Ir ao conteúdo

Placa de vídeo onboard, em notebook, tem como testar?

boscofreitas

Posts recomendados

Postado

Olá amigos,

Tenho um notebook ASUS A6KM ( OU A6000) que não apresenta nada na tela de LCD, fica tudo escuro. Pelo que pesquisei parece que o problema é no Circuito integrado ( CI) de vídeo NVIDIA GO 7300.

Carecteristicas do NOTEBOOK, como este do link:

http://www.notebookcheck.net/Asus-A6KM.1586.0.html

Este CI é onboard neste notebook.

Pergunto:

1) tem algum teste que possa fazer para ter certeza que o CI GO 7300?

Ao ligar o notebook, ele somente acende os LEDS de indicação de HD, CD, WI-FI, etc ..e desliga imediatamente. Não apresenta nada na tela. Tanto usando a bateria quanto usando energia do carregador de bateria.

2) ou tem algum sistema para colocar uma placa de vídeo OFFBOARD para este tipo de notebook?

OBS: Alguns técnicos de manutenção consultados e que viram pessoalmente o notebook, diz que tem que trocar o CI, mas da seguinte forma:

Eles fazem o reparo, não sei se vão substituir ou se vão colocar o mesmo CI, na placa mãe, caso o notebook funcione novamente eu tenho que pagar em torno de R$ 450,00 (valor que acho caro, pois hoje temos notebook novos com valor em torno de R$ 1.200,00 ou menos).

E se não funcionar, não cobram nada, mas eu fico com a placa mãe COM PERDA TOTAL E DEFINITIVA.

Obrigado, e aguardo sugestões,

JB

Postado

Olá amigos,

Ao JORGEAN1: Respondendo a sua pergunta, já conectei a saída de vídeo do notebook para um monitor externo e o resultado foi o mesmo.

Atualizando a situação:

Primeiro desmontei todo o notebook, fiz uma limpeza e coloquei uma pilha CR2032 nova (3 Volts).

Montei tudo novamente e nada aconteceu.

Carreguei a bateria completamente.

Depois de uns 2 ou 3 dias desligado, liguei novamente e a imagem voltou a funcionar, assim de repente.

Entrou normalmente no Windows XP Profissonal, e funcionou normal.

Vi o GERENCIADOR DE DISPOSITIVO do Windows XP, que NÃO APRESENTOU nenhuma falha, nem mesmo no item do chip NVIDIA 7300 GO.

Depois de uns 10 a 15 minutos funcionando normalmente a tela do Windows congelou, o ponteiro do mouse não mexia, clicar em qualquer lugar não funcionava mais.

Resultado: Tive que desligar o notebook.

Após isto, ao ligar novamente, o Windows XP não é acessado mais.

O que tenho hoje, é que tenho acesso a BIOS com imagem por um tempo de mais ou menos 1 minuto.

Depois a tela fica toda azul sem nenhum texto, e depois de apresenta riscos na tela conforme podem ver nos links:

http://www.4shared.com/file/100110804/3cdcdbe7/noteasus2.html

http://www.4shared.com/file/100110837/8ef8d99e/noteasus3.html

E se deixar mais tempo a tela fica toda preta.

No tempo que tenho acesso a BIOS, vejo que nela NÃO É APRESENTADO nenhum item do HD e nem do CD-ROM.

Assim sendo, se não entro na BIOS, o notebook NÃO RECONHECE o HD e nem o CD-ROM. Apresenta uma mensagem em inglês, dizendo que eu reinicie o notebook e indique o dispositvo de BOOT.

E na BIOS não sei o que fazer para que o HD seja reconhecido, e com este tempo pequeno de acesso.

Já retirei o HD e conectei novamente e não há modificação alguma.

Espero que os amigos tenham alguma sugestão. Obrigado,

JB.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...