Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda, Montar Timer c/ LM555


Visitante

Posts recomendados

Olá Colegas, sou novo o fórum, busco ajuda para montar algo um tanto simples, um timer com o famoso CI 555.

O meu problema é que preciso fazer um timer astável e ajustável também.

Resumindo, eu preciso monta um esquema que funciona na prática da seguinte forma:

Um "pisca pisca" ajustáveis para ficar "piscando" em intervalos de 5 10 ou 15 minutos intermitente.

O seja, um circuito que aciona um rele, 5min ligado dpos 5min deligado e assim sucessivamente e continuamente sem parar, e que eu posso ajustar para intervalos de 5 10 ou 5 10 e 15min.

Alguém tem algum esquema? pode ajudar?

Obrigado

Abraço -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, Veja se o esquema a seguir é o que você está querendo:

555.JPG

O funcionamento é bem simples: O 555 está em configuração astável e o período de oscilação é de 5s, caso você tenha a seguinte configuração:

R1 + R3 = RS1 = 4,33M

R2 + R4 = RS2 = 1,84M

Como não há resistores padrão de 4,33 e 1,84 M (Valores ideais para RS1 e RS2) eu sugiro que você coloque um resistor padrão e em série um Trimpot multivoltas de 1M.

Outro enfoque importante no cirtuito são os capacitores C2, C3 e C4. O Capacitor C2 sempre fica conectado ao circuito. Já C3 e C4 tem uma chave (SW2). Caso apenas C2 esteja conectado, teremos uma capacitancia de 100uF. Caso C3 esteja também conectado, teremos uma capacitancia de 200uF (100uF de C2 + 100uF de C3). E caso C3 e C4 estejam conectados, teremos 300uF.

Assim, o período de oscilação do 555 é o seguinte: T = 0,693*RS1*C, que para RS1 = 4,33M e C = 100uF, TeremosL T = 300s = 5 min.

Analogamente, se RS1 = 4,33M e C = 200uF, TeremosL T = 600s = 10 min. E consequentemente, para C = 300uF, teremos T = 900s = 15 min.

R2 foi determinado para se ter o período de alto e baixo igual.

Para mais informações, consulte o datasheet do 555, que pode ser encontrado em:

http://www.national.com/ds/LM/LM555.pdf

Espero ter ajudado.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, obrigado!

Uma observação, creio que o circuito não vá oscilar pois o pino 2 esta aterrado, esta correto o esquema?

Qual a forma para calcular o tempo? creio que não entendi muito bem o seu raciocínio.

Desculpe qualquer coisa minha ignorância, mesmo assim obrigadão!

Caso alguém conheça algum outro CI, algo diferente também é bem vindo, só não pretendo mexer com microcontrolodores pois encarece muito o preço dos componentes, quero montar algo bem simples e barato.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Daniel, com o pino 2 aterrado o 555 não iria oscilar mesmo... Foi um pequeno erro na montagem do circuito no CAD. Mas já corrigi a figura do post passado.

Quanto ao cálculo do tempo, a fórmula está descrita no datasheet citado no post anterior, mais especificamente na página 10 (50% Duty Cycle Oscillator). É a partir das fórmulas do datasheet que eu determinei os valores dos resistores e capacitores.

Mais uma vez, espero ter ajudado.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois Bem, fiz vários testes no proto board com circuitos de timer com o 555, infelizmente na prática não funciona aproximadamente perfeito, para tempos longos, passam até mais de 3min a mais de tempo do que nos cálculos, estou abandonando o projeto com timers 555.

Vou começar algo na Base de microcontroladores PIC, alguém tem alguma sugestão?

Além disso, existem algum outro circuito timer que eu possa montar? algum chip que desconheça? (OBS: Não o CI 556 mas algo diferente)

Abraço e Obrigadão pela força colega! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[Daniel], quando se utiliza capacitores e resistores de valores altos, a corrente de fuga do capacitor interfere no tempo, aumentando o tempo em que a saída permanece em nível alto e diminuindo o tempo em que a saída permanece em nível baixo. Mas, a presença dos trimpots, permite a você ajustar estes tempos.

fernandobrasuca, você calculou os tempos considerando apenas o período em que a saída fica em nível alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mulder_Fox, o tempo em que a saída fica em alto depende apenas de RS1 e C. Com um C fixo, eu calculei RS1. Para o cálculo de RS2, eu utilizei a fórmula na página 10 do datasheet (50% Duty Cycle Oscillator), para se ter o tempo em alto igual o tempo em baixo.

T+

Está correto!

O autor quer 5 minutos ligado e 5 minutos desligado.

Foi engano meu. Desculpe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...