Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mensagem no POST: S.M.A.R.T. Status Bad


Ludim

Posts recomendados

Sou nova no forum e estou à procura de uma solução para o problema que descreverei a seguir:

Essa é a tela básica que fica meu pc:

moto_0287.jpg

Eu já tentei várias coisas...

Se aperto F1 ele aparenta entrar para o windows, mas acaba voltando pra essa tela. Às vezes me dá a opção de escolher modo seguro, modo seguro com prompt de comando, ultima configuração válida, entrar normalmente... Já tentei todas as opções.

Se pressiono as outras opções, às vezes consigo entrar no setup, já tentei lá no setup iniciar com a configuração padrão. também não funcionou.

Começou esse problema logo depois de uma atualização automática do windows. Mas não sei exatamente como. deixa eu explicar. Quando fui desligar o computador apareceu aquela opção de deligar e fazer a atualização. Selecionei ela e fui embora, fui dormir, no dia seguinte o computador já estava ligado. Não utilizei nada, somente cliquei pra deligar o computador antes de sir de casa (agora já sem a opção de atualização) e não esperei ele desligar completamente, fui embora novamente. Quando cheguei o computador continuava ligado! Finalmente quando percebi isso, desliguei novamente o computador e esperei o bendito desligar completamente. desligou sem problemas.

No dia seguinte, liguei, entrei na internet, baixei um pdf confiavel do meu contador, imprimi normalmente, desliguei o computador. Tudo certo. Na proxima vez que tentei ligar o micro, aparece essa tela e não sai mais.

Então realmente não sei se pode estar associado com a atualização ou não, visto que eu consegui utilizar o pc uma vez após a instalação. Eu só mencionei porque foi algo não usual que aconteceu antes do problema.

Desde já obrigada pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada pela ajuda no post!

Eu entrei no setup desabilitei o SMART (que por sinal nao tenho a menor ideia do que seja) e agora ele não aparece mais aquela tela, mas só a tela que parece que o windows vai iniciar, mas logo volta pra tela de opção se quero entrar pelo modo seguro, ou prompt, ou ultima configuração válida, etc... E fica nesse ciclo vicioso. Pra desligar tem que ser na tomada mesmo. Entre os varios segundos (creio que um ou dois minutos) que fica aquele logo rodando como se fosse entrar e a tela preta com as opções que descrevi acima, rapidamente, vejo piscar uma tela azul. mas é impossivel de ver o que esta escrito.

Evento novo que nao aconteceia antes de eu ter desabiloitado o SMART.

mais alguma ideia, sugestão...?

estou a dias tentando resolver isso, buscando em varios posts.... masnao achei nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ludim, para dizer algo sobre a função S.M.A.R.T. eu precisava apenas do que você tinha informado até então. Mas se tratando do próximo problema que você descreveu, tanto eu quanto os demais membros precisamos da configuração do PC em questão (modelo da placa-mãe, placa de vídeo, processador, HD, memória, fonte e sistema operacional). Por favor, informe-nos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

S.M.A.R.T. significa: Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology (tecnologia de auto-monitoramento, análise e relatório), é um sistema de monitoramento de discos rígidos para detectar e avisar através de vários indicadores de confiabilidade, no intuito de antecipar falhas. Fundamentalmente, discos rígidos podem sofrer uma em duas classes de falhas: Previsíveis: Alguns tipos de falhas, especialmente mecânicas e as causadas pelo tempo, vão ocorrendo gradualmente. Estas falhas podem ser detectadas por um dispositivo de monitoramento, assim como o mostrador de temperatura no painel de um carro que avisa o motorista (antes que algo mais grave ocorra) quando o motor começar a superaquecer. Imprevisíveis: Outras falhas ocorrem repentinamente ou por acidente, como a queima de algum componente eletrônico ou uma pancada. Esse monitoramento pode prever em 60% se um disco rígido irá falhar. Essa tecnologia (S.M.A.R.T.) tem o propósito de avisar ao usuário ou o administrador do sistema a iminência do drive apresentar problemas, a tempo de se tomar alguma ação preventiva, como a cópia dos dados para um disco substituto. Ou seja, seu HD esta na eminencia d entrar em pane.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mistério total, mas o computador acabou de entrar no windows. Começou a funcionar novamente do nada e minha ultima tentativa frustada foi essa manha.

Eu não conseguia nem entrar no setup pra buscar as informações seguintes:

•AMD Athlon 64 X2 Dual

•Core processor 4200+

•2.21 GHz

•Versão: x86 Family 15 Model 75 Stepping 2

•2GB RAM

•NVIDIA GeForce 7300 SE

•Windows Profissional (versão 2002) Service Pack 3

•HD Maxtor 4K060H3 60GB

Faltou alguma coisa? Não sei o que dizer em relação a fonte, mas essas foram todas as infos que coletei do pc.

Não consegui entender mesmo, às vezes entrava no setup às vezes não. E todas as vezes eu tive que desligar o pc à força. Até que simpesmente ele ressucitou! Rs

Mas o que foi me dito aqui (muito obrigada pela info no S.M.A.R.T.) então realmente meu hd sofreu um ataque cardiaco, sobreviveu, mas pode ter outra parada a qualquer momento, correto?

Seria bom então eu habilitar o S.M.A.R.T. novamente?

Se for realmente um aspecto físico, até pra ajudar outras pessoas que também passaram por isso, a única explicação que eu tenho é a seguinte. Eu fui viajar e cobri a cpu com um plático (não capa própria) pra evitar de pegar poeira nesses 30 dias. E o calor é muito grande, pode ter ocorrido algum tipo de problema porque o local que esse pc fica ficou fechado todo esse tempo sem ventilação nenhuma e é um quarto muito quente, talvez algo esquentou alem do que devia e o plático não deixou a maquina “respirar”. E o problema aconteceu logo na segunda vez que usei o pc depois desse periodo

Faz algum sentido isso que eu estou falando? Se estiver falando bobagem, me desculpe, mas eu tive um problema semelhante com outro eletrônico(camera vídeo) que queimou o sensor por umidade, sendo que o equipamento ficou dentro de um armário num local muito umido e quente por vários dias (salvador).

Existe algo mais que eu possa fazer pra checar por falhas ou algo do genero?

Já fiz o backup de tudo que é importante, rodei o Ccleaner e antivirus Avira. Mas to com medo de desligar o computador e ele não ligar novamente por isso gostaria de opnião sobre qual o proximo passo a tomar.

Pensei em checar o HD pra erros, mas nunca sei se devo ou não clicar naquelas duas opções (1-corrigir erros... 2- procurar setor defeituoso e recuperar) Já me disseram que não devo clicar na segunda porque estaria recuperando algo que deu problema..

também fiquei com receio de instalar as atualizações automáticas do windows porque foi assim que apareceu o problema da primeira vez. (a atualização é de segurança) . Sugestoes?

Obrigada mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se o PC está funcionando normalmente, eu não vejo porque reabilitar a função S.M.A.R.T. Além disso, não vejo porque ter medo de desligar o PC uma vez que você efetuou o backup dos seus arquivos mais importantes. Eu arriscaria desligar (afinal, ele não poderá passar o resto da vida ligado... :D). Até porque se você não desligar, não saberá se resolveu o problema ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O computador está SIM com um barulho muito alto somente algumas vezes, não sempre que ligo.

Não deu mais problema ligando ou desligando (esse pc não é o que uso no dia a dia, uso para editar som e videos esporadicamente e fazer downloads mais longos, uso tambem como servidor para as impressoras)

Vou rodar o HD Tune e o Max Blast 5 e depois volto aqui pra contar o que aconteceu.

:unsure:Continuo com uma duvida a respeito do S.M.A.R.T.

Como foi explicado anteriormente:

"Essa tecnologia (S.M.A.R.T.) tem o propósito de avisar ao usuário ou o administrador do sistema a iminência do drive apresentar problemas, a tempo de se tomar alguma ação preventiva, como a cópia dos dados para um disco substituto. Ou seja, seu HD esta na eminencia d entrar em pane."

Não entendi porque seria bom manter o S.M.A.R.T. desabilitado.

Se vou rodar os programas para verificar mais a fundo o problema do HD (e resolve-lo se tudo der certo e for uma opção),habilitando-o novamente eu continuo com o PC "protegido", correto?

Como no exemplo que foi dado do 'CARRO', se meu "dispositivo de aviso-segurança" estiver desabilitado, se ocorrer mais uma vez uma pane eu perco de vez meu HD?:confused:

Muito obrigada pelas respostas, assim que finalizar venho avisar os resultados! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, o S.M.A.R.T., é apenas um programa d monitoramento, ele não ira corrigir eventuais problemas. Creio q a sugestão d desabilita-lo, foi p/ pesquisa d pane, algo como isolar um aviso erronêo. O HD, é 1 componente eletromecânico, controlado por 1 placa lógica, e seus discos internos atingem rotações elevadas, e portanto sujeito a desgastes. Os fabricantes, em média, estimam a sua vida útil em 5 anos. Os programas de manutenção q lhe foram sugeridos, visam corrigir ou contornar erros lógicos decorrentes do uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá,

Bom, acabei de tentar rodar o HD Tunes e o meu problema voltou...

Não acompanhei o scanneamento por erros 100% do tempo, vinha dar uma olhada porque percebi que ia demorar horas... A ultima vez que olhei estava até mais ou menos 40% comcluido sem nenhum setor defeituoso, dai quando voltei novamente, a tela estava preta pedindo para inserir algum cd de boot ou reiniciar o computador. Mas não me dava a opção de clicar em nada para reiniciar. Tive que apelar pro reset da maquina.

Para minha surpresa, o windows voltou ao meu primeiro problema, não entrava no windows de jeito nenhum.

Minha primeira alternativa foi selecionar: ultima configuração válida. Não funcionou, pareceu que ia entrar, rolou a tela do windows azul mas voltou pra opção de escolha para iniciar o windows.

Depois tentei modo de segurança. também não funcionou.

Dai eu simplesmente resolvi colocar o cd do windows e escolhi reparar o sistema, mas na hora de colocar a senha, não aceitou a minha senha de administrador, depois da terceira tentativa, travou e só tinha a opção de reiniciar o sistema.

Quando reiniciei, voltou tudo ao normal.

Nesse momento acabei de rodar o HD TUnes (benchmark) segue printscreen:

http://s133.photobucket.com/albums/q42/ludmilaborin/Computer/?action=view&current=kidsnapper15.jpg com a opção quick scan

e o error scan na opção quick scan. Tudo normal, sem erros, segue print screen:

http://s133.photobucket.com/albums/q42/ludmilaborin/Computer/?action=view&current=kidsnapper16.jpg

porém, não passou no health scan. Não sei explicar direito, mas esse printscreen fala por mim:

kidsnapper17.jpg

Vou rodar o scan error do HDTUNES novamente full scan e ver o que acontece.

Vai demorar, dou noticias assim que tiver resultados.

Ainda não rodei o outro software recomendado. Será meu próximo passo. E desde então aquele barulhão que deu dentro do meu computador umas 3 vezes não se repetiu...

Pessoal, eu nem sei como agradecer a ajuda e o quanto eu estou aprendendo com vocês! Obrigada!!!

EDIT:

Por enquanto tudo vai caminhando sem travar...

kidsnapper22.jpg

Assim que tiver mais novidades posto novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!