Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

tenho um amplificador que trabalha num fonte simetrica de -45v e +45v

quero colocar um pré-amplificador(-10v,+10 a -15v,+15v) na mesma fonte.

o pré usa 3 ci's rc4558

alguem tem um esquema q use transistor e zener?

Postado

coloca um resistor de uns 5W e um regulador 7812.

eu tenho um receiver q trabalha a 35v e queria por um cooler nele.. então liguei o 7812 direto mas ele esquentou d + ai coloquei a resistencia e agora ta beleza...

usa uma de ~1,5k x 5W.. se o pré consumir muito ai usa de 10W

Postado

Os CIs da serie 78xx como 7812,7815, etc. soportam muito bem tensões até 25 volts na entrada, se não sabe a corrente de consumo dos tres CIs 4558 debe vir de mais para menos, coloque em serie um resistor de 2k/5w e um capacitor de 100/50 na entrada do 7812 ou 7815 e mida a tensão. diminúa o valor do resistor serie,até atingir 20 volts na entrada do CI. depois, e só usar.

• Membro VIP
Postado

Um LM319 tb daria conta do recado.Se nao,achopq ue daria pra você usar um TIP32 + chave(ou potenciometro de 10k) + resistor.

Postado

Na minha opnião, em se tratando de 45Volts, pensei até no LM317 mas suporta até 40Volts na entrada, então ficaria mais barato se tu colocar uma fonte independente, um trafo de 12+12/200mA (uns 6$ +ou-) supre tua necessidade, após retificado te dará +15 e -15 ficando assim isolado do trafo do amp. que está sujeito a queda na tensão, corrente, etc...

• Membro VIP
Postado

Aqui em casa estou usando um regulador de rotaçoes p/ cooler que eu mesmo fiz.Entram 12v e consigo regular de 0 ate 12v.Usando um TIP32A,podemos usar uma chave com 2 posiçoes; em uma delas o circuito estará em aberto e na outra posição(com o auxilio de um resistor) teremos os 12v.Se quiser fazer algo melhor, usa-se um trimpot pra ajustar isso. O que acha dessa ideia? Abraços.

Postado

escrevi 300mW mas erra 300mA mas isso é exagerando não sei ao certo o consumo desse pré mas concerterza não passa de 300mA

vou fazer um teste com os lm78xx e lm79xx com o resistor, e se for mais barato uso os Lm78Lxx e Lm79Lxx pois são menores (tamanho de um BC548) e suportam 500mA

no amplificador que já tenho pronto posso botar um transformador 12+12 por a caso já tenho

mas o outro é pra colocar no carro numa fonte chaveada ai não da pra colocar o transformador 12+12

estava pensando em colocar espiras no ferrite da fonte chaveada mas nas batidas do som a tensão desse enrolamento separado oscilaria muito e ficar enrolando trasformador na mão é muito chato e de todo jeito teria q usar um regulador

se der certo acho q vou usar o resitor com regulador mesmo

• Membro VIP
Postado

O modo mais tranquilo de se fazer isso dai é ainda o mais simples

Imagine as fontes de +45 e -45 Volts.

Imagine que queres +12 e - 12 Volts derivadas dai, com uma condição de 300 mA. que supos você ser muito e também acho que é. Mas aceitemos que seja 300 mA

Dois resistores e dois diodos zener de 12 Volts x 5 Watts, mais dois capacitores eletrolíticos de 100uF x 15 Volts..

De cada fonte para o zener um resistor de 120 ohms x 10 Watts

A corrente nos zener seria de (45 - 12 )/ 120 = 275 mA

A potência dissipada no Zener seria de 0,275 x 12 = 3,3 Watts

A potência no resistor seria de (45-12) ao quadrado dividido por 120 = 9 Watts..

Parece ruim.. E se descobrires que a corrente para o pré fosse de 100 mA. daria..

R = 330 ohms x 5 Watts

Zener de 12 volts x 2 Watts

Ou seja. É muito importante a real demanda do pré para a tomada de decisão de que tipo de circuito vais utilizar para derivação das fontes de baixa tensão..

Projeto bem feito não pode ter achômetro.. Tem que partir de dados corretos..

Abraço...

• Curtir 1
Postado

Nossa esse tópico tá ficando muito grande para um problema tão antigo, a gente só pensa em usar CIS, e esquecemos dos velhos e bons transistores de média potencia....

Pena que eu estou sem software para desenhar o circuito, mas é o caso exato de se usar aquele circuito velho de guerra de um zener em paralelo com um capacitor eletrolitico de uns 47Uf / 16 volts, mais um resistor limitador de corrente para o zener ligado ao 45V, e um transistor tipo TIP 29 ou 30 da vida, ligando o coletor nos 45V, a base na junção do resistor/zener/capacitor, e a saida de tensão regulada será obtida direto no emissor do transistor ....

Ah, e antes que eu me esqueça, um bom capacitor eletrolitico de uns 47 Uf / 16V ligado entre o emissor ( saida dos 12v ) e o terra.

Esse capacitor é mais uma precaução, pois o capacitor ligado na base vai aparecer na saida como se fosse um de 2000 Uf ( valor real vezes o ganho do transistor).

Aos cálculos : Zener de 12v6 vai dar no emissor tensão de 11,9 Volts.

Para uma corrente de coletor de cerca de 0,3 A, vamos supor um ganho mínimo de 40 para um TIP 29 ou TIP 30 , precisamos de uma corrente de base de 0,3 / 40 = 7,5mA, e para que o zener mantenha a regulação, precisamos de pelo menos mais 5mA pelo Zener.

Corrente total a passar pelo resistor = 7,5 + 5 = 12,5 mA

Valor do resistor = (45 - 12,6)/0,0125 = 2,6 K, vamos usar o valor comercial inferior que é de 2,2K, que permitira uma corrente de (45 - 12,6)/ 2200 = 15 mA.

Agora vamos calcular a potencia sobre o zener, sobre o resistor e sobre o transistor, para fazermos o dimensionamento :

Pot zener = 12,6 x 0,015 ( pior caso ) = 0,19 watts, então um zener comum de 400 mwatts vai trabalhar folgado sem esquentar.

Pot resistor = tensão sobre o resistor ao quadrado dividido pela resistencia :

45 - 12,6 = 32,4 * 32,4 / 2200 = 0,48 watts, portanto vamos usar um resistor de 1 watt para trabalhar folgado .

Pot sobre o transistor = VCE * corrente máxima = (45-11,9) * 0,3 = 10 watts !!!!

Teremos de colocar o transistor em um bom dissipador para evitarmos a sua queima.

Pronto, já temos todos os componentes para montar os reguladores, usando componentes simples e baratos.

Este circuito descrito acima deverá ser montado com transistor tipo NPN para a fonte positiva, e um PNP para a fonte negativa, os outros componentes são os mesmos, apenas lebrando de usar a polaridade correta no caso da fonte negativa.

Para os transistores, sugiro o TIP 29 para a fonte positiva e o TIP 30 para a fonte negativa, podem ser tanto o modelo "A" como o modelo "C".

LISTA DE MATERIAL PARA AS 2 FONTES ( + E - 12V ) :

02 zener 12,6V / 400 mA

02 Resistores de 2K2 / 1 Watt

04 Capacitores de 47Uf / 16V

01 Transistor TIP 29A / C

01 Transistor TIP 30A / C

02 belos dissipadores para 10 Watts mínimo cada um.

Agora peço uma ajuda aos colegas para que postem o desenho do circuito descrito acima, pois ainda estou instalando o meu micro e não coloquei todos os programas....

Vamos lá turma, help please !!

Boas montagens !

Paulo

• Curtir 1
Postado

hoje fiz um teste para descobrir o consumo aproximado do pré numa fonte simetrica de 11,4V

fiz o teste como apenas um ci e deu miseros 4,4mA muito pouco o comsumo arredondando para 5 e multiplicando por 3 da somemte 15mA por margem de segurança digamos "20mA"

os 300ma tirei com com base de um projeto de um pré que usa 1 rc4558 q pedia uma fonte de 100ma como era só um ci e eu iria usa 3 multipliquei por 3 sabia e era exagero! E que exagero!

to de saida agora de pois faços os calculos

pelo visto vai ser resistor e zener

• Membro VIP
Postado
hoje fiz um teste para descobrir o consumo aproximado do pré numa fonte simetrica de 11,4V

fiz o teste como apenas um ci e deu miseros 4,4mA muito pouco o comsumo arredondando para 5 e multiplicando por 3 da somemte 15mA por margem de segurança digamos "20mA"

os 300ma tirei com com base de um projeto de um pré que usa 1 rc4558 q pedia uma fonte de 100ma como era só um ci e eu iria usa 3 multipliquei por 3 sabia e era exagero! E que exagero!

to de saida agora de pois faços os calculos

pelo visto vai ser resistor e zener

É como te falei. A solução muitas vezes , e esse é um caso, o mais simples é o melhor. Zener de 12 Volts x 1 Watt ficaria (45-12)/ 0,025 = 1320..

Faça com resistor de 1200 Ohms e dará 33/1200 = 27,5 mili Amperes

Resistores de 1200 ohms x 1 Watts

Zener de 12 Volts por 1 Watt

Capacitor eletrolítico, em paralelo com o zener, de 100uF x 15 Volts

Ou seja somente 3 peças por fonte, positiva e negativa.. Total 6 peças..

• Curtir 2
  • 7 anos depois...
Postado
Em 10/02/2009 às 18:06, faller disse:

É como te falei. A solução muitas vezes , e esse é um caso, o mais simples é o melhor. Zener de 12 Volts x 1 Watt ficaria (45-12)/ 0,025 = 1320..

Faça com resistor de 1200 Ohms e dará 33/1200 = 27,5 mili Amperes

Resistores de 1200 ohms x 1 Watts

Zener de 12 Volts por 1 Watt

Capacitor eletrolítico, em paralelo com o zener, de 100uF x 15 Volts

Ou seja somente 3 peças por fonte, positiva e negativa.. Total 6 peças..

Amigo Faller,

Sempre reconheço você pela imagem que usa...daí te identifico de pronto...Seus esclarecimentos são bem profissionais e curto muito...Eu montei um pré pra contra baixo, que acredito já ter visto pelos fóruns, pois é bem comum, o GK400RB.  Tenho uma Fonte Simétrica que Retificada ta fornecendo 50,5V-0-50,5, oscilando pouco entre 50,3 a 50,5 12A, e ela irá alimentar 2 Amplificadores de potencia de 150W 8Ohms e 250W 4Ohms.  Queria derivar uma redução de tensão para alimentar esse pré a partir desta fonte, e ele funciona com 12v a 15v.  A corrente de consumo dele é baixa, mas queria deixar ela em 15V 100mA após esta redução. Acompanhando suas explicações, gostaria de saber se meus cálculos estão corretos:

De cada fonte para o zener um resistor de 350 ohms x 5 Watts

A corrente nos zener seria de (50,5 - 15 )/ 350 = 101 mA

A potência dissipada no Zener seria de 0,101 x 15 = 1,515 Watts

A potência no resistor seria de (50,5-15) ao quadrado dividido por 350 = 3,6 Watts..

Seria isso?...e só mais uma dúvida, os capacitores para esta configuração seriam os mesmo de 100uF 25V ou 35V? Diodo Zener 1N5352B 15V 5W, no desenho saiu como 3W, me desculpe....Fico no aguardo!

Desde já Agradeço....Forte Abraço & GOD Bless

Circuito Redutor Tensão Pré.jpg

• Membro VIP
Postado
42 minutos atrás, Marlyn Roots disse:

Amigo Faller,

Sempre reconheço você pela imagem que usa...daí te identifico de pronto...Seus esclarecimentos são bem profissionais e curto muito...Eu montei um pré pra contra baixo, que acredito já ter visto pelos fóruns, pois é bem comum, o GK400RB.  Tenho uma Fonte Simétrica que Retificada ta fornecendo 50,5V-0-50,5, oscilando pouco entre 50,3 a 50,5 12A, e ela irá alimentar 2 Amplificadores de potencia de 150W 8Ohms e 250W 4Ohms.  Queria derivar uma redução de tensão para alimentar esse pré a partir desta fonte, e ele funciona com 12v a 15v.  A corrente de consumo dele é baixa, mas queria deixar ela em 15V 100mA após esta redução. Acompanhando suas explicações, gostaria de saber se meus cálculos estão corretos:

De cada fonte para o zener um resistor de 350 ohms x 5 Watts

A corrente nos zener seria de (50,5 - 15 )/ 350 = 101 mA

A potência dissipada no Zener seria de 0,101 x 15 = 1,515 Watts

A potência no resistor seria de (50,5-15) ao quadrado dividido por 350 = 3,6 Watts..

Seria isso?...e só mais uma dúvida, os capacitores para esta configuração seriam os mesmo de 100uF 25V ou 35V? Diodo Zener 1N5352B 15V 5W, no desenho saiu como 3W, me desculpe....Fico no aguardo!

Desde já Agradeço....Forte Abraço & GOD Bless

Circuito Redutor Tensão Pré.jpg

Sim, tudo certo ai no seu esquemático..

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, faller disse:

Sim, tudo certo ai no seu esquemático..

Salve amigo Faller,

Obrigado pelo retorno tão rápido...sempre quis fazer uma pergunta a tí...mas seus esclarecimento sempre nos direcionam bem...Hoje sou um professor de Ed.Física, mas tenho formação técnica em eletrônica e gosto de ser Hobista da área...Obrigado mesmo pelo retorno, você é sempre muito paciente em tirar dúvidas e responder as perguntas...Que Deus te Abençõe e Te guarde, preservando você com esse espírito bom...Vou dar prosseguimeto no projeto então...Forte Abraço

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...