Ir ao conteúdo

Circuito de Pisca-Pisca Alternado com 2 Lâmpadas ou Driver de LEDs.

Digão AMD

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal!:D

Há bastante tempo não entro aqui no maravilhoso Fórum de Eletrônica do Clube. Estive completamente ausente! :(

Enfim, estou de volta e com certeza com a antiga e eterna vontade de aprender mais a cada dia! ;) Esse tempo que estive ausente aqui do Forum (quase 2 anos!:eek:) é o tempo que tambem tive que deixar minha Eletronica meio de lado! :(

Mas agora estou de volta com força total...:rolleyes:

Lembranças pro amigo Claudomiror.:)

Agora, já chegando ou melhor voltando a frequentar o forum, já inicio perguntando solucoes aos amigos...hehehe

Gostaria de saber se alguem possui um esquematico de um circuito onde 2 lampadas preferencialmente 110V/220V piscassem alternadamente numa frequencia de 1 vez a cada segundo. Ou lampadas de 12V ou Driver de Leds alto-brilho.

Algum dos amigos poderia dar alguma sugestao?

P.S.: Minha intencao é um circuito simples e pequeno na placa.

Desde já agradeço a todos!

Abração!:lol:

Postado

digam você pode adicionar ao projeto monoestável do nosso amigo Rodrigo,um bc548 e um relé;o sinal sai do coletor de qualquer um dos dois transistores e vai para a base do bc548 que terá no seu coletor um relé de duas posições.Assim você poderá usar lâmpadas em 220v ou 110v.Espero ter ajudado!:lol:

Postado

Pessoal...Obrigado!;)

Realmente é esse o tipo de circuito que tenho a intencao de construir.

É literalmente um pisca-pisca com 2 lampadas incandescentes (110/220Vac)

Amigo Kristiano Costa, a ideia é show! Só penso que tipo de relé utilizar pra que se consiga obter a alimentacao da bobina pelo pulso gerado pelo pequeno BC548?:mellow: Utilizo um resistor de 1K na base do transistor e um diodo em paralelo a bobina do relé pra que proteja o transistor contra a corrente reversa gerada quando o rele desarma?

Poderia eu utilizar um rele com 3 contatos ex: NA (Normalmente Aberto) NF Normalmente Fechado) C (comum) e utilizar 2 lampadas no mesmo rele...tipo: uma no NA e outra no NF, pois pelo que penso ao energizar o circuito uma lampada ira se acender quando o rele receber o pulso do BC548 e a mesma vai desligar quando o rele estiver sem energia em sua bobina dessa forma com o rele desarmado a outra lampada irá se acender! Seria isso?:rolleyes:

A frequencia das piscadas eu controlo substituindo os capacitores eletroliticos do multivibrador certo? Até que valor eu poderia usar...pra por ex. ter uma piscada a cada segundo ou pouco mais que isso?

Desculpe o bombardeio de questoes...mas fico bastante agradecido pela ajuda de vocês!:D

Grande Abraço.

Rodrigo Costa.

Postado

Caro soschip...

Se eu entendi seu comentario...você quer dizer que o circuito precisa ser monoestavel?

Eu pensei em utilizar o circuito do jeito que esta mas só utilizar a saida de um dos dois transistores com o rele (ideia dada pelo amigo Kristiano Costa) porque o rele vai abrir e fechar indefinidamente e como o rele possui o NA NF e C eu não precisaria utilizar as "duas bandas"do circuito para fazer que 2 lampadas pisquem em alternancia...foi o que pensei em fazer:confused:

Grande abraço.

R.Costa.

Postado

Olá Pessoal!

Depois de analisar os circuitos que mais se encaixam pro que eu desejo fazer, encontrei este abaixo que diz fazer 2 lampadas incandescentes piscarem alternadamente. O que vocês pensam sobre o circuito? Pode trabalhar caso montado do jeito que mostra o diagrama?:cool:

post-28033-13884949877316_thumb.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!