Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Matriz


raqh

Posts recomendados

Oi,

Alguém me poderia indicar uma maneira de obter a soma de cada linha e de cada coluna de uma matriz em java? Sei que tenho que utilizar uma variavel auxiliar para a soma. Mas até agora só estou conseguindo percorrer e mostrar o conteudo da matriz....:(

Aqui vai o método mostrar:

public static void Mostrar()
{
for(int i = 0; i < M.length; i++)
{
for(int j = 0; j < M[i].length; j++)
{
System.out.print ("M[" +i+ "] [" +j+ "] = " +M[i][j] + " ");
System.out.println ();
}
}
}

Como expliquei em cima o que eu pretendo é obter para cada linha a soma de seus elementos, idem para cada coluna. Já tentei de tudo, mas nada funciona.

Alguém me poderia dar uma luz?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi,

Alguém me poderia indicar uma maneira de obter a soma de cada linha e de cada coluna de uma matriz em java? Sei que tenho que utilizar uma variavel auxiliar para a soma. Mas até agora só estou conseguindo percorrer e mostrar o conteudo da matriz....:(

Aqui vai o método mostrar:


{
for(int i = 0; i < M.length; i++)
{
for(int j = 0; j < M[i].length; j++)
{
System.out.print ("M[" +i+ "] [" +j+ "] = " +M[i][j] + " ");
System.out.println ();
}
}
}
public static void Mostrar()

Como expliquei em cima o que eu pretendo é obter para cada linha a soma de seus elementos, idem para cada coluna. Já tentei de tudo, mas nada funciona.

Alguém me poderia dar uma luz?

Obrigado

Olá,

Como você mesmo comentou, você precisará de variáveis auxiliares que armazenem cada uma das somas. Eu recomendaria utilizar vetores. Repare que numa matriz de "X" lados e "Y" colunas você terá "X"+"Y" somas. Daí você poderia criar um vetor para armazenar as somas do "X" e outro para armazenar as somas do "Y".

O principal já está feito, que é as iterações para percorrer a matriz. Daí é só fazer as somas... Observe que para cada loop do segundo "for", estará disponível o valor de cada coluna ("j") da linha "i" (ou linha da coluna, da no mesmo). Traduzindo: Ao final de cada loop do "j" será possível calcular a soma total da linha "i" e ir somando individualmente cada coluna, ou seja, as linhas são somadas loop a loop e as colunas individualmente parte por parte (cada "for" do "j" traz uma linha completa e um dos valores de cada coluna).

Espero que tenha entendido o espirito da minha lógica e tente implementar.

Qualquer dúvida só postar!

Fico no aguardo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...