Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conector ATX placa-mãe


Adryanss

Posts recomendados

Boa noite

comprei um computador montado há algum tempo e quando fui abrir descobri que a placa-mãe tem conector ATX 24 pinos, mas só estavam plugados 20 pinos os outros quatro a fonte possui, mas não estavam sendo utilizados...

vale ressaltar que na placa-mãe tem um conector separado de 4 pinos, que está plugado na fonte. tinha 1GB de RAM e vou colocar 2 em Dual Channel.não tenho placa de vídeo, somente uma onboard de 128MB, tenho HD SATA de 250GB e unidade de CD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprei um computador montado há algum tempo e quando fui abrir descobri que a placa-mãe tem conector ATX 24 pinos, mas só estavam plugados 20 pinos os outros quatro a fonte possui, mas não estavam sendo utilizados...

vale ressaltar que na placa-mãe tem um conector separado de 4 pinos, que está plugado na fonte. tinha 1GB de RAM e vou colocar 2 em Dual Channel.não tenho placa de vídeo, somente uma onboard de 128MB, tenho HD SATA de 250GB e unidade de CD.

Se a fonte possui o conector de 4 pinos com fios amarelo, laranja, vermelho e preto, basta conectá-lo em seguida ao de 20 pinos, formando um conector de 24 pinos como abaixo:

Conector_ATX_24pinos.png

O outro conector de 4 pinos com fios amarelos e pretos é o ATX +12V que alimenta o regulador de tensão do processador. Em algumas motherboards é usado o EPS de +12V com 8 pinos em seu lugar. Segue abaixo a pinagem deles:

ATX__EPS_12V.png

O conector com 4 fios de cores diferentes nunca deve ser usado no lugar do com fios amarelos e pretos. Eles tem tensões e funções diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse modelo de placa mãe funciona tanto com fonte de 20 ou 24 pinos, se sua fonte não tem 24 pinos não tem problema sua placa mãe vai funcionar mesmo assim,mais você pode trocar por uma fonte que tenha 24 pinos.quanto o conector de 4 pinos que ta saindo da fonte e conectando na sua placa mãe esta correto, ele é de 12v e é necessario para o funcionamento a placa mãe.ok!

espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...