Ir ao conteúdo

PIC Simulator IDE. Alguém tem o tutorial?

sandrocgrj

Posts recomendados

Postado

Olá a todos! Estou estudando o PIC 16F628A em C e quero simular os exercícios no PIC Simulator IDE, mas estou com dificuldade em usá-lo. Alguém tem o tutorial e de preferência em Português? Abraços...

Postado

dificilmente, mas o modo mais simples de usar esse simulador é só fazer algumas coisas que eu posso te dizer:

primeiro passo: carregue o .HEX no simulator

segundo passo: clique em "rate" e selecione o modo "ultimate" (qualquer outra velocidade poderá ser muito lento, você poderá escolher outras velocidades caso esteja fazendo programas simples em assembly e queira ver a resposta do programa a cada linha de instrução)

terceiro passo: selecione o tipo de MCU em "options >> select microcontroler" e depois selecione a velocidade de clock em "options >> Change Clock Frequency"

quarto passo: escolha as ferramentas que você quer utilizar. Na aba "Tools" você encontrará dezenas de ferramentas úteis durante a simulação, como LCD, uma visão do microcontrolador que te permite prescionar botões, leds, um osciloscópio (atenção, essa ferramenta deixa o processo MUUUITO LENTO!!!!), gerador de sinais... etc... basta abrir as ferramentas que você pretende usar e então configura-las às saídas corretas.

Ultimo passo: aperte F1 para iniciar o programa.

Com esse tutorial "rápido" você deve ser capaz de entender como fazer o programa rodar, eu sugiro começar com um programa do tipo "piscar leds sequencialmente" e observar o efeito usando a ferramenta "Microcontroller view", aí você terá uma visão legal de como pelo menos essa ferramenta responde, depois tente usar outras conforme a necessidade for surgindo.

Abraços!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!