Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente Bom Dia!

Estou com a seguinte situação:

Meu micro comecou a ter "shutdowns" repentinos. Após uma varredura descobri que motivo era o pico de temperatura que a XFX HD 4890 "master" do meu cross estava apresentando (chegava a 115º com o fan a 100% rodando somente o windows :eek:) enquanto a "slave" mantia seus 63º com fan a 27%.

Inicialmente, inverti as placas no cross (não sabia se iria mudar alguma coisa ou não) e liguei para ver o resultado, onde a situação continuou a mesma.

Acompanhando o desempenho das placas pelo ATI overdriver, realizei o seguinte teste:

Reduzi os clocks da CPU e Memoria da placa problemática para 500 e 490 Mhz respectivamente e percebi que a temperatura diminuiu. Após alguns minutos voltei as configurações standart (850 GPU e 975 Memory) esperando que a temperatura voltasse a aumentar, porém para a minha surpresa ela se manteve estável :confused:.

A minha perguntar, vocês possuem alguma ideia do que possa estar acontecendo?

Postado
Gente Bom Dia!

Estou com a seguinte situação:

Meu micro comecou a ter "shutdowns" repentinos. Após uma varredura descobri que motivo era o pico de temperatura que a XFX HD 4890 "master" do meu cross estava apresentando (chegava a 115º com o fan a 100% rodando somente o windows :eek:) enquanto a "slave" mantia seus 63º com fan a 27%.

Inicialmente, inverti as placas no cross (não sabia se iria mudar alguma coisa ou não) e liguei para ver o resultado, onde a situação continuou a mesma.

Acompanhando o desempenho das placas pelo ATI overdriver, realizei o seguinte teste:

Reduzi os clocks da CPU e Memoria da placa problemática para 500 e 490 Mhz respectivamente e percebi que a temperatura diminuiu. Após alguns minutos voltei as configurações standart (850 GPU e 975 Memory) esperando que a temperatura voltasse a aumentar, porém para a minha surpresa ela se manteve estável :confused:.

A minha perguntar, vocês possuem alguma ideia do que possa estar acontecendo?

Cara não faço ideia, mas seria interessante usar só essa problemática, sem a outra, em single mode, com os clocks padrões pra ver se ela vai esquentar absurdamente assim como no cross...

Ontem fiz um video da minha rodando Bad Company 2 em Full HD com tudo no mázimo menos o AA... não passou de 50ºC com o Akasa Freedom Force, to usando ele com um R4 da Cooler Master em cima da fonte virado pros coolers originais dele...

Abraço.

Postado
Cara não faço ideia, mas seria interessante usar só essa problemática, sem a outra, em single mode, com os clocks padrões pra ver se ela vai esquentar absurdamente assim como no cross...

Ontem fiz um video da minha rodando Bad Company 2 em Full HD com tudo no mázimo menos o AA... não passou de 50ºC com o Akasa Freedom Force, to usando ele com um R4 da Cooler Master em cima da fonte virado pros coolers originais dele...

Abraço.

Psr, bom ideia. Não tinha pensando nisso.

Estava acompanhando o desempenho das duas pelo ATI overdrive e notei que no momento o qual a placa "problemática" estabiliza a 63-69º o seu fan fica a 79% de funcionamento :eek: . To comencando a achar que é algum problema do hardware da placa mesmo.

Aproveitando que você citou o desempenho no Bad Company, estou rodando Starcraft 2 em full HD tudo no máximo, porém em alguns momentos o video comeca a ter alguns "lags" e cabo precisando diminuir a configuração. Não era pra esse meu setup suportar tudo no máximo sussegado? Será essa situação de uma das minhas placas esta gerando esses "lags" ?

Omg, quantas duvidas :(

Postado

Ysbrigolino, psr, assim ser qrer dizer nada, mas rodo o BF Bad Company 2, em full e tudo no max, com 1 placa, apesar de ser uma serie especial, mas acredito q não tenha tanta diferença... ah eu rodo com um over razoável, de 935 no core e 1040 nas memorias... es temperaturas não fica la muito baixa, uma media de 85 pro núcleo dela... e também não sinto lag, em nenhum jogo, não me lembro muito bem dos frames, pois estou sem o fps, no momento, mas antes dava 20-40 fps, dependendo da parte do jogo...

Postado
Psr, bom ideia. Não tinha pensando nisso.

Estava acompanhando o desempenho das duas pelo ATI overdrive e notei que no momento o qual a placa "problemática" estabiliza a 63-69º o seu fan fica a 79% de funcionamento :eek: . To comencando a achar que é algum problema do hardware da placa mesmo.

Aproveitando que você citou o desempenho no Bad Company, estou rodando Starcraft 2 em full HD tudo no máximo, porém em alguns momentos o video comeca a ter alguns "lags" e cabo precisando diminuir a configuração. Não era pra esse meu setup suportar tudo no máximo sussegado? Será essa situação de uma das minhas placas esta gerando esses "lags" ?

Omg, quantas duvidas :(

Eu não conheço esse game, mas esse seu pc roda muita coisa com

um pé nas costas... to apostando em pau no hardware mesmo...

antes de eu trocar o cooler da minha eu setava uma configuração no

GpuTool que deixava o cooler com 80% e ela batia 77ºC full...

Abraço.

Postado
Eu não conheço esse game, mas esse seu pc roda muita coisa com

um pé nas costas... to apostando em pau no hardware mesmo...

antes de eu trocar o cooler da minha eu setava uma configuração no

GpuTool que deixava o cooler com 80% e ela batia 77ºC full...

Abraço.

voce mesmo trocou o cooler da sua?

Postado
voce mesmo trocou o cooler da sua?

Foi sim cara, eu mesmo rs.

Tenho as fotos dela desmontada e após instalar o Akasa, mas estão na minha home...

Mais tarde se quiser eu posto, os Heat Pipes do Akasa ficaram quase encostados nos dissipadoreszinhos que vieram pras memórias...

Abraço.

Postado
Foi sim cara, eu mesmo rs.

Tenho as fotos dela desmontada e após instalar o Akasa, mas estão na minha home...

Mais tarde se quiser eu posto, os Heat Pipes do Akasa ficaram quase encostados nos dissipadoreszinhos que vieram pras memórias...

Abraço.

Outro teste:

Forcei manualmente o funcionamento do cooler de ambas as placas a 100%, resultado:

O cooler da placa boa, ao ser acionado 100% de sua função gera um aumento de ruído BEM considerável (o que era esperado, lógico), em compensaçao ao se aumentar a 100% o cooler da problemática o aumento do ruído não se percebe (ao me entender comprova que realmente o mesmo encontra-se com problema).

psr, é muito difícil trocar o cooler da placa de video? estou achando que precisarei fazer o mesmo (_(

Postado
Outro teste:

Forcei manualmente o funcionamento do cooler de ambas as placas a 100%, resultado:

O cooler da placa boa, ao ser acionado 100% de sua função gera um aumento de ruído BEM considerável (o que era esperado, lógico), em compensaçao ao se aumentar a 100% o cooler da problemática o aumento do ruído não se percebe (ao me entender comprova que realmente o mesmo encontra-se com problema).

psr, é muito difícil trocar o cooler da placa de video? estou achando que precisarei fazer o mesmo (_(

Resumindo-se então que o fan do cooler da problemática é que está com problema... certo, temos 2 opções, ou compra outro cooler (tipo o meu)

ou tenta arrumar esse original...

Você aguenta a ansiedade até umas 7 horas que é quando eu estarei em casa ? pois daí posto umas fotos pra você ver bem como soltar tudo, mas não tem segredo algum cara, é só soltar os parafusos e pronto, é bem

intuitivo soltar tudo... o cuidado maior é na hora de recolocar tudo de volta.

Você já tem pasta térmica pra poder remover o cooler ?(mesmo que seja pra fuçar na fan zuada)

Abraço.

Postado
Resumindo-se então que o fan do cooler da problemática é que está com problema... certo, temos 2 opções, ou compra outro cooler (tipo o meu)

ou tenta arrumar esse original...

Você aguenta a ansiedade até umas 7 horas que é quando eu estarei em casa ? pois daí posto umas fotos pra você ver bem como soltar tudo, mas não tem segredo algum cara, é só soltar os parafusos e pronto, é bem

intuitivo soltar tudo... o cuidado maior é na hora de recolocar tudo de volta.

Você já tem pasta térmica pra poder remover o cooler ?(mesmo que seja pra fuçar na fan zuada)

Abraço.

opa aguardo sim! 19:00 estarei esperando :D

Nao tenho pasta termica, vou ver se compro. alguma em especial?

Postado
opa aguardo sim! 19:00 estarei esperando :D

Nao tenho pasta termica, vou ver se compro. alguma em especial?

Ok cara, então eu chego e posto uams fotos pra te auxiliar, mas antes de desmontar compre a pasta térmica beleza ? é pra evitar ter 2 trabalhos se por acaso comprar uma pastinha véia(genérica) vai ter que trocar de novo depois quando comprar uma boa...

Compra a Artic Silver 5...

Postado

Ei Ysbrigolino !!!

vou postar umas fotos cara, tá por aí ?Tava aqui pensando, ou o problema dessa sua VGA é um dano físico no regulador de tensão que manda energia pro fan, ou o problema é o no próprio fan independente da energia que ele recebe...

==========================EDIT==========================

Seguem fotos explicativas, qualquer coisa posta aí...

Abraço.

Pra remover o cooler inteiro...

Primeiro remover os circulados em vermelho...

Em seguida os amarelos mas ATENÇÃO!!!! removê-los na ordem que indiquei, não solte os parafusos de uma vez, vá afrouxando um por um

até sentir que estão quase que totalmente soltos... se você soltar um deles todo antes dos demais pode estagar a GPU porque o cooler ficará de lado forçando as "quinas" do DYE...

NÃO remover os circulados em verde á não ser que vá aplicar pasta térmica** nos reguladores VRM...pois são eles que prendem o dissipador.

**se for aplicar pasta térmica nos reguladores tem que ser a ceramique da Artic Silver que não conduz eletricidade nenhuma, e é indicada pra isso.

vga2.th.png

como pode ver nem todos os buracos têm parafusos...

vga3.th.png

Pra remover a carenagem da base dissipadora...

vga4.th.png

VGA pelada... aqui da pra ver a diferença da capada que eu tinha, pra nova que a XFX mandou de volta pra mim...

vgapelada.th.png

Postado
Ei Ysbrigolino !!!

vou postar umas fotos cara, tá por aí ?Tava aqui pensando, ou o problema dessa sua VGA é um dano físico no regulador de tensão que manda energia pro fan, ou o problema é o no próprio fan independente da energia que ele recebe...

==========================EDIT==========================

Seguem fotos explicativas, qualquer coisa posta aí...

Abraço.

Pra remover o cooler inteiro...

Primeiro remover os circulados em vermelho...

Em seguida os amarelos mas ATENÇÃO!!!! removê-los na ordem que indiquei, não solte os parafusos de uma vez, vá afrouxando um por um

até sentir que estão quase que totalmente soltos... se você soltar um deles todo antes dos demais pode estagar a GPU porque o cooler ficará de lado forçando as "quinas" do DYE...

NÃO remover os circulados em verde á não ser que vá aplicar pasta térmica** nos reguladores VRM...pois são eles que prendem o dissipador.

**se for aplicar pasta térmica nos reguladores tem que ser a ceramique da Artic Silver que não conduz eletricidade nenhuma, e é indicada pra isso.

vga2.th.png

como pode ver nem todos os buracos têm parafusos...

vga3.th.png

Pra remover a carenagem da base dissipadora...

vga4.th.png

VGA pelada... aqui da pra ver a diferença da capada que eu tinha, pra nova que a XFX mandou de volta pra mim...

vgapelada.th.png

Cara, primeiramente parabens pelo trampo! Show de Bola!

Com uma demonstração dessa não tem como errar. Só me diz uma coisa, qual cooler e aonde você me indica comprar?

Novamente, muito obrigado pela atencao!

Postado
Cara, primeiramente parabens pelo trampo! Show de Bola!

Com uma demonstração dessa não tem como errar. Só me diz uma coisa, qual cooler e aonde você me indica comprar?

Novamente, muito obrigado pela atencao!

Magina cara, quando to com tempo e entendo do assunto não poupo esforço pra poder ajudar alguém... pois sei que um dia precisarei assim como ja precisei muito também...

Vou pegar uns links e ja te passo...

Abraço.

========================= EDIT ==========================

cara tem essas pastas aqui,

http://www.justshop.com.br/home/categoria/familia_id:26/pasta-t-rmica

eu sempre usei a AS 5 e recentemente comprei as ceramique pra aplicar nos VRM... coloquei ela no GPU e no meu Quad também, mas não curti muito os results, ela deve ser boa mesmo só pros

VRM por não conduzir eletricidade alguma...

Já os coolers cara, precisamos avaliar o cooler direito porque vocÊ usa cross né...

Veremos..

Abraço.

Postado

Opa. Vamos ver, hoje sera o Dia "D". Irei desmontar a placa pra tentar descobrir o que esta rolando.

Psr, se puder ir pensando em um cooler, eu agradeço! :D

Obs.: A minha hd 4890 é uma : HD489X - ZS HD - 489X - ZSFL V1.6

Abs.

Postado
Opa. Vamos ver, hoje sera o Dia "D". Irei desmontar a placa pra tentar descobrir o que esta rolando.

Psr, se puder ir pensando em um cooler, eu agradeço! :D

Obs.: A minha hd 4890 é uma : HD489X - ZS HD - 489X - ZSFL V1.6

Abs.

Ó cara os parafusos que prendem o fan...

29007827.th.jpg

e esses aqui soltam o cooler todo(carenajem)

80151971.th.jpg

Acho que pr soltar as partes são por baixo, mas só dá pra ver os parafusos

soltando o cooler todo...

Abraço.

Postado

Então cara, testou o fan fora da vga ?

eu não consegui ver bem mas parece que seu fan tem apenas o fio preto e o vermelho... é isso ? se sim, tenta ligar no moléx da fonte o preto com preto e o vermelho com vermelho... pra ver se ele funciona normal.

Obrigado pelo agradecimento, estamos aqui pra ajudar e compartilhar.

Abraço.

Postado

Buenas galera, instalei o Medal of Honor 2010 e fiz um videozinho...

não sei se o problema é no Catalyst ou no fraps.

Estou jogando em Full HD(1920x1080) com tudo no máximo.

Sem o fraps bate 60 fps com quedas pra 40 fps no minimo... mas gravando

fica cravado em 30, com quedas absurdas pra 3 fps em alguns momentos, se não me engano quando o video atinge 3 minutos de gravação ele dá essa queda lastimável...

O que me deixa intrigado é que um colega inscrito no meu canal do youtube

tem um Phenom 2 x4 @ 3.2Ghz, meu Quad tá @ 4.0Ghz, ele joga com os mesmos 4Gb de ram da corsair que eu, o mesmo S.O. que eu(W7 x64), a mesma VGA(HD4890) e jogamos na mesma resolução com tudo no talo, mas se assistir o video do cara verá o game rodando liso liso...

Doidera, só não sei qual catalyst ele tá usando nem se a VGA tá overclockada...

Abraços.

============================================Meu video===================

============================================Video do Phenom 2 x4==============

Postado
Buenas galera, instalei o Medal of Honor 2010 e fiz um videozinho...

não sei se o problema é no Catalyst ou no fraps.

Estou jogando em Full HD(1920x1080) com tudo no máximo.

Sem o fraps bate 60 fps com quedas pra 40 fps no minimo... mas gravando

fica cravado em 30, com quedas absurdas pra 3 fps em alguns momentos, se não me engano quando o video atinge 3 minutos de gravação ele dá essa queda lastimável...

O que me deixa intrigado é que um colega inscrito no meu canal do youtube

tem um Phenom 2 x4 @ 3.2Ghz, meu Quad tá @ 4.0Ghz, ele joga com os mesmos 4Gb de ram da corsair que eu, o mesmo S.O. que eu(W7 x64), a mesma VGA(HD4890) e jogamos na mesma resolução com tudo no talo, mas se assistir o video do cara verá o game rodando liso liso...

Doidera, só não sei qual catalyst ele tá usando nem se a VGA tá overclockada...

Abraços.

Aqui também sofro com o mesmo problema, com a config da assinatura.

Com qualquer jogo quando eu inicio a gravação com o Fraps os fps despencam...

Acho que o problema é o próprio Fraps mesmo. Os vídeos que ele produz são muito grandes - salvo engano, dependendo da resolução, 1 minuto gravado dá mais de 2GB (em 1680 x 1050)!! Deve ocupar boa parte do processador e memórias...

Pergunte para o seu colega do YouTube qual o programa que ele usa para gravar os vídeos - com certeza deve ser outro que não o Fraps.

[]s!

Postado
Aqui também sofro com o mesmo problema, com a config da assinatura.

Com qualquer jogo quando eu inicio a gravação com o Fraps os fps despencam...

Acho que o problema é o próprio Fraps mesmo. Os vídeos que ele produz são muito grandes - salvo engano, dependendo da resolução, 1 minuto gravado dá mais de 2GB (em 1680 x 1050)!! Deve ocupar boa parte do processador e memórias...

Pergunte para o seu colega do YouTube qual o programa que ele usa para gravar os vídeos - com certeza deve ser outro que não o Fraps.

[]s!

Depende do jogo, no meu pc a maioria dos jogos rodam de boa gravando a 60 fps...esse que deu uma bela chupada nos frames rs...

3 minutos de gravação em fullhd passa dos 4Gb... rs

Abraço.

Postado

Galera! como havia comentado, esperei meu UP no PC para dar meu UP de TV/Monitor do quarto.

Uma LG LCD 32º "32LD420"

A TV - Monitor ( Pois usarei para ambos, já que coloquei SKY no quarto )

Agora a questão é o que mais preciso comprar para usar meu PC nessa TV?

1x CABO HDMI? e só?

E como condiguro minha HD4890 para poder assistir videos em Full HD e tudo mais? apenas espeto o CABO HDMI na placa de video e depois na TV?

O Som, eu uso um SOM da Gradiente com DB 5.1 como poderia fazer pra ativar nos games?

Postado
Então cara, testou o fan fora da vga ?

eu não consegui ver bem mas parece que seu fan tem apenas o fio preto e o vermelho... é isso ? se sim, tenta ligar no moléx da fonte o preto com preto e o vermelho com vermelho... pra ver se ele funciona normal.

Obrigado pelo agradecimento, estamos aqui pra ajudar e compartilhar.

Abraço.

Fala psr!

É o seguinte, fechou a novela... o mistério era exatamente o que você estava supondo: Meu fan estava travado de sujeira. Um amigo meu (Alucard, forum adrenaline) desmontou e lubrificou o mesmo. Rodou o 3dmark e comprovou q a placa ficou 100%!

Novamente, muito obrigado pela atenção maninho!

http://yfrog.com/623dmarkwj

temps: http://yfrog.com/m9picd59dtmpj

Abraços gente!

Postado
Fala psr!

É o seguinte, fechou a novela... o mistério era exatamente o que você estava supondo: Meu fan estava travado de sujeira. Um amigo meu (Alucard, forum adrenaline) desmontou e lubrificou o mesmo. Rodou o 3dmark e comprovou q a placa ficou 100%!

Novamente, muito obrigado pela atenção maninho!

http://yfrog.com/623dmarkwj

temps: http://yfrog.com/m9picd59dtmpj

Abraços gente!

Opa, beleza então hein, tá vendo que bacana, nem pau na placa nem pau no fan, apenas sujeira atrapalhando o desempenho do cooler rs consequentemente esquentando a VGA e fazendo ela perder rendimento.

Ainda bem que fez essa "manutenção" a tempo antes que isso pudesse te trazer problemas reais com o hardware da sua VGA.

Precisando estamos por aqui.

Abraço

Postado

Bah galera! que alegria valeu muito a pena esperar o UP ( Para HD5870 )

para o novo Monitor / TV...

A HD4890 deu e sobrou para Full HD 1080P. Rodei todos meus jogos atuais, no maximo com os mesmos FPS.

De todos os games citados, os unicos que senti queda de FPS foi Crysis, FarCry 2, Crysis War Head, GTA-IV

Dentre todos os outros rodou muito bem!

E de todas as experiencias, a melhor de todas foi com o Gears of War em DX10 e AA em Full HD ficou demais.!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...