Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raid, Xp não Instala


Wladyslaw

Posts recomendados

Ola gente, não entendo muito, mais eu estava tentando colocar 2 hds fujitsu de 10 gb cada uma mais não consegui muito bem, a placa mãe é uma esc k7vta5, com raid onboard... mexi nas configurações da bios e da parte de raid e consegui fazer o raid 0, e disse que teve sucesso... quando vou iniciar ele aparece na tudo certinho dps na parte de raid, o problema é q eu queria instalar o windows xp, mais não to conseguindo... o windows xp diz que não tem nenhum hd conectado... eu já tentei puxar da página da ecs e puxei lá um "driver" da HighPoint, mais veio umonte de coisas... eu cortei metade daquilo e deixei o resto, para poder caber em um diskete... o windows xp achou, e falou que já tinha um driver compativel, e não precisava do meu, mais mesmo assim não acha as hds na hora de instalar... me falaram de atualizar a bios, mais como eu faço isso? se eu não me engano veio a atualização no arquivo, mais não sei usar... o que devo fazer? alguem me ajudeeeeeeeeee :muro:

Abraços

_______________

Wlad

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa!

Então amigo, parece um bicho d sete cabeças né? Normal, eu também pensava assim no início, na verdade tanto o fabricante da placa-mãe como do dispositvo RAID não informam a maneira correta d c criar o disco com os drivers.

Para facilitar a sua vida eu o fiz e hospedei neste Link.

É o último driver lançado, basta extrair todo o conteúdo desta pasta zipada para um disquete formatado. O resto do procedimento você já conhece né? Qualquer dúvida volte a postar.

Aproveitando a situação, indico a você um tópico interessante, principalmente por fazer uso d uma array em striping (RAID 0). É este aqui.

Este BIOS libera mais opções para RAID (Striping block d até 2Mb, maior compatibilidade com os HD's fabricados, etc...), além d propiciar uma melhora na performance, caso interesse e tenha alguma dúvida poste lá, ok?

[]'s ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo

Valeuzão pela ajuda :)...

deixa eu ver se entendi direito... estava dando problema no link q você me passou (acho que não abre aqui na faculdade, eles proibem umonte de site), mais entrei no outro tópico que você também colocou o link, e peguei a bios... então só preciso colocar o conteudo daquele zip no disquete de inicialização e dar aquele comando? se não der, eu vou colocar um outro diskete com aquele inalterado, certo?

é que não entendo muito sabe? nunca atualizei a bios, mais é pequena a atualização né? eu pensava que ocupava mais... outra coisa que eu ia te perguntar, o que é esse stripping block ai? quanto mais melhor ou pior?

se atualizar você acha que o raid funciona no xp?

Valeu mesmo cara

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isto, para atualizar com este BIOS basta você inserir os arquivos num disquete d inicialização, ou, o mais recomendado seria você colocá-los no seu HD, inicializar pelo DOS e dar os comandos necessários para a atualização. Como você nunca atualizou o BIOS desta placa será necessário colocar o comando /f para q o biosmod seja aceito.

Ficaria assim: C:\AWDFLASH AK35S20P.BIN /F

Para c precaver d possíveis erros seria bom q tivesse em mãos um disquete formatado com o último BIOS oficial da Shuttle, o AK35S20H. Mas já lhe digo q isto é só por medida d prevenção, com certeza não precisará ser usado, muitas pessoas, neste e em outro fórum fizeram este update sem problemas...

Sim, você poderá usar o sistema RAID no WinXP ou qualquer outro S.O. numa boa. Eu tinha esta placa e usava uma array striping com 2 HD's...

Quando você montou a RAID no setup da Highpoint não percebestes a opção "striping block"? Ele vem configurado em default para 64Kb. Seu tamanho pode variar conforme o uso q você fará cotidianamente. Para arquivos grandes, como jogos, aplicativos 3D, etc... seria melhor usar blocos maiores. Já para dados pequenos, planilhas, textos, etc... quanto menor melhor, neste caso deixe em 64Kb mesmo. C você gosta d games aconselho ajustar para 512Kb e d preferência formatá-los em FAT32 pois estes HD's são antigos já, meio lentos, e o sistema NTFS os deixará mais lentos ainda.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu cara, brigadão... consegui atualizar e tal... acho que agora o raid estava funcionando... mais o problema é meu hd... notei que tem um deles que esta dando problema, a um tempo atras ele dava esse problema, voltou agora... e dai ele pega o raid e tudo, mais dps de um tempo, ainda no começo da instalação no win xp ele para, acho que é por isso que o win xp não acha...

mais valeuzão, deu pra atualizar a bios, e já aprendi a fazer raid ehehhe

Brigadão cara

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!