Ir ao conteúdo

Idéia de esquema (filtro APC)

jpx

Posts recomendados

Postado

Estou bolando um novo sistema que seria mais ou menos assim: tomada(220v) < (conversor 220v para 110v) < (filtro de linha APC) < PC, Monitor, Caixas De Som, PS2. Atualmente uso: tomada(220) < (filtro ECP bem genérico(220v) < Monitor, Estabilizador < (PC, Caixas de Som, PS2).

Primeiramente eu estava pensando em comprar 2 tranformadores para ligar as caixas de som e o ps2 no filtro, ja que eles só funcionam em 110v, mas depois que eu testei a fonte (550VX) no filtro em 220v, eu mudei de ideia, pois como eu ja havia comentado em outro tópico, a minha fonte faz um zunido muito chato, e tambem fica muito magnetizada em 220v, o que não acontece em 110v (a não ser que seja o estabilizador que esteja "filtrando" o zunido e a magnetizaçao da fonte, mas como não entendo do assunto melhor não falar besteira). Andei pesquisando e falaram que esse meu filtro é bem ruinzinho, se não me engando foi o _rau_ que falou isso.

A algum tempo tenho pensado em comprar o Computer Protector Pro da Clamper, mas ele é meio caro e depois desse caso da minha fonte decidi apelar para os 110v mesmo. Estou pensado em comprar esse filtro da APC, o que vocês acham?

• Membro VIP
Postado
Estou bolando um novo sistema que seria mais ou menos assim: tomada(220v) < (conversor 220v para 110v) < (filtro de linha APC) < PC, Monitor, Caixas De Som, PS2. Atualmente uso: tomada(220) < (filtro ECP bem genérico(220v) < Monitor, Estabilizador < (PC, Caixas de Som, PS2).

Primeiramente eu estava pensando em comprar 2 tranformadores para ligar as caixas de som e o ps2 no filtro, ja que eles só funcionam em 110v, mas depois que eu testei a fonte (550VX) no filtro em 220v, eu mudei de ideia, pois como eu ja havia comentado em outro tópico, a minha fonte faz um zunido muito chato, e também fica muito magnetizada em 220v, o que não acontece em 110v (a não ser que seja o estabilizador que esteja "filtrando" o zunido e a magnetizaçao da fonte, mas como não entendo do assunto melhor não falar besteira). Andei pesquisando e falaram que esse meu filtro é bem ruinzinho, se não me engando foi o _rau_ que falou isso.

A algum tempo tenho pensado em comprar o Computer Protector Pro da Clamper, mas ele é meio caro e depois desse caso da minha fonte decidi apelar para os 110v mesmo. Estou pensado em comprar esse filtro da APC, o que vocês acham?

a melhor opção sempre é você ligar todos os seus equipamentos na tensão nativa, sem adaptações (por exemplo redução de 220 para 110).

Para entender leia isso daqui: Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

A seguir, para facilitar a sua vida, agregando proteção elétrica para seus equipamentos e ainda tendo tomadas para ligar tudo o que você necessita ligar ai, adote uma boa régua de proteções:

- Para 110 Volts adote alguma da APC

- Para 220 Volts adote ou a Computer Protector Pró, da Clamper, ou a Proteção e filtro de linha Upsai FHT-1200

Mas sabendo que você tem a necessidade de dispor de 110 Volts em função de seu PS2 e caixas de som, pode sim adotar esse seu esquema que pode sim te trazer alguns problemas para providenciar a continuidade de aterramento. Quando você usa um autotransformador 220 para 110 volts você tem potencialmente 50%, estatisticamente falando, de errar na escolha da polaridade correta na saída desse autotransformador, podendo se ligado errado ficar com uma fase real e uma fase fantasma, ao invés do neutro, e ainda por cima ficar, nessa fase fantasma, com uma tensão com relação ao aterramento, o que pode levar a dar a sensação de choque no gabinete e a danificar a proteção com relação às suas proteções neutro/terra..

Leia isso dai para ver se você entende o problema: http://www.gson.org/stepdown/

Por esse tipo de problema, que com uma boa orientação e tomadas tripolares escravas poderias evitar, é possível recomendar esse seu sistema, porém com esse tipo de ressalva. É triste você ligar sua proteção lá nos 110 Volts e vê-la explodir na hora, por esse tipo de ligação que te disse tens 50% de possibilidade de fazer...

Quanto a comprar dois transformadores, um para as caixas de som e outro para o PS2, isso não é necessário. Um único, redutor de 220 para 110, com a potência necessária para ambos equipamentos é suficiente.

Desses modo e pelo que expliquei no tópico relativo a ligação dos equipamentos em 220 volts direto, continuo lhe aconselhando esse tipo de ligação e saiba que sua fonte não fica "magnetizada" não quando ligada em 220 Volts e pode tranquilamente trabalhar desse modo. Não fosse assim 2/3 desse mundo teriam suas fontes "magnetizadas" pois 220 Volts é a tensão de 2/3 desse planeta Terra... Isso dai que você está sentindo é muito psicológico e ligado a trabalhar com uma tensão mais alta...

Quanto a algum possível zunido, algum componente em sua fonte pode estar meio solto e vibrando. As fontes possuem proteções internas (uma espécie de cola distribuída para que os componentes não vibrem) Veja ai essa gosma branca, ou amarela..

ColaouGrude.jpg

Desse modo é bem possível que algum desses componentes mais sujeitos a vibração esteja nesse processo a fazer barulho quando aplicas 220 Volts. Saiba entretanto que isso apesar de não desejável é absolutamente "esperável"... Abraço...

Postado

Muito obrigado pela explicação, decidi deixar em 220v mesmo, até porque hoje fui testar novamente a fonte em 220v e ela funcionou normalmente, sem zunido e sem aquela magnetização absurda que teve da outra vez, estranhamente o gabinete não está magnetizado. Pode ter sido pelo fato de eu ter posto em outra tomada da regua, ou pelo fato que, da primeira vez que eu testei em 220v foi logo após ter desligado o PC, que estava em 110v.

• Membro VIP
Postado
Muito obrigado pela explicação, decidi deixar em 220v mesmo, até porque hoje fui testar novamente a fonte em 220v e ela funcionou normalmente, sem zunido e sem aquela magnetização absurda que teve da outra vez, estranhamente o gabinete não está magnetizado. Pode ter sido pelo fato de eu ter posto em outra tomada da regua, ou pelo fato que, da primeira vez que eu testei em 220v foi logo após ter desligado o PC, que estava em 110v.

Isso dai, como diria o padre Quevedo.. No ecsissste... Poderia estar ligado no 110, ou não, não vai ser esse dai o fator determinante para o causo seu. Provavelmente sua tomada é bipolar (dois orifícios) e desse modo você pode ligar sua config de qualquer modo, invertendo ou nã o sentido correto de aplicar o fase e o neutro nos terminais da fonte de seu PC. Se inverteres novamente bem provável que a sua famosa "magnetização" volte a lhe assolar... E justo por isso que os equipamentos tem tomadas tripolares aonde a fiação fase e neutro devem aparecer exatamente como mostra ai..

NEMA5-15.jpg

Uma boa atitude seria você trocar a tomada de seu PC por uma dessas ai... mesme que você não disponha de aterramento..

Abraço..

Postado

Não li tudo, mas cuidado com esse esquema de utilizar transformadores em filtros que possua varistores entre Neutro-Aterramento. Pode acontecer queimas do varistor caso as polaridades de entrada e saida do transformador não estejam colocadas de forma correta, elevando o potencial do fio neutro pra 220V em relação ao aterramento, na saida do transformador, pipocando tudo.

Postado

A tomada é tripolar.

Mas o estranho é que hoje deixei a fonte ligada o dia inteiro e varias vezes ela fez esse zunido que eu descrevi antes, as vezes mais baixo, outras vezes mais alto que duram menos de 1 minuto, e olha que meu pc não é nada silencioso. E tenho quase certeza que não seja algum componente vibrando pois tem um poste perto da minha casa que faz esse mesmo zunido, só que muito mais alto é claro. Andei pesquisando e falaram que isso se deve a variação de tensão, mas não sei se está correto.

• Membro VIP
Postado
A tomada é tripolar.

Mas o estranho é que hoje deixei a fonte ligada o dia inteiro e varias vezes ela fez esse zunido que eu descrevi antes, as vezes mais baixo, outras vezes mais alto que duram menos de 1 minuto, e olha que meu pc não é nada silencioso. E tenho quase certeza que não seja algum componente vibrando pois tem um poste perto da minha casa que faz esse mesmo zunido, só que muito mais alto é claro. Andei pesquisando e falaram que isso se deve a variação de tensão, mas não sei se está correto.

Isso dai bem pode ser alguma sujeira injetada na rede elétrica. Não se esqueça que sua rede, os dois fios que alimentam seu PC bem podem ser os mesmos dois que alimentam a máquina de solda elétrica da serralheria da esquina, ou o chuveiro com ajuste eletrônico da temperatura d'água, potencial gerador de ruído elétrico, em função de sua atuação como dimmer.

O ruído ai de sua fonte bem pode estar inserido na sua rede elétrica..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...