Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Allangomess beleza...

Bom quando vou montar o segundo estagio, talvez sema que vem.

Em questão ao funcionamento das pastilhas, eu de principio estava pensando em deixar os dois estágios ligados, porém tenho que ver o quanto que estas pastilhas consumirão de energia, mais assim usará dois sensores de temperatura, um para o processador e outro para o ambiente, para poder fazer o balanço das temperaturas das pastilhas.

o estagio 1 ainda não foi testado, só testarei quando tiver tudo montado.

Postado

Muito obrigado pedro, espero que de tudo certo, pode demorar ainda mais uns dois meses para ser terminado pois tem o acabamento e etc.

todo projeto tem de ser bem calculado para poder ver os pontos positivos e os negativos. para podermos talvez chegar a perfeição.... postarei mais imagens, obrigado

Postado
Muito obrigado pedro, espero que de tudo certo, pode demorar ainda mais uns dois meses para ser terminado pois tem o acabamento e etc.

todo projeto tem de ser bem calculado para poder ver os pontos positivos e os negativos. para podermos talvez chegar a perfeição.... postarei mais imagens, obrigado

ok quero ver como vai ficar, to pensando em fazer nas férias um pra minha GPU, e como em breve trocarei de placa, uma GTS450 provavelmente que eu sei que vai ser barulhenta e acabar com meu pc inaudivel quero algo pra colocar nela tambem, a ideia estética do meu é todo de acrilico pra deixar em cima da mesa, usando peltier é claro, e que aguente as 2 placas, talvez algo 2 estagios tambem, vamos ver, tudo depende de comprar as pastilhas pelo ebay, onde comprou as suas? e quanto pagou?

Postado

Destroy fataliy tudoo beem ??

as partilhas você ja comprou ?? qual é a potencia a tensão e a corrente q você vai usar nela??

tu vai fazer aquele mesmo velho esquema de ligar e desligar a pastilha quando ela tiver quente ??

haa i eu tenho uma ideia por teu segundo estagio q seria tu substituir o dissipador por outro radiador por que a agua vai ficar em contato mais tempo com o radiador, num precisa ser um radiador grande não aqueles pequenos de 1 fan ta de bom tamanho.

ha e sempre q a agua sair do reservatorio ela tem q ser puxada pela bomba se num me engando.

Postado

Destroy aqui taa uma imagem de um reservatorio q talvez tu goste dessa ideia e q vou estar colocando no meu projeto.

OgAAAGbs_Kfo5lzSqmAPdHHa0yy91molZQjuk-FVYipC2FKNu_2tlYedNdR93IQYXCFyOi0cGLcHQCqUbrGFfF1SUwgAm1T1UAl4NLrhEPMqwgtTCnD0j37inwIc.jpg

OgAAAF40mL8mmLUG6FX0GDozVAUn7NmRA08fCrsmGBExvXngTOIhvperlrZMZcEIxHZ45Hl2-yY9Dwduri9iZuW193QAm1T1UFM9L8_RK1DOVl7Lo3FKDp9WpMa2.jpg

haa i pelo amor de deus galera se forem resfiar quaquer coisa com peltier certifique de isolar todo contato dele com o meio externo dentro do gabinete

se não o ar q tiver dentro dele vai virar agua dentro do seu gabinete.

vlwws

Postado

olá renato.. no caso aii seria so o aluminio, do mesmo material dos copos de aluminio ou um aluminio melhor é claro. =D

haa i sobre os peltier minha duvida é qual peltier comprar. pke tem peltier de varias potencia,

e como usar eles tipo assim qual a tensão e a corrente q eu tenho q colocar nele para q ele tenha eficiencia.

Postado

Hi Allan estou gostando do projeto muito bom.

Em relação ao aluminio como o colega reanto citou seria melhor evitar caso ele esteja em contato com o mesmo liquido que circula nos blocos para evitar a corrosao galvanica.

O sistema que voce montou do heat exchange ta legal e pode ser perfeitamente utilizado mas 'e muito restritivo e voce pode vir a ter problemas com a performance da bomba, talvez utilizar um sistema em U seja mais viavel, como nos radiadores a ar para water cooler, valeu.

http://www.google.co.uk/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_z6oNbi_QpqA/SuhITRRxXcI/AAAAAAAAAKc/C7Mcp-cGGHs/s400/U-tube_heat_exchanger.PNG&imgrefurl=http://salamyudi.blogspot.com/2009_10_01_archive.html&usg=__hdh2N8GUsp-hEzbJMPyxEtP01zc=&h=264&w=400&sz=69&hl=en&start=152&zoom=1&um=1&itbs=1&tbnid=8Ut_Mc9K_Yu9uM:&tbnh=82&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dpeltier%2Bheat%2Bexchanger%26start%3D147%26um%3D1%26hl%3Den%26sa%3DN%26ndsp%3D21%26tbs%3Disch:1

Postado
Hi Allan estou gostando do projeto muito bom.

Em relação ao aluminio como o colega reanto citou seria melhor evitar caso ele esteja em contato com o mesmo liquido que circula nos blocos para evitar a corrosao galvanica.

O sistema que voce montou do heat exchange ta legal e pode ser perfeitamente utilizado mas 'e muito restritivo e voce pode vir a ter problemas com a performance da bomba, talvez utilizar um sistema em U seja mais viavel, como nos radiadores a ar para water cooler, valeu.

http://www.google.co.uk/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_z6oNbi_QpqA/SuhITRRxXcI/AAAAAAAAAKc/C7Mcp-cGGHs/s400/U-tube_heat_exchanger.PNG&imgrefurl=http://salamyudi.blogspot.com/2009_10_01_archive.html&usg=__hdh2N8GUsp-hEzbJMPyxEtP01zc=&h=264&w=400&sz=69&hl=en&start=152&zoom=1&um=1&itbs=1&tbnid=8Ut_Mc9K_Yu9uM:&tbnh=82&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dpeltier%2Bheat%2Bexchanger%26start%3D147%26um%3D1%26hl%3Den%26sa%3DN%26ndsp%3D21%26tbs%3Disch:1

Acho que nao faz mal o zigue zague, hj na aula desenhei o meu ja, vou melhorar depois posto aqui

A minha ideia para o zigue zague é usar um dissipador mesmo, só que fechnado uma aletas e criando uma passagem de um pra outra, ficaria bem compacto, aqui seriam 2 trocadoes tambem, 1 antes do reservatorio e outro depois, e tudo seria ligado junto com o pc atraves de um relé, só prescisso de um circuito pra fonte que tenque ter no minimo 20A e pra controlar os peltiers, depende como fica uso na cpu tambem, mas por enquanto só pra gpu, depois MB e por ultimo cpu, se aguentar dissipat tudo isso, porque 8600 + gts450 + q8200 com mais ou menos 130 watts de TDP nao é pouco, talvez nq cpu só coloque um peltier com um controlador pra ele, pra não condensar

Postado

oláa valeu mesmo pelos conselhos.

i qual serial o metal mais adequado pra eu usar nesse sistema e usando 2 bombas uma antes do reservatorio e outra depois resolveriam o problema ??

i sobre esse sistema eem U ele é pra reservatorio mesmo ?? onde posso comprar. ou como montar ele ?

valeu.. Obrigado A todos

Postado
oláa valeu mesmo pelos conselhos.

i qual serial o metal mais adequado pra eu usar nesse sistema e usando 2 bombas uma antes do reservatorio e outra depois resolveriam o problema ??

i sobre esse sistema eem U ele é pra reservatorio mesmo ?? onde posso comprar. ou como montar ele ?

valeu.. Obrigado A todos

o certo mesmo seria utilizar tudo de um material só, por exemplo,

cobre com cobre

alumínio com alumínio

mas há outro materiais que poderiam ser utilizados juntos

por exemplo cobre com níquel e cobre com cromo... nesse caso não haveria problemas com corrosão galvânica... se não me engano a para poderia entrar neste bolo...

eu lembro de ter visto acho que no ML um bloco de cobre banhado-revestido com prata... hummm que pena não achei mais aqui...

resumindo

para se evitar corrosão evita-se

cobre e aluminio no sistema aonde irá ter contato com o líquido.

já para ter um excelente desempenho a melhor situação seria

cobre e cobre ou alumínio e alumínio

já como alternativas

cobre com cromo ou cobre com níquel.

Postado

galeraa voo disponibilizar outra imagem aqui coom o meu projeto em ajustado novamente

OgAAAD062iz-ySbx_KdSz5gBwMQifq1w_I_dduFYqiWco0KoMt3cOwrnlLXXWNeDzkc46O5HuoovW86eEMX52zz7OUMAm1T1UANIaQj7LQ5m5fFP-l2WWTcTXzBq.jpg

galeraa se meu projeto estiver OK então soo vou ter os seguintes buxos:

como consiguir aquele tubo de COBRE q vai ligar o reservatorio na mangueira ??

como conseguir as chapas de COBRE para fazer o revestimento do reservatorio e fazer os zigue-zagues ??

i o dissipador todo em COBRE com mais ou menos

4 cm de (ALTURA) comprimento e espessuro num vai ter muito problema não. mais importante q tenha 4cm de altura ??

Postado

Allangomess beleza....

cara muito intereçante a ideia sua e os projetos, gostei do desenho da usando aquele programa que eu te falei?

cara sabe a imagem que você colocou logo acima é mais o menos o que eu quis passar para você, porém este novo esquema realmente pelos meus calculos mantem a agua mais em contato com as chapas de cobre.

porém não acho que se faz necessario o esopor, pois o projeto tem que ser funcional e estéticamete bonito''

seria assim: reservatório de acrilico + chapas de cobre + dissipador.

Você já viu uma bateria de carro aberta? o sistema tem que ficar mais o menos igual a quele da bateria. vou enviar imagens

Allangomess beleza

olha ai peguei algumas ideias suas, ve se esta como voce imaginou

desta forma fica mais funcional porque a pastilhas esta transmitindo por toda a superficie, e neste esquema talvez se o cara quiser dus pastilha da para por ai com serteza você chegara a quase 0- ....

Allangomess beleza

confere ai o sistema em serie: este sistema com serteza mantera a agua quase congelando, porém a ultima pastilha estara fritando, por isso aconselho uma boa montagem, junto com uma boa disposição de ar.

tenho varios projeto de sistemas de arrefecimento para CPU/GPU, tenho modelos de gabinetes porém ainda não é a hora de divulgalos.... vamos espera surgi os assuntos, """

pessoal se tiverem mais ideias postem ai.... fui até amanham

post-795834-13884957656851_thumb.jpg

post-795834-13884957657305_thumb.jpg

post-795834-13884957657764_thumb.jpg

Postado

Destroy fataliy valeu mesmo pela ideiaa =D

o programa la o 3D MAX eu ainda too baixando, ele se num mim engano é 7 GB.

haa i sobre o projeto ai que tu feez ele tá ótimo. jaa até pensei nisso sobre colocar as pastilhas uma congelando a outra mas tem q ver outros lado também. tipo..

A fonte q tem q ser uma fonte muito booa

e no caso sobre o isopor eu voo estar colocando ele por causa q o reservatorio vai dentro do meu gabinete na 1 Baia da gravadora. aii o isopor vai servir pra evitar a condensação.

mas caso você queira obter mais eficiencia nos peltier aconselho a compra um com potencia mais alta, e colocar numa tensão mais alta possivel. =D

aqui a foto do Gabinete CASEMOD com Water Cooler

OgAAABuhM48B3CkGJ_XQ5t6dL_UUVd-5sazzQ-_E9Bl3XGgyC68vrI2E_Bp57_1tYs7wLxeve92PQTQFCqwABerUA_AAm1T1UFbuMujrjbckIykoItP96ppN0o0E.jpg

e aqui a foto do Gabinete Original

OgAAAMJU5LhHf_R5_3tyTM2_LK2D75UyTgmf8N90uPeKVDlEnkbXV78FgIAMBO4YT9qdh11VEkOXCHS1FsjYF3XCuLEAm1T1UF1HayAPIYQChWGcStYJ_jMdyQKX.jpg

no caso o isopor eeh obrigatorio aii no meu reservatorio. a agua quando estar abaixo da temperatura ambiente o ar que estar fora passar a vira agua. claro q vai depender da temperatura e da umidade. é como um velho copo d'agua gelado, em alguns estantes o copo vai ficar todo molhado no lado de fora do copo. =D

Postado

1-Allangomess beleza

Só uma pergunta onde você vai por a bomba

2-Allangomess beleza

3-olhando o seu case mod desenhei um modelo que ficaria bem legal,

4-estou desenhando ainda quando acabar coloco as fotos de todos os angulos

5-Allangomess beleza

imagem de dentro

6-Allangomess beleza

imagem frontal + lateral

7-Allangomess beleza

Lateral do gabinete

8-A parte frontal do seu gabinete aonde fica os botões de on/off serão cortadas a abriria uma janela onde acoplaria tranqüilamente quatro cooler de 80m ou menor com leds mais tem que ve a medida da frente dele, o acabamento sera feito com laminas de alumínio... acho que ficaria bem interessante.

9-eu gostaria de pintar meu case por dentro, mais não sei que cor eu pintaria, talvez vermelho, preto já esta muito comum. vou colocar a imagem dele por dentro

pessoal esta foto esta desatualizada mais da para ter noção né opinem ai...

10-colocando mais fotos, sei que este não é o topico melhor para demonstrar estas fotos mais achei que seria legal.... tenho projetos para os dois case porém me perco muito com as cores...

post-795834-13884957661897_thumb.jpg

post-795834-13884957662154_thumb.jpg

post-795834-13884957662382_thumb.jpg

post-795834-13884957662651_thumb.jpg

post-795834-13884957662909_thumb.jpg

post-795834-13884957663478_thumb.jpg

post-795834-13884957663961_thumb.jpg

post-795834-13884957664448_thumb.jpg

post-795834-13884957664949_thumb.jpg

Postado

ola Destroy eu too postando aqui mais detalhe de onde vai ficar a bomba e o radiador

OgAAAD2NOElUZeiiQlGKTT4FMQLBh45DYiUwowEg4tINzXNHbmRPlJliJIH0WNUqGI4dgsimdEUVJcJGVyr0HPP7BOAAm1T1UJCCiH5-4VQ1yA4gfoDPMzrzmgJv.jpg

o radiador eu ainda too vendo se eu vou colocar em cima do gabinete ou em baixo dentro do gabinete como ta na imagem.

agora pelo amor de deus galera eu rodei a fortaleza inteira procurando por chapa de cobre e a unica q eu encontrei tinha mais de um metro de comprimento e custava mais de 600 reais.

alguem sabe onde eu posso compra uma chapa de cobre barata e de 40 cm por aii ??

i também eu poderia substituir o cobre por aço inox ou por latão sem q ocorra corrosão galvanica ??

valeu galera brigadão

Postado

Allangomess

você não conhece nenhuma empresa ai em fortaleza que trabalha com manutenção de ar condicionado?

provavelmente ele tenham tudo que você precisa la.

em questão a disposição dos radiador esta bem legal, se formos pelo lado da ciencia o ar gelado se acumula mais na parte de baixo do case porque é mais pesado e o quente em cima boa disposição.

só mais uma pergunta o dissipador da pastilha tera cooler? pois é necessário para um maior rendimento da pastilha

Postado

olá destroy vai siim, num desenhei o cooler na imagem porque eu tava com um pouco de preguiça. =D

eu vou dar uma olhada aqui nas lojas de manutenção mas eu acredito q vai ser bem complicado axar. se alguem souber onde tenha uma chapa de cobre eu agradeçoo =D

Postado

Galera vou postar agora em Detalhes em 3D como vai ficar meu reservatorio milimetro por milimetro

OgAAAKj7hp2RwPKAVm0c6qEQpLnPiAs8zC1C0Fk25poHJF-N3YjoPv-tkWdjQNOdPOy6TJF7Pur8AsPH3PfTaIaEKDMAm1T1UAIpGO7ho9Vigpav6jcYvvicb4LG.jpg

OgAAAJ5PkGXzb8JHK2UYJvhDr_yn8_F8bxVbMRL5HXQFOnmu0p6H_MQftC22d5X6BFdVP0rnTd4MRKoAjqeteuhXefMAm1T1UJziDATIv6QmBMP5xzxYTdyp7zVp.jpg

É isso aii Galera espero q vocês gostem da ideia. mas num entando eu soo conseguir mesmo o acrilico

pro reservatorio. to aguardando urgentemente por dissipadores de cobre, chapas de cobre =D

haa i soo uma pergunta galera!

qual a diferença do latão para o cobre ?? se o meu block for de cobre e o meu reservatorio for de

Latão ou Aço Inox pode ocorrer corrosão galvanica ??

Postado

Allan, você poderia só dar um banho de cromo ou níquel mesmo... com isso resolve o problema da corrosão galvância...

quanto ao cobre eu encontrei pesquisando pela net algumas empresas que vendem chapas de cobre de tamanhos especificados pelo cliente, em sampa e com co frete não ficou tão caro...

Postado

huum então deixa eu ver se eu indendi eu compro o latão ou Aluminio e banho ele de cromo ou niquel pode ser ??

i com o banho de cromo ou niquel eu perderia a capacidade termica do aluminio ou do latão por exemplo ??

ii onde eu poderia axar esse canto que der banho de niquel ou cromo ??

e qual foi a loja de são paulo q vcc achou essas chapas de cobre ??

Postado
huum então deixa eu ver se eu indendi eu compro o latão ou Aluminio e banho ele de cromo ou niquel pode ser ??

i com o banho de cromo ou niquel eu perderia a capacidade termica do aluminio ou do latão por exemplo ??

ii onde eu poderia axar esse canto que der banho de niquel ou cromo ??

e qual foi a loja de são paulo q vcc achou essas chapas de cobre ??

isso mesmo... você elimina o problema da corrosão...

cara quanto a capacidade térmica se vai haver ou não grande alteração eu não sei lhe precisar... aí teria que ver com alguém que saca muito de física...

agora com a empresa que tem o "pedaço de cobre" eu já não lembro... já faz mais de 6 anos... mas se eu não me engano é alguma empresa que trabalhe com metais, fundição ou algo parecido...

já quem faz o trabalho de cromação e niquelação você pode pesquisar na sua cidade...

eu não queria ser chato, mas o português esta muito machucado aqui no tópico, eu não sou nenhum linguísta, mas ta de doer os olhos e a alma

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!