Ir ao conteúdo

rede gigabit inútil?

rodolfoul

Posts recomendados

Postado

Primeiro de tudo agradeço àqueles que estão lendo meu tópico e irão comentar, bem vamos ao assunto.

comprei recentemente uma placa de rede gigabit pro meu pc, eis o resultado dos testes:

dois pcs ligados com um cabo cross-over, meu notebook placa gigabit da realtek(windows vista, ubuntu), computador de mesa com placa de rede gigabit também da realtek(windows xp, ubuntu). Testei transferencia de arquivos de vários tamanhos, desde 1MB até 3.2GB

-ora ou outra o windows diz que a velocidade é 100mps

-taxa de tranferencia tem picos de 12MB/s com media de 8MB/s, muito longe dos 1000/8=125MB/s

das rede 100mbps sempre obtive média de 7MB/s picos de 9MB/s

Conclusão:

O custo mais alto das placas de rede gigabit é inútil. O único uso possivel que imagino para a tecnologia gigabit ethernet seriam para hubs, routers e outros distribuidores de sinal que tem muitos pcs ligados e usam um tráfego maior.

estou errado? estou certo? leu e achou interessante? achou uma perda de tempo?

Por favor comentem, qualquer coisa tá valendo

• Membro VIP
Postado

Olha, você comprou uma placa de barramento 10/100/1000. Acontece que para a rede operar no barramento de 1GB as duas interfaces devem operar no mesmo barramento, ou seja, a outra placa do outro pc também deve ser Gigabit, do contrário a conexão opera nivelando no menor barramento . . . .

Outra coisa que jamais deve-se deixar de lado: a qualidade da crimpagem do cabo usado.

Postado

realmente, só testei com um fio cross over, vou tentar com com outros fios também.

O que me fez pensar também sobre o sentido em que os cabos são colocados, será que isso faz alguma diferença? acredito que não deveria, mas vou testar e digo o resultado

Linio, desculpe, mas não entendi direito o que você quis dizer sobre a interface de cada placa de rede. Eu teria que mudar alguma coisa a mais no sistema operacional da maquina para faze-la operar na interface dos 1000mbps? obs: Tanto no windows como no linux(ubuntu) das duas máquinas marcam velocidade 1Gbps.

Obrigado pelo seu comentário.

Acredito que não tenha deixado muito claro, mas a minha principal pergunta ainda é qual velocidade real de uma rede Gigabit? Ela realmente é inútil?

Postado

Desculpe, qual tipo de cabo você está usando?

Um artigo do CDH recomenda o CAT5e porém já existe um cabo específico para esse tipo de rede o CAT6.

• Membro VIP
Postado

rodolfoul o cabo crossover que você está usando Fast Ethernet (100Mbps) é diferente do cabo Gigabit Ethernet (1000Mbps).

Você está usando um crossover Fast Ethernet em duas interfaces Gigabit Ethernet. Dessa forma ela só funcionará a 100Mbps. Você precisa de um cabo crimpado com a sequência de fios para Gigabit Ethernet.

Postado

amigo

a velocidade pode estar ligada a velocidade do hd do notebook que deve ser de 5400 rpm ou ate 4600 rpm

pode ser que a velocidade de transferencia esteja "amarrada" a velocidade do hd ;)

Postado
rodolfoul o cabo crossover que você está usando Fast Ethernet (100Mbps) é diferente do cabo Gigabit Ethernet (1000Mbps).

Você está usando um crossover Fast Ethernet em duas interfaces Gigabit Ethernet. Dessa forma ela só funcionará a 100Mbps. Você precisa de um cabo crimpado com a sequência de fios para Gigabit Ethernet.

Opa, eu sempre ouvi falar que os cabos cat5 fazem 1gb a 50m.

Precisa ser Cat5 Gigabit Ethernet?

** A resposta está aqui: http://www.networkworld.com/news/tech/2000/1016tech.html

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!