Ir ao conteúdo

Gostaria de pedir um comparativo!

Posts recomendados

Postado

Andei lendo bastante o tópico "Relação das placas de vídeo" , comparando e tudo mais, fui muito com a cara da GeForce 9600 GT e da Radeon HD 4850.

Tava vendo uns comparativos mostrando que o Sli da 9600GT é melhor do que o CF da 3870, que porventura é equivalente a HD 4850 (sem CF).

O que me faz entender que o SLI da 9600 GT é melhor que a HD 4850.

Porém não existem testes que comprovem.

Um teste poderia me esclarecer seria, o teste entre a 9600 GT em SLI e a HD 4850 normal.

Grato desde já!

• Membro VIP
Postado

Boa pergunta.

Fuçando aqui e ali, pelo que eu achei, o desempenho fica próximo, provavelmente a 4850 hoje é melhor pois os drivers melhoraram e ela tem boa força com filtros ativos.

http://www.computerbase.de/artikel/hardware/grafikkarten/2008/test_nvidia_geforce_9600_gt_sli/24/#abschnitt_performancerating

Não é o resultado perfeito mas é alguma coisa.

Postado

Mas no caso esses testes são baseados na velocidade, certo?

Vamos supor que a 9600 GT SLI, tenha uma velocidade equivalente à HD 4850 (normal). Isso quer dizer que ela tem a mesma velocidade porém com 512 e 256 bits de imagem a mais, proporcionando um grafico melhor com a velocidade equivalente.

É isso, ou to meio que viajando? ^^

• Membro VIP
Postado
Mas no caso esses testes são baseados na velocidade, certo?

Vamos supor que a 9600 GT SLI, tenha uma velocidade equivalente à HD 4850 (normal). Isso quer dizer que ela tem a mesma velocidade porém com 512 e 256 bits de imagem a mais, proporcionando um grafico melhor com a velocidade equivalente.

É isso, ou to meio que viajando? ^^

Tá viajando :D

512 bits não fazem a imagem melhor, e o SLI não soma as especificações e potência das placas ;)

• Membro VIP
Postado

Deve lembrar que em muitos cenários a HD 4850 é mais rápida que a Geforce 9800GTX, sendo esta também mais rápida que a 9600GT, principalmente no 3Dmark Vantage, Call of Duty 4 e em outros jogos. As duas placas (4850 e 9800GTX) são mais rápidas que a 9600GT, acho até injusto comparar o desempenho da HD 4850 com a 9600GT o correto seria comparar com a 9800GTX.

http://www.computerbase.de/artikel/hardware/grafikkarten/2008/kurztest_ati_radeon_hd_4850_rv770/6/

Postado

Mas eu estou comparando com a 9600 GT em SLI.

Xita, mas os bits não são responsaveis, pela qualidade da imagem??

Ou eles são, porém não se juntam em um SLI?

• Membro VIP
Postado
Mas eu estou comparando com a 9600 GT em SLI.

Xita, mas os bits não são responsaveis, pela qualidade da imagem??

Ou eles são, porém não se juntam em um SLI?

Não.

Os bits são as pistas de comunicação que a GPU tem para se comunicar com as memórias.

Quanto mais pistas mais rápida é essa comunicação e em tese maior o desempenho.

Só que tem uma hora que a velocidade que o chip consegue armazenar/ler informações na memória atinge um limite, e aí acima disso aumentar o clock ou as pistas de comunicação não vai ter influencia sobre o desempenho.

O que define a qualidade de imagem são as instruções, os drivers, a arquitetura do chip e, como você configura isso no jogo.

Quanto mais forte é o conjunto maior a qualidade dos filtros que você pode usar, texturas maiores.. por isso que placas mais fortes conseguem imagens mais bonitas.

Postado
Não.

Os bits são as pistas de comunicação que a GPU tem para se comunicar com as memórias.

Quanto mais pistas mais rápida é essa comunicação e em tese maior o desempenho.

Só que tem uma hora que a velocidade que o chip consegue armazenar/ler informações na memória atinge um limite, e aí acima disso aumentar o clock ou as pistas de comunicação não vai ter influencia sobre o desempenho.

O que define a qualidade de imagem são as instruções, os drivers, a arquitetura do chip e, como você configura isso no jogo.

Quanto mais forte é o conjunto maior a qualidade dos filtros que você pode usar, texturas maiores.. por isso que placas mais fortes conseguem imagens mais bonitas.

**, excelente esclarecimento, merecia um fixo! ^^

E pelo que eu vi realmente a 4850 compensa mais que a 9600 GT em SLI.

Agora o q tu falou sobre, a arquitetura do chip, ela varia expressivamente, de uma seria para outra das VGAs? Por exemplo a arquitetura 9 da Geforce, é superior à 8, o que traz graficos mais bonitos, mas não necessariamente maior velocidade. Certo?

Postado

Esse topico mostra basicamente que não existe um parametro certo para comparação entre as placas de video. O unico parametro seria testa-las, mas pelo que eu entendi, o que influencia naquela "beleza" da imagem, é o shader model. Certo?

• Membro VIP
Postado
Esse topico mostra basicamente que não existe um parametro certo para comparação entre as placas de vídeo. O unico parametro seria testa-las, mas pelo que eu entendi, o que influencia naquela "beleza" da imagem, é o shader model. Certo?

Basicamente sim.

E também da arte dos programadores. Tem jogos que fazem mágica com shader 2 e 3..

Postado
Basicamente sim.

E também da arte dos programadores. Tem jogos que fazem mágica com shader 2 e 3..

Mas ai no caso eles conseguiram fazer muito com pouco, mas o shader model possibilita os graficos mais belos para aqueles que não conseguem fazer a magica de um shader 3 parecer um GRID da vida! xD

• Membro VIP
Postado
Mas ai no caso eles conseguiram fazer muito com pouco, mas o shader model possibilita os graficos mais belos para aqueles que não conseguem fazer a magica de um shader 3 parecer um GRID da vida! xD

Não entendi..

Sobre o programa, porcure no google GPU-Z ;) (pra baixar..)

Postado
"Não dê o peixe; ensine a pescar". ;)

"Ensine a pesca-lo no google" ¬¬

No Google é muito comum se encontrar arquivos danificados, então muito mais fácil ou, postar o site do fabricante ou apenas cita-lo ^^

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...