Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Ola, Gostaria de pedir uma ajuda.

Comecei a utilizar o prime95 para fazer alguns testes de temperatura. Não cheguei a concluir o teste pois a temperatura esta muito alta, mas ficou certe de 1 hr rodando.

Posso fazer o teste completo e utilizar algum programa que salve a temperatura maxima caso o pc trave?? Pois tinha mandado o teste completo do prime95 e ido trabalhar, e o pc travou durante o  teste. post-727159-0-45509400-1403136778_thumb.

Eu desativei o modo turbo do processador e coloquei manualmente o processador como 4.0ghz para realizar o teste. Não alterei mais nada. Meu pc está travando por algum motivo e por isso estou realizando testes. Grato.

A temperatura em que foi tirado a foto eu ja havia encerrado o teste, estava rodando na maxima por isso desliguei o programa
Postado

fala galera, então, estou com uma parada, meio psicologica, vale ou nao a pena por mais 2x fan's? e fazer push-pull no air cooler?

link do topico em que criei, la explico melhor! --http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1076046-preciso-de-mais-fans-ou-estou-doido/

(foto do teste de 15min do prime95, estabilizando Over no FX, ai esta com 3x cooler tirando ar, 2x mandando, 1x no air cooler fazendo apenas push, detalhe, ele coleta o ar de cima do gpu da vga! palhaca da AMDxCooler Master)

J6KeYGC.png

Postado

Amigos,

Podem analisar como está meu PC???

Celeron G1610 (processador BOX, com o cooler original)

Placa Mãe Gigabyte - H61

4gb RAM ( 2gb + 2gb )

HD 500 - Seagate

Corsair CX430

gravador de DVD

Coolers: 1 lateral (ventilação para dentro) (na direção do cooler do processador); 1 traseiro (exaustão). Todos de 8cm

Gabinete: sem marca. Básico. Sem ventilação frontal.

Segui os testes indicados na 1ª página.

abs!

OBS.

Não sei colocar miniaturas, por isso, utilizei o SPOILER para não deixar as fotos aparentes.

1ª imagem - PC sem nenhum uso:

2ª imagem - PC rodando o ORTHOS

2014_06_14_110_b2dbdae4a6f56ef08452.jpg

2014_06_14_110_b2dbdae4a6f56ef08452_2.jp

Os resultados para um teste de stress foram muito bons. Eu particularmente não conheço o software utilizado, então não posso afirmar

sua confiabilidade, mas se tudo estiver ok e o programa cumprir sua função as temperaturas estão ótimas.

Abraço

Ola, Gostaria de pedir uma ajuda.
Comecei a utilizar o prime95 para fazer alguns testes de temperatura. Não cheguei a concluir o teste pois a temperatura esta muito alta, mas ficou certe de 1 hr rodando.

Posso fazer o teste completo e utilizar algum programa que salve a temperatura maxima caso o pc trave?? Pois tinha mandado o teste completo do prime95 e ido trabalhar, e o pc travou durante o  teste. attachicon.gif111.png

Eu desativei o modo turbo do processador e coloquei manualmente o processador como 4.0ghz para realizar o teste. Não alterei mais nada. Meu pc está travando por algum motivo e por isso estou realizando testes. Grato.
A temperatura em que foi tirado a foto eu ja havia encerrado o teste, estava rodando na maxima por isso desliguei o programa

Travamentos podem ter diversas causas, e nem sempre estão associadas a superaquecimento.

Descreva por gentileza TODOS os detalhes de sua configuração, sendo marca e modelo (Placa mãe, Processador, Placa de vídeo, Fonte, gabinete e quantidade de fans nele instaladas.

Baseado nessas informações e na descrição do problema poderemos identificar a causa e apontar uma solução de forma mais rápida e precisa.

Abraço

fala galera, então, estou com uma parada, meio psicologica, vale ou nao a pena por mais 2x fan's? e fazer push-pull no air cooler?

link do topico em que criei, la explico melhor! --http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1076046-preciso-de-mais-fans-ou-estou-doido/

(foto do teste de 15min do prime95, estabilizando Over no FX, ai esta com 3x cooler tirando ar, 2x mandando, 1x no air cooler fazendo apenas push, detalhe, ele coleta o ar de cima do gpu da vga! palhaca da AMDxCooler Master)

J6KeYGC.png

Tem certeza que o teste estava ativo na hora deste print? Pois pra um processador tão esquentadinho como o Fx6300 rodando com Over e cooler box ficar em 44°C durante um teste de stress, provavelmente tem algo errado ai.

Sobre as fans acho desperdício. O valor a ser investido nessas fans pode ser convertido em um cooler torre de melhor desempenho, onde

os benefícios serão bem maiores.

Abraço

Postado

Os resultados para um teste de stress foram muito bons. Eu particularmente não conheço o software utilizado, então não posso afirmar

sua confiabilidade, mas se tudo estiver ok e o programa cumprir sua função as temperaturas estão ótimas.

Abraço

Fala amigo.

Obrigado pela análise!!!

O programa usado foi o recomendado no 1º post.

Posso então ficar despreocupado com a temperatura???

abraços.

Postado

Eu tive um problema para colocar o processador na placa-mãe quando fui monta-lo e entortou 3 pininhos, ai eu arrumei e coloquei e sem mais problemas.

Montei o computador, tranquilo, acontece que o computador travava as vezes, alterei a memoria ram agora a pouco pra ve se melhorava. e estou querendo programas e metodos que eu posso testar meu pc para ver o erro.. Sempre que jogo watch dog o pc trava. a tela trava e nada mais mexe.

Postado

@NIGHT FALL

então, mas uso um Hyper T4... que para mim me serviu muito bem, e ate pela bios ele fica "frio"

esse print ai eu tirei quando fechei o teste, apenas salvei pelo HWMonitor a media, max e min.!

então tem de ser visto pela maxima!

minha preocupacao que nao tenho nehum cooler na lateral mandando para a vga e tenho um certo pe atras quando jogo jogos, a MB fica meio quente... sera que +1 nao ajudaria isso?

sei la, mas no final das contas nem os fan parecem mudar!

print atualziada, 12min de Prime95!

6OtK7jW.png

Postado

Fala amigo.

Obrigado pela análise!!!

O programa usado foi o recomendado no 1º post.

Posso então ficar despreocupado com a temperatura???

abraços.

Interessante seria fazer a contra prova com um software diferente, pois como todos sabemos programas também são suscetíveis a erro.

Use o Prime95 para um novo teste de stress. Se o resultado for o mesmo não há com que se preocupar.

Se for algo diferente poste aqui para que possamos tomar as medidas cabíveis.

Abraço

Eu tive um problema para colocar o processador na placa-mãe quando fui monta-lo e entortou 3 pininhos, ai eu arrumei e coloquei e sem mais problemas.

Montei o computador, tranquilo, acontece que o computador travava as vezes, alterei a memoria ram agora a pouco pra ve se melhorava. e estou querendo programas e metodos que eu posso testar meu pc para ver o erro.. Sempre que jogo watch dog o pc trava. a tela trava e nada mais mexe.

Para que possamos fazer as devidas recomendações, é importante que saibamos os detalhes de sua configuração, pois travamentos podem ter diversas causas.

Poste por gentileza marca e modelo de placa mãe, processador, placa de vídeo, fonte, gabinete e também a quantidade de fans nele instaladas para refrigeração.

Abraço

@NIGHT FALL

então, mas uso um Hyper T4... que para mim me serviu muito bem, e ate pela bios ele fica "frio"

esse print ai eu tirei quando fechei o teste, apenas salvei pelo HWMonitor a media, max e min.!

então tem de ser visto pela maxima!

minha preocupacao que nao tenho nehum cooler na lateral mandando para a vga e tenho um certo pe atras quando jogo jogos, a MB fica meio quente... sera que +1 nao ajudaria isso?

sei la, mas no final das contas nem os fan parecem mudar!

print atualziada, 12min de Prime95!

6OtK7jW.png

Já que o cooler utilizado é um modelo torre o cenário muda, porém ainda sim achei um resultado surpreendente, mesmo para o T4.

O Vcore estar setado em 1,2v pode estar colaborando para um menor aquecimento.

Seria interessante sim adicionar um cooler na lateral, pois ele contribui com a refrigeração tanto da Vga quanto da Mobo.

Vale ressaltar que não basta ter fans dedicadas a injeção de ar frio, mas também as dedicadas a exaustão.

Abraço

• Curtir 1
Postado

@NIGHT FALL

então amigao, (tu que me ajudou antigamente no topico de up's e OC kkk)

ele tem o Air Cooler melhor pelo fato de mim estar brincando e aprendendo de Overclock, e nao sei se voce entendeu kkk explico meio por cima e de forma quase cabulosa, todavia uso assim:

1x Xtraflo na traseira

2x Sicleflow no teto

2x Nzxt (originais do case) frontais

1x Xtraflo no AIr Cooler, fazendo apenas Push

1x Controladoras de fan Nzxt Sentry Mesh

ou seja, 3x cooler retirando ar e 2x mandando ar, porém sinto que meus cooler mastar em full realmente tem desempenho, barulhento porém retiram o ar e muito bem, ja os nzxt sinto ser mais fracos... em full ainda sao silenciosos e o ar gerado sao pouco quando comparado aos cooler master...

por isso pensei em pegar +2, para fazer isso:

1x Xtraflo na traseira

2x (coolers novos no Teto) (Nzxt Air Flow ou AeroCool Shark)

2x Nzxt (originais) na frente

1x Xtraflo (sai do Air Cooler) em baixo... jogando ar na VGA direto.

2x Sicleflow no Air Cooler para fazer sistema Push-Pull e ver se tem um ganho nas temps.

ai, na controladora, que pesquisei pelo proprio CDH, suporta 30w por canal, e fiz um calculo de potencia (eletrotecnica) e descobri que minhas sicleflow nao consomem nem 3.8w cada, logo iria ver as Nzxt e fazer um jumper na Sentry... e ter 6x fan ligados em uma controlodara de 2x canais!

totalizando: 6x fan, Neutro, 3x mandando ar e 3x retirando ar, mais sistema push-pull na ventilacao dos heat pipes do air cooler!

estou nas piras, nao quero gastar muito, pois estou vendo um SSD para comprar, mas nada que 45 reais nao de, 50 talvez.

kkkkkkkkkkkkkkkk

confuso nao???!!!

edit:

o vcore esta ali em 1,2728v algo assim, tenho de ver la, ou 1,28xxxxv

o pico maximo foi o quase setado! estranho ele ficar em 1.2v devo ter esquicido config na bios ativada!

hoje emprestei do meu primo um sicleflow e peguei um de 120mm xingling meu, fiz push-pull e coloquei o outro em baixo!

ficou 5 graus mais fria a vga!

6 graus o cpu!

porém hoje esta meio frio aqui, 19ºC kkkkkkkkkkkk então fico meio suspeito!

mas senti que a vga agradeceu!

bom, agora mais que tudo nao se vale a pena!

Postado

@NIGHT FALL

então amigao, (tu que me ajudou antigamente no topico de up's e OC kkk)

ele tem o Air Cooler melhor pelo fato de mim estar brincando e aprendendo de Overclock, e nao sei se voce entendeu kkk explico meio por cima e de forma quase cabulosa, todavia uso assim:

1x Xtraflo na traseira

2x Sicleflow no teto

2x Nzxt (originais do case) frontais

1x Xtraflo no AIr Cooler, fazendo apenas Push

1x Controladoras de fan Nzxt Sentry Mesh

ou seja, 3x cooler retirando ar e 2x mandando ar, porém sinto que meus cooler mastar em full realmente tem desempenho, barulhento porém retiram o ar e muito bem, ja os nzxt sinto ser mais fracos... em full ainda sao silenciosos e o ar gerado sao pouco quando comparado aos cooler master...

por isso pensei em pegar +2, para fazer isso:

1x Xtraflo na traseira

2x (coolers novos no Teto) (Nzxt Air Flow ou AeroCool Shark)

2x Nzxt (originais) na frente

1x Xtraflo (sai do Air Cooler) em baixo... jogando ar na VGA direto.

2x Sicleflow no Air Cooler para fazer sistema Push-Pull e ver se tem um ganho nas temps.

ai, na controladora, que pesquisei pelo proprio CDH, suporta 30w por canal, e fiz um calculo de potencia (eletrotecnica) e descobri que minhas sicleflow nao consomem nem 3.8w cada, logo iria ver as Nzxt e fazer um jumper na Sentry... e ter 6x fan ligados em uma controlodara de 2x canais!

totalizando: 6x fan, Neutro, 3x mandando ar e 3x retirando ar, mais sistema push-pull na ventilacao dos heat pipes do air cooler!

estou nas piras, nao quero gastar muito, pois estou vendo um SSD para comprar, mas nada que 45 reais nao de, 50 talvez.

kkkkkkkkkkkkkkkk

confuso nao???!!!

edit:

o vcore esta ali em 1,2728v algo assim, tenho de ver la, ou 1,28xxxxv

o pico maximo foi o quase setado! estranho ele ficar em 1.2v devo ter esquicido config na bios ativada!

Fico feliz que tenha lhe ajudado e espero que possa faze-lo novamente nessa oportunidade.

Se você não deseja investir em novas fans, basta balancear o fluxo que você já tem hoje.

Sua confguração hoje é a seguinte:

Injetando ar frio

2 Nzxt Fn-120Rb = 2* 47Cfm

Total = 94Cfm

Extraindo ar quente

1 Xtraflo na traseira - 82Cfm

2 Sicleflow no teto - 2* 69Cfm

Total = 220Cfm

Concluímos então que sua configuração funciona com fluxo negativo (Mais ar saindo (220Cfm) que entrando (94Cfm)).

Para balancear um pouco mais, façamos o seguinte.

Injetando Ar Frio

1 Sicleflow na lateral - 69Cfm

2 Nzxt Fn120Rb frontal= 2* 47Cfm

Total = 163Cfm

Extraindo ar quente

1 Xtraflo na traseira - 82Cfm

1 Sicleflow no teto - 69Cfm

Total = 151Cfm

Você tem agora um fluxo positivo, onde haverá mais ar frio no gabinete do que ar quente, além de melhorar a refrigeração da Vga com

a fan da lateral.

Ou você pode inverter a configuração anterior para obter fluxo negativo, porém otimizado.

Eu vejo essa como a solução mais fácil, claro que investir em novas fans também não deixa de ser

vantajoso.

A decisão fica a seu critério.

Abraço

• Curtir 1
Postado

basicamente isso! kkkkkkkkk

então, posso estar fazendo o que voce recomendou!

nesse caso, se eu pegasse o xtra traseiro e colocasse na lateral teria um pouco mais de cmf posivo, pelo calculo sim!

kkkkk

nesse caso de comprar mais 2x,kkkk da dó, pois vai pelo menos 50 reais!

e agora, estou fazendo teste com 2x fan de 120mm aqui! rsrsrsrsrs (1x sicle do meu primo e 1x minha, porém de um gabinete que estou vendendo)

e cara... a vga como disse senti que fico mais contente! e o sistema push baixou 5 graus, em tudo, tive uma baixa de 5-10ºC todavia, esta 18-20 graus na minha cidade! ersrsrsrsrsrs

bom vou ver, esperar mais uma semana e ver o que acontece!

mudar a posicao, comprar logo mais umas...

voce me ajudou muito sim e ainda esta ajudando! rsrsrsrs

o que fico triste sao as nzxt, otimas porém fracas! :( enquanto as da cm sao o terror, porém parece trrator! kkkkkkkk

bom, falando de fan's, qual voce me recomenda?

tem um topico falando disso, mas aquelas la umas nao tem mais e outras, ahhhrrg, confusao! preguica pra ser mais exato!

vou la reler o topico rsrsrsrs

Postado

@NIGHT FALL

Processador fx 8320 3.5ghz com boost 4 box

placa-mãe gigabyte 990fxa ud3

HD de computador meu anterior, 7200rpm e sata2. Tenho que abrir a maquina pra retirar mais informações

Placa de video R9 280x da xfx 3gb. Com uma outra placa de video também ocorria os problemas.

2 pentes de 4gb memoria ram ddr3 kingston 1333mhz

fonte corsair 650W 

O computador trava ao rodar alguns jogos e tambem ocorre o mesmo em estado ocioso ou mexendo numa pagina de internet.

Quando reinicio costuma travar, porém quando mando desliga-lo fica normal.

Postado

@NIGHT FALL

Processador fx 8320 3.5ghz com boost 4 box

placa-mãe gigabyte 990fxa ud3

HD de computador meu anterior, 7200rpm e sata2. Tenho que abrir a maquina pra retirar mais informações

Placa de video R9 280x da xfx 3gb. Com uma outra placa de video também ocorria os problemas.

2 pentes de 4gb memoria ram ddr3 kingston 1333mhz

fonte corsair 650W 

O computador trava ao rodar alguns jogos e tambem ocorre o mesmo em estado ocioso ou mexendo numa pagina de internet.

Quando reinicio costuma travar, porém quando mando desliga-lo fica normal.

Realmente estranho, você tem uma configuração muito boa, não deveria estar havendo tais problemas.

Vamos começar a análise fazendo um monitoramento. Para este é interessante usar o Prime95, que eleva o nível de carga no processador a 100%, afim de detectar algum erro.

Enquanto faz o test de stress monitore as temperaturas usando o software HWmonitor. Deixe-o rodando por cerca de 30min sempre acompanhando.

Tire print das telas e poste aqui no tópico para que possamos iniciar a análise.

Abraço

• Curtir 1
Postado

@NIGHT FALL

grande Night, enchendo o saco novamente! kkkkk

nem lembro se ja mencionei ou editei ali atras, mas...

olha, sábado eu peguei um cooler de 120mm do gabinete meu aqui para venda + 1 sicle flow do meu primo para testar!

coloquei o sicle e baixo e o xing em cima (baixo e fazendo push-pull)

as temps tiveram uma media de 5°C, troquei as ordens do 2x e mantive o mesmo!

rodei teste, baixaram ate 7°C hehe

porém a temp. ambiente e externa estavam ai entre 15-19°C e quando rodei os outros estão uns 25°C

isso com certeza afetou os teste... ai a duvida, compro ou nao?

agora estou pensando e trocar as ordens como voce disse, para balancear o CFM, e ver mais teste!

o duro que na compra de 2x, os sicle iriam fazer push, cara, que confusao! kkkk

devo estar pirando mesmo e largar isso e pegar um ssd e deixar o pau torar!

***a vga senti que ficoi mais aliviada! kkkkk pouca coisa, 2-4°C

Postado

Realmente estranho, você tem uma configuração muito boa, não deveria estar havendo tais problemas.

Vamos começar a análise fazendo um monitoramento. Para este é interessante usar o Prime95, que eleva o nível de carga no processador a 100%, afim de detectar algum erro.

Enquanto faz o test de stress monitore as temperaturas usando o software HWmonitor. Deixe-o rodando por cerca de 30min sempre acompanhando.

Tire print das telas e poste aqui no tópico para que possamos iniciar a análise.

Abraço

Fiz o teste.  rodei no completo o prime durante os 30 min

Abraço

post-727159-0-07093000-1404232525_thumb.

post-727159-0-58352700-1404232528_thumb.

post-727159-0-48179500-1404232531_thumb.

post-727159-0-78014900-1404232534_thumb.

post-727159-0-16573800-1404232539_thumb.

post-727159-0-75385600-1404232542_thumb.

post-727159-0-63442800-1404232548_thumb.

Postado

Boa noite,

Pessoal, preciso da ajuda de vocês, não sei qual é o problema, não sei o que fazer, estou buscando ajuda, acho que este tópico é o que mais se encaixa no problema mas não tenho certeza, se estiver fazendo besteira me desculpem.

Relato do problema:
Quando começo a utilizar qualquer jogo (sempre acontece com jogos rodando), as vezes apenas digitando um documento, utilizando o computador hodiernamente... começa um BEEP CONTÍNUO E ETERNO, INTERMINÁVEL, a única forma de pará-lo é saindo do programa (se for muito pesado) ou colocando o ventilador parado no máximo em direção ao PC (que encontra-se aberto).
Só cheguei até aqui por que se ele para de apitar ETERNAMENTE com o ventilador direcionado é um sinal de que há superaquecimento, mas se houver, ou não, quero apenas saber como acabar com esse diabo desse beep MALDITO!
Será que é memória? pasta térmica do processador? cooler do processador (tirei todos os outros, exceto o da fonte, pelo PC estar aberto)? cooler da fonte? será que é a fonte (XFX PRO650W Reais, 80 Plus)

Informações AIDA64 (antigo Everest):

Processador QuadCore Intel Core i5-2500K, 3100 MHz (31 x 100)
Placa Mãe Gigabyte GA-Z68MA-D2H-B3  (1 PCI-E x1, 3 PCI-E x16, 4 DDR3 DIMM, Audio, Video, Gigabit LAN)
Chipset da Placa Mãe: Intel Cougar Point Z68, Intel Sandy Bridge

DIMM2: Corsair Vengeance CMZ4GX3M1A1600C9 [ TRIAL VERSION ] (4GB - DDR3 - 1600MHz com dissipador)
DIMM4: Corsair Vengeance CMZ4GX3M1A1600C9 [ TRIAL VERSION ] (4GB - DDR3 - 1600MHz com dissipador)
Tipo de BIOS Award Modular (05/13/11)
Porta de comunicação Porta de comunicação (COM1)

Adaptador gráfico Intel® HD Graphics 3000  (2524 MB)
Adaptador gráfico Intel® HD Graphics 3000  (2524 MB)
Acelerador 3D Intel HD Graphics 3000
Monitor LG M2450D  [24" LCD]  (220116843009)

Multimídia
Adaptador de som Intel Cougar Point HDMI @ Intel Cougar Point PCH - High Definition Audio Controller [b-3]
Adaptador de som Realtek ALC889 @ Intel Cougar Point PCH - High Definition Audio Controller [b-3]

Armazenamento
Controladora IDE Intel® 6 Series/C200 Series Chipset Family 2 port Serial ATA Storage Controller - 1C08
Controladora IDE Intel® 6 Series/C200 Series Chipset Family 4 port Serial ATA Storage Controller - 1C00
Disco rígido KINGSTON SV100S264G ATA Device  (64 GB, SATA-II)
Disco rígido SAMSUNG HD103SI ATA Device  (1000 GB, 5400 RPM, SATA-II)
Disco rígido ST500DM002-1BD142 ATA Device  (500 GB, 7200 RPM, SATA-III)
Disco rígido ST500DM002-1BD142 ATA Device  (500 GB, 7200 RPM, SATA-III)
Drive óptico TSSTcorp CDDVDW SH-S223C ATA Device  (DVD+R9:16x, DVD-R9:12x, DVD+RW:22x/8x, DVD-RW:22x/6x, DVD-RAM:12x, DVD-ROM:16x, CD:48x/32x/48x DVD+RW/DVD-RW/DVD-RAM)
Status dos discos rígidos SMART OK

As telas que consegui acesso não são iguais às que disponibilizaram no post, mas espero que sirvam.

Observem que as reducoes do gráfico vermelho ali embaixo foram causados pelo ventilador em cima do PC, sem o ventilador chegou a 22% (ovrheating) segundo o AIDA64.
ajuda eu gente, por favor @NIGHT FALL

post-623093-0-37868300-1404279406_thumb.

post-623093-0-42244200-1404279452_thumb.

post-623093-0-96328700-1404279455_thumb.

post-623093-0-51058600-1404279460_thumb.

post-623093-0-11934600-1404279465_thumb.

post-623093-0-66363700-1404279469_thumb.

post-623093-0-45650200-1404279483_thumb.

Postado

E durante os testes ouve algum travamento ou reset da configuração?

Rapaz eu assustei em ver o Vcore do seu processador em 1.45v. :eek: :eek: :eek:

A primeira vez que eu vejo uma tensão tão alta para um processador em stock, mesmo se tratando de um eight core.

Andei pesquisando a respeito e vejo usuários em fóruns de overclock afirmarem chegar a 4,2Ghz com Vcore setado em 1,36v, lembrando que o modo turvo do Fx8320 eleva o clock para 4Ghz.

Já com 1.46v estão chegando a 5Ghz de over. Achei esses valores absurdos.

Bom, a prioridade é descobrir de onde vem os travamentos. Recomendo que faça um resete na BIOS de sua placa mãe. Desligue o pc, retire o cabo de alimentação, abra o gabinete e remova a bateria da placa mãe, colocando-a de volta após cerca de 40 segundos. Caso tenha havido alguma modificação na tensão do processador ela será desfeita.

Não se esqueça de responder a pergunta em destaque para que possamos prosseguir com a análise.

Abraço

Boa noite,

Pessoal, preciso da ajuda de vocês, não sei qual é o problema, não sei o que fazer, estou buscando ajuda, acho que este tópico é o que mais se encaixa no problema mas não tenho certeza, se estiver fazendo besteira me desculpem.

Relato do problema:

Quando começo a utilizar qualquer jogo (sempre acontece com jogos rodando), as vezes apenas digitando um documento, utilizando o computador hodiernamente... começa um BEEP CONTÍNUO E ETERNO, INTERMINÁVEL, a única forma de pará-lo é saindo do programa (se for muito pesado) ou colocando o ventilador parado no máximo em direção ao PC (que encontra-se aberto).

Só cheguei até aqui por que se ele para de apitar ETERNAMENTE com o ventilador direcionado é um sinal de que há superaquecimento, mas se houver, ou não, quero apenas saber como acabar com esse diabo desse beep MALDITO!

Será que é memória? pasta térmica do processador? cooler do processador (tirei todos os outros, exceto o da fonte, pelo PC estar aberto)? cooler da fonte? será que é a fonte (XFX PRO650W Reais, 80 Plus)

Informações AIDA64 (antigo Everest):

Processador QuadCore Intel Core i5-2500K, 3100 MHz (31 x 100)
Placa Mãe Gigabyte GA-Z68MA-D2H-B3  (1 PCI-E x1, 3 PCI-E x16, 4 DDR3 DIMM, Audio, Video, Gigabit LAN)
Chipset da Placa Mãe: Intel Cougar Point Z68, Intel Sandy Bridge

DIMM2: Corsair Vengeance CMZ4GX3M1A1600C9 [ TRIAL VERSION ] (4GB - DDR3 - 1600MHz com dissipador)
DIMM4: Corsair Vengeance CMZ4GX3M1A1600C9 [ TRIAL VERSION ] (4GB - DDR3 - 1600MHz com dissipador)

As telas que consegui acesso não são iguais às que disponibilizaram no post, mas espero que sirvam.

Observem que as reducoes do gráfico vermelho ali embaixo foram causados pelo ventilador em cima do PC, sem o ventilador chegou a 22% (ovrheating) segundo o AIDA64.

ajuda eu gente, por favor @NIGHT FALL

Seu Core i5 2550k possui TDP (Capacidade de Dissipação Térmica) de 95w e temperatura máxima segura de operação de 72,6°C. Como vemos no seu caso

a temperatura está batendo a casa dos 90°, sendo assim recomendo que tome medidas emergênciais afim de sanar o problema evitando danos a seu hardware.

Com certeza há algum software de monitoramento instalado, quando a temperatura atinge níveis preocupantes ele notifica o usuário do problema. Normalmente esses programas são

acessórios instalados a partir do próprio cd da placa mãe, muito úteis por sinal.

A primeira medida a ser tomada é a troca da pasta térmica do processador, que deve ser efetuada de tempos em tempos. Com a utilização ela acaba ressecando e perdendo seu potencial térmico

causando aquecimento demasiado.

Faça a aplicação da pasta, faça novos testes e poste o resultado. Para monitorar as temperaturas desta vez, use o programa Hwmonitor, pois ele mostra outras informações importantes

como a tensão de alimentação do processador (Vcore).

Abraço

• Curtir 2
Postado

Não houve nenhum travamento ou reset durante o teste.

Resetei e realizei o teste de novo. 30 min.

post-727159-0-27656400-1404608989_thumb.

Joguei watch dog uns 15 min aqui e mantive o programa aberto.

post-727159-0-61306000-1404611598_thumb.

Mandei abrir wolfstein pra da uma olhada, ver se consumia mais que os 4 gb de ram que estava sendo consumido com o watch dog aberto e crashou no load.

Estou colocando toda informação possivel, sei que boa parte não vai ajudar em nada, mas vai que ajuda. você é quem sabe das parada ne

• 2 semanas depois...
Postado

@NIGHT FALL

Diminui a tensão e realizei o teste novamente.  Nao houve nenhum erro novo, porém o computador continua a travar. 

post-727159-0-19905700-1405359830_thumb.

Retirei as memorias e coloquei uma apenas no slot 1 e o computador nao reiniciou. Troquei a memoria e funcionou normal. 
Estou utilizando apenas uma memoria ram, mas continua travando. 

Estou pensando em levar em algum lugar e paga pra ve. 
Que acha ?

Postado

@NIGHT FALL

Diminui a tensão e realizei o teste novamente.  Nao houve nenhum erro novo, porém o computador continua a travar. 

Retirei as memorias e coloquei uma apenas no slot 1 e o computador nao reiniciou. Troquei a memoria e funcionou normal. 
Estou utilizando apenas uma memoria ram, mas continua travando. 

Estou pensando em levar em algum lugar e paga pra ve. 

Que acha ?

Pode ser que haja alguma memória bichada, ou mesmo slot da placa mãe.

Notei uma coisa interessante em sua configuração, la em cima na descrição da configuração você disse que utiliza uma AMD R9 280X, porém o Hw Monitor identifica sua placa com sendo uma Amd 7970.

Tem algo errado nisso!

De cara podemos dizer que eliminamos o problema com o processador nos testes de stress. Veja se você consegue um pente de memória pra testar a parte (isolando as duas que você já tem), pois

até então elas são as suspeitas do "crime".

Outra coisa que pode estar acontecendo é um problema de drives de vídeo. Isso se tornou muito comum ultimamente, tanto pra usuários Amd quanto Nvidia. Infelimente sem os drives é impossível jogar,

então deixaremos este em último caso.

Olha, descobrir um problema é um método chato e cansativo. Se você gosta de mexer e tem tempo, você mesmo pode tentar solucionar, porém se você não tem muito gosto pela coisa, pode sim levar a uma assistência técnica para que averiguem o problema. Normalmente eles tem (ao menos deveriam ter) as ferramentas necessárias para testes.

Porém já adianto que procure uma assistência de procedencia, que tenha recomendações, pois a quantidade de "profissionais" totalmente descapacitados que temos no mercado é absurda, e seu pc

pode voltar como o mesmo problema. Claro que também existem excelentes profissionais que tratarão de seu pc com extremo carinho, por isso é importante averiguar.

Nós do fórum tentamos ao máximos ajudar de forma que o usuário consiga resolver seu problema sem essa necessidade, porém infelizmente alguns casos fogem a nosso alcance e são necessarios testes mais profundos, que muitas vezes usuários mais leigos não são capazes de executar.

Fica a seu critério, porém se precisar estamos aqui.

Abraço

Postado

Pode ser que haja alguma memória bichada, ou mesmo slot da placa mãe.

Notei uma coisa interessante em sua configuração, la em cima na descrição da configuração você disse que utiliza uma AMD R9 280X, porém o Hw Monitor identifica sua placa com sendo uma Amd 7970.

Tem algo errado nisso!

De cara podemos dizer que eliminamos o problema com o processador nos testes de stress. Veja se você consegue um pente de memória pra testar a parte (isolando as duas que você já tem), pois

até então elas são as suspeitas do "crime".

Outra coisa que pode estar acontecendo é um problema de drives de vídeo. Isso se tornou muito comum ultimamente, tanto pra usuários Amd quanto Nvidia. Infelimente sem os drives é impossível jogar,

então deixaremos este em último caso.

Olha, descobrir um problema é um método chato e cansativo. Se você gosta de mexer e tem tempo, você mesmo pode tentar solucionar, porém se você não tem muito gosto pela coisa, pode sim levar a uma assistência técnica para que averiguem o problema. Normalmente eles tem (ao menos deveriam ter) as ferramentas necessárias para testes.

Porém já adianto que procure uma assistência de procedencia, que tenha recomendações, pois a quantidade de "profissionais" totalmente descapacitados que temos no mercado é absurda, e seu pc

pode voltar como o mesmo problema. Claro que também existem excelentes profissionais que tratarão de seu pc com extremo carinho, por isso é importante averiguar.

Nós do fórum tentamos ao máximos ajudar de forma que o usuário consiga resolver seu problema sem essa necessidade, porém infelizmente alguns casos fogem a nosso alcance e são necessarios testes mais profundos, que muitas vezes usuários mais leigos não são capazes de executar.

Fica a seu critério, porém se precisar estamos aqui.

Abraço

Vou arranjar um outro pente de memoria e colocar em slots diferentes. Percebi que se eu colocar apenas uma memoria no slot 3  ou 4, o computador não liga. Não sei se isso é normal, mas é o que acontece....

Enfim, além do processador, podemos eliminar a placa de video, pois o mesmo acontecia com a minha placa de video antiga, porém sem nenhum defeito,HD 7550.

Farei o teste com a memoria, mas o que mais pode ser? Como testarei o HD e a fonte? 

Postado

Vou arranjar um outro pente de memoria e colocar em slots diferentes. Percebi que se eu colocar apenas uma memoria no slot 3  ou 4, o computador não liga. Não sei se isso é normal, mas é o que acontece....

Enfim, além do processador, podemos eliminar a placa de video, pois o mesmo acontecia com a minha placa de video antiga, porém sem nenhum defeito,HD 7550.

Farei o teste com a memoria, mas o que mais pode ser? Como testarei o HD e a fonte? 

Essa questão de slots de memória é complicado. Algumas placas são cheias de "frescura" com pentes de memória.

Experimente testes com outra memória, pelo menos assim eliminamos os pentes que você já tem.

Hd costuma sim travar o sistema, porém quando isso começa a ocorrer ele já apresenta mal funcionamento, a utilização fica lenta e etc, sendo

um sintoma de mais fácil percepção. Mas não será esquecido não, fique tranquilo.

A fonte é o item menos provável de ser causador de tais problemas, claro ela também não está imune a defeitos, porém eles são bem raros, e seguem

o mesmo parâmetro do Hd.

Faça os testes com outros pentes de memórias e poste o resultado.

Abraço

• 2 semanas depois...
Postado

Então NIGHT FALL, To preparando um outro HD para fazer o teste dele, ja que a memoria não deu em nada. 

Formatei de novo o meu pc e aconteceu um erro estranho. Quando fui instalar o drive da placa de vídeo o computador na inicialização seguinte perdeu a função do mouse e teclado. Entrava na bios para testar se funcionava e estavam bem, ao iniciar o windows eles paravam de funcionar. Usei um ponto de restauração antes de eu instalar o drive da placa de vídeo e voltou ao normal.  O próprio windows instalou um driver de vídeo da AMD Radeon HD 7900 Series, a mesma placa que o hwmonitor reconhecia.

Estava dando uma olhada nisso. 

https://litecointalk.org/index.php?topic=15318.0

Caso o HD passe no teste. Vou testar a troca dessa bios para versão v3. o que você acha? Sabe onde tem um tutorial sobre isso? Grato

Postado

Ola. Encontrei meu defeito.

Após trocar minha placa de video pro slot 2 da placa mãe tudo voltou ao normal.

Problema no slot 1 da placa mãe 990fxa-ud3 comprado em maio desse ano.  REV 4.0

Grato pela ajuda,  Fica a dica com o problema com essa placa mãe. ja entrei em contato e farei a troca. abraço

• 2 semanas depois...
Postado

Olá galera, gostaria da opinião de vocês quanto às temperaturas do meu PC e se preciso melhorar a ventilação do gabinete. A imagem abaixo é do FC3 rodando no máximo somente com o cooler padrão do processador e um exaustor que já vem com o gabinete na parte superior traseira.

liuZ3S.png

Em seguida instalei um cooler Hyper T4 e essas foram as temperaturas registradas:

RQuRa5.png

Obtive uma melhora significativa na temperatura da CPU (14º). Logo após instalei um cooler de 120 na parte frontal do gabinete. Rodei o jogo novamente e registrei as temperaturas:

SNAmE0.png

Não entendo muito de especificações técnicas. Essas temperaturas estão seguras? O gabinete permite instalar um segundo cooler de 120 na parte frontal e dois na parte lateral. O gabinete é um Cougar Archon (melhor custo-benefício que encontrei). A imagem abaixo é da lateral dele:

7HVoUU.jpg

Será que vale a pena instalar mais dois coolers, um na parte da frente e outro na parte de baixo da lateral? O exaustor na parte superior traseira fica "de cara" para a saída de ar do cooler do processador. Colocar mais coolers faria uma diferença significativa que valesse o investimento?

Obrigado

Postado

Ola. Encontrei meu defeito.

Após trocar minha placa de video pro slot 2 da placa mãe tudo voltou ao normal.

Problema no slot 1 da placa mãe 990fxa-ud3 comprado em maio desse ano.  REV 4.0

Grato pela ajuda,  Fica a dica com o problema com essa placa mãe. ja entrei em contato e farei a troca. abraço

Fico feliz que tenha encontrado a causa do problema.

Abraço

Olá galera, gostaria da opinião de vocês quanto às temperaturas do meu PC e se preciso melhorar a ventilação do gabinete. A imagem abaixo é do FC3 rodando no máximo somente com o cooler padrão do processador e um exaustor que já vem com o gabinete na parte superior traseira.

liuZ3S.png

Em seguida instalei um cooler Hyper T4 e essas foram as temperaturas registradas:

RQuRa5.png

Obtive uma melhora significativa na temperatura da CPU (14º). Logo após instalei um cooler de 120 na parte frontal do gabinete. Rodei o jogo novamente e registrei as temperaturas:

SNAmE0.png

Não entendo muito de especificações técnicas. Essas temperaturas estão seguras? O gabinete permite instalar um segundo cooler de 120 na parte frontal e dois na parte lateral. O gabinete é um Cougar Archon (melhor custo-benefício que encontrei). A imagem abaixo é da lateral dele:

7HVoUU.jpg

Será que vale a pena instalar mais dois coolers, um na parte da frente e outro na parte de baixo da lateral? O exaustor na parte superior traseira fica "de cara" para a saída de ar do cooler do processador. Colocar mais coolers faria uma diferença significativa que valesse o investimento?

Obrigado

Obteve excelentes resultados, parabéns.

Sim o Cougar archon é realmente o melhor custo benefício atual do mercado brasileiro, visto seu baixo preço e os diversos recursos que ele oferece.

Sim, é interessante instalar pelo menos mais 1 fan, pois atualmente você tem ar quente saindo através da fan de 120mm no painel superior, porém não tem ar frio entrando.

Instale uma fan de 120mm no painel lateral, isso deve ajudar ainda mais na refrigeração do processador e principalmente da Vga que está aquecendo bastante, visto que FarCry3 não é um game tão pesado.

Caso queira maximizar o resultado instale também uma fan no painel frontal.

Abraço

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...