Ir ao conteúdo

Preciso Comprar Um Notebook

CyberFOX

Posts recomendados

Postado

bom, eu pretendo substituir completamente meu micro de mesa por um notebook, talvez eu cate no lixo um velho 486 e colocar o Slack com kernel 2.2 ou coisa assim. ou ligar o note no micro da minha irmã e usar o DVD e o gravador dela, eheheheheh!!

pretendo usar o notebook pra tudo (digitar textos, mexer com CAD, ver vídeos, mp3, máquinas virtuais, fotos e se sobrar tempo pode até rolar uma libertadores no FIFA, mas isso depende.

o bom de ter um tópico assim é que eu posso conversar com quem já teve convivência com notebooks, e estou quase ciente de adquirir um ano que vem!!

p.s.: ei tabgal, acho q eu te vi em outro fórum... você frequenta esse da minha assinatura né?

Postado
Postado Originalmente por HardSoft@13 dez 2003, 23:04

NOtebook é um equipamento caro e delicado e como todo instrumento delicado deve ser usado com cuidado. A carcaça tem pouco haver com a resistencia do equipamento, pois a parte mais frágil do notebook está dentro dele e a maioria da quebra não é porque a carcaça não resistiu ao golpe, mas uso descuidado como derramar líquido sobre notebook, excesso de umidade,  choques (não adianta ter carcaça de titanio de a onda de choque for transmitido aos componentes internos como tela, HD, etc.), carga elétrica, etc. Esse aí de titânio que voce falou, conheço um da Mac (ibook) que custa uns 15.000,00. Com um equipamento desse, eu nem saia de casa nem com seguro total. Talvés seu caso seja resolvido com um desknote (notebook sem a bateria embutida). É bem mais barato que notebook e tem uma boa mobilidade, mas para funcionar tem que ficar perto de uma tomada (assim como a maioria dos notebooks funcionam maior parte do tempo ligados na tomada) ou perto de uma bateria externa. Essa paixão eu já tive: ficar sonhando com notebook. Parece que com um desse o mundo gira mais redondo. Mas, se voce comprar um desse com seu dinheiro suado, sem um objetivo definido para ele, acho um disperdício de recurso. Estou falando tudo isso, no meu ponto de vista. Às vezes a gente tem razões que a própria razão desconhece. Boa sorte, boa compra e seja feliz!

ok, ok...

então a maior dificuldade em se tratando de notebook é o preço mesmo? bom, eu consegui vender as minhas duas licenças dos meus Windows (não uso mais aquilo mesmo). Vendendo meu velho micro com certeza dá e sobra pra comprar um bom notebook. Colocar na poupança? ha ha! a gente não sabe o dia de amanhã e além do mais eu tenho seguro de vida e plano de saúde, então isso não em aflige.

pelo que eu vejo na opinião de vocês o notebook realmente satisfaz todas as necessidades de um micro de mesa, e se for bem configurado ele se torna até melhor que um de mesa.

última pergunta: e quanto á QUEDA DE LUZ, ele não tem estabilizador nele né? então se eu for ligar ele na luz, eu ligo primeiro na bateria e depois nele ou como é que funciona?

Postado

Se eu fosse comprar um notebook hoje, eu compraria um Dell D600.

Ele vem com processador Centrino... ou seja, mais duração da bateria, é leve 2.6Kg e pequeno.

Bom, agora os notebooks que eu não compraria:

"Alguns" modelos da Toshiba, porque é muito grande e pesado... resumindo, é um trambolho ficar carregando...

Alguns modelos baseado em Duron/Athlon... pois eu já usei um desses e aquele barulho do cooler ligando e desligando me irritava...

Ah, não sei se é o seu caso... mas para mim, o pré-histórico disquete é indispensável...

Postado

Opa! Beleza?

Tenho um toshiba satellite 1130-S155, ele é um celeron 2.0, 512MB, disco de 40GB. Ele vem com o WinXP Pro mas como o disco de recovery usa o disco todo eu desinstalei e instalei uma outra cópia que eu tenho, pra usar metade do disco pro RedHat. A instalação é igualzinha ao desktop. O RedHat reconheceu todos os componentes sem nenhum problema.

Eu trabalho com redes, então instalei o VMWare e tenho duas máquinas virtuais rodando uma com WinXP e outra com Win2000, tudo ao mesmo tempo e bom desempenho.

Se eu rodar só WinXP na máquina virtual (128MB de memória) no RedHat ele fica mais rápido que o meu computador do trabalho, um Pentim III 1.1 com 256MB (esse é xing-ling).

Eu também comprei o notebook só porque queria ter um (tá, pode chamar de frescura)... Me arrependo de não ter comprado um desknote porque ele fica 99% do tempo ligado na tomada, tanto em casa quanto no trabalho. Pense bem nisso antes de gastar uma fortuna como eu.

O melhor de tudo é a facilidade de transportá-lo. Todo fim de semana eu e vários amigos na casa de um pra jogar WarCraft III (The frosen trone), as 3 ou 4 da manhã enquanto todo mundo tá desmontando o micro eu já estou com o meu na minha pastinha que meu pai ganhou em um congresso (ninguém diz que tem um notebook dentro dela), mesmo assim, as vezes eu levo meu computador enorme e o monitor de 17 polegadas.

Eu jogo Warcraft, counter-strike, GP4 e outros jogos sem problema, mas o desempenho dele nunca vai ser tão bom quanto um desktop, principalmente porque minha placa de video não é boa.

Outra coisa, NÃO VENDA SE DESKTOP, guarda dinheiro por mais um tempo, faz um financiamento, sei lá...

Se você for mesmo comprar o notebook escolhe entre toshiba, compaq ou dell. Veja qual o modelo dessas marcas que tem o que você quer.

Você já pensou em compra usado? No site do arremate tem um monte...

Não sei de onde você é, mas pelos preços que o pessoal falou aqui no forum deve ficar mais barato você pegar um ônibus pra São Paulo e comprar lá. Ou comprar em daqueles importadores que mandam direto de Miami.

Boa Sorte!!!

Postado

ei Pereti, beleza!!

cara como é que é essa história de "recover"? ele tem um segundo HD, uma imagem do disco, partição... como é isso?

bom eu não vou mais me desfazer do desktop. o meu pai disse que vai financiar o notebook pra mim, mas em troca ele quer o computador de mesa. e enquanto eu moro por aqui mesmo não tem problema. depois que eu casar aí eu penso em arranjar um 486... o problema é que eles querem Windows XP :-P, e eu já quebrei meus discos do Windows...

você também usa VMware?!? que legal!!! cara eu tenho cerca de 12 máquinas virtuais (11 e meio, o NT não quer dar boot). fica fácil passar tudo pro note né?

quanto ao dinheiro... bem, ao invés de eu ficar andando por aí de carrinho novo igual a um playboy a gente vai usar o dinheiro pra comprar o notebook. mas se eu ganhar na Mega Sena aí já viu né!!! =D

eu vou ter que comprar por aqui mesmo... garantia, suporte técnico, etc, etc, etc...

falou!!! bigadão!!

Postado
Tenho um toshiba satellite 1130-S155, ele é um celeron 2.0, 512MB, disco de 40GB. Ele vem com o WinXP Pro mas como o disco de recovery usa o disco todo eu desinstalei e instalei uma outra cópia que eu tenho, pra usar metade do disco pro RedHat. A instalação é igualzinha ao desktop. O RedHat reconheceu todos os componentes sem nenhum problema.

Olá, tenho um note semelhante ao seu e também uso Linux. É um 1135-S1553 com celeron 2.4. Fiquei curioso com uma coisa: como voce conseguiu fazer o RedHat gerencia a bateria? Ele mede corretamente? Consegue suspender e hibernar?

Eu jogo Warcraft, counter-strike, GP4 e outros jogos sem problema, mas o desempenho dele nunca vai ser tão bom quanto um desktop, principalmente porque minha placa de video não é boa.

voce joga tudo isso no Windows XP ou no Linux? Eu não consigo jogar este jogos no Linux, pois o desempenho do video do Satellite é sofrível.

E modem? Conseguiu fazer funcionar no Linux?

Postado

É, realmente ao escolher é bom ficar atento a placa de vídeo (tato no Windows quanto no Linux)

Quanto ao fórum da sua assinatura, CyberFOX, nunca postei nada lá não...

Postado

É interessante que você se atente para um detalhe importante. Como você vai usar pouco a mobilidade de um notebook, procure comprar um com tela grande. Com certeza é mais pesado para carregar, mas é melhor carregar peso de vez em quando do que ter que ficar vendo um monitor pequeno sempre, ainda mais porque vi que em você utilizará também para aplicações CAD. Tenho um satellite 1415 (cel 1600, 256mb, hd 20g, gravador cd + leitor dvd, video geforce4 mx 420 go) e ele nunca me incomodou. Um abraço e boa sorte na compra...

Postado

muito obrigado pelas respostas! vamos ver, vou tentar responder á todos num post só:

HardSoft: Sim, é possível instalar linux no notebook. foi o que me disseram no fórum linux que eu frequento. quanto á lentidão do vídeo, use os drivers da nVidia (http://www.nvidia.com)

tabgal: vou dar uma olhada nisso. mas a maioria é onboard mesmo... e acho q eu te confundi c/ outro nick...

hpsato: peso não é muito problema. eu tenho uma mala bem antiga toda esfolada, que tem bastante espaço dentro dela. além do mais que eu vou pegar um note c/ gravador de CD, DVD e etc. ou uma unidade DVD-RW externa se eu for pegar um note mais barato.

agradeço pela paciência e ajuda de vocês. graças ás suas informações eu poderei realizar um antigo sonho sem me preocupar com imcompatibilidades.

valeeeewww!! :bye:

Postado

rodo cad 2004 num toshiba cel 1.5gb, e fica beleza. quanto ao gravador de cd ou dvd pegue externo pois o do notebook e fragil e com o tempo e uso talves precise de manutencao, dai fica caro....

uma dica: so feche e abra ele o quanto menos possivel, pois pode "quebrar" o flat do lcd. e so use o cd ou dvd ou gravador o menos possivel, pois ele pode se danificar ou não ler algumas midias, mas isso a longo prazo...a curto não da nada...

Postado

CyberFOX,

Não sei se você leu direito e entendeu a minha pergunta. Eu já uso linux há 4 anos e todos os meus computadores rodam Linux, inclusive o notebook. O problema é que como notebooks usam componentes nem sempre usuais. Isto acaba dificultando encontrar o módulo (driver para os usuários de Windows) apropriado. MInha pergunta é se Pereti conseguiu ativar o módulo de gerenciamento de bateria, o modem interno (que é um softmodem) e se os jogos que ele citou ele consegue rodar no Linux no seu notebook (um Toshiba 1130-S155).

Instalar o Linux num notebook não tem nenhum segredo. A dificuldade é fazer tudo funcionar 100% como se fosse no Windows, pois estas máquinas vem ajustados para rodar Windows e não Linux.

Suporte do Linux aos hardwares diversos evoluiu muito nos últimos anos, mas ainda não dá para comprara com Windows XP, principalmente quando se trata de notebook, pois diferentemente de um desktop, os notebooks são bastante diferentes entre eles. O que funciona num pode não funcionar no outro. Por isso, a maioria dos notebooks vem com um montão de programas feitos especialmente para ele e que na maioria das vezes só funciona nele. Isto é ainda mais verdade quando se trata de notebooks de top de linha, tipo Vaio, LifeBook, ThinkPad, Inspiron, Tecra e Portege, etc.

HardSoft: Sim, é possível instalar linux no notebook. foi o que me disseram no fórum linux que eu frequento. quanto á lentidão do vídeo, use os drivers da nVidia (http://www.nvidia.com)

Vou perdoar sua afirmação descabida. Como você vai usar o driver da NVidia num computador equipado com placa de video que não é NVidia? Os drivers da NVidia só servem para as placas da NVidia. :tantan:

Postado
Postado Originalmente por HardSoft@23 dez 2003, 23:20

CyberFOX,

Não sei se você leu direito e entendeu a minha pergunta. Eu já uso linux há 4 anos e todos os meus computadores rodam Linux, inclusive o notebook. O problema é que como notebooks usam componentes nem sempre usuais. Isto acaba dificultando encontrar o módulo (driver para os usuários de Windows) apropriado. MInha pergunta é se Pereti conseguiu ativar o módulo de gerenciamento de bateria, o modem interno (que é um softmodem) e se os jogos que ele citou ele consegue rodar no Linux no seu notebook (um Toshiba 1130-S155).

Instalar o Linux num notebook não tem nenhum segredo. A dificuldade é fazer tudo funcionar 100% como se fosse no Windows, pois estas máquinas vem ajustados para rodar Windows e não Linux.

Suporte do Linux aos hardwares diversos evoluiu muito nos últimos anos, mas ainda não dá para comprara com Windows XP, principalmente quando se trata de notebook, pois diferentemente de um desktop, os notebooks são bastante diferentes entre eles. O que funciona num pode não funcionar no outro. Por isso, a maioria dos notebooks vem com um montão de programas feitos especialmente para ele e que na maioria das vezes só funciona nele. Isto é ainda mais verdade quando se trata de notebooks de top de linha, tipo Vaio, LifeBook, ThinkPad, Inspiron, Tecra e Portege, etc.

Vou perdoar sua afirmação descabida. Como você vai usar o driver da NVidia num computador equipado com placa de video que não é NVidia? Os drivers da NVidia só servem para as placas da NVidia. :tantan:

caro HardSoft:

Me desculpe se não entendi sua pergunta. porém eu continuo a não entendê-la. os drivers nVidia para linux funcionam para todas as placas 3D que possuam o microprocessador fabricado pela nVidia ou TnT, e isso inclui a maioria das placas, inclusive as GeForce, Vodoo e nVidia.

Estou pestando muita atenção á esse tópico, pois ele é um dos mais importantes e decisivos que eu abri. porém suas declarações são bastante contraditórias quando comparadas às de outros membros que aqui postaram. Minha intenção é realmente fazer uma pesquisa entre os membros que já possuem notebook para ver suas opiniões e concluir se é viável substituir o micro de mesa pelo computador portátil. Ao que me representa, na maioria dos casos isso é feito sem problemas.

Neste exato momento estou navegando na internet com módulos experimentais, em uma versão de linux experimental (Debian testing/unstable), escutando Sultan of Swin graças á um módulo improvisado também. Não sei se eu carrego os módulos certos ou não para os meus periféricos, só sei que meus periféricos funcionam em linux.

Quando eu tinha cerca de seis ou sete anos eu queria muito um trenzinho á pilha. Nunca pude realizar esse sonho. Hoje em dia eu não vou mais brincar com isso. Quando eu tinha cerca de 11 anos eu gostava de uma garota da minha sala. Por falta de coragem eu jamais consegui falar com ela. Aos 17 anos meu sonho era fazer Engenharia da Computação. Porém eu não consegui passar no vestibular da federal. O notebook é um antigo sonho meu. Meu pai se dispôs a financiá-lo para mim. Sacrificar o consórcio do carro não vai ser problema pra mim. Eu não tenho muito espaço aqui em casa pra ficar com uma baita de uma mesa de computador ocupando todo o espaço. Além do mais, eu precisarei viajar. Cursos, estágios, Fenasoft... tudo faz parte de meus planos para o futuro, isso se eu quiser realizar um dos meus sonhos que é o curso de engenharia.

A moral dessa história é algo que uma pessoa muito bondosa me disse depois de saber desses fatos: "nunca desista, por mais impossível que lhe pareça um dia você consegue". Pois bem, mesmo se todos os membros daqui viessem escrever que o notebook tem N defeitos e incompatibildades eu ainda não desistiria da ideia do notebook.

é isso.

Postado

Hardsoft,

Sobre um tópico bem antigo, só tive tempo de responder agora.

Bem, eu trabalho numa grande corporação com cerca de 2000 máquinas e todas são de 1ª linha, isso posso te garantir, já estou nesta área desde 93 (quando tinha 13 anos) e passei por quase todas as etapas, manutenção de micro, computação gráfica, sou programador nessa corporação atualmente, então você não está conversando com nenhum dummie, ok?? Se você não concorda com o que eu falo eu respeito, mas dezer que o que eu afirmo é uma falta de respeito comigo, pois não tenho tempo de idolatrar alguma coisa, e se eu afirmo alguma coisa é por experiência real, não estou me embasando apenas em teoria onde devemos defender uma coisa caso ela fosse de um jeito, devemos falar da realidade, como realmente funcionam as coisas.

Bem, tudo aquilo que eu afirmei eu continuo defendendo, eu sou um profissional da área e estou bastante embasado no assundo. Alguns Toshibas rescente estão vindo com placas 3D de 32 Mb da Trident, desempenho bem fulera mesmo. As máquinas aqui da empresa são todas da HP (acho que é de marca) pois você pensa que sou um micreiro qualquer que vive montando máquina do paragua... estas máquinas são todas P4 de 2.0 e 1.8 com GeForce 2 MX de 32 Mb e 512 de RAM, o que estou afirmando é que os Notebooks 1.8 (Celeron) com 16Mb de vídeo e 256 de RAM aqui da empresa, ambos com GeForce 4 Go, mostraram um desempenho bem superior nos jogos, rodei até programas de benchmark para medir o desempenho, teoricamente eu concordo contigo que os desktops deveriam ser mais rápidos, mas nesse caso não. Meu Note é um P4 1.8, com 64Mb de vídeou e 256 de RAM e posso te afirmar que o desempenho dele em jogos é um espetáculo. É lógico que ele tambémém possui uma GeForce 4. E quanto a modems eu conheço muito bem a diferença entre um MODEM e um WINMODEM e repito que o Modem é muito bom, se sua conexão cai muito aí o problema é com a sua estrutura local, aqui a conexão só acaba quando eu clicar em cima de desconectar, não tem nada de mentira nisso.

Quanto ao travamento simplesmente não travam, na sua firma travam pelo mau uso, mas em termos de travar por si só como os descktops eles não travam, já vi descktop com uma semana de uso (de grife) travando... todos os notes que já tive nenhum travou sozinho, é claro, se você fizer experiências você trava ele, mas aí você está forçando a barra... então desde que o usuário seja hard ele não trava, estou falando do equipamento e não das peças primitivas que manuseiam ele, isso você sabe... tambémém concordou em partes comigo!! :)

Sem querer ofender, mas é esta a minha opinião, voltando ao caso dos controladores de vídeo, é claro que um micro com GeForce 4 Ti terá um desempenho bem superior, mas como eu disse... era de se esperar que um desktop com 32 tivesse desempenho melhor que um note de 16, não concorda?

Postado

Juliano_cruz (e aos outros também):

Peço desculpas, se eu o ofendi de alguma forma; foi involuntariamente. Gostaria de deixar claro que estamos discutindo idéias e quando criticamos ou discordamos, estamos os fazendo em cima das idéias, portanto, nada é de caráter pessoal. Acredito que a perferência por algo como computadores também é um gosto e gosto não se discute. Muitos podem gostar de usar (para tudo) um notebook. Eu particularmente acho um desktop muito mais confortável do que um notebook. Eu cheguei a usar teclado externo, mouse extreno, etc., para usar o notebook como desktop. Mas, acabei desistindo. Eram fios de mais em cima da mesa, incluindo fio do carregador e dava muito trabalho para montar, desmontar e guardar. Hoje, só uso notebook quando vou às reuniões com clientes fora do local do trabalho. Quanto ao desempenho, repito: este não é o forte de um notebook. Os próprios processadores para notebook, apesar de parecerem iguais aos de um para desktop, são feitos para economizar energia, sacrificando o desempenho. CDROMs também rodam bem mais devagar. Vou dar um chute. Um notebook decente (não tops de linha) custa cerca de 6000 reais. Um desktop de 3000 é um senhor desktop e provavelmente vai ter um desempenho melhor. Naturalmente, desktop não vai onde notebook vai. Aliás, este é uma das poucas vantagens de um notebook sobre desktop. Que cada um seja feliz com seus computadores.

Feliz ano novo para todos. Que no ano novo tenham computadores dos seus sonhos, entre outras coisas.

Postado
Postado Originalmente por HardSoft@26 dez 2003, 23:51

Feliz ano novo para todos. Que no ano novo tenham computadores dos seus sonhos, entre outras coisas.

<_<

ok, ok... não era minha intenção provocar uma guerra "HardSoft X meio fórum". mas obtendo opiniões de diversas pessoas fica mais simples para se concluir a veracidade de algum fato. Bom, digitar em um teclado menor ou mexer com menos cabos do que o que eu tenho aqui em dia de limpeza não seria nenhuma dificuldade.

obrigado pela sinceridade de vocês.

Postado

Opa!

Desculpa a demora pra responder.

MInha pergunta é se Pereti conseguiu ativar o módulo de gerenciamento de bateria, o modem interno (que é um softmodem) e se os jogos que ele citou ele consegue rodar no Linux no seu notebook (um Toshiba 1130-S155).

Tinha esquecido dessas coisas... São recurso que nunca precisei...

Eu nem tentei ativar o módulo de gerenciamento de bateria porque, como eu disse, quase sempre uso ele ligado na tomada.

Outra coisa que quase nunca uso é o modem. No trabalho e em casa tenho internet via rede. Vou ver se consigo usar o modem no Linux, qualquer coisa eu aviso.

Os jogos eu uso no Windows XP. Tenho o WinXP e o RedHat 9 instalados no notebook. Uso o linux mais pras coisas sérias e o windows mais pra diversão.

Uma coisa que eu queria que funcionasse e até hoje não consegui é a saída pra TV, só consigo alternar entre tela do notebook e monitor externo. Com minha GForce2 do desktop foi moleza mas essa Intel do notebook tá me deixando meio doido.

Ah! CyberFOX! Você perguntou sobre o recovery... são 3 CDs que vieram com o notebook e se tiver problemas você pode reinstalar o sistema como vem de fábrica, não sei se tem opção pra recuperar os dados ou particionar o HD. Nunca usei eles.

Abraços pra todos...

FELIZ ANO NOVO!!! Desejo muita saúde e muita grana em 2004 pra todo mundo!

Postado

Pereti, é uma pena! :( Eu tinha tanta esperança de que você tivesse conseguido usar estes dispositivos e que poderia me dar umas dicas. Como uso notebook como computador móvel, as informações do estado da bateria é fundamental, assim como modem, pois nem todos os lugares por onde ando tem a possibilidade de usar uma conexão que não seja pela linha discada. Quanto ao módulo de suporte 3D, para mim não é tão importante, pois o equipamento é para trabalho mesmo, mas mesmo assim, queria que funcionasse no Linux.

Desejo um feliz e próspero ano novo para TODOS.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!