Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda: Como iniciar os estudos em programação?


rafa.redes

Posts recomendados

Boa Noite pessoal,

Estou desesperado.. Faço faculdade de redes e carrego DP em algoritmos, estrutura de dados e linguagem C.

E ainda terei que aprender C++ em socket no quarto semestre e BD no quinto e estou com muito medo dessas disciplinas e concluir de que não gosto dessa área hehe

Respondam essas duvidas pra mim.. por favor!

1- Para aprender programação tem que ser 'expert' em matemática (racíocinio lógico). considerando o meu caso, que não sou muito bom em matemática?

"É que não entendo como um desenvolvedor faz programas, com base naqueles algortimos de cálculos de médias e outros..., Queria aprender programação, no meu caso. não com base em matemática e sim com OS PROBLEMAS DA VIDA REAL, OU SEJA COMO CRIAR UM PROGRAMA DE VERDADE"

- Banco de Dados (vide Oracle e SQL) É A MESMA COISA QUE PROGRAMAÇÃO? O que muda neles?

- Qual a Linguagem MAIS FÁCIL PARA UM PRIMEIRO CONTATO COM A ÁREA (Não vale C tá) para uma pessoa QUE TEM DEFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa esquentar a cuca não filho, o conhecimento acaba vindo de forma natural, basta prestar atenção e buscar se empenhar no que vai fazer.

Matématica é um tanto importante, afinal, computador envolve cálculos, mas haverá um tipo especial de matemática a ser aprendido, chamamos de lógica matemática.

SQL é bem mais fácil do que se imagina, basta saber um pouco de inglês que será como dizer ao computador: "Pegue isto e faço isto com o que pegou!", quase que literalmente falando.

Linguagem para primeiro contato? Tenta um portugol para se acostumar com o básico, parta então para um Delphi da vida e futuramente C/Java/etc.

É isto, qualquer coisa estamos ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa esquentar a cuca não filho, o conhecimento acaba vindo de forma natural, basta prestar atenção e buscar se empenhar no que vai fazer.

Matématica é um tanto importante, afinal, computador envolve cálculos, mas haverá um tipo especial de matemática a ser aprendido, chamamos de lógica matemática.

SQL é bem mais fácil do que se imagina, basta saber um pouco de inglês que será como dizer ao computador: "Pegue isto e faço isto com o que pegou!", quase que literalmente falando.

Linguagem para primeiro contato? Tenta um portugol para se acostumar com o básico, parta então para um Delphi da vida e futuramente C/Java/etc.

É isto, qualquer coisa estamos ai.

Obrigado Jéfferson D me ajudou bastante hehe

Lógica matemática envolve ligações em serie/paralelo, tabelas verdade, circuitos lógicos, funções booleanas, logica propsicional e um pouco de eletronica??... Bem confesso que prefiro esse tipo de matémática do que matemática covencional (de calculos) e SEI INGLÊS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente este tipo de matemática é bem usado (diga-se, calculos de binários, condicionais (o que até junta um pouco de português), etc..) , mas também a convencional em certos pontos (cartesianos, matriz, etc), mas como disse, o conhecimento vem de forma natural ao longo do tempo, contanto que se pratique.

Vejamos exemplos de lógica matemática simples, para não embananar a cuca:

a Terra é redonda e o céu é azul

Condição verdadeira e condição verdadeira, logo se ambas são verdadeiras, a matemática lógica implica que a expressão é verdadeira, por outro lado

a Terra é quadrada e o céu é azul

Condição falsa e condição verdadeira, logo a expressão e falsa... mas se eu usar ou para interligar, apenas uma precisa ser verdadeira para a expressão ser verdade.

Não vou muito em detalhes, mas é quase isto, vou deixar o resto para seu professor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente este tipo de matemática é bem usado (diga-se, calculos de binários, condicionais (o que até junta um pouco de português), etc..) , mas também a convencional em certos pontos (cartesianos, matriz, etc), mas como disse, o conhecimento vem de forma natural ao longo do tempo, contanto que se pratique.

Vejamos exemplos de lógica matemática simples, para não embananar a cuca:

a Terra é redonda e o céu é azul

Condição verdadeira e condição verdadeira, logo se ambas são verdadeiras, a matemática lógica implica que a expressão é verdadeira, por outro lado

a Terra é quadrada e o céu é azul

Condição falsa e condição verdadeira, logo a expressão e falsa... mas se eu usar ou para interligar, apenas uma precisa ser verdadeira para a expressão ser verdade.

Não vou muito em detalhes, mas é quase isto, vou deixar o resto para seu professor.

Isso que você falou eu aprendi como Lógica Proposicional/Raciocinio lógico. Alem de noções de eletrônica, tambem estudei Tabelas Verdade dos argumentos e, ou, se, somente Se, Silogismo Disjuntivo, Tautologia, Contradição, Modus Tollens, Modus Ponens, Mapa de Karnaugh

E enquanto a matemática convencional aprendi matrizes, conjuntos númericos, inequações, funções quadráticas, plano cartesiano mas a disciplina que vi na faculdade (em matemática aplicada) apenas se limitou a isso.

E calculo de numeração de maquina (Binarios, Sistema Octal e Hexa) estudei em arquitetura de computadores.

Isso basicamente eu sei.. mas o problema é aplicabilidade dos conceitos na prática

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então a parte matemática você já sabe, não tem mesmo o que se preocupar.

Aplicabilidade dos conceitos não vou ser eu quem vou ensinar, mas sim seus professores. Mas acredite, é mais fácil do que parece.

Confeso que já tive essas disciplinas na faculdade, e, por íncrivel que pareça os professores não ensinaram a aplicabilidade dos conceitos na prática, ou seja pra vida real e PASSEI NESSAS DISCIPLINAS !.. Porém o conteudo se limitou bastante em aprender na teoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok, mas responde uma coisa, você já fez então estas disciplinas?

Bom, deixa eu sintetizar aqui, a aplicação dos conteúdos teóricos que você aprende fica por sua conta e risco e vai depender da aplicação dos conhecimentos. Você faz de redes, programação de sockets é de certa forma fácil, e não sei se pode ser feita em outra linguagem senão C/C++ que permite acesso direto ao hardware. Mas isto não seria "programação de programas" (desculpe o trocadilho), e sim programação a nível de hardware/driver para aplicação mais especializada (no caso, redes).

Vou pedir para reformular a pergunta de maneira mais clara, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok, mas responde uma coisa, você já fez então estas disciplinas?

Bom, deixa eu sintetizar aqui, a aplicação dos conteúdos teóricos que você aprende fica por sua conta e risco e vai depender da aplicação dos conhecimentos. Você faz de redes, programação de sockets é de certa forma fácil, e não sei se pode ser feita em outra linguagem senão C/C++ que permite acesso direto ao hardware. Mas isto não seria "programação de programas" (desculpe o trocadilho), e sim programação a nível de hardware/driver para aplicação mais especializada (no caso, redes).

Vou pedir para reformular a pergunta de maneira mais clara, ok?

Sim. estudo CST em Redes de Computadores

Tive a disciplina de Matemática Aplicada e de algoritmos e estrutura de dados I (Logica de Programação e Vetores) no primeiro semestre, e de Lógica Matemática e de algoritmos e estrutura de dados II (Listas, Pilhas, Filas...) e Programação Aplicada em C no Segundo semestre.

...E fiquei de DP nas materias de algortimos e estruturas de dados I e II e Programação Aplicada em C.

No monento vou cursar o terceiro semestre e não tem nenhuma disciplina relacionada a programação.

Apenas no quarto estudarei em laboratorio de redes, programação de sockets com C e C++, com projetos de conectividade de hosts em cima de protocolos de transporte UDP e TCP-- Mas não deixa de ser programação.

E ainda no quinto semestre as disciplinas de Banco de Dados.

* O que notei mais nitidamente foi a diferença de conceitos, primeiramente que o professor de matemática não era tambem o de programação, e te digo mais, o professor de algortimos I e Programação em C passava uns exercicios que só 'experts em matemática' conseguiam resolve-los (os exericios eram diferentes, mais super dificeis), lembro-me que minhas notas das provas eram 4 em algortimos I e fui para exame prescisando de 6 (a média da faculdade é 7,0), o exame estava tão difícil que tirei 1..é o mesmo professor que dará as aulas de programação em sockets =//

E Eu não sei que fazer agora =//?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!