Ir ao conteúdo

Deep Blue - uma base com fans para notebook

Visitante

Posts recomendados

Postado

--Galera, estou montando este projeto inspirado neste Instructable (guia de DIY, Do It Yourself ou Faça Você Mesmo):

http://www.instructables.com/id/Laminate-Parque-Laptop-Stand/--

Primeiramente quero dizer o motivo de fazer esta base. Participo do projeto Folding@Home no meu notebook e as temperaturas do processador chegam facilmente a 80°C... Antes de usar esta base, usava um bloco de isopor modificado que veio num ar condicionado com um exaustor PCI atrás soprando ar de fora para baixo do notebook. Não era bonito nem prático, mas servia. Por isso, resolvi montar uma nova base, mais bem projetada, usando madeira para a estrutura.

-----ÍNDICE-----

Post #1 - Introdução, índice e construção

Post #2 - Resultado da construção e modelos das peças individuais

Post #3 - Circuito de controle

Post #4 - Arte final e resultados

Post #5 - Fotos à noite e fotos com o circuito na base

-----CONSTRUÇÃO-----

1. Um projeto para servir como guia, seja ele no papel, no CorelDRAW, no Google SketchUp (aliás, usei os três), no AutoCAD, no Paint... :D;
  2. Dois fans de 120mm (escolhi o Cooler Master R4-L2R-20CK-GP);
  3. Placas de madeira de acordo com o projeto;
  4. Quatro grills de 120mm;
  5. Fonte de 12V corrente contínua que forneça pelo menos 1A (pode ser uma fonte de PC ou uma de teclado musical, como a que eu usei. Acho melhor uma dessas, já que a de PC vai consumir mais e é um trambolho se comparada à outra...);
  6. Cola de madeira e pregos;
  7. Martelo;
  8. Paciência. :lol:

Agora, às fotos:

Modelo.jpg

Este é o meu projeto no Google SketchUp (resultado aproximado)

DSC07684.jpg

As peças prontas; o pé frontal saiu com medidas erradas, por isso tive que invertê-lo na hora de montar... Mas nada que atrapalhe no resultado.

DSC07692.jpg

As crianças: 19dB e 90CFM! A Cooler Master é maravilhosa: manda até os adaptadores de 3 pinos para Molex...

DSC07697.jpg

DSC07696.jpg

DSC07698.jpg

A base pronta...

Continua...

Postado

-----RESULTADO DA CONSTRUÇÃO-----

Desculpem-me pela qualidade destas fotos, tirei com o celular. Mas dá para ter uma ideia:

moto_0357.jpg

moto_0356.jpg

moto_0358.jpg

-----MODELOS DAS PEÇAS INDIVIDUAIS-----

Aqui estão os modelos que fiz no Google SketchUp de cada uma das peças de madeira, com as respectivas medidas na imagem:

Chapaprincipal.jpg

Chapa principal, onde os coolers são travados.

Chapasuperiortraseira.jpg

Chapa a ser colocada acima da chapa principal, alinhada com a parte traseira.

Ptraseiro.jpg

Obs.: são dois blocos iguais nesse caso, pois são os pés traseiros.

Chapasuperiordianteira.jpg

Chapa a ser colocada acima da chapa principal, alinhada com a parte dianteira.

Pdianteiro.jpg

Pé dianteiro, deve ser colocado de cabeça para baixo.

Continua...

Postado

-----CIRCUITO DE CONTROLE-----

Bem, demorou mas defini o layout da PCI de controle da potência dos fans. Decidi-me por um conjunto de potenciômetro/transistor para cada fan.

Itens necessários:

Transistor NPN TIP31 (pode ser TIP41 também)

Potenciômetro 10K

PCI virgem

Jack (fêmea) compatível com a fonte (ou conjunto de jack e plugue para adaptar a fonte)

Percloreto de ferro (para fazer a corrosão da placa - tutorial bem legal: http://www.diybr.com/como-fazer/21-eletronica/33-montagens-eletronicas?start=5)

No layout:

Cinza = Neutro

Amarelo = Fase (+12V)

Azul = Fan out (após regulagem)

Obs.: potenciômetros virados para a parte inferior da figura.

Layout.jpg

Layout dos componentes eletrônicos.

Circuito.jpg

Circuito a ser impresso.

DSC08805b.jpg

DSC08813b.jpg

DSC08808b.jpg

Os conectores Molex "pendurados" são as saídas para os fans. Para a entrada de energia, não encontrei um jack compatível com a minha fonte, portanto comprei um conjunto de jack e plugue novos para adaptar a fonte.

DSC08817b.jpg

DSC08818b.jpg

Postado

-----ARTE FINAL-----

É isso aí, cheguei à parte estética do projeto. Estes são os passos que estou seguindo:

1 - Lixar a base para dar acabamento (lixa 120) => OK

2 - Passar tinta base (branco fosco) => OK

DSC08757copy-1.jpg

3 - Passar tinta (azul angra) => OK

DSC08763copy.jpg

DSC08761copy.jpg

4 - Passar verniz => OK (na foto, a diferença para a foto acima é nula, portanto não vou colocar aqui. Mas ao vivo é perceptível o brilho a mais, além da proteção extra)

Todas as tintas que utilizo são da Colorgin em spray (não quero fazer propaganda, só estou dando a dica de que me dei bem com esta marca). Usei lixa 120, pois era a que tinha em casa, mas vai da escolha de cada um se quer uma mais fina ou uma mais grossa.

----RESULTADO (números...)-----

Screens do teste do prime95 (In-place large FFTs) com o Core Temp:

5minsemfans.jpg

5 minutos com os fans desligados

10minsemfans.jpg

10 minutos com os fans desligados

5mincomfans.jpg

5 minutos com os fans ligados

10mincomfans.jpg

10 minutos com os fans ligados

Detalhe: não interrompi o teste em nenhum momento.

Resumindo...

Core #1 => -20°C (high - medição de 10 minutos)

Core #2 => -15°C (high - medição de 10 minutos)

Média => -17,5°C

Postado

-----FOTOS À NOITE-----

(exposição de 5 segundos em uma Sony DSC-H1)

bDSC08778.jpg

bDSC08779.jpg

bDSC08782.jpg

bDSC08786.jpg

bDSC08790.jpg

bDSC08794.jpg

---

Obs.: Valeu, XITA! :D

-----FOTOS COM O CIRCUITO NA BASE-----

DSC08819b.jpg

DSC08827b.jpg

DSC08823b.jpg

Postado

Liiindo liindo..

também to querendo fazer uma base =D

Cara...tu poderia dar uma espicificada na parte de eletronica?Por exemplo como tu ligou os fans na fonte..Tudo certinho?

Abraço

Postado

Cara, é muito fácil a ligação. Peguei um fio que estava sobrando aqui, cortei em dois pedaços, desencapei as extremidades dos dois pedaços e fiz a ligação desta maneira:

+12V (amarelo) ==> condutor externo do conector da fonte

Ground (preto) ao lado do +12V ==> condutor interno do conector da fonte

Sacou? Sei que é uma gambiarra, mas funciona. Vou te adiantar uma coisa: sabe a parte separada de madeira em forma de L? Ela vai fechar a base atrás e ali dentro vou colocar a fonte. Assim vou fazer um layout mais "clean" das conexões, sem fios aparentes. Ah, ainda tem mais coisa por vir, por isso reservei os dois posts ali em cima... ^_^ Mas se você fizer a base e parar onde estou atualmente tá beleza, meu processador que passava dos 80°C agora não chega a 60°C em 100% de uso de CPU. :cool:

Estou aberto a dicas, sugestões e críticas!

Postado

E como tu ligou os dois fans?

aquela história de paralelo e em série.

Eu já estudei tudo, mas nunca usei na prática XD

uaehueahuaehae

Saqueii....Eu vou fazer um também..

O meu note é muito quente, é um

dv5-1140 HP

Ele torra!!!

aehuaehuaehae

Por enquanto to usando um suporte de papelão pra deixar ele elevado, melhora a circulação do ar e abaixa bem a temperatura...

Queria fazer o suporte de acrílico, mas não sei mexer com acrílico....

hehehe

Ficaria mais bonito. mas to vendo ainda como eu vou fazer =D

Postado

Ih, essa ligação é mais fácil ainda! É só ligar um Molex no outro... :lol: O conector Molex ou vem com os dois lados (macho e fêmea) ou vem com um conector macho e outro conector fêmea. Não tem erro! Quanto à aparência, isso faz parte das modificações ainda por vir... :chicote: Estou pensando se faço uma pintura maneira envernizada ou se uso algum material para revestimento. Se tiver alguma opinião, pode falar! :D O acrílico me passou pela cabeça, mas optei pela madeira por sair mais barato e mais resistente (na verdade tem peças de compensado e tem peças de MDF, por isso saiu mais barato).

Abração!

Postado
  renato barros disse:
ficou otimo!!!!
Valeu, mas ainda falta bastante coisa na parte visual. Se tiver alguma opinião ou dúvida, pode falar! Estou um pouco sem tempo esta semana para avançar no projeto pois estou em semana de provas, portanto é a hora de falar! :D
  • mês depois...
Postado

Olá! Parabéns pelo projeto! Fiz um igual, porém só fiz um furo central, de 12 cm ao invés dos dois que você fez! Acho que é suficiente, pois aqui n é muito quente! Ficou bem legal!

Essa semana vou comprar o cooler e a fonte e gostaria de saber... você colocou o cooler jogando ar no note, ou como um exaustor?

Qto a fonte, da pra usar uma fonte chaveada 12v 500mah? (Lembrando que é apenas 1 cooler)

Abraço, e parabéns pelo projeto!

Postado
  frbsc disse:
Olá! Parabéns pelo projeto! Fiz um igual, porém só fiz um furo central, de 12 cm ao invés dos dois que você fez! Acho que é suficiente, pois aqui n é muito quente! Ficou bem legal!

Essa semana vou comprar o cooler e a fonte e gostaria de saber... você colocou o cooler jogando ar no note, ou como um exaustor?

Qto a fonte, da pra usar uma fonte chaveada 12v 500mah? (Lembrando que é apenas 1 cooler)

Abraço, e parabéns pelo projeto!

Opa, valeu! Eu coloquei jogando ar na direção do notebook, pois as entradas de ar do meu são no fundo e a saída é do lado. Quanto à fonte, 0.5A está de bom tamanho se for usar um fan como o que eu uso, mas, por precaução, dê uma olhada nas especificações do que você for usar para saber quanta corrente ele pede. Caso só informe a potência (em Watts), divida o valor por 12 (da tensão) que você saberá a corrente necessária (em Ampères), certo?

Estou totalmente sem tempo para dar continuidade ao projeto por enquanto. Mas as ideias estão no forno... :D Aguardem!

• mês depois...
Postado

Fala galera! Beleza? Estive um bom tempo ausente, não só do tópico como do fórum, mas agora estou de férias e tenho tempo para dar atenção ao meu projeto. A primeira coisa que vou fazer agora é melhorar a conexão elétrica, pois a gambiarra está reinando. :lol: Tive uma ótima ideia: vou usar uma unidade de CD antiga como gabinete para uma estação de controle. Estou montando um circuitinho básico com potenciômetro para os fans. Essa estação será separada da base; a frente da unidade será substituída por uma chapa de acrílico (talvez fumê) com alguns LEDs azuis (olha o Deep Blue! :D). O potenciômetro tem um botão preto e azul e também colocarei um interruptor com capinha tipo caça (azul ou preta?). Só ainda me restam algumas dúvidas puramente estéticas sobre as quais gostaria de saber se alguém pode opinar: uso capinha azul ou preta?; pinto a carcaça metálica da unidade de preto fosco, brilhante ou faço efeito de aço escovado? (a carcaça interna, de plástico, pintarei de preto); que tipo de pintura dou na base de madeira? Ah, e uma bem importante: alguém faz alguma ideia de como posso acabar com a vibração da base na mesa? É perceptível que o problema está no contato da madeira da base com a mesa, e não com os fans.

Enfim, agradeço a todos que puderem dar uma força! E, já sabem, qualquer dúvida é só falar!

Abraços!

• 4 semanas depois...
Postado

genial! pretendo fazer um para mim, mas antes tenho q tomar coragem e tempo para conseguir fazer tudo isso.

já fez um orçamento para saber quanto q custaria tudo ou quanto você já gastou até agora? Acredito que o itens mais caros devem ser os coolers, mas não tenho a mínima ideia, só interesse em fazer.

eu pensei em pintar a madeira, mas como não é madeira de verdade, é compensado, material poroso, penso que não ficaria legal.

como meu note é preto e cinza pretendo fazer os basicamente nessas cores.

o led (se eu conseguir fazer) farei verde, prq acho q o verde dá mais destaque q o azul.

quanto à vibração da base, creio q seja prq os pés não estão 100% alinhados e/ou planos

tô pilhado pra fazer esse projeto ^^ avante, avante

• 3 meses depois...
Postado

Olá, galera! Primeiramente peço desculpas pela longa ausência (não só do tópico como do fórum todo)... Estou finalizando o ensino médio e o técnico, preparando-me para o vestibular, essas coisas... Agora deu para entrar aqui e dar satisfações quanto ao projeto.

Vamos lá. A estação de controle já está lixada e envernizada, e a carcaça interna do drive, de plástico, está pintada de preto. Infelizmente, a carcaça metálica ficou um pouco manchada de gordura das mãos durante o lixamento (esqueci das malditas luvas... :D), mas só dá para ver de alguns ângulos. Estou precisando mesmo é de uma ajuda quanto ao circuito: como eu faço a furação da placa de circuito com ferramentas "caseiras"? E qual é a melhor maneira de se fazer o circuito, é com caneta de CD mesmo ou tem outra maneira simples mas melhor? Vamos lá, galera, preciso dessas dicas, por favor... Assim que tiver mais tempo vou colocar fotos da estação, quem sabe já funcionando... :rolleyes:

Agradeço pela atenção de vocês, e, se quiserem, podem perguntar à vontade!

Abraços!

• mês depois...
Postado

Parabéns ficou bem legal a sua base.

Estou pensando em fazer uma para mim e este cooler que você usou parece ser o ideal, não tinha visto ele ainda sem contar que combina com o meu note que também é preto e tem led's na cor azul.

Mas a minha duvida é mais sobre a fonte, você acha que uma daquelas fontes universais dão conta, estou pensando em usar uma de 12v e 1A mas não é de marca(alias acho que nem tem marca) e só um cooler. Eu sei que ela devera aguentar mas fico com o pé atrás se tratando de coisas desssa qualidade.

Ta ai o link de uma que estava pensando: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-123454435-fonte-de-alimentaco-universal-110v220v-1000ma-18w-_JM .

Postado
  megahard disse:
Parabéns ficou bem legal a sua base.

Estou pensando em fazer uma para mim e este cooler que você usou parece ser o ideal, não tinha visto ele ainda sem contar que combina com o meu note que também é preto e tem led's na cor azul.

Mas a minha duvida é mais sobre a fonte, você acha que uma daquelas fontes universais dão conta, estou pensando em usar uma de 12v e 1A mas não é de marca(alias acho que nem tem marca) e só um cooler. Eu sei que ela devera aguentar mas fico com o pé atrás se tratando de coisas desssa qualidade.

Ta ai o link de uma que estava pensando: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-123454435-fonte-de-alimentaco-universal-110v220v-1000ma-18w-_JM .

Primeiramente, muito obrigado!;) Bom saber que minha ideia está ajudando... :D Esse fan é muito bom sim, tem ótimo fluxo de ar! Quanto à fonte, não se preocupe; as que usei até agora são fontes de teclado musical "sem marca" (uma de 1.7A e outra de 2A, mas isso porque já tenho aqui; não há necessidade de tanto, uma de 1A serve).

Aproveitando: novidades no projeto! Acho que não vou mais usar uma estação de controle externa, mas sim colocar o circuito na própria base (só preciso descobrir se há como pintar a placa. Quanto à pintura, já está quase definido: já tenho verniz, base branca e tinta preta em aerossol, e segunda-feira vou comprar uma lata de spray de tinta azul-angra brilhante. Só preciso definir se vou pintar tudo de azul ou se vou colocar detalhes em preto... :confused:

Obrigado pelo interesse! :) Em breve terei mais notícias, talvez já até poste fotos do processo!

Abraços!

Postado
  artur43henrique disse:
Primeiramente, muito obrigado!;) Bom saber que minha ideia está ajudando... :D Esse fan é muito bom sim, tem ótimo fluxo de ar! Quanto à fonte, não se preocupe; as que usei até agora são fontes de teclado musical "sem marca" (uma de 1.7A e outra de 2A, mas isso porque já tenho aqui; não há necessidade de tanto, uma de 1A serve).

Aproveitando: novidades no projeto! Acho que não vou mais usar uma estação de controle externa, mas sim colocar o circuito na própria base (só preciso descobrir se há como pintar a placa. Quanto à pintura, já está quase definido: já tenho verniz, base branca e tinta preta em aerossol, e segunda-feira vou comprar uma lata de spray de tinta azul-angra brilhante. Só preciso definir se vou pintar tudo de azul ou se vou colocar detalhes em preto... :confused:

Obrigado pelo interesse! :) Em breve terei mais notícias, talvez já até poste fotos do processo!

Abraços!

Beleza pois uma fonte de marca ficaria mais caro e meu enterece é montar uma que tenha um custo na faixa dos 70,00.

Uma coisa que pensei também é comprar uma notepal x1 e substituir o cooler dela e adaptar uma destas fontes mas provavelmente o custo subira muito.

Estou pensando ainda no que vou fazer, por enquanto estou meio sem grana para isso. Mas fico no aguardo de mais informações e agradeço pois seu tópico esta sendo muito util.

P.S- eu indicaria pintar os contornos de preto, acho que dara um toque na base.

Postado
  megahard disse:
Beleza pois uma fonte de marca ficaria mais caro e meu enterece é montar uma que tenha um custo na faixa dos 70,00.

Uma coisa que pensei também é comprar uma notepal x1 e substituir o cooler dela e adaptar uma destas fontes mas provavelmente o custo subira muito.

Estou pensando ainda no que vou fazer, por enquanto estou meio sem grana para isso. Mas fico no aguardo de mais informações e agradeço pois seu tópico esta sendo muito util.

P.S- eu indicaria pintar os contornos de preto, acho que dara um toque na base.

Vou te dizer uma coisa: antes de começar este projeto, pensei seriamente em comprar uma dessas bases prontas. Mas, como nunca levei muita fé no desempenho delas, resolvi fazer a minha própria e ainda conseguir algo exclusivo, único, e, ainda por cima com aquele gostinho de "eu que fiz". ;) Bom saber que meu tópico está te ajudando, qualquer outra dúvida é só perguntar!

Contornos de preto... como assim? Só em cima, em toda a base... compartilhe suas ideias, por favor, estou precisando! :lol: Já decidi-me sobre o circuito controlador: vou usar um conjunto de transistor/potenciômetro por fan, em um circuito só. Esse fim de semana posto o esquema, inspirado por um tópico aqui do fórum, um do Adrenaline e um do CasemodBR e um artigo do DIY Brasil.

Abraços!

Postado
  artur43henrique disse:
Vou te dizer uma coisa: antes de começar este projeto, pensei seriamente em comprar uma dessas bases prontas. Mas, como nunca levei muita fé no desempenho delas, resolvi fazer a minha própria e ainda conseguir algo exclusivo, único, e, ainda por cima com aquele gostinho de "eu que fiz". ;) Bom saber que meu tópico está te ajudando, qualquer outra dúvida é só perguntar!

Contornos de preto... como assim? Só em cima, em toda a base... compartilhe suas ideias, por favor, estou precisando! :lol: Já decidi-me sobre o circuito controlador: vou usar um conjunto de transistor/potenciômetro por fan, em um circuito só. Esse fim de semana posto o esquema, inspirado por um tópico aqui do fórum, um do Adrenaline e um do CasemodBR e um artigo do DIY Brasil.

Abraços!

Admito que não tenho dons para decoração e pintura muito menos criatividade para isso, tanto que seu fizer a base é capaz de eu pinta-la toda em preto:D. A estética é importante mas valorizo mais o desempenho e praticidade.

Mas seria legal talvez pintar a parte de cima em azul e se quiser fazer uns detalhes em preto e pintar a lateral em preto e fazer detalhes em azul. Bem a base é sua e ela tem que ter o seu gosto decida ai e poste umas fotos mas diga-se de passagem que mesmo sem pintar a sua base ja ficou bem legal.

Só mais uma perguntinha:

Ela ficou boa para usar no colo?

Postado

Cara você sabe onde encontro esse cooler que você usou a venda. Todo loja on-line que acho ele esta como indisponivel, parece até que não tem mais a venda.

Postado
  megahard disse:
Admito que não tenho dons para decoração e pintura muito menos criatividade para isso, tanto que seu fizer a base é capaz de eu pinta-la toda em preto:D. A estética é importante mas valorizo mais o desempenho e praticidade.

Mas seria legal talvez pintar a parte de cima em azul e se quiser fazer uns detalhes em preto e pintar a lateral em preto e fazer detalhes em azul. Bem a base é sua e ela tem que ter o seu gosto decida ai e poste umas fotos mas diga-se de passagem que mesmo sem pintar a sua base ja ficou bem legal.

Só mais uma perguntinha:

Ela ficou boa para usar no colo?

Cara, meu negócio é preto e azul mesmo... :D Quanto a usar no colo é complicado. É possível, mas não é muito confortável por causa da madeira e por causa do posicionamento dos fans. Sacou? Fiz pensando mesmo em deixar na mesa.

megahard disse:
Cara você sabe onde encontro esse cooler que você usou a venda. Todo loja on-line que acho ele esta como indisponivel, parece até que não tem mais a venda.
Esse é o problema desse fan hoje. É bem difícil encontrá-lo disponível. Vai na seção de coolers que tem um tópico oficial desse fan, talvez a galera lá saiba onde tem. ;)

EDIT: Aproveitando, alguém sabe algo sobre pintar parafuso? :confused:

EDIT2: Atualizando terceiro post do tópico: informações sobre o circuito controlador! \o/

Postado

cara, nunca tinha visto tal projeto, q massa, espero ver as fotos dele já proto, se der, coloque um neon sensível ao som na parte trazera, ficaria massa!

tá nassa mesmo, parabéns!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!