Ir ao conteúdo

Recarga de bateria, é verdade??

mmo85

Posts recomendados

Postado

Comprei um Note da HP ontem a noite e me foi passada a instrução de gastar os 30% da bateria que vem e após fazer 3 recargas de 8 horas. Sei que isso é feito normalmente nos celulares também, mas nunca soube o motivo. Alguém me dizer se esses procedimentos tem que ser feito e por que!

O que pode acontecer se eu não fizer?

Postado

Cara, pelo que eu saiba, isso não é necessario, pois as baterias são de lithium e não tem essas frescuras mais. Eu nunca fiz isso nos meus celulares e nem no meu notebook,nunca deu nenhum problema.

Isso se fazia antigamente quando as baterias não eram de lithium.

falou.

Postado

Bom, eu nunca tinho ouvido falar sobre isso.

Sobre celulares, sempre fui orientado a colocar para recarregar sempre que a bateria acabar de vez, para evitar o chamado "efeito memoria", onde a bateria colocada para regarregar antes da carga acabar sempre entende que % em que ela estava quando posta na tomada seria seu "fim".

Comprei recentemente um note da Acer, e no manual diz que eu devo colocar a bateria para recarregar sempre que ela acabar, e que o aproveitamento total dela (acredito ser o tempo maximo de uso) estabilizaria depois de 2 ou 3 cargas completas.

Postado

o conselhavel é você descarregar toda a bateria que vem com o equipamento

e quando acabar carregar a bateria durante 12 horas seguidas, apos essa recarga você tem que utilizar a bateria até o fim

com isso você inicia a primeira carga da bateria usando toda a capacidade dela

podendo ajudar na vida da bateria

Postado

Sugiro que leia esse topico que vai acabar com suas duvidas:

http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-utilizando-bateria/449506

Muito interessante:

Tutorial de Recomendação de uso da Bateria de Notebook:

01 - Baterias de Li-íon (notebooks atuais) não causam efeito memória. (famoso vicio de bateria). Somente as baterias de NiMn e NiCd têm efeito memória.

02 - A vida útil de uma bateria de notebook varia de 500 a 800 ciclos de carga/descarga. (feita para durar de 2 a 3 anos com uso racional, claro). O uso intenso da bateria, por exemplo: executivos, vendedores externos, a vida dela não deve passar de 1 ano devido ao grande volume de ciclos carga/descarga.

03 - Para guardar por muito tempo, nunca carregue a bateria e retire do notebook. (quando voltar pra pegar e usar ela no notebook, corre o risco de ter perdido a capacidade de carga de antes)

04 - Nunca descarregue totalmente a bateria do notebook e nem guarde tambémém desse modo. A bateria guardada vai perder o restinho de capacidade de carga e pode chegar a 0%. Se chegar, adeus - Não pega mais carga.

05 - Quando o windows avisar que a bateria deve ser carregada, deixe ele correr até 1% e só depois coloque o carregador.

06 - NÃO FAÇA CARGA/DESCARGA DA BATERIA TODO DIA!!!! A não ser que seu trabalho induza a isso. Você estará reduzindo os ciclos de carga/descaga da bateria. A vida útil cai.

07 - Se tiver oportunidade no local de usar a corrente alternada (na tomada), opte por isso.

08 - Faça DESCARGA/CARGA na Bateria em média 3 vezes por mês.

09 - Deu queda de energia de mais de 1 minuto?? Então retire o cabo de força do notebook e use NA BATERIA até esgotar.

10 - Ficar retirando e colocando a bateria do notebook pode causar degastes no cotato bateria/note. E com isso, ela poderá tambémém ficar folgada futuramente na carcaça do notebook.

• Membro VIP
Postado
Comprei um Note da HP ontem a noite e me foi passada a instrução de gastar os 30% da bateria que vem e após fazer 3 recargas de 8 horas. Sei que isso é feito normalmente nos celulares também, mas nunca soube o motivo. Alguém me dizer se esses procedimentos tem que ser feito e por que!

O que pode acontecer se eu não fizer?

Recomendável porque esse procedimento está em todos os manuais de notebook e também porque otimiza a bateria.

o conselhavel é você descarregar toda a bateria que vem com o equipamento

e quando acabar carregar a bateria durante 12 horas seguidas, apos essa recarga você tem que utilizar a bateria até o fim

com isso você inicia a primeira carga da bateria usando toda a capacidade dela

podendo ajudar na vida da bateria

As atuais baterias de LiIon, já usadas em notebooks há quase 10 anos, não precisam e não devem ser descarregadas totalmente para serem novamente carregadas até 100%, como era exigido nas baterias de NiCad; se fizer isso numa bateria de LiIon, vais desgastar ela bem rápido.

Quanto às dicas acima, concordo com todas, exceto a numero 09; se a bateria começou a ser usada, não precisa descarregar ela parcialmente ou totalmente; faltou energia ou tiou a fonte da tomada, não precisa descarregar, pode voltar a usar a fonte na tomada.

Postado

nem sempre é bom gastar toda a bateria logo quando ele é novo

a bateria pode criar uma resistencia interna e nao carregar mais

isso ja aconteceu aqui

tivemos que colocar a bateria em um outro notebook um pouco mais velho para ela poder carregar

pelo menos deixar uns 20% da bateria e carregar no começo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...