Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over E6750 + P35-DS3 2.0


Little_ant

Posts recomendados

Olá galera..

Estou com esse pc há pouco tempo.

Queria fazer um over no processador de no mínimo 3.0ghz e no máximo 3.4ghz...

Sou leigo no assunto.. Postei as informações necessárias para que possam me ajudar.

Quero saber também, se farei o over com algum programa ou manualmente mesmo..

E se de acordo com as imagens, dá pra fazer o over de até 3.4ghz tranquilamente, pois se não, fico com 3.2ghz mesmo. hehe

Confiram..

Falta algo?

O computador:

Placa mãe GA P35-DS3 rev 2.0 FSB 1.333MHZ

Core 2 Duo E6750 2.66GHZ

Fonte Zalman 360B-APS

Memória Kingston DDR2 800mhz 2x2gb

Fotos:

gx1ZPhW0.jpg

aV1qaY70.jpg

aV1y2HDJ.jpg

porque1sjdf0.jpg

aV1qb75A.jpg

porque1t4Li9.jpg

gx1_aWGJ.jpg

gx1_buBJ.jpg

Foto do meuGabinete:

http://tbn0.google.com/images?q=tbn:DWMoXE-J0a-6GM:http://www.clone.com.br/db/images/produtos_grd/15089.jpg

ps: Sou da bahia.. aqui tá um calorzinho.. hehe.. Mas em meu quarto, fica uns 28º creio com o ventilador de teto ligado.

ps²: O gabinete não estava aberto quando eu tirei as fotos da bios.. e as temperaturas podem estar um pouco elevadas por que eu deixei

o pc ligado a noite inteira. E dei uma desligada de uns 10min apenas :P

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi ribeirocross tudo beleza sim!

Obrigado pela atenção.

Bem, eu tinha postado a imagem sim..

Só que não sei por qual motivo não foi..

E as outras foram o.o

Editei a primeira mensagem pra colocar novamente a imagem..

porque1sjdf0.jpg

Aproveitei o tempo sem a resposta pra tentar ler um pouco sobre Over.. e já que tenho o Easy Tune 5 Pro da minha placa Gigabyte, quero usá-lo pra facilitar meu over..

Já o instalei e até abri pra explorar e tal..

Vi que na maneira fácil, ele vai por porcentagem.. No máximo 20%.. Que nem chega a 3.2 ghz..

Queria saber também se é melhor fazer pela maneira fácil ou maneira avançada...

E se for pela maneira fácil, posso colocar os 20% de vez e depois fazer novamente o processo até chegar onde eu quero?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por experiência própria com essa placa e com esse mesmo processador digo à você que não passe dos 3,2 com cooler BOX, não confie nos sensores de temperatura desta placa e que faça o OC pela BIOS.

Espero ter ajudado.

A minha fritou, não faça o mesmo com a sua. ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por experiência própria com essa placa e com esse mesmo processador digo à você que não passe dos 3,2 com cooler BOX, não confie nos sensores de temperatura desta placa e que faça o OC pela BIOS.

Espero ter ajudado.

A minha fritou, não faça o mesmo com a sua. ;D

Putz :S

Muito Obrigado então!!

E como ajudou!

:|

Mas porque ir pela bios é melhor do que o EasyTune? :huh:

Abraço ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ola!

É cuidado com temperatura nunca é demais...

Se você quiser tentar o over, faça assim:

Em CPU Host Clock coloque em manual.

CPU Host Frequency= Fixe em 366

PCI-E Frequency= Fixe em 100 ou 110

Em System Memory Multiplier, fixe em um valor para memória abaixo dos 800MHz. Se a opção for de divisores, ache um que deixe a memória baixa, tipo 667MHz ou 533MHz depois do over no processador a gente muda para uma frequência mais próxima da memória. Se a opção for de frequência, fixe no mais baixo possível.

Faça essas mudanças e poste o resultado.

Não se esqueça de ficar sempre atento quanto às temperaturas.

Se tiver dúvidas quanto a temperatura mostrada pelo sensor, toque no dissipador com o dedo (tome cuidado) e veja se está muito quente, a sensibilidade do tato vai "dizer" se está realmente muito quente...

Esse toque deve ser feito o mais próximo da base possível, isto é: O mais próximo do processador.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola!

É cuidado com temperatura nunca é demais...

Se você quiser tentar o over, faça assim:

Em CPU Host Clock coloque em manual.

CPU Host Frequency= Fixe em 366

PCI-E Frequency= Fixe em 100 ou 110

Em System Memory Multiplier, fixe em um valor para memória abaixo dos 800MHz. Se a opção for de divisores, ache um que deixe a memória baixa, tipo 667MHz ou 533MHz depois do over no processador a gente muda para uma frequência mais próxima da memória. Se a opção for de frequência, fixe no mais baixo possível.

Faça essas mudanças e poste o resultado.

Não se esqueça de ficar sempre atento quanto às temperaturas.

Se tiver dúvidas quanto a temperatura mostrada pelo sensor, toque no dissipador com o dedo (tome cuidado) e veja se está muito quente, a sensibilidade do tato vai "dizer" se está realmente muito quente...

Esse toque deve ser feito o mais próximo da base possível, isto é: O mais próximo do processador.

Boa sorte.

Olá..

Fiz isso..

Coloquei 366 que ficou 2.92ghz

No Pci-E Freq. : 100

e no System Memory Multiplier, como não era divisor, deixei no menor valor lá, que era 2.00 e ficou 732Mhz..

Verifiquei a temperatura na BIOS antes de fazer o OC. A temperatura do CPU de 40º foi pra 42~43º e a Mobo continou nos 46º

E agora? :P

É pra mudar a latência das memórias? Pra quanto?

Abraços e Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora tenta chegar em 3.2GHz que você pretende.

Deixe toda configuração como está e só mude o FSB de 366 para 400.

Testa e diga o resultado. Depois a gente verifica a memória e estabilidade.

Se funcionar em 400 de FSB, sua memória vai ficar trabalhando no padrão, 800MHz.

Outro abraço para você também e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opaa..

O caso é esse: Não consegui colocar pra 3.2Ghz =/

Deu erro kernel... =(

Tinha colocado pra 3.12Ghz (8x390)

Mas só que aí eu rodei o Orthos e passados 2minutos, deu problema, um erro =/

Aqui o resultado do teste

Type: Blend - stress CPU and RAM Min: 8 Max: 4096 InPlace: No Mem: 3837 Time: 15

CPU: 3120MHz FSB: 390MHz [390MHz x 8.0 est.]

16/03/2009 15:24

Launching 2 threads...

1:Using CPU #0

1:Beginning a continuous self-test to check your computer.

1:Press Stop to end this test.

2:Using CPU #1

2:Beginning a continuous self-test to check your computer.

2:Press Stop to end this test.

Type: Blend - stress CPU and RAM Min: 8 Max: 4096 InPlace: No Mem: 3837 Time: 15

CPU: 3120MHz FSB: 390MHz [390MHz x 8.0 est.]

16/03/2009 15:30

Launching 2 threads...

1:Using CPU #0

2:Using CPU #1

2:Beginning a continuous self-test to check your computer.

2:Press Stop to end this test.

1:Beginning a continuous self-test to check your computer.

1:Press Stop to end this test.

2:Test 1, 4000 Lucas-Lehmer iterations of M19922945 using 1024K FFT length.

1:Test 1, 4000 Lucas-Lehmer iterations of M19922945 using 1024K FFT length.

1:Test 2, 4000 Lucas-Lehmer iterations of M19922943 using 1024K FFT length.

2:Test 2, 4000 Lucas-Lehmer iterations of M19922943 using 1024K FFT length.

2:FATAL ERROR: Rounding was 0.5, expected less than 0.4

2:Hardware failure detected, consult stress.txt file.

2:Torture Test ran 2 minutes 51 seconds - 1 errors, 0 warnings.

2:Execution halted.

Fui e coloquei então pra 3.05Ghz (8x382)..

Logo, tentei fazer um teste no Orthos.. durou um pouco, mas como eu não estava conseguindo fazer mais nada no computador durante

o teste, resolvi terminá-lo depois, deixando por um tempo mais longo.

Uma dúvida.. Fui olhar aqui no Everest, e no Multiplicador do clock, ele informa que está 6x, daí fica abaixo do que eu fiz..

Pois tinha colocado 8x, e não 6x.. (que é o max/min do multiplicador)

Ele dá uma oscilada bem rápida pro 8x, informando o Overclock, mas logo volta pro 6x.. ficando 2292 MHZ.. 2.3Ghz..

Queria saber o porque disto..

:|

O System Memory Multiplier ficou abaixo de 800Mhz =/.. Não seria melhor aumentá-lo não? Iria ficar 900 e poucos..

Mesma coisa se deixar em Auto

E qual seria a temperatura que eu teria que me preocupar? Tanto na placa mãe, quanto processador..

Vi que a mobo já está em 49ºC T_T'

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a oscilação: Você apenas colocou a taxa de multiplicação maxima, e não SETOU ela em 8x....quando precisares do 8x ele vai ta la funfando XD, quando vistes 6x é porque seu processador não precisava trabalhar tanto (pra poupar energia e desgaste desnecessario).... mas me parece que tem como setar....mas como estou aprendendo ainda, deixa o resto da explicação com ribeirocross. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a oscilação: Você apenas colocou a taxa de multiplicação maxima, e não SETOU ela em 8x....quando precisares do 8x ele vai está la funfando XD, quando vistes 6x é porque seu processador não precisava trabalhar tanto (pra poupar energia e desgaste desnecessario).... mas me parece que tem como setar....mas como estou aprendendo ainda, deixa o resto da explicação com ribeirocross. ;)

Pelo que eu vi na Bios, eu deixei em 8x :S

Mas vamo ver o que o ribeirocross fala =)

Obrigado!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ola pessoal beleza?

Little_ant você deseja ir alem com o over? Isto é: Tentar chegar em 3.2GHz ou já está bom o que foi conseguido?

Se quiser ir alem, temos que alterar voltagens para tentar atingir maior over!

Caso queira, vá em System Voltage Optmized e faça a seguinte mudança.

Em CPU Voltage Control, fixe o valor de 1.4v (veja como mostra) e teste novamente com as mesmas configurações que antes não tinha conseguido estabilidade.

Não se esqueça de ficar atento às temperaturas.

Aproveita também e veja pelo CPU-Z quanto de vcore está sendo usado e nos diga.

Também nos diga, como ficam as temperaturas dos Cores durante o teste.

Caso não queira ir alem com o over no processador e deseja fazer over na memória, é só mudar o multiplicador de 2 para o próximo multiplicando maior.

Para você entender melhor: Esse 2.00 que você setou no primeiro over, multiplicou o 366 por 2 e fixou a memória em 732MHz (366x2=732). Baseado nessa informação, você pode verificar quais os multiplicadores disponíveis e tentar o over na memória, dedutivamente.

Um exemplo: Caso tenha disponível o multiplicador de 2,5, na mesma configuração do FSB anterior 366, sua memória iria para 2,5x366=915MHz. Assim por diante.

Quanto a oscilação do multiplicador, que varia entre 6 e 8 é normal, é como o amigo xocoronovi disse e para deixar fixo, você tem que mexer no bios.

Procure, no bios, por C1E e ou Speedstep e desative a opção que não oscila mais, vai ficar fixo em 8.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal beleza?

Little_ant você deseja ir alem com o over? Isto é: Tentar chegar em 3.2GHz ou já está bom o que foi conseguido?

Se quiser ir alem, temos que alterar voltagens para tentar atingir maior over!

Caso queira, vá em System Voltage Optmized e faça a seguinte mudança.

Em CPU Voltage Control, fixe o valor de 1.4v (veja como mostra) e teste novamente com as mesmas configurações que antes não tinha conseguido estabilidade.

Não se esqueça de ficar atento às temperaturas.

Aproveita também e veja pelo CPU-Z quanto de vcore está sendo usado e nos diga.

Também nos diga, como ficam as temperaturas dos Cores durante o teste.

Caso não queira ir alem com o over no processador e deseja fazer over na memória, é só mudar o multiplicador de 2 para o próximo multiplicando maior.

Para você entender melhor: Esse 2.00 que você setou no primeiro over, multiplicou o 366 por 2 e fixou a memória em 732MHz (366x2=732). Baseado nessa informação, você pode verificar quais os multiplicadores disponíveis e tentar o over na memória, dedutivamente.

Um exemplo: Caso tenha disponível o multiplicador de 2,5, na mesma configuração do FSB anterior 366, sua memória iria para 2,5x366=915MHz. Assim por diante.

Quanto a oscilação do multiplicador, que varia entre 6 e 8 é normal, é como o amigo xocoronovi disse e para deixar fixo, você tem que mexer no bios.

Procure, no bios, por C1E e ou Speedstep e desative a opção que não oscila mais, vai ficar fixo em 8.

Boa sorte.

Olá!

ribeirocross primeiramente agradeço e MUITO por estar me ajudando!

Mudei a tensão como me falou para 1.4v e fiz o OC de 3.10Ghz (8x388).. Deixei o multiplicador da memória em 2.5 pra ficar acima de 800.

O vcore estava 1.35000v

Vi em outro lugar que o vcore estava 1.332v..

O.o'

Não entendi.. existem dois? asueuhase

Mas esse primeiro aí, creio que seja o do CPU, pois logo acima estava a opção de mudar a tensão e tinha "Normal CPU Vcore".

Vou fazer os testes no Orthos e lhe direi como ficaram as temperaturas.

Outra coisa, pelo Orthos, teria como ele me informar no final do teste (+ ou - 6 horas o teste completo) ou até mesmo quando eu interrompesse, as temperaturas que as placas chegaram?

Pois eu acho que não diz... Seria melhor.

Vou ter que verificar com o Everest aberto?

Quanto ao multiplicador da placa mãe, deixarei como está mesmo pra economizar ;P

Outra coisa..

No PCI-E Frequency aparece isso do lado

"PCI-E devices aren't guaranted to operate normally if frequency is higher than 100Mhz"

Eu deixo em 100Mhz, mas se eu aumentasse pra 110Mhz iria ter algum problema?

E o que seria esse valor?

Abraços!!

Obrigado mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa.

Para verificar a temperatura com o Orthos você tem que associar algum programa a ele.

No próprio Orthos informa quais os programas que podem ser associados. É só baixar um deles, instalar e associar ao Orthos.

A tensão da CPU tem que ser verificada em ambiente Windows com algum programa, sempre uso o CPU-Z para isso, é mais confiável.

Essa mensagem sobre PCI-E, é mensagem de erro na frequência, mas como você fixou em 100MHz (padrão) não deveria aparecer, no entanto, nem todas as placas mãe e ou bios são perfeitas, tanto em deixar fixo o valor como fazer a leitura da frequência exata.

Caso só a mensagem é mostrada e você não tiver nenhum problema, não tem o porque de se preocupar com ela. Talvez alguma outra versão do bios, pode corrigir esse provável bug.

Ainda sobre o PCI-E.

Acima eu disse: Fixe em 100 ou 110, certo? Esse acréscimo na frequência é porque algumas placas mãe não aceitam overclocar com a frequência fixada no padrão (100MHz), por esse motivo sempre digo, de 100 até 110MHz.

Esses 10% a mais na frequência do barramento de comunicação é tolerado por toda placa de vídeo e não causa nenhum problema. É um aumento pequeno e está dentro da margem de tolerância.

Essa frequência de 100MHz é a frequência de comunicação entre a placa mãe e a placa de vídeo, é também a velocidade de comunicação de todo periférico PCI-E, exemplo, HD Sata.

É uma frequência/velocidade de troca de informações entre os hardwares e se for muito alta a placa de vídeo (ou qualquer outro periférico que trabalham nessa frequência) deixam de ser reconhecidos, não funcionam, as vezes até queimam. O correto é sempre usar o padrão 100MHz.

Abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa.

Para verificar a temperatura com o Orthos você tem que associar algum programa a ele.

No próprio Orthos informa quais os programas que podem ser associados. É só baixar um deles, instalar e associar ao Orthos.

A tensão da CPU tem que ser verificada em ambiente Windows com algum programa, sempre uso o CPU-Z para isso, é mais confiável.

Essa mensagem sobre PCI-E, é mensagem de erro na frequência, mas como você fixou em 100MHz (padrão) não deveria aparecer, no entanto, nem todas as placas mãe e ou bios são perfeitas, tanto em deixar fixo o valor como fazer a leitura da frequência exata.

Caso só a mensagem é mostrada e você não tiver nenhum problema, não tem o porque de se preocupar com ela. Talvez alguma outra versão do bios, pode corrigir esse provável bug.

Ainda sobre o PCI-E.

Acima eu disse: Fixe em 100 ou 110, certo? Esse acréscimo na frequência é porque algumas placas mãe não aceitam overclocar com a frequência fixada no padrão (100MHz), por esse motivo sempre digo, de 100 até 110MHz.

Esses 10% a mais na frequência do barramento de comunicação é tolerado por toda placa de vídeo e não causa nenhum problema. É um aumento pequeno e está dentro da margem de tolerância.

Essa frequência de 100MHz é a frequência de comunicação entre a placa mãe e a placa de vídeo, é também a velocidade de comunicação de todo periférico PCI-E, exemplo, HD Sata.

É uma frequência/velocidade de troca de informações entre os hardwares e se for muito alta a placa de vídeo (ou qualquer outro periférico que trabalham nessa frequência) deixam de ser reconhecidos, não funcionam, as vezes até queimam. O correto é sempre usar o padrão 100MHz.

Abraço e boa sorte.

Como eu já havia feito o teste..

Vou postar os resultados..

O máximo de tudo que eu vi foi:

Mobo : 52º

CPU: 64º

Núcleo 1: 62º

Núcleo 2: 62º

Mas ele estabilizava em:

Mobo : 51º

CPU: 63º

Núcleo 1: 60º

Núcleo 2: 60º

O que acha?

Obs: Ficou mais de 1 hora no teste... Sem problemas.

Ah..

não consegui achar nenhuma opção no Orthos que pudesse adaptar um programa a ele :S

Vi botão sensores lá.. onde tem temperatura, etc.. Mas só pra marcar mesmo.

Voltando...

Tinha esquecido que CPU-Z é um programa :S

Mas agora já coloquei a tensão pra 4 =/

Não adianta mais né? (_(

Se eu modificar o Vcore (ou é a mesma coisa que a tensão em si?) melhora ou piora?

Devo deixar o clock da memória abaixo ou acima de 800?

Acho que as temperaturas já estão altas demais no Full né? Melhor parar por aí no OC com cooler box :wacko:

Abraços cara!

obs¹: ah.. Eu acredito que a mensagem lá do Pci-E, seja somente um alerta para não ser passado dos 100 Mhz.. Não creio que seja bug :}

obs²: Ah, outra coisa.. é aconselhável mudar a velocidade do cooler box do meu E6750? Ou melhor deixá-lo automático mesmo? Há como fazer isso não é?

Obrigado pela força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certo amigo.

-O VCORE e o mesmo que tensão sim. A tensão/vcore deve ser usada a menor possível, mas que consiga alimentar o suficiente para dar estabilidade.

-As temperaturas estão dentro do limite e pronta para subirem. Também concordo que você deve parar por ai com o dissipador padrão.

-Se a mensagem sobre o PCI-E for a que aparece no bios quando acessa a opção é alerta sim. Se a mensagem for fora do ambiente do bios é erro.

Não sei se essas mensagens são padronizadas em todas as placas e fabricantes de bios.

-Quando se faz overclock o mais correto e sensato é usar todos os recursos disponíveis no que diz respeito à refrigeração, portanto fan deve rodar sempre no máximo. Eu faço assim.

PS:

-Vou verificar essa questão do Orthos, talvez eu tenha me confundido com OCCT.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá certo ;)

A mensagem do PCI-E é que aparece na Bios sim..

Queria saber onde que está a opção pra poder deixar o cooler do processador no máximo.

Vou pensar em comprar algum dissipador legal pra colocar.. mas não sei se caberá por causa da fonte :|

Abraços e Muitíssimo Obrigado por tudo!!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!