disse, viish.. veio um mar de gente me criticar e fazer-me abaixar a cabeça e pensar que praticamente não existe esse bug.

Afinal 10, vence 1 né.. Então eu não toco mais nisso não. -_-

Quanto a pergunta inicial, realmente eu não vejo porque está tão caro os Phenom X4 aqui no Brasil. E o X3 aumento muuuito também, a uns 2 meses a traz tava 100 pilas mais barato. Provavelmente deve ser o feito que o XITA falou.

Como eu disse para você no outro tópico, não se pode generalizar. E nós não fizemos você pensar que o bug não existe, o que nós estávamos querendo passar é que o BUG não afeta o desempenho em Desktop, apenas em aplicações especifícias e geralmente utilizada no campo de servidores.

Lembre-se de que estamos em um fórum e o que existem muitos palpites, por isso é bom pedir provas (artigos, testes e etc) antes de sair acreditando no que alguém disse. :)

Comunicado oficial da AMD sobre o bug:

errata.png

Veja uma breve explicação traduzida automaticamente pelo Google Translator:

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/phenom-x4-9850_3.html

Postado

Muito bom isto, infelizmente a informação substancial faz de muitos usuários aqui do forum infelizes nos seus comentários. O melhor de tudo é montar uma configuração com um desconto entre 50,00 e 70,00 contra deste " bug de informação parcial".

• Membro VIP
Postado

olha

mata a pau a tudo

estou super feliz

compre com final 50

so isso posso te dizer

abraços.

Com certeza há o fator "hardware em geral" também que influencia no desempenho do conjunto. Ele disse que tinha um Phenom 9600 e que o mesmo era uma carroça. Muito estranho, já que o meu é um Phenom 9600 e não há nada de carroça aqui. Abre os aplicativos rapidamente, jogo os jogos que é uma beleza e não vejo lentidão. Esta lentidão que se apresentava, provavelmente era mal encaixe do processador, alta temperatura ou outro motivo, menos o processador.

Postado

Concordo com o usuario acima

vai de cada pessoa..

só p compara, tipo eu tenho uma internet bem inferior

mas faço coisas bem produtivas, em quanto meus amigos tem as + avançadas

e não fazem nem metade...mesmo coisa com processadores :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...