Ir ao conteúdo

Possivel problema de fonte

derwulf

Posts recomendados

Postado

Estou com uma fonte SevenTeam 420W conectada a uma placa mãe abit.

Se vou dormir e deixo o pc ligado na energia, quando ligo no dia seguinte, ele liga normalmente.

Porém, se desligo da tomada e o ligo no dia seguinte (não necessariamente no dia seguinte, é só esperar bastante tempo), ai vem o problema esquisito.

O led da CPU acende por menos de 1 segundo e desliga do nada, depois disso o pc liga de novo do nada e a BIOS AWARD solta um apito de, se não me engano, VGA. Mas ela está normal e jogo jogos pesados com ela sem nenhum indicio de problema, inclusive o pc fica ligado e nada acontece de errado, então não acho que ela esteja com problemas. Além disso, a CMOS tá gravando as informações também, tudo certinho.

Isso tudo só acontece se desligo o pc da tomada por um tempo. Dai, a solução é desligar da tomada e religar. Tudo volta ao normal. Isso é muito esquisito.

Essa tomada é a mesma que uns dias atras soltou um fogo e uns barulhos esquisitos, mas ultimamente ela anda perfeitamente bem, sem barulhos e sem problemas. O maximo que acontece é desligar tudo com um toque ou tropeco no fio. A tensão do PC também tá boa ....

Núcleo CPU 1.53 V (AMD 64 3200+ 1.500 - 1.550)

+3.3 V 3.40 V

+5 V 5.19 V

No modo de espera +5 V 5.17 V

3V Dual 3.35 V

Núcleo "North Bridge" 1.60 V

Núcleo "South Bridge" 2.59 V

HyperTransport 1.25 V

DIMM 2.73 V

DIMM VTT 1.40 V

AGP VDDQ 1.60 V

Alguém poderia dar uma informação se realmente pode ser a fonte?

Obrigado desde já.

Postado
Estou com uma fonte SevenTeam 420W conectada a uma placa mãe abit.

Se vou dormir e deixo o pc ligado na energia, quando ligo no dia seguinte, ele liga normalmente.

Porém, se desligo da tomada e o ligo no dia seguinte (não necessariamente no dia seguinte, é só esperar bastante tempo), ai vem o problema esquisito.

O led da CPU acende por menos de 1 segundo e desliga do nada, depois disso o pc liga de novo do nada e a BIOS AWARD solta um apito de, se não me engano, VGA. Mas ela está normal e jogo jogos pesados com ela sem nenhum indicio de problema, inclusive o pc fica ligado e nada acontece de errado, então não acho que ela esteja com problemas. Além disso, a CMOS tá gravando as informações também, tudo certinho.

Isso tudo só acontece se desligo o pc da tomada por um tempo. Dai, a solução é desligar da tomada e religar. Tudo volta ao normal. Isso é muito esquisito.

Essa tomada é a mesma que uns dias atras soltou um fogo e uns barulhos esquisitos, mas ultimamente ela anda perfeitamente bem, sem barulhos e sem problemas. O maximo que acontece é desligar tudo com um toque ou tropeco no fio. A tensão do PC também tá boa ....

Núcleo CPU 1.53 V (AMD 64 3200+ 1.500 - 1.550)

+3.3 V 3.40 V

+5 V 5.19 V

No modo de espera +5 V 5.17 V

3V Dual 3.35 V

Núcleo "North Bridge" 1.60 V

Núcleo "South Bridge" 2.59 V

HyperTransport 1.25 V

DIMM 2.73 V

DIMM VTT 1.40 V

AGP VDDQ 1.60 V

Alguém poderia dar uma informação se realmente pode ser a fonte?

Obrigado desde já.

É esquisito, mas tente ligar o PC en outra tomada, antes de fazer outra coisa. Se a tomada "soltou um fogo e uns barulhos esquisitos" é de esperar que ela esteja com mal contato nos fios ou que as conexões dela estejam frouxas, e isso pode trazer problemas inesperados.

Postado

Obrigado pela resposta. Farei esse teste e retornarei mais tarde.

Mas é estranho mesmo, já que o hardware não apresenta nenhum tipo de problema. Será que a tomada não pode ter causado algum dano no computador? Eu lembro que as vezes o filtro de linha desligava e o pc desligava por causa dela. Quando isso acontecia, o pc não ligava mais. Só ligava quando eu retirava da tomada e religava.

Será que pode ser alguma coisa além da fonte?.As vezes algum capacitor, não sei. Mas se fosse assim, aconteceria sempre que eu utilizasse, não é?

Eu preciso ficar tranquilo que isto não está relacionado a minha placa mãe, pois estou para fazer um upgrade de fonte e placa de vídeo.

Postado

Bom, estou de volta com alguns testes feitos. Acho que já dá para dizer o que está acontecendo.

Acordei hoje e fui testar em outra tomada, porém, antes disso eu tirei as memorias, limpei os slots e recoloquei as memorias. Certo, liguei o micro e o problema ocorreu. Prestei atenção no POST CODE da placa mãe. A informação é a seguinte. 9C. Ele para no 9C, só deu tempo de ver o post code depois do pc ligar, pois quando ele desliga é muito rápido para eu ver o post code. O Interessante é que a BIOS resetou, mas tudo bem, acertei ela. Detalhe: Eu nem olhei no horario.

Então eu percebi que havia esquecido de um pente. Recoloquei eles e deu problema de identificação, mas isso é porque meu processador é AMD daqueles de revisão antiga com bug no controlador de memória e só tem 2 slots de memória. Então, para funcionar, eu ajustei as configurações dela na bios, como sempre faco, reordenei os pentes, tudo certinho e identificou beleza. Só que, a bios resetou de novo!!.

Tudo bem, a pilha já é velha e eu preciso trocar. Mas o estranho é que quando eu iniciei o windows e comecei a abrir o navegador para entrar aqui no FORUM, olhei para o relogio, e lá estava ele acertadinho da silva.

Como pode isso?!

Será que o problema realmente está na bateria? Poderia ela estar com problemas então apenas trocando resolveria ? Ela poderia estar enviando corrente errada para a BIOS??

Agora sim eu estou confuso.

Se alguém puder dar uma luz, eu agredeceria.

Editado: Ah, e outro detalhe: Eu também fiz uma pequena analise dos capacitores e não vi nenhum estufado.

Postado
Será que o problema realmente está na bateria? Poderia ela estar com problemas então apenas trocando resolveria ? Ela poderia estar enviando corrente errada para a BIOS??

Pode ser que sim. Como ela é barata vale a pena trocar para ver se resolve.

Nota.: normalmente é uma pilha tipo CR-2032 e não uma bateria. Se você. tiver um multímetro pode conferir a tensão dela; quando boa ele tem aprox. 3 volts.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!