Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Beto,

acho que seria bem interessante abrir um tópico sobre a indicação de WC... o que você acha? assim como da área de fontes...

isso daqui a pouco vai perder o foco...

Postado

Tambem acho que seria legal, postei aqui porque só achei aqui um tópico sobre isso, e como vi gente postando já postei minha duvida tambem.

Muito pouco se tem no Brasil sobre WC, só aqueles KITs já prontos, mas como quem leu esse tópico aqui já viu, é melhor comprar um AC do que comprar esses WC prontos e ter problemas mais pra frente...

É exatamente como comprar um pc, se voce não compra cada peça separadamente, pode ter grandes problemas com essas montadas.

Tenta comprar um computador Gamer e montar um Gamer, me diz qual fica melhor em custoXbeneficio

Mas fica ai minha opinião, montando um tópico só pra isso eu ficaria muito grato mesmo, valeu pessoal !

Postado

Valeu Marockosu e Braxis, vou abri um topico amanha exclusivo para sugestou de kits e montagem de sistemas, sugentao de componentes etc., mas nao as duvidas sobre como o sistema funciona, essas continuarao aqui nesse topico. Assim fica mais fácil para todos e organiza um pouco a bagunca, principalmente separando os mais novatos dos veteranos.

Espero que a moderacao aprove, valeu.

Postado

creio que aprovará sim...

agora quanto a duvida dos tipos de metais... eu to aqui sonhando e projetando meu WC que um dia sairá do papel e da cabeça...

e queria saber se caso eu poderia comprar todas as peças de metais diferentes e pedir para banhar as peças que estarão em contato direto com o coolant(e) de cromo ou níquel?

mas me veio também já uma dúvida por cima, haverá perda de desempenho na transferência de calor?

ou uma camada fina desses metais não surtiria efeito que atrapalhasse?

Postado

Cara, acho mais fácil voce achar todas as partes de aluminio/cobre do que banhar elas com outros metais, alem de tempo que voce gastaria, sabe se lá que problemas pode causar tipo na bomba, internamente.

Mas sei lá, é puro achismo mesmo, eu não arriscaria xD

Postado

voce poderia banhar os blocos em nickel que 'e um metal com boa taxa de transferencia de calor.

Mas talvez o trabalho e custo nao seja compensador, o melhor seria investir em cobre que tem uma taxa de transferencia de calor otima.

Blocos em aluminio sairao ja do mercado a muito tempo, os ultimos blocos que usavao esse tipo de material eram da Zalman (pelo que me lembro), eram revestidos com um esmalte protetor para evitar o efeito bateria, o problema 'e que o esmalte protetor rompia com facilidade espondo o aluminio e o pior contaminando o coolante e todo o resto do sistema.

Galera voce tem que pensar da seguinte maneira, fabricar um carro pode ser uma boa mas da um trabalho danado e no final pode nao ser aquilo que voce planejou. Um bom WC 'e parecido, as vezes vale mais a pena economizar um pouco e comprar os componentes prontos e garantir um resultado final dentro do esperado. Ja vi muitos bons WC caseiros mas todos feitos mais como algo artistico do que pratico e com um custo final nao muito fora dos componentes industriais.

Postado

A base voce encontra hoje em dia praticamente em cobre, o nickel 'e apenas um folheamento (nos modelos que eu conheco), que alguns dizem ajuda na transferencia de calor, para mim parece ser mais "buniteza".

Mas o cobre oxida com o tempo, uma superfície oxidada na base do block não atrapalha na transferência de calor?

Postado

Oxidacao 'e uma reacao natural entre um metal e as moleculas de oxigenio no ar, no caso do cobre seria a criacao do oxido de cobre (aquela camada verde). Isso nao diminue de maneira alguma a qualidade do cobre, mas nesse caso em especifico (a base do bloco) esse processo nao deve existir ja que a aplicacao da pasta termica 'e justamente para evitar que o ar fique preso entre a superficie do CPU e a base do bloco.

Caso ocorra nas bordas nao ha problema uma pequena aplicacao de Braso resolve o problema. Na parte superior do bloco, caso for de metal, normalmente os fabricantes aplicao uma pequena camada de verniz que evita o problema, valeu.

Postado
Oxidacao 'e uma reacao natural entre um metal e as moleculas de oxigenio no ar, no caso do cobre seria a criacao do oxido de cobre (aquela camada verde). Isso nao diminue de maneira alguma a qualidade do cobre, mas nesse caso em especifico (a base do bloco) esse processo nao deve existir ja que a aplicacao da pasta termica 'e justamente para evitar que o ar fique preso entre a superficie do CPU e a base do bloco.

Caso ocorra nas bordas nao ha problema uma pequena aplicacao de Braso resolve o problema. Na parte superior do bloco, caso for de metal, normalmente os fabricantes aplicao uma pequena camada de verniz que evita o problema, valeu.

Beto, quanto ao efeito "bateria" ele existiria entre cromo/niquel e o cobre? ou seria bem pouco? e normalmente nas bombas as pás/hélices seriam de algum metal ou de plástico!?

• Membro VIP
Postado
Amigo, estou interessado em montar um sistema de WC com a seguinte config:

Processador - QX9650 (LGA 775)

2X Sli GTX480

O NB fica com um cooler que já vem com a placa mãe, então eu não boataria WC nele, só nesses itens

Meu gabinete é um Antec 1200 (twelve-hundred)

Gostaria de saber qual seria a configuração ideal para esse sistema.

O bloco da CPU eu botaria algum com a base de aluminio e a parte de cima com aquele material que parece acrilico.

Os blocos da VGA eu realmente não tenho ideia, mais vi um teste com os Danger Den que ficaram legais, pois eles resfriam a vga toda, não só a GPU.

O radiador eu tava vendo um na Waz que é especifico para o meu gabinete, então queria saber se tem como usar ele mais um duplo que fique acoplado atras do gabinete.

O reservatorio seria legal um na baia frontal do gabinete e um daqueles tubos que ficam na vertical, mais por questão de beleza mesmo.

O liquido UV seria interessante também

Bom, ficaria muito grato em saber uma config boa e barata para esse sitema.

Desde já muito obrigado !

hoje em dia é até difícil achar blocos de alumínio, tudo de boa qualidade é de cobre. O melhor bloco da atualidade é EK supreme HF, ele tem opção de top de acrilico.

VGA tem muita opção, e pra essa usina de calor, blocos full cover caem bem. Só não entendi pra que SLI de duas 480. você tem monitores de 30"?

Recomendo pelo menos 2 radiadores triplos pra esse setup. Um ótimo desempenho seria uma triplo pra CPU e um quad pras VGAs.

• Membro VIP
Postado
Beto, quanto ao efeito "bateria" ele existiria entre cromo/niquel e o cobre? ou seria bem pouco? e normalmente nas bombas as pás/hélices seriam de algum metal ou de plástico!?

veja as tabelas com índice galvanico. Cobre e níquel são praticamente iguais e usados em ligas.

http://www.engineersedge.com/galvanic_capatability.htm

esqueçam usar alumínio anodizado ou coberto por níquel, com o tempo a corrosão aparece do mesmo jeito.

Postado

Em relação aos radiadores com reservatório integrado, eles têm alguma vantagem no desempenho do sistema?

Eu não precisaria comprar um reservatório separado né?

Estou indeciso entre comprar dois reservatórios triplos e entre comprar três reservatórios duplos, o que vocês recomendam e por quê?

Postado
Em relação aos radiadores com reservatório integrado, eles têm alguma vantagem no desempenho do sistema?

Eu não precisaria comprar um reservatório separado né?

Estou indeciso entre comprar dois reservatórios triplos e entre comprar três reservatórios duplos, o que vocês recomendam e por quê?

Os radiadores com reservatorios integrados tem tres pontos um positivo que 'e o reservatorio ('e claro), facilitando a instalacao do sistema e outros dois negativos, um 'e que voce so pode instalar ele na posicao horizontal e outro 'e que nao da para ver o nivel do coolante (uma das funcoes do reservatorio).

Em relação a quantidade e tamanho dos radiadores o melhor seria ficar do dois radiadores triplos mesmo, as suas placas de video sao bem esquentadinhas ;)

Postado
veja as tabelas com índice galvanico. Cobre e níquel são praticamente iguais e usados em ligas.

esqueçam usar alumínio anodizado ou coberto por níquel, com o tempo a corrosão aparece do mesmo jeito.

que pena, não abriu...

mas a dúvida quanto as hélices/pás das bombas continuam...

ou teríamos que desmontar todas para saber!?

e outra coisa, quando a pessoa é muito sem $$$ ele pode utilizar as bombas de água para aquários? ou o desempenho delas é muito esdrúxulo não valendo a economia?

Postado
que pena, não abriu...

mas a dúvida quanto as hélices/pás das bombas continuam...

ou teríamos que desmontar todas para saber!?

e outra coisa, quando a pessoa é muito sem $$$ ele pode utilizar as bombas de água para aquários? ou o desempenho delas é muito esdrúxulo não valendo a economia?

Assim que terminar o meu eu te falo, vai se de aquario mesmo :D uma de 600l/h, se não funcionar não sei o que faço, ja que o objetivo do projeto é a economia, mas manter o desempenho de um de marca (quero ve)

pessoal só pra eu i praparando o bolso, que fans vocês recomendam? vou fazer push pull, 4 fans, e como eu falei tenque ser o mais barato possivel :D, e se possivel me explicarem esse negocio de pressão do cooler

valeu

(essa semana vou compra a serra pra cortar o radiador)

Postado

sem entender muito o que eu lí fui na wiki e achei isso

http://pt.wikipedia.org/wiki/Corros%C3%A3o#Corros.C3.A3o_galv.C3.A2nica

aí eu comecei a entender, juntando os dois...

para ocorrer a corrosão galvânica há necessidade de três elementos presentes

1) haver dois metais eletroquimicamente diferentes;

2) haver um caminho eletricamente condutor;

3) um caminho condutivo para os ions metálicos (físico-química pura) saírem do ânodo para cátodo.

e como lá apresenta a situação de alta umidade, no caso dos sistemas de WC estão inseridos, a corrosão ocorre quando há um diferencial de 0,15V entre os metais e segundo a tabela o cobre tem "tensão" de 0,35V e o níquel de 0,30V e o cromo tem várias "voltagens" aqui vale uma ressalva pois o mesmo tem diferentes concentrações e é misturado com outros metais, formando diferente ligas, ma delas é liga de cromo-níquel que também tem "tensão" de 0,35V

mas no geral é isso, ou eu entendi errado?

e vendo por lá eu poderia utilizar uma liga de cromo-níquel por dentro de todos os blocos e utilizar um radiador de cobre que seria menos suscetível do que utilizar um revestimento de níquel puro

Postado

Ahhh que pena, pra mim seria ideal um kit assim, que funcionasse fora do gabinete...

Mas tudo bem, vou procurar em algum lugar as peças pra fazer um pra mim uhauehuaheuhuahe

O problema é que eu não acho loja barata aqui, vejo que ficarei "vendo navios" mesmo.

Postado

Hi Galera, abri um novo topico para centralizar as duvidas e sugestoes sobre a montagem de sistemas. Nao 'e para duvidas de como o sistema funciona.

Gostaria da participacao, colaboracao e opinioes de todos os usuarios ativos na area de water cooler, assim poderemos melhorar e organizar a area, valeu galera.

http://forum.clubedohardware.com.br/water-cooler-refrigeracao/811741?t=811741

Postado
Há muito eu tinha falado em usar compressor de 130W de bebedouro e aqui disseram que não daria conta, bem, um cara fez com um de 80W e nem aciona direto, olhei o projeto dele e vi que ele isolou muito bem a parte fria(evaporador) na água e expôs bastante ao ambiente o condensador(parte quente).

http://www.watercoolerbr.com/chiller.php

nesse ccasso foi usado um compressor, esse aguenta tranquilo

o problema é que a maioria dos bebedouros usa pastilha peltier, que tem bem menos potencia, e prescissariam de mais delas tipo umas 3 de 70 watts ou mais, não sei falar ao certo

Postado
nesse ccasso foi usado um compressor, esse aguenta tranquilo

o problema é que a maioria dos bebedouros usa pastilha peltier, que tem bem menos potencia, e prescissariam de mais delas tipo umas 3 de 70 watts ou mais, não sei falar ao certo

Na época eu tinha sugerido compressor dizendo que era mais eficiente e ficaria economico com o termostato e disseram aqui no forum que ia gastar muito e não ia dar conta, eu nunca sugeri bebedouro com peltier, a confusão veio dos que se dizem entendidos em refrigerão aqui no fórum, mas vejo que conhecem apenas os watercoolers. Se peltier fossem mais eficientes, usariamos em impressoras off-sets ao invés dos compressores acima de 2KW/h! Tá decidido, vou montar o meu com o compressor de bebedouro!

Postado
Na época eu tinha sugerido compressor dizendo que era mais eficiente e ficaria economico com o termostato e disseram aqui no forum que ia gastar muito e não ia dar conta, eu nunca sugeri bebedouro com peltier, a confusão veio dos que se dizem entendidos em refrigerão aqui no fórum, mas vejo que conhecem apenas os watercoolers. Se peltier fossem mais eficientes, usariamos em impressoras off-sets ao invés dos compressores acima de 2KW/h! Tá decidido, vou montar o meu com o compressor de bebedouro!

mas eu ainda acho que o barulho gerado será um tanto incômodo, ao ver mais pelo horário de uso, claro que se usar durante o dia em uma região mais barulhenta ele pode até acabar passando desapercebido...

apenas pensamentos meus...

e como também ele pode alcançar temperaturas sub ambientes é preciso pensar na questão de que há de se fazer um bom isolamento para evitar a "marvada" condensação...

e mais um ponto, aqui o chiller em discussão vai ser para resfriar a água correto!? ele não vai ser usado pra resfriar diretamente os blocos ou estou equivocado imprimido?

Postado
mas eu ainda acho que o barulho gerado será um tanto incômodo, ao ver mais pelo horário de uso, claro que se usar durante o dia em uma região mais barulhenta ele pode até acabar passando desapercebido...

apenas pensamentos meus...

e como também ele pode alcançar temperaturas sub ambientes é preciso pensar na questão de que há de se fazer um bom isolamento para evitar a "marvada" condensação...

e mais um ponto, aqui o chiller em discussão vai ser para resfriar a água correto!? ele não vai ser usado pra resfriar diretamente os blocos ou estou equivocado imprimido?

Eu prefiro tentar com peltier justamente por isso, um compressor ligando a cada 3 minutos acaba com um dos motivos do water cooler, peltier só teria o barulho dos fans, é claro que cada pastilha gasta la seus 5~15 amperes (dependendo do modelo), mas ganha pelo silencio, eu acho que umas 2 ou 3 pastilhas dariam conta( veja no cas odo V10 que tem um sensor para ela não ficar ligada direta, senão condensa)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!