Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Kurumin


KoRn

Posts recomendados

Caros amigos Pinguins!

Tempos atrás eu instalei aqui o Conectiva 7 no micro... rodou beleza... tive que me desfazer porque a HD na qual estava instalado era emprestada...

Agora que vi como funciona o Kurumin, me interessei muito por ele, pois o mesmo não necessita instalar numa HD, porque roda pelo Boot do CD...

E sou muito curioso em começar a aprender ao menos os conceitos básicos do Linux... e disseram que o Kurumin é um dos mais fáceis...

O problema é o seguinte:

É impossivel eu baixar o arquivo da Internet... tanto o de 193megas quanto o .ISO porque uso modem de 33.6 e isso seria uma eternidade

E outra porque, mesmo baixando, não tem como eu copiá-lo para um CD e instalar na HD não rola, falta espaço... só devo ter uns 350megas livres...

Então gostaria de saber como eu conseguiria adquirir esse Linux em minha cidade que é em Santos - SP

Obrigado!

E uma outra dúvida sobre o Kurumin:

Eu tenho o XP instalado aqui, OKZ!

Eu dou boot pelo CD do Kurumin, OKZ!

Ele reconhece todo o meu hardware, OKZ!

Eu acesso a Internet, OKZ!

Agora...

Se por exemplo, eu baixar um arquivo, uma MP3 por exemplo. Tem como eu SALVAR o arquivo na minha HD!?

Para depois quando eu iniciar o micro no XP, a música esteja lá, e eu consiga ouvi-lá sem o menor problema???

Ou vou ter que criar uma partição (mesmo que de 50 megas), jogar os arquivos do Linux lá, e de alguma forma, fazer com que o XP, rode os arquivos?

Porque, se o Kurumin, salvar na HD que está como NTFS, e o XP rodar o arquivo depois sem o menor problema... eu tô feito! ehehehe

Agradeço desde já!

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Meu caro amigo, você pode comprar o CD do Kurumin no poprio site do GUIA DO HARDWARE é R$ 15 mais o frete, ou você pode entrar nesse site:

http://www.nosecrets.com.br/compras/oferta...mprar_linux.php

se você não quiser comprar é pedir para um amigo fazer a copia do CD!

veleu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por KoRn@03 dez 2003, 05:28

Porque, se o Kurumin, salvar na HD que está como NTFS, e o XP rodar o arquivo depois sem o menor problema... eu tô feito! ehehehe

Infelizmente o Kurumin (kernel 2.4.22) não escreve em partições NTFS.... :(

Você teria que criar outra partição formatada em outro sistemas de arquivos para poder salvar alguma coisa pelo Linux e poder, depois, usar no Rwindow$.

Com algum tempo de uso você verá que de tão bom que o Kuruma é você vai acabar adotando-o em seu pc.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Noporeao, então como eu faria isso aqui na minha HD?

Eu teria que criar uma nova partição de sei lá... 100 megas (por exemplo) apenas pro "Kuruma"... e essa partição poderia ser FAT ou algo assim que o Windows reconheça?

Só fico perdido em COMO eu faria isso sem perder meus dados da partição normal... ou se eu particioar o espaço livre que eu tenho não daria problemas...

Grato desde já!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por KoRn@06 dez 2003, 14:49

Noporeao, então como eu faria isso aqui na minha HD?

Eu teria que criar uma nova partição de sei lá... 100 megas (por exemplo) apenas pro "Kuruma"... e essa partição poderia ser FAT ou algo assim que o Windows reconheça?

Só fico perdido em COMO eu faria isso sem perder meus dados da partição normal... ou se eu particioar o espaço livre que eu tenho não daria problemas...

Grato desde já!

Abraços

Sim, tanto faz ela ser Fat16 como Fat32.

Funcionaria do mesmo jeito. B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora fiquei com uma dúvida... o Douglasqm disse que a formatação teria que ser própria para o Linux, nada de FAT... mas o Noporeao afirma que tanto FAT16 como FAT32 funcionariam do mesmo jeito...

Eu desfragmentando (2 vezes se for o caso), usando o Partition Magic, coloco um pouco do meu espaço livre para a partição FAT32 pro Kurumim, rodaria do jeito que eu espero certo?

Puxo os arquivos pelo Kuruma, jogo no FAT32, dou boot, entro no XP, e cato os arquivos do FAT32 para a parte do NTFS!!!

Obrigado pela sugestão Carvalhoso, eu fiquei sabendo que a revista (não sei se pode haver divulgação da revista, qualquer coisa algum moderador me avise) PC EXPERT (se eu não me engano) desse mês de Dezembro virá com um cd do Kurumim!!!

Irei procurar essa semana ainda!

Ao menos será um adianto para a galera que também está correndo atrás!!!

Abraços à todos

Grato desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por KoRn@08 dez 2003, 03:48

Agora fiquei com uma dúvida... o Douglasqm disse que a formatação teria que ser própria para o Linux, nada de FAT... mas o Noporeao afirma que tanto FAT16 como FAT32 funcionariam do mesmo jeito...

Eu desfragmentando (2 vezes se for o caso), usando o Partition Magic, coloco um pouco do meu espaço livre para a partição FAT32 pro Kurumim, rodaria do jeito que eu espero certo?

Puxo os arquivos pelo Kuruma, jogo no FAT32, dou boot, entro no XP, e cato os arquivos do FAT32 para a parte do NTFS!!!

Obrigado pela sugestão Carvalhoso, eu fiquei sabendo que a revista (não sei se pode haver divulgação da revista, qualquer coisa algum moderador me avise) PC EXPERT (se eu não me engano) desse mês de Dezembro virá com um cd do Kurumim!!!

Irei procurar essa semana ainda!

Ao menos será um adianto para a galera que também está correndo atrás!!!

Abraços à todos

Grato desde já!

Acho que houve uma confusão aqui, falei que tanto Fat13 como Fat32 iria servir para resolver o seu 1º problema:

Se por exemplo, eu baixar um arquivo, uma MP3 por exemplo. Tem como eu SALVAR o arquivo na minha HD!?

Para depois quando eu iniciar o micro no XP, a música esteja lá, e eu consiga ouvi-lá sem o menor problema???

Ou vou ter que criar uma partição (mesmo que de 50 megas), jogar os arquivos do Linux lá, e de alguma forma, fazer com que o XP, rode os arquivos?

Porque, se o Kurumin, salvar na HD que está como NTFS, e o XP rodar o arquivo depois sem o menor problema... eu tô feito! ehehehe

Agora Linux é Linux e não pode ser instalado uma partição Fat16 ou Fat32 apenas nos formatos de arvquios nativo de linux, ext3, ext2 etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora está entendido!!!!

Isso é sem dúvidas que o Linux só pode ser instalado na formatação própria para ele mesmo... como o Linux lê FAT, então era o que eu primeiramente planejava... mexer com ele primeiro, e quando conseguir por volta de 1 giga livre, eu instalo ele na máquina...

Mas... e sobre o "problema" do Kurumin da revista PC Expert??? A versão da distro que está no CD é 2.0 !!! E o kernel deve ser de uma versão um pouquinho menos atualizada do que a atual 2.05...

Mas acho que vou ter que pegar essa distro mesmo... ou existe algum meio de um Update?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por KoRn@09 dez 2003, 14:21

Agora está entendido!!!!

Isso é sem dúvidas que o Linux só pode ser instalado na formatação própria para ele mesmo... como o Linux lê FAT, então era o que eu primeiramente planejava... mexer com ele primeiro, e quando conseguir por volta de 1 giga livre, eu instalo ele na máquina...

Mas... e sobre o "problema" do Kurumin da revista PC Expert??? A versão da distro que está no CD é 2.0 !!! E o kernel deve ser de uma versão um pouquinho menos atualizada do que a atual 2.05...

Mas acho que vou ter que pegar essa distro mesmo... ou existe algum meio de um Update?

Abraços

Tem uma opção nele para atualizar mas é bem mais prático você baixar a iso que tem o kernel mais novo (2.11).

Imagine se depois você precisar dele novamente, terá que instalá-lo e atualizá-lo novamente.

A iso é "pequena" são apenas 186 megas que valerá muito a pena se for baixada, garanto que você não se arrependerá. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

problema é baixar a ISO com um modem de 33.6! (rs)

Mas esse ISO, como é a Imagem do CD, eu teria q gravar um CD certo?

Eu acho que vou virar fã do Kurumin, pelo pouco que andei lendo sobre ele... (rs) Só espero que seja uma plataforma para outras distro um pouco mais complexas! =)

Já devo comprar a revista na quinta agora... mas aqui vai uma dúvida:

eu estou com 600 megas livres

se a instalação do Kurumin consome 200 megas, eu posso formatar 350 megas com partição Linux e 100 como FAT32.

Ou seja:

quase 4 gigas em NTSC pro XP

350 megas pro Kurumin

100 megas em FAT32, para quando eu baixar um arquivo pelo Linux, eu jogar-lo nessa partição para depois passar para a parte do XP.

Isso funcionaria de algum jeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria deixar um pequeno aviso aqui à todos:

ESTOU USANDO O KURUMIN!!!!

Eu realmente estou estupefato... simplesmente de cara no chão!!!

Eu tinha problemas direto com o meu micro quando estava com o XP, agora.... mais de 4 horas com o micro ON sem 1 errinho sequer!!!

Conexão hyper veloz... tô usando até ICQ!!!

Estou com a Febre do Linux!!!

Parabéns a todos os usuários e principalmente a todos que tornaram o Kurumin ser o que é!

Felicidade enorme!

[ ]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por KoRn@12 dez 2003, 05:12

Queria deixar um pequeno aviso aqui à todos:

ESTOU USANDO O KURUMIN!!!!

Eu realmente estou estupefato... simplesmente de cara no chão!!!

Eu tinha problemas direto com o meu micro quando estava com o XP, agora.... mais de 4 horas com o micro ON sem 1 errinho sequer!!!

Conexão hyper veloz... tô usando até ICQ!!!

Estou com a Febre do Linux!!!

Parabéns a todos os usuários e principalmente a todos que tornaram o Kurumin ser o que é!

Felicidade enorme!

[ ]'s

Olá!

Eu fico emocionado sempre quando eu vejo que a comunidade GNU/LINUX, ganha mais um integrante, posso dizer tranquilamente sem medo que a revolução tecnológica no Brasil, está começando com antigos e novos usuários da informática.

Aproveitando o ensejo "Debian, o resto é só Linux!"!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem ZecaPagodinho, sei que fiquei 2 horas tentando me conectar porque meu modem US Robotics 33.6 não é PnP e eu não achava o /dev/modem... mas só foi mudar o caminho para /tty2 (COM3) que funcionou na hora!

Siceramente, vou usar o windows BEM pouco agora... próximo passo é instalar o Kurumin, usar o gerenciador LILO e brincar a doidado! huhuhuhu

Quero primeiro algo fácil como o Kurumin para eu me acostumar com a plataforma Linux, depois, vou partir para as distros mais "avancadas"... eu usava o Conectiva 7.. não me adaptei muito bem... mas essa distro... me deixou estupefato!

Com certeza e é com grande alegria que me torno mais um membro da comunidade do TUX! =]

[ ]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

O Kurumin realmente está sendo de grande ajuda para a comunidade GNU/Linux, até mesmo para a propria divulgação do Linux, é uma distro simples e robusta, conseguiu unir o ao agradavel, para você ter uma ideia, na empresa onde eu trabalho nós usamos o Kurumin, nas estações e em um sub-servidor, e no servidor principal usamos o Debian que é uma distro mais integra para este tipo de trabalho não que o Kurumin não service para este tipo de servidor, não é isso, simplesmente é uma questão de costume, eu gosto muito do Debian que na verdade pode-se dizer que um Kurumin puro, no entanto estamos com o Servidor ligado a mais de 100 dias sem queda, não é maravlhoso, quando usavamos o Windows 2000 o maximo de tempo que ele ficou sem queda foram 27 dias depois ele sempre dava baixas.

Falou Amigão!

Valeu!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora está uma OUTRA dúvida bem complicada:

Problema:

Gostei muito do Kurumin, então, vamos instalar ele na HD, fazer dual boot e todos ficam felizes...

mas... não é o que está acontecendo!!!

Minha HD é de 4.3G

consegui liberar 1.3G de espaço livre, catei um particionador Partition Expert que me possibilita criar partições a partir do espaço livre na HD sem perda de dados.

coloquei 800 megas para o Linux

e 150 megas para FAT32 para fazer trocas de arquivos e tal...

e ainda 50 megas de Swap pro Kurumin

(isso tudo dentro do XP)

Ele dá o boot pra fazer as partições, e tem 1 problema!!!! Minha HD tem bad block e o programa não faz qualquer coisa com a HD assim...

pior é... de bad block são 8KB!!!!!!!!!!!

ou seja... nem um arquivo .DOC é isso!!!

Tem como eu criar partição pro Linux sem perda de dados e q me permita particionar mesmo tendo bad block?

Abraços e mais uma vez um grande agradecimento!

[ ]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

você pode fazer o seguinte passar o desfragmentador de Disco, depois você pode fazer o particinamento sem problema nehum que dará tudo certo, e você não perderá dados mesmo tendo um badcluster!

Mas se quiser se sentir mais seguro para fazer isso, se tiver como faça um backup e depois mais tranquilo ainda faça o particinamento!

Valeu!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu aqui cada vez mais ODIANDO o Windows... (rs)

Simplesmente eu pergunto:

Se existe o Defrag, o papel dele é: Desfragmentar TODA a máquina...

mas... como no Windows nem "tudo" é perfeito... ele sempre deixa um pouco de arquivos fragmentados...

passo.. repasso.. e faço tudo novamente... simplesmente o bendito Desfrag não arruma 100% dos arquivos da minha HD mesmo tendo concluida a operação!!!

Eu tentava arrumar com o QTParted, só descobri q não dava para eu definir o tamanho da partição com a HD com arquivos fragmentados ontem...

eu irei passar umas 8 vezes o defrag pra ver se some com isso hehehe

Aliás... um amigo meu baixou a versão 2.12.. e vai ser ela q pretendo instalar... heheheehehe

Só mais uma pergunta... para que serve a partição SWAP do Linux?

Grato a todos novamente e desde já

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é a mesma coisa q a memoria virtual do windows, só q funciona de forma correta. Porcamente explicando: Quando sua memoria tá esguelada, o linux pega essa partição swap e transforma em espaço de memoria para armazenamento de processos e outras coisas residentes na memoria, então aqueles processos ociosos ou q necessitam de muitas chamadas de I/O vão pra lá, desafogando sua memoria principal (RAM).

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!